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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Miguel1120 em 19 de Fevereiro de 2017, 21:06 pm
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Assim pessoal eu ouvi uma converça que os escapes que estão virados para baixo sanifica que não tem FAP
E o meu esta virado para baixo comprei em 2 mao na cantano retaill na circunvalação no Porto
E eu pênsei logo que eu não tinha mas depois também ouvi se o escape do carro no interior estiver preto sanifica que tbm não tem FAP.
Mesmo assim não pode ser valido açho eu
Assim eu não sinto qualquer sintomas com o FAP entupido e faxo muito cidade
Para tirar as teimas como faço. Sem gastar gita claro heheheh
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"Ouvi uma conversa..." É assim que se criam mitos.
Todos os carros de passageiros a diesel vendidos a partir de 2010 (ou 2009, não tenho a certeza) na Europa tem FAP para cumprirem as normas Euro VI de anti-poluição. O Clio IV é vendido desde 2013, logo tem FAP nos diesel.
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Mas eu fiz os testes tipo do escape e ele ta cheio de sujidade
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Então se foi comprado usado... Possivelmente foi retirado... Convém ver para não ter surpresas na IPO
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Pois eu nunca fui ao ipo vai ente ano a primeira
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É assim.
O meu Megane de 2013, 1.5dci, quase 80 mil km, tem o escape virado para baixo e tem FAP.
Agora a questão do escape sujo...
Eu olho para ele com uma lanterna, e tem sempre o aspeto brilhante de novo.
Passo lá os dedos e não suja absolutamente nada.
Cumpri-os
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Assim eu comprei o meu carro na Renault usado ja tinha 43 mil km
Mas não me passaram informações sobre isso o carro so vai este ano em
Julho mas o que me esta a lixar a que o meu escape esta todo sujo so se o fulano que tinha o carro antes de mim
Tirou o FAP mas ha mais uma situação engraçada a que eu ainda estou a desfruir da garantia original do carro nete caso são os 5 anos se o gajo tivese tirado já não tinha garentia certo
Estou mesmo fo***o com isto esta.me a comer o caco todo se alguém souber onde esta o FAP situado no carro que me siga secalhar é mais fácil saber essa situação. :rolleyes:
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Boas
Como já foi aqui dito, na Europa, todos os veículos automóveis a diesel são comercializados com filtro de particulas (FAP ou DPF) desde 2008 e até antes, conheço um Citroen Picasso de 2006 que no outro dia rebentou-lhe o depósito de eolys, ou seja, o liquido utilizado pelos PSA até 2015 no FAP, portanto carro de 2006 e com FAP.
O escape estar virado para baixo nada tem a ver com a existência ou não do FAP, essa conversa e como o user " thegt4man" muito bem disse... é conversa e mais nada.
Teoricamente falando um FAP a funcionar em condições devevrá ter o escape da cor com que saiu de novo do strand, claro que isto é somente ideologia, mais que não seja a idade, o aquecimento, o arrefecimento, a agua, enfim, a vida não permitem isto ser verdade irrefutável, a melhor corroboração "caseira" da existência de FAP no carro é o cheiro, ou melhor, a ausência dele exceto quando está a acontecer uma regeneração.
Um motor com FAP não cheira a gasóleo, claro que também isto com o tempo se vai alterando, os FAP vão-se colmatando com o tempo apesar das regenerações, algo lá fica sempre, é mesmo muito pouco mas algo lá vai ficando sempre.
O preto do escape com FAP, quando o escape está preto e não oxidado deve ser o preto fosco, não húmido, se está húmido algo de não bom se passa no motor; pode acontecer que devido ao FAP já ter idade e por conseguinte, apesar de estar a fazer a sua função, já algo estar colmatado produzir "pintar" o escape de preto mas preto fosco, seco.
Julgo que nas IPO ainda não é verificado a opacidade dos gases, julgo que pelo menos há uns tempos atrás só havia um IPO em Portugal na zona de Coimbra que estava preparado para verificar a opacidade dos gases e assim verificar se está lá o FAP ou não!
O FAP dos Renault, veículos ligeiros, não utilizam nenhum aditivo no FAP.
Espero ter ajudado.
Isso de tirarem os FAP e depois venderem o carro, se for um stand está a alterar um dado técnico do carro, se é um particular o caso é pior, convém saber isso e sim, se o FAP foi retirado, claro que alterar o escape do motor do carro vai inviabilizar a garantia da marca no motor.
Cumprimentos
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jotaagá a única coisa que é medida no teste de gases do diesel em IPO é a opacidade, nos carros a gasolina é que é medido o co2 e mais umas tretas.
Por isso, se tiver dentro dos valores, não é detectada a falta de catalisador se lhe for retirado o miolo, quanto ao fap já não sei.
