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Àrea Tecnica => Comprar um Renault => B: Clio, Modus & Captur => Tópico iniciado por: phillipric em 15 de Fevereiro de 2017, 19:38 pm
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Deixei esta mensagem no tópico de apresentação, mas ao percorrer o fórum verifiquei que existia aqui o local ideal para estas questões logo, cá vai:
Entro neste espaço logo para dar trabalho... :embarrassed:
É assim: Vendi esta semana uma viatura comercial Mercedes Vito que servia quase como carro diário. Tenho um 307 1.4 HDi, que normalmente é a minha esposa que conduz. E assim, preciso de uma nova viatura para mim. Factores: barata na aquisição (plafon do mais acessível possível até ao máximo de 2500€ mesmo máximos), barato na manutenção, fiável e bons consumos. É uma viatura para fazer não mais do que 10 a 15 KM diários, alguns dias mais outros menos, seria bom que tivesse algum espaço extra para alguma carga (sou músico, instrumentos, colunas, etc, mas já se sabe que não vai substituir a Vito). Estive muito inclinado para os Fiat Punto II ELX a 60 ou 80CV por serem motores simples, razoavelmente económicos. Hoje mesmo fui ver um a bom preço, mas com 2 ou 3 sintomas que me puseram de pé atrás, não segui com o negócio. E aqui entra a preciosa ajuda de quem puder perder uns minutos a dar-me algumas indicações. Um colega meu tem um conhecido mecânico que tem um stand e dentro dos valores que lhe apresentei, tinha 2 Clios. Um de 98 diesel, com quase 300.000km, mas com muito mau aspecto, embora ele me dissesse que punha o carro direitinho, coloquei logo de parte. Hoje fui ver o outro que ele tinha e fiquei mesmo sem saber o que fazer.
Renault Clio 1.5 DCi de 06/2004. A nível exterior apresenta só as jantes a precisaram de serem pintadas e um tem de levar um retoque no parachoques traseiro, coisa que será feita em caso de venda. A nível de interiores os bancos estão bons, bem como os painéis, plásticos, tudo parece limpo e cuidado. Agora, assustei-me quando peguei nas vinhetas de inspecções que estavam na manete dos piscas e li 352000km's. O vendedor diz-me que o carro era de um polícia que fazia várias vezes Póvoa de Varzim/Lisboa. Dá-me 3 meses de garantia, corrige os aspectos visuais em falta e pede, com registo de propriedade incluído, 2200€. Não sei porquê, inicialmente o carro até me agradou (e vou ser um pouco franco, embora sujeito a ser corrido daqui ao primeiro tópico, nunca fui muito adepto do visual dos Clios), fiquei agradado ao vê-lo, mas de pé atrás quando descubro os km's que o carro tem.
Como opção falou-me numa Ibiza de 2004 1.4 TDi, mas já para 3000€.
Ao mesmo tempo, aproveito o tópico para pedir também alguma informação sobre este modelo: http://www2.custojusto.pt/newvi/22165529 (http://www2.custojusto.pt/newvi/22165529)
Agradeço a quem me puder ajudar, pois estou com alguma pressa em adquirir carro, mas depois dos últimos 2 usados terem saído uma desilusão, não queria meter-me em aventuras outra vez.
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A minha opinião pessoal, era para pensar num a gasolina em vez de um diesel, para já é mais barato e ainda tem a possibilidade de ser convertido para gpl e ai compensa mais no que toca aos custos das deslocações que um diesel.
Em relação aos diesel, são potencialmente problemáticos quando conduzidos em percursos curtos (problemas na egr, turbo, etc), já os motores a gasolina são substancialmente mais fiáveis que os a diesel.
Em relação aos km, para ter tantos significa que fez mais percursos em AE/estradas nacionais que cidade, o que em termos de desgaste é melhor que um carro que faça só cidade.
Como costumo dizer , um carro faz os km que queremos, tudo depende da manutenção que se lhe dá.
Entre optar por um clio e um megane, com valores quase semelhantes, iria para o megane, mais espaçoso e confortável.
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Ok, agradeço. Cada vez mais coloco de lado a hipótese do CDi.
