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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Varela em 22 de Fevereiro de 2017, 12:42 pm
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Boa tarde a todos!
Conforme já disse num outro tópico, adquiri este carro com 102500 km. Conhecia relativamente bem o histórico do carro pois tratava-se de um vizinho.
Como é um bocado bêbado, andei com ele um mês, fui fazer uma revisão ao mecânico habitual e mudei óleo e os filtros todos. Fez uma vistoria ao resto e pareceu-lhe tudo bem.
No entanto, desde cedo reparei num ralenti um pouco baixo (800 rpm) e um pouco instável. Sente-se inclusive o carro a "tremer" um bocadinho. O ralenti foi aumentando um bocadinho com o tempo. De resto, tudo em ordem. Segui e meti o GPL, sendo que apesar do rombo inicial, uma pessoa sente logo que está a poupar e bem desde o primeiro depósito.
Passando ao que me levou a criar o tópico, tenho-me deparado com o carro ir abaixo do de repente. Foi 5 vezes nos 3 últimos dias, sempre ao desembraiar para reduzir numa curva ou num semáforo. Ao início nem reparava que o carro ia abaixo porque não se abanava todo. Simplesmente a direção ficava presa, mas não se sentia aquele abano natural.
Andei por aqui a explorar e vi algumas possíveis causas, mas gostava de saber a vossa opinião para este caso mais específico. Liguei para o mecânico e ele disse-me que em princípio devia de ser o corpo de admissão da borboleta sujo, pois causava também os ralentis baixos e instáveis. (Ah, de notar que o ralenti às vezes é normal (1000 rpm), outras vezes é baixo (800 rpm)), mas como o gás é um combustível mais sensível, podia ser por isso que só ia abaixo em gás. O ralenti baixo e instável sente-se nos dois combustíveis.
O que acham? As velas foram vistas e estavam boas. As bobines é que acho que não se viram e o corpo de admissão é que não se viu.
Peço desculpa por alguma incongruência, mas é que de mecânica percebo pouco!
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Convém ver se não há entradas de ar após a borboleta, alem disso deves alertar o instalador de gpl pois pode ser necessário fazer algum ajuste na injecção de gpl.
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Valvula IAC?
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Tive algo semelhante e creio ter sido mistura pobre e interferência na instalação resolvida com um relé próprio.
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Esse motor tem sensor de rotação? Se tiver, poderá ser
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Obrigado a todos pelas opiniões! Vou falar com o mecânico sobre estas possibilidades e depois deixo um feedback.
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Problema resolvido com uma simples limpeza do corpo da admissão :grin: O ralenti aumentou para um valor razoável e já não há tremideiras. O ponto de embraiagem também ficou melhor. Nas subidas era um desespero...
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Afinal parece que não está resolvido... Voltou a fazer o mesmo 5x na mesma manhã. Passei na instaladora do GPL que fez o ajuste da mistura pois tinha mexido na entrada de ar. Parecia resolvido e pimba, volta a fazer o mesmo hoje... Vou amanhã ao mecânico falar nas vossas outras sugestões..
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Esse carro têm o corpo da borboleta com cabo de acelerador ou é totalmente electrico?
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Se queres que te diga não sei :/
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Hoje no mecânico posso reparar nisso!
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Tive o mesmo problema num citroen. Levei ao mecanico e tinha a ver com a borboleta e os filtros. Pelo que o mecanico me disse na altura tinha a ver com a gasolina não estar a chegar ao motor porque os filtros tavam sujos. Ficou tudo bem , passado 6meses +/- voltou ao mesmo :s
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O carro a gasolina também falha?
Já foi visto os o'rings da borboleta de admissão?
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Boas malta,
Desde já peço desculpa pelo caps no título mas o que vos queria contar é algo que se está a tornar verdadeiramente desesperante para mim e para a minha família e na qual agradecia imenso a vossa ajuda. Eu já tinha criado um tópico anterior há uns meses, mas como a situação já deu várias voltas decidi criar este novo. De qualquer forma, fica aqui o antigo que terá mais detalhe da situação inicial: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21539.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21539.0)
Passando ao que interessa, adquiri esta viatura nos primeiros dias de Janeiro deste ano e em meados de Fevereiro instalei um kit de GPL. Tudo estava a correr bem no início até que comecei a notar que o carro, por vezes, ia abaixo quando desembraiava. Fosse ao chegar a um semáforo, fosse a reduzir para virar, mal punha o pé na embraiagem o carro simplesmente desligava-se. Como disse, não era algo que acontecesse sempre e tanto podia acontecer 5x no mesmo dia como passar dias sem se fazer, mas era com uma frequência que se pode dizer regular.
