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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: pfortunas em 19 de Abril de 2017, 22:22 pm
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Boas Pessoal, desta vez acho que o meu Laguna entregou a alma ao criador. na sesta feira passada a caminho do Algarve o meu Laguna despediu-se da vida. :cry: Perto da estação de serviço de Alcácer do Sal sem mais nem menos e sem nenhum aviso o motor parou, ainda deu para o deixar deslizar desligado até a entrada da mesma. Quando parei e sai para tentar perceber a causa é que se viu o fumo a sair do motor. Inexplicavelmente nada indicou o que sucedeu, o tubo de agua que vai para a o habitáculo tinha um rasgo e o liquido do de refrigeração sumiu. Esperei umas duas ou três penosas horas para que arrefecesse e pudesse cortar o pedaço do tubo danificado e recolo-calo visto que tinha sido junto da saída do termostato. Reabastecido o liquido no radiador após mais algum tempo, foi altura da triste realidade, o motor gira mas não pega acho que não agarrou visto que a correia de distribuição roda.
Alguém tem ideia do que possa ter ido à vida ???
Será que vale a pena reparar ? :huh:
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Alguma info. de anomalia presente no quadrante?
Nível do óleo, ok?
Pode ter sido um 'corte' de segurança..
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Nada, nem temperatura, no quadrante tudo Ok. Mesmo a informação da voz da menina é somente o problema dos censores da pressão dos pneus nada mais. E foi esse o problema pois se tivesse indicado algo teria parado de imediato e verificado logo o que seria, assim só notei quando o motor parou. :cry:
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Hummm... isso requerer ligação ao software do veiculo para analisar a razão falha de ignição, dos respectivos calculadores de injeção, etc..
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Pode não ter agarrado, mas ficar sem compressão ;)
Agora só mesmo em oficina é que consegues saber algo mais.
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Falta de compressão após falta de refrigeração.
Abrir o motor e reparar é a solução
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Boas Caçoilauto haverá possibilidade de tratar do meu bichinho?
Ou pelo menos se o conseguir levar até a sua oficina fazer uma avaliação da situação?
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Contal foram os bronzes
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Boa noite, amigos
Após um breve encontro com o amigo Caçoilauto e termos falado melhor sobre o sucedido :sad: , estive a ponderar os € existentes e com um pouco mais acho que vou comprar uma Lag. Break dois anos mais nova :smiley: . De qualquer forma vou ver se consigo um lugar onde possa tentar abrir eu o motor e ver que coelho sai de lá, mais que não seja será vendido por peças a ver se ajuda no orçamento para a carrinha.
Assim que tiver novidades eu conto.
A todos deixo aqui um agradecimento
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Boas, como prometido e após este longo interregno no qual consegui alugar uma garagem, aqui ficam algumas imagens de como se encontrava o meu laguna quando comecei a desmontar o motor.
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1º Passo tampa das válvulas fora e nada de anormal.
http://s300.photobucket.com/user/pfortunas/media/2017-06-18%2019.46.07_zps2eh6il7l.jpg.html?sort=3&o=8 (http://s300.photobucket.com/user/pfortunas/media/2017-06-18%2019.46.07_zps2eh6il7l.jpg.html?sort=3&o=8)
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Depois de uns quantos parafusos fichas e etc... chegou a hora da verdade Cabeça desapertada e separada do bloco.
http://s300.photobucket.com/user/pfortunas/media/2017-06-22%2021.03.12_zps6jzcxdaq.jpg.html (http://s300.photobucket.com/user/pfortunas/media/2017-06-22%2021.03.12_zps6jzcxdaq.jpg.html)
Na imagem seguinte a rasam pelo qual o motor não pegava .....
http://s300.photobucket.com/user/pfortunas/media/2017-06-22%2021.03.12_zps6jzcxdaq.jpg.html (http://s300.photobucket.com/user/pfortunas/media/2017-06-22%2021.03.12_zps6jzcxdaq.jpg.html)
A Renault ainda não tem nenhum modelo do Laguna a funcionar a agua este devia ser o 1º hehehehe :grin:
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Peço desculpa mas enviei 2 vezes a mesma imagem :embarrassed:
http://s300.photobucket.com/user/pfortunas/media/Laguna%20repair/2017-06-22%2021.02.54_zpsbjw8inhj.jpg.html (http://s300.photobucket.com/user/pfortunas/media/Laguna%20repair/2017-06-22%2021.02.54_zpsbjw8inhj.jpg.html)
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Tens que colocar isso noutro host, não consigo abrir nenhuma imagem. Para além de que... Pelo menos 120 anúncios bloqueados nessa trampa :police:
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não entendo o que se passa.... :huh: eu consigo ver bem as fotos. Algum pode sugerir outro host sem ser o Imagshack que agora é pago ???