Quanto ao Megane? Com perto de 190.000km ainda será motor para estar à vontade? Em termos de consumos, são bons? Diga-se de passagem que tenho condução calma e poupada, mas ainda assim, o carro é que manda. E fiabilidade? Já li por essa net que estes motores tinham um problema crónico de bobines...
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É uma viatura para fazer não mais do que 10 a 15 KM diários
Para isso não te vale a pena comprar diesel. Se fizeres as contas, a fazer uma média de 15km/dia a andar todos os dias do ano fazes pouco mais de 5000km/ano, e para isso não te é economicamente viável manter um diesel. Por esse valor que queres gastar, ia para um Clio II, com o 1.2 ou 1.4 de 16V, de 2002 a 2004, e já compras um carro em bom estado.
Dos carros que mencionas:
O fiat é bom de motor, mas sei que há alguns casos em que as caixas de velocidades nestes modelos dão problemas.
Clio de 98: É um 1.9 a diesel, e esses motores são muito bons, mas dar um valor que passe dos 4 digitos por um carro destes que quase é considerado pré clássico é demasiado.
Clio de 2004. Pelo preço suponho que seja comercial. E quanto aos kms, se as revisões e toda a manutenção tiver sido e continue a ser feita correctamente não há muito que te possa chatear.
Conheço muitos com muito mais do que isso em cima e continuam a andar sem problemas. Aliás, até preferia comprar esse em vez de um igual com poucos kms, porque as pessoas que fazem mais kms precisam mais do carro e tem tendência a manter o carro bem, quando uma pessoa que faça poucos tem tendencia a desleixar-se com a manutenção. Mas como disse em cima, para fazer poucos kms não vale a pena diesel.
Do Ibiza, o 1.4 é muito económico ,mas a maioria das pessoas não gosta do som do motor de 3 cilindros, e não minha opinião o carro é um bocado desconfortável.
O Mégane é, como o Tony disse, mais espaçoso e confortável, mas sendo mais pesado e maior, acaba por gastar um pouco mais que o clio (se bem que a diferença não é grande). Estes motores, tal como no clio (o 1.4 é o mesmo nos 2 modelos), são bastante fiáveis, e os custos de manutenção são baixos
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Obrigadíssimo. O Clio de 98 já estava fora de questão.
O Megane, se conseguir ainda vou ver amanhã de manhã.
Voltaste a por-me na dúvida quanto ao Dci, no entanto. A verdade é que ando pouco, sim. Tenho um 307 1.4 HDI que também faz esses percursos curtos, mas é também o carro de fazer as viagens maiores, passeios, férias, etc... o que acaba por lhe colocar mais kms em cima. Ainda ponderei, se seguisse para o clio, passar a usar o clio (sim, é comercial). Mas lá está, se não for pelos consumos, depois a manutenção também sempre é mais cara num diesel do que num a gasolina. Vou mesmo dar uma vista de olhos no Megane. Se me parecer em condições já começo a ter por onde decidir.
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Ao ver esse Mégane vê se não teve nenhum acidente. As ópticas parecem novas e o para-choques está mal alinhado com o resto dos painéis do lado do passageiro.
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O megane (carrinha) com esse motor, faz médias entre os 7L e os 9L , depende do pé claro está.
Se for um clio 2 1,2 16v consegues consumos entre os 4,5L e os 6L, já é uma grande diferença em termos de custos comparando com o megane.
Eu tenho um clio 2 1,2 16v, a gasolina consigo fazer médias abaixo dos 5L (+/- 4,6L) e já conta com mais de 370 mil km
As bobines podemos considerar que são peças de desgaste, por isso mais cedo ou mais tarde precisam de ser substituídas.
Sempre podes procurar por carros já convertidos para gpl ;)
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Ao ver esse Mégane vê se não teve nenhum acidente. As ópticas parecem novas e o para-choques está mal alinhado com o resto dos painéis do lado do passageiro.
Partilho desta opinião porque há ali algo na foto inicial que não está bem.
De resto, já foi indicado. Para o que queres e a gasolina é o melhor pois não andas tanto e a carteira agradece na visita ao mecânico.
