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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: NotThisMind em 03 de Fevereiro de 2017, 16:10 pm
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Boas, estive a ver uns vídeos no YT e cheguei também a este tópico http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5876.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5876.0) mas os vídeos que encontro têm menos fios na ficha cinzenta e metade das fotos do DIY não estão disponíveis... não sei se poderei fazer na mesma isto.
Os meus fios estão assim: (atenção que foi comprado usado e já estava assim) (http://imgur.com/emhZ84U) (http://i.imgur.com/EaAPfsf.jpg) (http://i.imgur.com/1wcaLrs.jpg)
Será que posso cortar os fios da ficha cinzenta pelo menos a ver se resolve? Os da ficha vermelha penso que seja do sensor do pedal de travão ou estou errado?
No banco do pendura não têm a ficha cinzenta e eu não sei quais as ligações certas dos fios?
Desculpem lá tanta pergunta mas eu não fiz isto e os tutoriais que encontro têm menos fios na ficha.
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Falta uma foto acima...
(http://imgur.com/emhZ84U)
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Porra.. não quer entrar..
(http://i.imgur.com/emhZ84U.jpg)
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Men, andar a bricabraque com fichas de airbag.....coragem.....leva mas é isso a quem entenda......por ti e por quem anda contigo no carro.....
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Preferia fazer isto eu mesmo, só fiquei confuso porque todos os vídeos que vi só tinham 2 fios ligados na ficha cinzenta, ao contrário do que tenho.
Como o carro é comercial e só eu é que ando nele prefiro tentar fazer isto sozinho... se não conseguir aí logo vesse, não é assim tanto o risco visto que ele liga as luzes até num mau contacto, e nestes clios é canceroso.
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Isso não tem nada que enganar.
Aquela ficha que só tem 2 fios é a do airbag do banco, e é a que convém ter mais cuidado.
A ficha cinzenta é a do pré tensor do cinto, sensor de cinto colocado e sensor de posição do banco.
Antes de mexer nas fichas, é desligar a bateria do carro, depois soltas as fichas.
Se fores colocar terminais nos fios, basta que vás cortando cada fio pela mesma ordem que estão nas fichas, colocas os terminais e depois encaixas logo no par correspondente para não haver enganos. Não esquecer de isolar bem os terminais para não haver curto-circuitos.
Se fores soldar os terminais, ai sim, é preciso primeiro desligar os fios do airbag do banco e do pré-tensor. Depois de estar desligado do airbag e do pré-tensor, então começas com o processo de soldadura, tendo os cuidados que expliquei anteriormente.
Depois de soldados e isolados os fios, voltas a ligar a cablagem ao airbag e ao pré-tensor.
Para aceder ao pré tensor é preciso retirar o plastico da base do banco do lado esquerdo. Para aceder ao airbag, é preciso soltar o cordel que estica a base da capa das costas e depois arregaçar o forro das costas para conseguires chegar ao airbag lateral.
Depois de tudo no sitio, voltas a ligar a bateria ;)
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Pois, a minha dúvida é mesmo a quantidade de cabos na ficha cinzenta, por exemplo, neste vídeo ele só têm 2 https://www.youtube.com/watch?v=f0SxaRjXhEA (https://www.youtube.com/watch?v=f0SxaRjXhEA) , e em todos os fórums que vi até agora, falam 2/3 cabos, no meu têm 6... são todos dos sensores?
Visto que me lembrei agora que não tinha terminais, estive só a limpar os contactos com spray, vamos ver se funciona, se não funcionar, vou ter de cortar os cabos.
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Já agora, para isto ficar bem feito, só preciso de juntar os terminais (macho e fêmea) e manga termorectráctil certo? Não preciso de soldar nada para resolver o problema? (pelo menos temporariamente, sei que soldar seria definitivo mas não tenho nenhuma máquina para isso.)
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Ora bem... não sei exactamente o que fiz porque só limpei os contactos da ficha cinzenta (sem a abrir) mas a luz não liga mais, liguei agora a bateria, configurei rádio e horas do carro porque deu reset, liguei o carro e a luz não liga, ajeitei o acento e parece tar "bom" por agora, sei que é temporário mas já não preciso de fazer isso este fim-de-semana (vamos a ver) , por isso, fica prá próxima e assim fica confirmado que é dos cabos debaixo do banco do condutor (que eu tinha quase a certeza porque já não é a 1ª vez), eu também mechi nos do pendura, mas foi mais um "empurrão" que nem os tirei do sitio, por isso é mesmo os do condutor, para a próxima meto-lhe uns terminais, o meu receio é mesmo que nunca fiz isso mas vou ter que me desenrascar na próxima.
Obrigado pela ajuda, eu volto a este tópico num futuro (próximo de certeza :x) .
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Eu não vi o vídeo, mas conforme seja o banco do pendura ou do condutor o número de terminais varia.
Como disse, 2 para o sensor do cinto, 2 para o pré-tensor e 2 para o sensor do banco. No banco do pendura tens só os dois do pré-tensor.