No outro tópico já expliquei algumas das coisas que fiz, por isso deixo aqui em lista cronológica o que se foi fazendo e do que adiantou:
1º Limpeza da borboleta do corpo de admissão no mecânico habitual
Efeito: Estava suja, mas não resolveu
2º Levei à instaladora do GPL e foi feita uma afinação de estrada
Efeito: Não resolveu
3º Levei novamente à instaladora do GPL e foi dito inicialmente que deviam ser o-rings gastos na zona da borboleta que dariam entradas de ar, mas após ser visto melhor, verificou-se que o corpo da borboleta estava mal encaixado.
Efeito: Ficou MUITO melhor! Durante mês e meio o carro nunca mais foi abaixo até ao dia em que foi duas vezes seguidas. A única diferença nas circunstâncias era que estava muito mais frio que em todos os outros dias desde que veio reparar (Não sei se é relevante ou não, pode ser só coincidência).
4º O carro foi analisado novamente na Instaladora do GPL e foi-me dito que o carro tinha um problema a gasolina e os parâmetros do GPL introduzidos nunca conseguiam ser os corretos. Ligaram o carro a frio no dia seguinte e, ainda antes de entrar o GPL (ou seja, com o carro a trabalhar a gasolina), apareceu uma mensagem no CB a dizer "mistura deficiente". Ligaram à máquina de diagnóstico deles e não acusava nada. Fui encaminhado pela instaladora do GPL para um agente autorizado da Renault pois o carro teria algum problema a gasolina.
5º Com o carro já na Renault e com o instalador de GPL a explicar toda a situação à Renault, o carro foi visto e foi feito o diagnóstico de que precisava de um corpo de admissão novo (orçamento 400€). Face ao valor avultado da peça, perguntei se esse era o diagnóstico com certeza do problema e se a questão ficava resolvida e foi-me dito que, da parte da gasolina o assunto estaria arrumado. Mesmo após perguntar se o problema não seria de outra coisa, foi-me dada certeza que seria disso (relativamente à gasolina). Informei a instaladora de GPL antes de dar o aval para se fazer a reparação, e dissera-me que concordavam que seria esse o problema e que só tinha de passar lá depois para afinar de novo o GPL.
Efeito: Passado 1 dia de afinar o GPL, o problema de ir abaixo voltou. Tudo rigorosamente igual!
Resumindo, deixo aqui as coisas que acontecem no carro que possam ser relevantes (algumas delas podem ser normais num carro a gasolina, pois estou habituado a carros a gasóleo):
1 - Carro vai abaixo quando se carrega na embraiagem (por vezes).
VIDEO: ! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=Ytkjht5y6mY#)
2 - Em ponto morto e parado, as rotações oscilam bastante até o carro deixar de ter força e se desligar por si (Só aconteceu 2 vezes).
VIDEO: ! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=srNL1pzeLfc#)
3 - Carrego na embraiagem e as rotações descem bastante e sobem de seguida para o valor normal (por vezes). Já chegou inclusive acontecer, as rotações baterem no 0 e subirem de seguida. O CB fez inclusive o reset das verificações iniciais como quando se liga o carro, mas não chega a ir abaixo
4 - Sinto, por vezes, que quando estou a fazer ponto de embraiagem e a carregar um pouquinho de acelerador preparado para arrancar num semáforo, as rotações oscilam como se tivesse a acelerar e a desacelerar
Bem malta, penso que seja isto a melhor explicação que consigo dar para o que se está a passar. Amanhã vou o mais cedo que possa à instaladora do GPL para se ter uma conversa, mas gostava de ouvir os vossos comentários sobre isto. 400€ é muito dinheiro para ser gasto, aparentemente, em vão e com o problema a permanecer igual. Algum dos lados tem de estar errado e estar errado.
Como hei-de lidar com isto e como me posso defender caso cada casa (instaladora e Renault) me ande a chutar de um lado para o outro?
Abraços!
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Os vídeos estão a dar erro, por isso fica o link do meu canal que tem ambos: https://www.youtube.com/channel/UC0PNmiNFM6guR7ZzWZT1-Vg (https://www.youtube.com/channel/UC0PNmiNFM6guR7ZzWZT1-Vg)
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Se um empurra para o outro, opta por uma 3ª opinião noutra oficina.
Se a rotação está sempre a oscilar, é sinal que a borboleta está a tentar corrigir o problema.
O normal e mais comum desses sintomas, é as velas e bobines, mas tal como já tinha dito , entradas de ar não controladas pela borboleta.
