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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Rufns em 07 de Abril de 2017, 16:38 pm

Título: Laguna I 1.6 - relantim instável e com rateres
Enviado por: Rufns em 07 de Abril de 2017, 16:38 pm
Boas.

Tenho um Laguna I 1.6 a GPL. O assunto dos rateres ao relantim já foi tocado aqui e ali em alguns topicos, mas nunca apareceu ninguém com uma solução.

A breve história deste carro. Desde sempre na família, manutenções na renault até passar para as minhas mãos  :assobio:. Depois foi fazendo aquela manutenção que não se deve fazer, quando já não pode andar nem mais um km sem a fazer. Certo é que o bicho já levava 360000Km sem problemas de maior e sem nunca me deixar enrascado ( em estrada ou fora de estrada =P). A caixa é que já estava nas lonas ( ficou sem valvulina uma vez), pelo que tinha de ser mudada. Arranjei um conjunto de motor e caixa com 80000Km, de borla. Não hesitei e mudei tudo.

Como o motor e caixa "novos", um problema manteve-se. Uns rateres ( ou peidinhos como alguém descreveu num outro tópico) ao relantim, que se apresenta instável. A instabilidade nas rotações aparentemente acontece mesmo acelarado numa rotação constante.

No novo motor foram mudadas todas as juntas, as velas, a correia de distribuição. Mudei também disco e cabo de embraiagem. As bobines são as do motor "novo", assim como o colector de escape e catalizador. O sensor da borboleta é do motor velho ( e que já tinha sido mudado uma vez), assim como a tubagem de admissão de ar.

Para além do relantim instável, por vezes, quando vou a andar numa rotação constante e tiro o pé do acelarador, dá um solavanco. Sò isto. E volta ao normal.
Não sei se tem alguma coisa a ver, mas noto que cada vez com mais frequência apanho choques quando vou a sair do carro. ( talvez já sejam saudades do dono =P ).

Entretanto já testei duas bobines novas. Já liguei à máquina e não acusa falhas na ignição nem em qualquer sonda ou sensor.
A minha questão é, poderá ser algum problema na linha de escape ou na admissão de ar? Bomba de combustível?

Obrigado pela ajuda
Título: Re: Laguna I 1.6 - relantim instável e com rateres
Enviado por: scenick em 07 de Abril de 2017, 17:16 pm
 Velas de ignição.
Título: Re: Laguna I 1.6 - relantim instável e com rateres
Enviado por: Sls a GPL em 07 de Abril de 2017, 22:21 pm
Isso acontece a gasolina ou a GPL? Ou acontece sempre quer seja a gasolina ou a GPL?
Que tipo de velas usas? Normais ou se Iridium? Se forem normais coloca-as com menos 0,2mm de folga, ou seja, se a folga recomendada para esse motor for de 0,7mm, coloca a folga das velas a 0,5 mm
Título: Re: Laguna I 1.6 - relantim instável e com rateres
Enviado por: profiesta em 08 de Abril de 2017, 19:21 pm
Qual o kit que o carro tem? Presumo que seja um aspirado...
Já foi a um instalador verificar os problemas?
Título: Re: Laguna I 1.6 - relantim instável e com rateres
Enviado por: Edgar Marinho em 26 de Abril de 2017, 22:31 pm
Parece pressão de gasolina baixa.
No gpl também faz esses falhanços?
Título: Re: Laguna I 1.6 - relantim instável e com rateres
Enviado por: Rufns em 09 de Maio de 2017, 19:57 pm
Viva,

Desculpem a demora nas respostas. Obrigado pela ajuda.
Entretanto já verifiquei as velas de ignição e ajustei a abertura dos polos. Estavam próximo de 1mm, passei para 0,7. As especificações para este motor indicam 0,8mm. Mas tudo na mesma. Comprei um jogo de velas NGK, específicas para este motor, com 0,9mm de abertura. Tudo na mesma. Reparei que as velas velhas estavam um pouco pretas, aproveitei para mudar o filtro do ar. De facto a cor das velas melhorou, mas os peidinhos lá continuam. Tanto faz a GPL como a gasolina e faz mais a quente que a frio.

Depois de fazer uma longa viagem, noto agora que o motor está bem mais solto e responde melhor. A certa altura, quando mantinha a velocidade a cerca de 80km/h e com a 5ª engrenada, o motor começou a falhar e a soluçar levemente. Retirei totalmente o pé do acelerador e normalizou.

No manual da Haynes indicam como prováveis causas uma fuga de vacuo no colector de admissão de ar ou falta de compressão nos cilindros. Se o bloco do motor fo alterado, é possível isto acontecer nos dois motores? Como posso verificar esta situação? Poderá ser algum sensor avariado, como o de massa de ar ou sonda lambda e que envia uma leitura errada à centralina?

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Título: Re: Laguna I 1.6 - relantim instável e com rateres
Enviado por: Sls a GPL em 09 de Maio de 2017, 22:06 pm
Quando travas ouves algum assobio? pode ser alguma fuga no servofreio.
Título: Re: Laguna I 1.6 - relantim instável e com rateres
Enviado por: Rufns em 12 de Maio de 2017, 20:41 pm
Não oiço nenhum assobio.
Nestes dias mais húmidos parece que o motor está também com um trabalhar mais pesado. Custa mais a desenvolver.
Este fds vou desmontar o colector de ar e ver se consigo encontrar algum sítio por onde entre ar por onde não deve. Ou se a borboleta está suja.
Se fosse algum sensor, quando ligádo à máquina devia acusra algum tipo de erro, ou não?
Título: Re: Laguna I 1.6 - relantim instável e com rateres
Enviado por: scenick em 12 de Maio de 2017, 21:30 pm
Boa tarde,
               Vais desmontar o quê? colector de ar? a que é que chamas colector de ar?
E há erros que não têm que aparecer na máquina nem ficam lá registados.
E se a borboleta estiver suja vais limpar com o quê? e depois tens vedantes novos para substituir?
E porque não procuras a ajuda de quem sabe e até está perto de ti?
Título: Re: Laguna I 1.6 - relantim instável e com rateres
Enviado por: Rufns em 11 de Julho de 2017, 17:58 pm
Viva,

Scenic =) isso são questões que se resolvem. Os vedantes compram-se e liquidos de limpeza especificos para o fim também. Não sou mecânico, sou um curioso, mas conheço aquele motor. Já o desmontei e montei uma vez. Sem dúvida que ainda há muito que aprender, e por isso só mexo no meu carro...é velhinho e bom para estas aventuras. Agora, está com este problema que já dura há demasiado tempo, parece que vai piorando e não consigo encontrar a causa sozinho. =(
A quem te referes que está aqui perto de mim e me pode ajudar? Já tentei procurar a ajuda do caçoilauto, mas bato sempre com o nariz na porta.

Já agora, meto aqui mais uma questão. Ao verificar as ligações dos sensores MAP, Temperatura do ar de admissão e borboleta, verifiquei que existe um pouco de óleo em todos eles. O que implica que toda a zona da admissão de ar tenha óleo lá dentro. Não me parece ser normal. Ou é?

obrigado

Título: Re: Laguna I 1.6 - relantim instável e com rateres
Enviado por: Sls a GPL em 12 de Julho de 2017, 03:47 am
Para alguma coisa existe o telefone ;) liga primeiro, antes de lá ires.

Óleo na zona de admissão , é normal se for uma quantidade residual, devido ao respiro do motor. Se estiver a banhos, já não é normal.