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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Zesks em 02 de Fevereiro de 2017, 11:43 am
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Viva!
Contexto: Comprei o meu Renault Clio II no ano passado, em Março e passados uns dias começou a surgir um barulho como se fosse um grilo típico das correias de alternador. O meu mecânico disse para não me preocupar muito, que era algo facilmente reparável.
Este ano, com a chegada do Inverno o barulho piorou MUITO, pelo que decidi então tentar acabar com o mal pela raiz. Alterei então a correia do alternador, o tensor e foi descoberto que afinal a poli da cambota (penso que tenha sido esta) estava toda lixada, com folga e rolamentos marados. Foi também trocada.
No dia em que o carro saiu da oficina e no dia seguinte em que pego no carro, após estas reparações, o grilar parou completamente, mas o meu mecânico avisou-me que poderia voltar novamente porque a correia não estava muito esticada. Assim foi, voltou o barulho. Voltei lá, ele esticou-me a correia. A verdade é que o grilar a frio continua e apenas vai abrandando se eu andar uns bons KM's com o carro. Há dias em que mesmo assim ainda se ouve lá um bocado. É menos, é verdade, mas ainda lá está.
Alguém sabe o que poderá estar a fazer continuar este barulho mesmo com estas reparações?
Obrigado.
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Se a correia apanhar água pode provocar esse ruído. A correia pode estar seca também, experimenta passar sabão pela parte interior da correia a ver se melhora.
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Por acaso acho que da água poderá não ser porque nos dias sem chuva que tenho apanhado ela continua a fazer... O sabão é uma possibilidade, mas não será alguma outra coisa que me possa estar a escapar e, alguém que tenha passado pelo menos, possa saber?
Obrigado pela tua ajuda!
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Experimenta sabão azul na correia pode resultar. Eu sei que a Renault fez uma alteração na poli do alternador por causa desse sintoma. O teu motor é o 1.9D?
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Não, é 1.5. Eu tenho andado a "estudar" o sintoma todas as manhãs, porque é quando está realmente pior e acontece o que acontecia quando tinha a poli da cambota estragada. É que além do barulho, nos primeiros 20/30 segundos do carro a trabalhar, há chiadeira alta e a correia oscila, depois estabiliza e o chiar diminui drasticamente para um grilar mais baixo. Por isso penso que a Poli do Alternador também esteja em mau estado ou estragada o que causa esta trepidação...
Ainda não tive oportunidade de experimentar colocar um pouco de sabão azul e branco, mas tenho que tentar. Só que tenho receio que apenas vá atenuar e volte passado um tempo...
Neste motor é a alteração da poli do alternador é complexa de ser feita?
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A correia está com a tensão correcta?
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Sim está.
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Quer dizer, pelo menos o mecânico disse que estava. Ele teve que esticar um pouco mais. À pouco tempo fui verificar a tensão da correia a pareceu-me adequada... Não está laça nem está demasiado esticada.
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Experimenta o sabão a ver se resolve, pode ser ela demasiado seca.
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Ok. Obrigado ;)
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Bem, aproveitei a hora de almoço para ir fazer umas compras e comprei sabão azul e branco. Já coloquei da forma como falaste, na correia. Pus também na parte de fora (como ainda está nova, tem uns sulcos salientes e o sabão adere melhor nessa área) não sei se fiz bem, se não.
A verdade é que, à semelhança do que acontecia antes, parou a chiadeira por completo. Vou aproveitar este tópico para ir colocando pontos de situação sobre isto. Vou ver nos próximos dias como corre principalmente pela manhã, a frio.
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Explica lá como se estica a correia de alternador num dci???? Tendo em conta que é de esticador automático...
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Eu tenho um Renault Clio 1.5dci de 2002. O tensor não estica automáticamente, é ajustável manualmente.
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Eu tenho este pequeno grilar no meu 1.9D recém chegado, talvez vá comprar sabão para experimentar certo? ou nos 1.9 pode ser outra coisa?
Cumprimentos
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Nos 1.9 normalmente é a poulie do alternador que tem que levar uma alteração
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E essa alteração é muito dificil de explicar por alto, só para eu ficar com uma ideia? Se não te importares claro.
Se não a fizer danifica o alternado?
Obrigado pela atenção
Cumprimentos
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[Atualização] 2 dias depois de ter colocado o sabão noto uma melhoria significativa a quente e no primeiro km de viagem, ou seja, o grilar quase que desaparece neste primeiro km e desaparece totalmente quando o motor começa a aquecer. Continua, no entanto, a fazer um chiar alto quando ligo o carro a frio. Passa mais rápido do que antes de ter colocado o sabão azul e branco, mas ainda existe... Estou mesmo confuso com o que poderá ser...
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Pode ser defeito da correia ou das polis.
Se puderes faz um vídeo para se perceber qual é o estado da correia e das polis.
O meu tambem chia Às vezes, mas este fim de semana dei-lhe sabão e até agora não voltou a fazer barulho.
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Tentei gravar da melhor forma que consegui dentro das limitações de espaço que tive. Deixo o link do Youtube para o vídeo.
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=KWMruADizGo#)
Quando gravei o "grilar" estava menos intenso, mas ainda se ouvia ali um pouco. Achas que está alguma poli em mau estado?
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Tens que por o vídeo publico ;)
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Ups... Lol. Pensei que privado, com link, dava para ver. Já corrigi, tenta agora pfv.
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Não parece que haja algum problema com as polis ou com a correia.
Não é o mesmo que ao vivo, mas o som parece de um rolamento gripado.
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E esse rolamento será de onde ou de que peça?
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Não sei, tens que tirar a correia fora e ver se alguma das polis faz barulho ao rodar. Como disse, parece o som de um rolamento gripado, mas ao vivo é sempre diferente, além de que é mais fácil de encontrar a origem.
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ok. Obrigado!