Existem outros sensores que influenciam a injecção, um deles é a sonda lambda, outro o sensor de temperatura,etc.
Antes de avançares para a troca do corpo de admissão, é verificares esses sensores, se estão com as resistências correctas, se os valores que dão correspondem aos reais, etc.
Nota: Se já tinhas aberto um tópico sobre o assunto, o mais lógico é continuar no mesmo, para haver a cronologia dos acontecimentos ;)
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Obrigado Tony pela resposta!
Passa-se o seguinte, isto de ter o carro a GPL dá muita chatice com outras oficinas. Eu, antes desta última reparação, já tinha passado em duas oficinas para saber uma opinião e mal disse que tinha o carro a GPL disseram-me que não tratavam disso. E como a parte de ir abaixo só me acontece a GPL, afirmam logo ser problema do GPL e remetem-me para a instaladora. Outra chatice é que no Porto eles são os únicos que distribuem a marca que pus.
Não estou a dizer que o problema não é do GPL atenção! Mas por vezes acontecem coisas a GPL que são culpa de algum componente fora do kit de GPL. Como o GPL é mais sensível... Mas para as oficinas que fui falar issi é tinto.
Relativamente às bobines e velas já tinha alertado na instaladora para esse aspeto mas foi-me dito que não devia ser. E a reparação dos 400€ para mudar o corpo da borboleta já foi feita, com conhecimento de ambos os lados. Mas na Renault viu-se o carro de fio a pavio e esse foi o diagnóstico deles, com certezas de que a gasolina o assunto estaria arrumado.
Isto é uma situação que se arrasta à 3 meses, já começo a ficar farto e agora que tive de gastar muito dinheiro que me faz falta e o problema estar lá quando me é garantido o contrário.... Só me apetecia rebentar o carro, por muito que goste dele. Dia difícil.
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Boas,
Vou falar da minha experiência com o GPL num motor igual ao teu e carro idêntico mas com mais do dobro dos KM.
Ele a GPL por vezes ia abaixo como descreves, a limpeza da borboleta melhorou, mas não teve o resultado esperado a 100%.
Ao fim de algum tempo, acabei por me aperceber que a avaria estava no botão de ON/OFF do carro.
Por dentro tem uma borracha, que faz contacto com a placa ao carregar no botão, essa borracha estava partida, o que por sua vez ficava a fazer contacto, como o carro só desliga abaixo de uma certa velocidade, quando eu ia a chegar a cruzamentos, semáforos etc, ia abaixo.
Isto acontecia tanto a gasolina como a gpl, após substituir o botão nunca mais tive problemas.
As rpm por vezes ainda oscilam (neste momento o carro está parado devido a uma outra avaria não relacionada com o GPL), mas atenuei o problema após troca do medidor de temperatura do ar da admissão (localizado no colector, logo à frente do lado esquerdo)..
O ir abaixo deixou de acontecer após a troca do botão..
Mas se o teu problema é unicamente a gpl, diria há aí alguma parametrização que não está bem, seja na gasolina, que leva a centralina do gpl a ter configurações erradas pois mede pela de gasolina, seja mesmo a gpl..
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Obrigado pela tua resposta!
Acho que já vi um tópico teu aqui no fórum a relatar esse problema. Só que lá está, no meu carro só vai abaixo no GPL (o que não invalida que seja um problema a gasolina) e só mesmo quando piso a embraiagem. No preciso momento o ponteiro verga logo como vês no vídeo, o que me leva a acreditar que não seja do botão.
Relativamente aos parâmetros, foi exatamente isso que me disseram na instaladora. Por causa disso acompanharam-me a um agente autorizado da Renault que teve o carro durante 3 dias para diagnosticar e testar e disse que só viu problemas no corpo das borboletas. Limpou também os erros que já tinha acumulados.
Hoje na Instaladora expliquei toda esta situação e fizemos nova afinação na estrada. Estava tudo ok. Ao chegar novamente à instaladora parei o carro à porta e o mecânico ficou intrigado com uma coisa. Quando parei o carro (sem desligar) as rotações estavam um pouco abaixo das 1000 rpm. Depois pediu-me para chegar um pouco à frente e quando parei as rotações estavam a rondar as 850 rpm. Abriu-se o capô e tiveram a ver na zona da borboleta e tiraram o cabinho que liga a esta e viram que dentro tem um vedante que não estava bem colocado, puseram direito e agora estou a ver como está ele. Este cabo está na foto abaixo:
O que acham??? Será possível ser uma pequena entrada de ar por aqui a criar todo este problema?