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Fui ver o Megane, o stand ainda estava fechado, mas sim, o parachoques estava todo mal alinhado. Perdi o interesse.
Vou começar a incluir os Clios na procura, pela fiabilidade e baixo consumo.
Já agora, noutra perspectiva, como são as Scenic 1.4 16V? Acredito que os consumos possam ser um pouco mais elevados, mas isto já seria numa perspectiva de futuro... :laugh:
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Anda aqui uma no fórum a ser vendida. Verifica a secção de vendas.
Creio que era o Mauro.
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Acho que ainda não consigo aceder.
Um Renault Clio de 2000, 1 mão de livrete (ainda tem os livretes antigos) com 125.000 km, por 1750€, 5 lugares, 2 portas, que vos parece?
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vê aqui - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21457.0, (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21457.0,) Alem disso o megane não tinha o radio original, o que obrigava a ter que fazer logo um o investiemnto num radio.
Em termos de consumos, é naquela, um investimento em gpl e depois gastas menos €€ que um carro a diesel.
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É de muito longe para mim, não justifica... e num carro de 2000€ ou pouco mais estar a pensar em GPL para fazer 10 km por dia é desperdício.
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De qualquer forma, vou ver o clio 1.5 DCi amanhã de manhã, dar uma volta e logo vejo como está.
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Não levem a eu ser do contra, mas eu já vou no sexto carro a diesel e nove a gasolina, e não tive esses problemas todos que dizem dos diesel...
Vou enumerar os diesel:
Panda 1.3D, Megane de 98 1.9dti, Secenic 1.9dci, Laguna 2.0dci, Clio 1.9D de 99 que ainda tenho, e MeganeIII 1.5dci de 2013.
Gasolina:
Renault5, Renault Super5, Toyota 1.2, Clio 1.2, Renault 11 GTS, Renault 21, Fiat Bravo, 2 Fiat Puntos Mk2 um de 60cv, outro que ainda tenho de 80cv HLX.
Mas continuo a apostar nos diesel até prova-minha-em contrário
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Não são todos perfeitos... alguns saem com problemas, outros são mal tratados, outros não fazem as revisões na hora adequada, outros apanham maus mecânicos. Tudo é sempre um pouco relativo. Há problemas crónicos conhecidos em certos modelos, claro. Mas usados e novos, todos estão sujeitos a alguma coisa. Agora, procuramos sempre é não nos espetarmos de frente nos negócios que são feitos, porque custa a todos e não cai do céu.
Neste momento, fui ver uma Astra 1.7 dti, o motor da carrinha parece-me em muito bom estado, mas esteticamente está muito mal tratada. O valor era apetecível para o motor que é, mas havia muita pequenina coisa a fazer.
Vou ver amanhã o tal Clio 1.5DCi. Fui ver um Punto ELX 16V, mas acho que para um carro de 2001, 177000km, 2350€ estava um pouco abusado, embora, com um ano de garantia. E para já, ainda não encontrei assim muitas outras alternativas. Um vendedor ficou de vir ter comigo entre o meio-dia e as 14h e ainda não apareceu, logo, deve ficar de parte. Era um Clio 1.2 de 2000 por 1750€.
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Bom, o Clio de 2000 nem me deu tempo para pensar. Fui ver, a nível estético estava bom, embora com um produto meio esquisito no capot, mas saía a raspar com as unhas, certamente um polish resolvia. Um risco aqui e ali, o banco do condutor a precisar de atenção mas de resto, pareceu-me bem, esteticamente. Conduzi-o um pouco, pareceu-me firme, normal.
Costumo fazer um teste, que penso seja o correcto para testar a embraiagem: puxo o travão de mão, ponho a primeira e vou levantando a embraiagem. Pareceu-me não estar nas últimas mas também já não estar nova. Estive a ver o motor, pareceu-me seco, excepto um tubo que tinha algum óleo acumulado, não sei se seria fuga. Vi o nível do óleo e pareceu-me muito acima do nível máximo. Ou alguém colocou a mais ou tem água a passar para o óleo. Também vi a tampa do óleo e sem me parecer com grandes acumulações, pareceu-me ver ou fumo branco ou vapor a sair pela parte de entrada do óleo.
