Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: mydoom em 10 de Abril de 2017, 10:46 am
-
Bom dia,
Tenho uma Clio 2 1.5 dci 80 cv (comercial) que na semana passada fez uma viagem de reboque.
Eis a situação:
Estou para sair do trabalho ponho a clio a trabalhar ponho o cinto mando sms à maria e quando estou para arrancar a carrinha desliga-se, achei estranho, mas dou, novamente, à chave, a carrinha pega e segui a minha vida.
A meio da viagem o motor desligou-se de repente, mal consegui encostar.
Rodo a chave para desligar e volto a ligar, estou à espera que as luzinhas apaguem e qual não é o meu espanto que a luz do imobilizador não desliga (a luz fica vermelha fixa), rodo a chave para ligar a carrinha e nem sinal, nem motor de arranque.
No entanto, se rodar logo a chave, sem deixar as luzes do quadrante apagar o motor de arranque acciona mas o motor não liga de qualquer das maneiras.
Basicamente morreu.
Agora a parte do bruxedo:
A carrinha foi para o meu mecânico que logo à primeira vista me disse que a ia por num eletricista para ver o que era, mas dadas as horas só no dia seguinte.
No dia seguinte de manhã recebo uma chamada do meu mecânico a dizer que a carrinha já pegava. Mas que ainda assim, de tarde, o eletricista ia ver a carrinha para se despistar qualquer tipo de problema. De tarde a carrinha já não deu + sinal de vida, tinha morrido de vez.
Lá foi a carrinha para o eletricista que chegou à conclusão que era um relé quaisquer, mudou-o e a carrinha ficou a funcionar novamente.
Calma que ainda não acabou.
Dois dias depois, novamente os mesmos sintomas, estou para sair de casa a carrinha desliga-se sozinha, nunca mais consegui que pegasse, os mesmo sintomas, luz vermelha do imobilizador fixa.
Nesse dia à noite, entro na Clio dou à chave e já funciona novamente (bruxedo ???)
Problemas excluídos:
Chaves, usei as duas que tenho.
Leitor ("anel do imobilizador") do imobilizador, testei outro leitor e funciona. Por aquilo que percebi aqui pelo fórum é que se a chave não ler a luz do imobilizador fica intermitente. No entanto, para testar isto, retirei a ficha do leitor do imobilizador e confirmei que a luz do imobolizador fica a piscar porque não consegue ler a chave.
Problemas possíveis:
Captor PMS ???
Se for este captor o carro não teria antes dificuldades em ligar, ou pelo menos o motor de arranque dava sinal, não?
Alguém já passou por uma experiência semelhante?
Antecipadamente grato.
-
Isso parece-me mais problemas de chave / anel de leitura, que outra coisa.
-
Eu penso que não, mas também não percebo muito disto.
Eu testei com as duas chaves que tenho.
E se fosse do anel de leitura penso que a luz do imobilizador ficava intermitente e não fixa??
De qualquer das maneiras, usei outro anel de leitura que aqui tinha de uma Clio acidentada.
Apesar do anel ser usado, penso que era muita coincidência apresentar o mesmo problema.
-
Como a chave é codificada ao teu carro e o anel é de outro carro, não sei se funciona. Mas pode ser que alguém consiga ajudar melhor.
De qualquer das formas as chaves do Clio são manhosas e a 2 chave do meu descodificou do nada...
-
Não sendo nenhum expert, penso que o anel lê apenas a chave e reporta a outro "sistema" e é esse sistema que faz a validação e não o anel em si.
Mas mais uma vez volto a dizer que pelos reports aqui no forum quando o anel não faz a leitura da chave a luz do imobilizador fica a piscar. No meu caso fica fixa.
-
O captor pms quando está a dar leituras erradas, tem um comportamento semelhante. dá-lhe uma limpeza a ver se melhora.
A luz do imobilizador acesa é sinal que leu a chaves.
Alem disso vê se a bateria está boa, não vá estar a dar as ultimas.
-
Meu carro fazia isso antigamente.. Nunca percebi porquê... E nunca tive solução.. Exprimenta ligar à máquina para ler os erros..
-
Para poderem fechar o tópico foi a centralina que foi à vida. Solução foi arranjar uma usada e codificar-la para a minha clio.