(http://i.imgur.com/J71OYxE.jpg)
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Sim, poderá ser.
Se ele vai abaixo quando estas em andamento e carregas a embraiagem, ou também acontece ir abaixo quando carregas na embraiagem com ele parado também?
Se o carro tiver sensor de embraiagem, e se o sensor estiver avariado poderá estar a dar informação errada à centralina e esta fazer a mistura de forma errada.
Sugeria retirar o dito sensor, e verificar se o problema acontece se ele estiver quer na posição de embraiado, quer na posição de desembraiado. Antes, verifica se o sensor está a funcionar correctamente com a ajuda de um multímetro.
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@tony o carro só vai abaixo em andamento, já experimentei várias vezes parado e a pisar a embraiagem e nunca o foi.
Vou lança essa questão então e depois dou feedback. Obrigado!
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Pessoal, o carro ainda não foi abaixo mas sinceramente (não sei se é pessimismo ou não) parece-me sol de pouca dura.
Continuo a achar coisas estranhas no carro e hoje ao vir para casa à noite decidi dar umas voltas para experimentar. O que notei:
A GÁS:
- Desembraio e as rotações descem muito rápido até ao ralenti
- Desembraio e as rotações descem muito rápido abaixo do ralenti e depois sobrem
- Desembraio e as rotações descem normalmente até ao ralenti
A GASOLINA:
- Noto os comportamento do gás mas com menos frequência e de forma menos expressiva
Gravei uns vídeos para ajudar a perceber. Vejam aqui: http://www.youtube.com/channel/UC0PNmiNFM6guR7ZzWZT1-Vg (http://www.youtube.com/channel/UC0PNmiNFM6guR7ZzWZT1-Vg)
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Que velas é que tens no carro? O meu também às vezes tem problemas semelhantes a isso, e normalmente costuma ser as velas com folga a mais.
Retira as velas e verifica a folga, deves deixar com menos 0,2mm que o que seria normal para o motor em causa
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Sinceramente não sei. Nunca mudei as velas desde que tenho o carro, o meu mecânico na revisão disse que estavam boas. Mas vou pedir para verem. Se estiverem más quais são as recomendadas?
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recomendam as de iridium para carros a gpl, no entanto caso não encontres podes usar as velas normais, ngk são as que recomendo pois são da marca que uso e não me tem dado chatisses, tens é que ter o cuidado e reduzir 0,2 mm a folga das velas, ou seja, se para o teu carro a folga recomendada for 0,7mm deverás colocar com 0,5 mm.
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Obrigado @tony!!!!
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Se a folga for de 0,7 mm não mexas. Porque a folga recomendada para o gpl é entre os 0,7 mm e 0,8 mm.
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profiesta, o meu instalador, disse para retirar 0,2mm à folga recomendada para o motor, independentemente do valor final.
O meu anda com 0,5mm e não tem qualquer problema ;) e sempre que fica com mais, sinto logo gaguejos
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Hoje fiz novo teste e ao desembraiar as rotações desceram tanto (e depois subiram) que o Computador de bordo fez também reset e os testes iniciais como se tivesse ligado o carro... Isto já não pode ser normal.
O meu medo é que se fui a um agente autorizado renault e não encontraram mais nada, onde é que vão encontrar?
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Isso parece-me apontar para problemas de queima... eu trocava as velas por iridium, se nao resultasse ia para cabos e depois bobine. a gasolina não é tão expressivo porque a queima é mais facilitada que a queima do gás, não ficando o carro tão sensivel. em aceleração estás a dar lenha para a fogueira, e com isso o carro vai-se mantendo a trabalhar :)
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Se o cb fez reset, houve uma falha de corrente.
Verifica se os bornes da bateria estão bem apertados, os do alternador e os pontos de massa do motor também. É que pelo que descreves pode ser uma falta de corrente e ao desacelerar, o alternador deixa de dar tanta corrente, e se por coincidência coincide com um mau contacto pode dar origem ao carro ir abaixo. No entanto não descartes a hipótese das velas, e verifica isso também.
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Obrigado Tony, vou verificar e dou feedback
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Vai ficar lá segunda feira. Vou apontar para essas questões que indicaram, agradeço desde já o vosso contributo! Em relação ao falta de corrente, isso não se sentiria também a gasolina?
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Eu acho que estás a confiar demasiado no mecânico. Devias ser tu a ver as velas.
Outra coisa, o carro tem esses sintomas com o AC ligado e desligado também?
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profiesta, o meu instalador, disse para retirar 0,2mm à folga recomendada para o motor, independentemente do valor final.