Mas miguel1120, se compraste o carro na renault, vais lá e pedes para verificar a existência ou não de fap, caso seja verificado que este foi retirado indevidamente pelo anterior dono pede para o reporem, visto quando compraste o carro estavas convicto que tinha fap e que foste enganado ao venderem-te o carro assim.
Isso bem conversado pode ser que te coloquem um.
Mas mesmo assim duvido que um carro comprado com tão poucos km tenha sofrido uma intervenção desse género.
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@ Tony da Buzina
Estás equivocado
A unica coisa que medem (ou mediam) é o CO2.
Sugiro leitura atenta, nomeadamente no parágrafo 4
http://www.dn.pt/sociedade/interior/condutores-tiram-filtros-de-particulas-dos-carros-inspecao-nao-deteta-5373337.html (http://www.dn.pt/sociedade/interior/condutores-tiram-filtros-de-particulas-dos-carros-inspecao-nao-deteta-5373337.html)
E o que eu escrevi sobre a existência há uns tempos atrás de um só centro IPO em Portugal na zona de Coimbra que tinha opacimetro é que os IPO não são (ou eram) obrigados a ter opacimetro e por aí eu ter afirmado o que afirmei.
Se ele comprou o carro à Renault tem à partida o problema dele resolvido e de forma pacifica, se foi a um particular o caso muda de figura, não é no entanto a situação ser um vendedor particular isento de possivel responsabilização ao aprticular, pois a alteração de dados técnicos ou outros dados, tipo adulteração de odometro, é punivel por lei, mas isso são outros 500.
Cumprimentos
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lol
Tanto equívoco junto.
Esse 4° parágrafo apenas diz que os centros de IPO possuem tecnologia obsoleta e trabalham com valores que simplesmente não servem para nada. No meio disto o IMT só diz barbaridades, senão já tinham fechado todas as empresas que se dedicam ao negócio de repros e remoção de catalisadores e filtros de partículas.
Mais, o opacimetro já o "conheço" desde meados da década de 1990, quando levei o meu primeiro charuto diesel ao IPO.
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No terceiro parágrafo diz que tirando o filtro pode-se poupar 500€ cada 2 anos.
Então eu estou a gastar mais 250€ por ano em quê?...
Alguém "mi ispélica "?
Só se for o óleo que sem FAP pode ser mais barato, mas a poupança é pequena, ou o carro passa a gastar 2 litros aos 100?
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Esquece muita coisa que vês na Internet e que as pessoas dizem.
Todos os clios IV Dci têm FAP ponto final.
Os centros de inspecção medem o Co2 em carros a gasolina e opacidade dos fumos de escape nos diesel.
A parte do escape ficar negro ou não é igual... O carro faz fumo na mesma, mesmo que não seja muito visível ele faz
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Bem!
A ideia que eu tenho é que os IPO não possuem opacímetros, a opacidade que medem, medem-na de forma estimada pois o analisador de gases que mede CO, hidrocarbonetos, o CO2 e o oxigénio que é uma máquina (nunca vi maquinas diferentes nos IPO vi 2 mas uma para cada linha, a do CO trabalha por analise gasosa e a opacidade mede-se por o gas ser aplicado num ambiente luminoso) permite por estimativa calcular a opacidade.
Que a conversa dos IPO não terem opacímetros para conseguirem medir a ausência dos FAP é uma conversa antiga e que esses opacímetros seriam aparelhos muito caros também.
Quanto ao resto, desde 2006 (?) que os carros a gasoleo têm de trazer FAP, logo esse clio também o traz/trazia, sobre o fumo já disse o que tinha a dizer, tenho cá em casa um enfapado com 5 anos e a ponta do escape está "imaculado" mas conheço outro enfapado dum familiar que está negro mas e como disse está negro mas seco, fosco.
Cumprimentos
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Eu vou ter que ir a Renault comprar um botão e o melhor a fazer é preguntar la que eles tem a informação toda e tirar as dúvidas sobre este acunto
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Existe uma explicação (que me parece muito lógica, por sinal!) no site Honestjohn.co.uk para essa posição do FAP.. para alem de compactar a unidade motriz, reduz imenso o depósito de fuligens pós tratadas - após incineração feita na regeneração, pois por gravidade vai permitir que, por pressão dos gases de escape, se possa expelir melhor esses resíduos (cinzas) para o escape do que num sistema de FAP horizontal onde em muitos esquemas e exemplos observamos os depósitos desse sub resíduos no fundo da carcaça, também chamada de 'colmatação permanente'.
No 2.3 dci que equipa a minha viatura de trabalho, o FAP está na horizontal, p.ex..
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