Na dúvida afastei-me do negócio, disse que ia pensar (também já a contar vir aqui pedir a vossa opinião). No entanto, 40 minutos depois o vendedor ligou-me a dizer que o carro estava vendido a outro senhor que ele efectivamente disse-me que ia ver o carro.
Vou ver o 1.5 DCi amanhã. Algum conselho em especial?
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Eu que já passei por dois Fiats Punto, e como disse atras ainda tenho o HLX, de 80cv, acho o Fiat porreirinho, anda bem, gasta cerca de 6,5, tem bons travões com ABS, e uma direção City, que o meu filho adora...já se avariou mas mandei refazer as soldas por 60 euros.
Mas sinceramente eu preferiria o Clio 1.2 16v.
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Se preferires já convertidos para gpl ai na povoa de varzim ou nas redondezas mas não há renaults - https://www.standvirtual.com/carros/anuncios/?op=search&aktion=find&rub=0&x=2&tr=2&front=carros&facetchange=1&skw=&facetchange=1&yv=&yb=&km=330000&kmf=&lv=&lb=&ez=1983&ezb=2017&pv=&pb=2500&pz=4490&um=50&skw=&facetChange=1 (https://www.standvirtual.com/carros/anuncios/?op=search&aktion=find&rub=0&x=2&tr=2&front=carros&facetchange=1&skw=&facetchange=1&yv=&yb=&km=330000&kmf=&lv=&lb=&ez=1983&ezb=2017&pv=&pb=2500&pz=4490&um=50&skw=&facetChange=1)
A gasolina há muito por onde escolher, e preços também - https://www.standvirtual.com/carros/anuncios/?op=search&aktion=find&rub=0&x=2&front=carros&facetchange=1&skw=&yv=&yb=&km=330000&kmf=&lv=&lb=&ez=1983&ezb=2017&pv=&pb=2500&pz=4490&um=50&tr=0&facetChange=1&ma=51 (https://www.standvirtual.com/carros/anuncios/?op=search&aktion=find&rub=0&x=2&front=carros&facetchange=1&skw=&yv=&yb=&km=330000&kmf=&lv=&lb=&ez=1983&ezb=2017&pv=&pb=2500&pz=4490&um=50&tr=0&facetChange=1&ma=51)
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Bom, eu sei que o plafon não ajuda, mas estou a ficar sem grandes opções. Passei hoje em cerca de 7 ou 8 Stands e vê-se com cada aldrabice que nem é bom. Vou continuar atento aos classificados, sobretudo de particulares.
Conduzi o 1.5 DCi e não gostei. Rijo, em todos os sentidos, suspensão, embraiagem... o turbo parecia-me fazer um assobiar não muito famoso, logo... posto de parte.
Vou continuar a procurar. Hoje fiz mais de 80 km aqui na minha zona à procura de sands mas ou são preços muito altos ou carros de fugir.
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É complicado, mas Às vezes encontra-se boas pechinchas nos classificados. É uma questão de veres o que é que há ai nas proximidades.
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Sou muito sincero, carros a esses preços nunca vêm novos e têm sempre qualquer coisa para arranjar. É mais fácil comprar um carro com mais uns anos por menos dinheiro e arranjar o que for preciso do que tentar encontrar um carro o mais recente possível e barato. Eu comprei o meu clio 3 e mesmo sendo de 2009 tive logo que gastar dinheiro nele.
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Por favor não te metas em puntos....
Vai por mim......
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Tenho a mesma opinião, andei um tempo com um para chegar à conclusão que o clio 2 dá 10 a 0.
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Conduzi o 1.5 DCi e não gostei. Rijo, em todos os sentidos, suspensão, embraiagem... o turbo parecia-me fazer um assobiar não muito famoso, logo... posto de parte.
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Pelo contrário esse turbo está de boa saúde, então se for de geometria variável, excelente.
Nesses motores , quando se deixa de ouvir , o turbo/geometria/waste.....já foram....