O meu anda com 0,5mm e não tem qualquer problema ;) e sempre que fica com mais, sinto logo gaguejos
O teu é um D4F?
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170525/ebafc36cedbf12598cd77a36e42d57fa.png)
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Eu acho que estás a confiar demasiado no mecânico. Devias ser tu a ver as velas.
Outra coisa, o carro tem esses sintomas com o AC ligado e desligado também?
Eu até fazia, se soubesse de mecânica e tivesse ferramenta. Eu percebo na teoria, mas na prática não gosto de me aventurar porque não sei fazer. Só venho publicando mais para aprender e não fazer figura de lorpa nas oficinas.
O meu motor é K4M
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É laguna 2 ph1 1.6
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Eu sei que o tem motor é um K4 M. Olha responde-me só a questão do AC.
O instalador foi a mastergas?
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Sim, já aconteceu de ambas as maneiras. Foi amigo.
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Pela forma como adivinhas-te espero que não seja algo de mau :/
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O instalador é bom, mas por norma o cliente tem de se chatear para ver as coisas resolvidas.
PS: já andei pelo fórum autogas, mas entrei em conflito com a moderação.
Falei no AC, porque já soube de um caso parecido em que o kit de gpl não compensava o acionamento do compressor. Logo em andamento quando desembraiava com o AC ligado o motor desligava-se logo.
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Eu começo a ficar chateado porque tenho de fazer 40 km para ir e vir de lá e depois só me fazem afinações. Agora, quando me endereçaram para a Renault e lá me fazem gastar uma nota preta, ficando tudo RIGOROSAMENTE IGUAL...
Segunda feira vou lá e o carro vai ficar lá... Vou falar do que vocês me falaram e eles que vejam e façam os testes que quiserem. Se me dizem que é da gasolina, eles que venham comigo à Renault que me disseram para ir e falamos os 3. Porque lá disseram duas vezes (antes e depois de fazer a reparação) que o assunto a gasolina ficava arrumado com aquela reparação... Estouro lá 500€ e fica tudo igual???
Se não me conseguirem resolver o problema peço para devolver o kit de GPL. Não vou andar a carregar um investimento que não usufruo a 100%
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profiesta, boa info! já o "diacoiso" diz que a folga recomendada para as ngk é de 0,85 +/- 0,05, mas eu tenho colocado conforme o indicado pelo instalador (-0,2) que seria 0,6, mas coloco a folha 0,5 do apalpa folgas e dou-lhe um aperto, mas não o deixo justo, por isso deve andar na casa dos 0,6mm - 0,65mm, por isso também pouca diferença deve haver dos 0,7mm.
Mas aquilo que te posso comprovar é que quanto mais perto dos 0,8 estiver, mais soluços sinto no motor, e com a afinação que tenho utilizado os soluços são praticamente residuais.
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Vou continuar a acompanhar pois podemos ter algo semelhante visto os meus problemas aparecerem a GPL mas com motor e instalação diferente.
Estou suspeito de uma coisa que é barata para alterar mas depois reporto aqui ou no meu DB.
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Está na instaladora desde segunda. Ainda não sei novidades...
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Boas pessoal, liguei hoje à instaladora porque fazia uma semana que o carro estava lá e não tinha novidades. E o que mais temia verificou-se...
Basicamente não deram com o problema. A gás dizem-me estar tudo normal e o carro a frio de manhã continua a ser a altura em que demonstra um ralenti mais instável em pontos de embraiagem e ponto morto. Vieram comigo à Renault que fomos para explicar o problema e eu pessoalmente fico preocupado porque já lá deixei uma nota roxa para o carro ficar rigorosamente igual.
Pressionei um bocado porque não se pode garantir a uma pessoa quando se dá um orçamento destes que tudo ficará bem e não haver mudanças nenhumas. Ele virou um bocado a conversa e disse que tinha de ver o problema a acontecer e que quando teve lá o carro não fez nada. Ligou à máquina e deu esse erro ds borboleta. Meteu nova e já não tinha erros. É assim que se é mecânico hoje em dia? Liga-se a uma máquina e só conta o que lá aparece???
Disse-me para atestar 95 aditivada na BP ou Galp (tenho posto 95 ou 98 aditivadas na Repsol) e ver se resolve até à próxima semana. Não me acredito nada que vá mudar alguma coisa, para mim não faz muito sentido...
Se não que ligasse para passar lá e ver o que possa ser. Ou seja, mais um orçamento para não saber se o problema fica resolvido... E vamos andar nisto.
Tou na dúvida que atitude deva tomar para com a Renault e se não deva ir a outro lado pedir uma segunda opinião.
Já agora, hoje estava a mudar os mínimos do carro com o cartão na ignição e ouvia-se este barulho da borboleta:
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=wmAkPXA4AzQ#)
É normal? Mal tirava o cartão ouvia-se um "tac" e parava. Com o motor a trabalhar não dava para perceber se fazia este barulho ou não.
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A ideia do combustível até tinha lógica se o problema acorresse a gasolina, mas como é a gpl que ocorre, a gasolina pouco altera.
eu começava a pensar em medir a compressão do motor ;)
E sim, basicamente na maior parte das oficinas, é assim, diagnóstico -> substitui a peça que dá erro . Se continuar a dar erro então é que partem para a fase de analisar o que pode vir a originar o erro, ou então entregam a outro :laugh: :laugh:
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O problema de ir a baixo não ocorre a gasolina, mas a gasolina também tem sintomas. Por exemplo, a minha garagem é apertada e de manhã, quando o GPL ainda não entrou, faço uma curva em ponto de embraiagem pq tenho de ir com cuidado... E lá está o ralenti a oscilar para cima e para baixo como se tivesse a acelerar e desacelerar.
Desculpa a ignorância, mas medir a compressão do motor é ver se não há problema na colaça?
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Não, a compressão é a capacidade do motor comprimir o ar dentro da câmara de combustão, se os segmentos tiverem folgas/desgaste e as válvulas também, a capacidade de comprimir o ar é menor. Basta ter um cilindro com significativamente menos compressão que os outros para originar isso.
Alem disso também deves verificar as folgas das válvulas, são duas coisas que ajudam a que o motor tenha um comportamento anormal.
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Obrigado! Isso cheira-me a uma despesa em pêras e sinceramente vou ter de pensar se vale a pena.
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Pode até nem ser, o teste de compressão é fácil de fazer e também é fácil de despistar se no caso da existência de falta de compressão se é dos segmentos ou das válvulas.
Vale sempre a pena, caso seja necessário proceder À reparação, com o valor que gastares não compras nada melhor do que o que já tens e com a vantagem de ser a gpl.
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Relativamente ao barulho, é normal??
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Posso???
já mudaram os vedantes da borboleta e da caixa de admissão?
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Supostamente o corpo da admissão foi todo mudado, não inclui isso?
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Aquele oscilar ao ralenti é típico de sensor de pressão absoluta avariado. Já o trocaram?
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Relativamente ao barulho, é normal??
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O meu laguna tambem faz esse barulho quando ponho o cartao, penso que seja normal.
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Aquele oscilar ao ralenti é típico de sensor de pressão absoluta avariado. Já o trocaram?
esse sensor que falas é o sensor pms?
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E este sensor bruno065
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esse sensor que falas é o sensor pms?
Nop. PMS (Ponto Morto Superior)é o da cambota. Se tivesse avariado o carro custava a pegar ou nem pegava.
Procura no google map sensor k4m e já vês qual falo. ;-)
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Sim, esse barulho é perfeitamente normal.
Já agora, hoje estava a mudar os mínimos do carro com o cartão na ignição e ouvia-se este barulho da borboleta:
! No longer available ([url]http://www.youtube.com/watch?v=wmAkPXA4AzQ#[/url])
É normal? Mal tirava o cartão ouvia-se um "tac" e parava. Com o motor a trabalhar não dava para perceber se fazia este barulho ou não.
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Atualização desde que fui buscar o carro e atestei como me pediram de 95 evologic da Galp das Antas:
Ainda não andei muito (talvez uns 100 km) mas parece-me que as rotações já se comportam normalmente quando desembraio, mas quando estou em ponto de embraiagem com um pouco de nada de acelerador fica sempre a oscilar consideravelmente e quando está parado em ponto morto continua as ligeiras tremideiras.
Vou na segunda a um mecânico recomendado pelo meu tio, os ditos "old school" que desmontam para ver os problemas e não é só ligar à máquina.... Mas ainda vou à renault novamente para pôr os pontos nos i's.
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Já experimentaste o regulador ralenti?
(https://automovilescolombia.com/foros/attachments/ubic-jpg.8224/)
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Boa noite, tenho tambem uma Laguna II 1.6 16v, e acontece que custa a pegar, depois quando vou em 2ª as vezes faz soloços, e ate aconteceu quando parar numa rotunda ele se ter desligado. A cerca de 2 semanas fiz a revisao, mudei o filtro do ar, oleo e habitaculo e as velas estavam boas. O que podera ser?