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Tenho a mesma opinião, andei um tempo com um para chegar à conclusão que o clio 2 dá 10 a 0.
É uma questão de gosto/opinião.
Eu além do MeganeIII, tenho um Clio e um Punto.
Minha filha não gosta de conduzir o Punto, meu filho não gosta de conduzir o Clio, minha esposa só gosta de conduzir o Punto.
Eu gosto de conduzir os três...depende dos dias. Lol
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Pelo contrário esse turbo está de boa saúde, então se for de geometria variável, excelente.
Nesses motores , quando se deixa de ouvir , o turbo/geometria/waste.....já foram....
Histórico muito estranho... tinha 250, depois já eram 360, depois no quadrante eram 330, depois afinal já tinha levado um motor com 100 e poucos mil...
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Isso é outro assunto fora do turbo....
Com essa conversa de tanta diferença de kms, escolhe outro .....
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Que remédio... mas não está fácil. Bom, é continuar a procurar. :tongue:
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Bem, falta de notícias porque já passei por uma situação complicada. Basicamente comprei uma Dobló, só consegui perceber vários problemas quando a meti na auto estrada. Devolvi ao Stand, devolveram o dinheiro, mas eu assumi o valor dos registos de propriedade. Isto à parte, continuo a minha procura.
Vi esta Kangoo e apesar de estar cada vez com mais receio de comprar comerciais, esta não parece ter sido maltratada, tem poucos KM's, está com bons interiores e exteriores... só fiquei ali preocupado com uma luzinha (parece de resistência) que está numa das fotos... não sei se aquilo é assim e desliga depois de ligar a carrinha ou já é indicador de algum problema.
http://www.custojusto.pt/porto/comerciais/renault-kangoo-1-9d-de-65cv-22405127 (http://www.custojusto.pt/porto/comerciais/renault-kangoo-1-9d-de-65cv-22405127)
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A comprar carros usados muitas vezes não se descobre os problemas até ser tarde. Mas pelo menos conseguiste devolver sem problemas.
Quanto à Kangoo, não parece má e tem AC, que é um extra raro nestes modelos e nesta época. Os kms dão sempre para ficar na dúvida, mas parece ter sido pouco usada. Nota-se que o motor foi lavado. Presta atenção a fugas de óleo antes e depois de a conduzir, que pode ter sido lavado para esconder fugas. Quanto à luz da resistência, se a ignição tiver sido ligada pouco antes da foto pode ser das velas estarem a aquecer, que acho que essa luz é também do aquecimento de velas nesse quadrante. Falando de velas, se a luz demorar a apagar pode indicar que precisa de velas. Não são caras, mas é uma despesa. E vê também quando foi mudada a distribuição. Neste motor penso ser a cada 160.000km/5 anos.
E um pequeno pormenor: Essa carrinha tem os faróis traseiros do modelo mais recente. Pode ser só por estética, como pode ter tido um acidente de traseira. Tenta ver se existem marcas de um possível acidente na traseira, só para prevenir.
De resto, tenta negociar para mais perto dos 1500€ e ficas aí com um (aparente) bom carro.
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Recebi a mensagem de que já foi vendida.
Fui hoje experimentar um Clio 1.5 DCi, embraiagem muito rija mesmo, quase a notar-se ferro. Algo mal tratado de pintura, bom de interiores, luz da resistência sempre ligada, motor com pelo menos 1 apoio para ser mudado... não me inspirou confiança.
Segundo o Fernando Rocha, Rio Tinto é a terra do mata e rouba... logo, ficar sempre de pé atrás :assobio: :dance:. Nota-se que foi completamente pintado e preparado para venda. Inquiri sobre os km's, a ver o que me dizem... mas se não tiver histórico é difícil confirmar o uso que levou, visto estar todo estimado.
https://www.olx.pt/anuncio/renault-clio-1-5-dci-IDAfGDZ.html?requestFromAd=1&track%5Bmessage_sent%5D=1&id_at=741884829 (https://www.olx.pt/anuncio/renault-clio-1-5-dci-IDAfGDZ.html?requestFromAd=1&track%5Bmessage_sent%5D=1&id_at=741884829)