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As velas estavam boas.... e foram substituídas À quanto tempo? É recomendado substituir as velas de x em x km (não me recordo ao certo quantos são) mesmo que aparentemente estejam boas.
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Eu comprei o carro a 1 ano e fiz cerca de 10 mil km. Nao sei ha quanto tempo as velas tem, mas nao estavam queimadas, por isso é que digo que estavam boas. So achei estranho é que todas as velas nao estavam bem apertadas.
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Fui a um outro mecânico e novamente não me viu problema nenhum a gasolina... Diz que as oscilações ao ralenti podem ser derivadas de uma folga nos discos de embraiagem apenas. Verificou-me a bateria e o pedal do acelerador por ser de sensor. Amanhã vou à instaladora para eles afinarem e espero que fique resolvido...
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De qualquer forma um amigo meu tinha uma pessoa conhecia com um problema semelhante e era um dos injetores de gpl que tinha folga relativamente ao bloco. Vou amanhã pedir para verem isso já agora
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Alguem sabe dizer como posso colocar aqui um video para mostrar o que acontece.
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Coloca no youtube e depois insere o link do youtube
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! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=Sf3IXg-JFZw#)
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Consome óleo? Verifica a compressão
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Pessoal, um teste de compressão não pode estragar k motor?
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Consome óleo? Verifica a compressão
Nao consome oleo, ainda este mes fiz a revisao e nao tinha gasto quase oleo nenhum
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Sera que o fio de cima podera estar a fazer mau contacto?
(https://s7.postimg.org/kdcr95a3r/IMG_20170626_203053.jpg) (https://postimg.org/image/kdcr95a3r/)
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Ou estar partido. sim, é bem provável. tens que ver a sua continuidade ao mesmo tempo que mexes o fio.
Pessoal, um teste de compressão não pode estragar k motor?
Presumo que em vez do "k" seja "o" .....
O teste de compressão é feito com um manómetro próprio, que regista em papel ou noutra forma, depende do equipamento, que se introduz no orificio das velas nos carros a gasolina ou no dos injetores dos diesel ou no das velas de aquecimento (já vi fazer das duas maneiras). O que é que isso pode fazer para estragar o motor? nada ;)
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Bom dia, ontem foi ao mecanico ligaram a maquina e nao acusou nada, como nao sabia a quanto tempo tem as velas, poes novas, mas o problema continua, e agora ate ja nao pega a primeira e muitas das vezes a segunda tambem nao. Disse que podera ser a correia de distribuicao que possa ter ficado sem o dente. Acham que se fosse da correia tinha estes sintomas.
Deixo um video do que acontece agora
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=2aNkJBC7uoE#)
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Ao por as velas novas verificaram a folga se estava correcta?
Verificaram se estavam todas a fazer faisca?
Se com velas novas o motor não pega, e partindo do principio que estão a fazer faisca. O problema poderá estar no seguinte:
Falta de combustível (não há injecção de gasolina)
Falta de compressão
Falta de ponto (a possível causa que apontaste da correia de distribuição)
Em relação à correia da distribuição é verificar se está danificada, verificar se está a ponto.
Verificar a compressão do motor.
Verificar o captor pms, se estiver avariado, não dá indicação À centralina de que o motor está a rodar e não efectua a injecção.
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As velas antigas estavam muito folgadas, as novas se nao estou em erro apertou ate ao fim. Quando estao mesmo apertadas tem de se dar uma folda de 0,5 mm certo?
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Sendo velas normais deve-se retirar, 0,2 a 0,3 mm da folga recomendada para o carro, ou seja se a folga recomendada para o carro a gasolina é de 0,9 mm deves colocar a 0,7 mm para trabalhar a gpl
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Mas o meu carro nao é a gpl. É tambem o 1.6 16v mas sem gpl.
Sabes qual o valor para o meu carro?
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Sensor de cambota ou PMS
folga das velas = 0.90
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Desculpa a pergunta, mas como se verifica se as velas estao a fazer faisca?
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a forma mais fácil é tirares a vela do motor, colocar no cachimbo e encostar a vela ao motor e dar à chaves.
Se tiver tudo bem, vai fazer faisca se não tiver não faz.
Mas atenção que pode ser também um problema da bobine, do cabo ou da vela.
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Além das situações descritas pelo Tony, a do scenik é a situação que me faltava acrescentar, no meu entender.
Deves verificar cada um dos pontos acima. Não sei como é que o mecânico deixou o carro sair da oficina assim, até porque se for correia passada, o motor pode embrulhar-se :/
As melhoras do bicho!
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Boas, hoje foi ao mecanico aonde vou habitualmente, e diz que as rotacoes oscilarem é de ter de fazer uma limpeza na borboleta e programa-la de novo, e o ir abaixo e custar a pegar diz que tem de substituir um cabo do volante.
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Boas, hoje foi buscar a minha menina, e entao o que foi arranjado, foi a borboleta e programacao da mesma, e o sensor pms e cabo. Agora ate parece um relogio,esmo certinho.
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Passados estes meses em que o problema estava "controlado" (continuava a acontecer, mas com muito menos frequência, 1 vez por mês +-), voltou a começar a ir abaixo quase diariamente... Já não sei o que fazer.
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Ja viste se não há formação de carvão nas velas? ou se não haverá uma bobine a funcionar menos bem?
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Levou velas novas agora, mas estava tudo em ordem nesse aspeto :/
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Com o motor ao relantim, verifica se sentes falhas no motor.
Eu no meu clio também me acontece isso às vezes, principalmente se fizer viagens muito longas seguidas.
O cilindro 3 acumula carvão e pode ser a causa de ele ir abaixo. Inicialmente pensei que fosse por causa do injector, e troquei-o de posição, mas manteve-se a situação, e agora estive verificar a bobine, e apesar de fazer faisca, ela não é certa com a mesma intensidade e por vezes falha. Medi os valores da bobine e a do cilindro 1 e 3 dão valores diferentes do 2 e 4, o que me leva a crer que é a bobine que está marada e causa as falhas no motor.
No teu caso, visto ter voltado ao mesmo, pode ser uma situação semelhante, e teres uma bobine marada, ou uma vela com a folga errada a originar isso.
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Só se for mais da parte das bobines, que da parte das velas foi tudo verificado.
Eu tenho andado a pensar se ir à renault fazer um check-up compensaria ou se seria dinheiro para deitar ao lixo. Não sei se a clip poderia detetar algo que as outras máquinas não detetem.
O que eu tenho dificuldade é em mostrar o problema. Nunca consegui que fizesse em frente ao mecânico, só tenho videos. E não consigo entender o porquê de o problema quando carrego na embraiagem não se comportar sempre da mesma forma. Acontece uma destas 4 coisas:
- Desembraio e as rotações descem normalmente para o valor da ralenti.
- Desembraio e as rotações descem abaixo do ralenti e sobem para o valor normal.
- Desembraio e desliga-se
- Desembraio e rotações vão ao mínimo, o carro desliga, e sobem de novo e o carro liga
De resto o carro treme muito ligeiramente ao ralenti. E parece também que as rotações vão variando também muito ligeiramente.
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É o que te digo, o meu faz isso, quando faço viagens na ordem dos 300km seguidos. E o problema está ou no carvão que fica no cilindro ou na bobine, ou seja, o carvão dica incandescente provocando deflagrações fora de ponto originando as falhas, e o ir abaixo, ou da bobine que deixa de dar corrente em condições a vela.
Falta-me confirmar se é da bobine ou não. A ver se para a semana trato disso.
Por isso saliento, que deves verificar se há alguma bobine a trabalhar mal.
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Ainda hoje é fo***o explicar às pessoas o problema do carro e principalmente mostrar, porque ele nunca vai abaixo quando quero que vá ahah. Mas hoje, finalmente descobri uma forma de mostrar que efetivamente há um problema.
Fiz um percurso de 15 km e o teste baseou-se em: Andar em 3a a cerca de 30 km/h e com as rotações na ordem das 1200/1400. Pisei constantemente a embraiagem e observei o comportamento das rotações.
A GPL:
O carro foi-me abaixo 3 vezes (sendo que numa delas ligou logo a seguir), mas em todas as vezes que carreguei na embraiagem as rotações desceram abaixo do ralenti (até às 400/500) e subiram para o valor normal (700/800).
Vídeo:
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=qhcmD67EKfw#)
A GASOLINA:
As rotações tiveram sempre o comportamento normal a desembraiar. Desceram simplesmente para as 700-800.
Vídeo:
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=yd-7OzRZJsQ#)
Acho que isto efetivamente serve para demonstra que há um problema.
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O gpl tem mais octanas que a gasolina, por isso é mais resistente as auto-deflagrações que a gasolina.
Enquanto o carro vai em andamento, a própria inercia ajuda a não se notar as falhas, mas ao carregar na embraiagem, nota-se logo as falhas caso haja algum problema, por exemplo, a falha de uma vela.
A gasolina não se nota tanto, por esta deflagrar mais facilmente.
No entanto também pode haver um problema na injecção do gpl que cause isso, tens que averiguar as duas situações.