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vamos a ver se é desta.
1ª foto
(https://photos-3.dropbox.com/t/2/AADPUqosI7uNgHDcXwOQxpbRUOjQ1Bauqc6JpBvrqAgZFg/12/687211328/jpeg/32x32/3/1500512400/0/2/2017-06-22%2021.02.54.jpg/EJ6bn9IFGEIgAigC/Dre8dwgFuoQMPO8T4L6OcHWtcdKYZGQbljjeC4Uc1v0?dl=0&size=1280x960&size_mode=3) (https://www.dropbox.com/s/lkqlaqxf48aqazy/2017-06-22%2021.02.54.jpg?dl=0)
2ª
(https://photos-4.dropbox.com/t/2/AADMZuX6xy7yhZkRcnHwRhL7dMNXORTFikvQmj6ebSwOrw/12/687211328/jpeg/32x32/3/1500512400/0/2/2017-06-22%2021.03.12.jpg/EJ6bn9IFGEIgAigC/rrPCrb1mIcZS2FEZMb8upQcvgBta-oAzGneiN6n_4NI?dl=0&size=1280x960&size_mode=3) (https://www.dropbox.com/s/3kzx19skch1rv7e/2017-06-22%2021.03.12.jpg?dl=0)
3ª
(https://photos-3.dropbox.com/t/2/AADPUqosI7uNgHDcXwOQxpbRUOjQ1Bauqc6JpBvrqAgZFg/12/687211328/jpeg/32x32/3/1500512400/0/2/2017-06-22%2021.02.54.jpg/EJ6bn9IFGEIgAigC/Dre8dwgFuoQMPO8T4L6OcHWtcdKYZGQbljjeC4Uc1v0?dl=0&size=1280x960&size_mode=3) (https://www.dropbox.com/s/lkqlaqxf48aqazy/2017-06-22%2021.02.54.jpg?dl=0)
4ª
Nesta Já se encontra tudo Cá fora e afinal até não estava tão mal como aparentava.
(https://photos-6.dropbox.com/t/2/AABrbAXICjdO7n9Ewe8faHoTMf14uQRLyYFN89vzIN-MTQ/12/687211328/jpeg/32x32/3/1500512400/0/2/2017-06-26%2021.02.28.jpg/EJ6bn9IFGEIgAigC/FpjYVLQaWQ9xhwGmzGFsFw_RveOXaKhwdSnNtdoR6lM?dl=0&size=1280x960&size_mode=3) (https://www.dropbox.com/s/0gritksl20w5p40/2017-06-26%2021.02.28.jpg?dl=0)
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passando ao desmantelamento da Cabeça
veio de balanceiros, valvulas etc... tudo com muito cuidadinho e efectuadas algumas marcas para que ao montar não tenha problemas para o colocar a ponto.
(https://photos-5.dropbox.com/t/2/AADb9_fX-0tmsLz5TvYPR2g81m6SHCVGDNAijLiYbbYTVg/12/687211328/jpeg/32x32/3/1500512400/0/2/2017-06-28%2020.09.03.jpg/EJ6bn9IFGEIgAigC/6sKlOGv4dUSzqmiroMBZOO-BX-QNriAhuwm-cqhf76I?dl=0&size=1280x960&size_mode=3) (https://www.dropbox.com/s/yu9hn75f2g1jrj8/2017-06-28%2020.09.03.jpg?dl=0)
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Isso está no bom caminho.
Quanto as fotos, a dropbox ou o google fotos parecem para já ser uma solução visto o photobuket ter passado também a ser pago
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Continuando com o serviço de limpeza e desmontagem da cabeça, para alem das marcas deixadas pela Junta não se encontra muito mal, um ligeiro empeno ao meio na zona dos dois cilindros centrais, mas nada que não se corrija.
(https://photos-4.dropbox.com/t/2/AAAUVc6qfqKuKGkTPG1-tYwvvM-vz0lukWfnQ5FeodoC0g/12/687211328/jpeg/32x32/3/1500588000/0/2/2017-06-28%2021.05.05.jpg/EJ6bn9IFGEIgAigC/jNjqUDrzMIFcWT_80fl-oqGgO4H03asAFlBfHee_mew?dl=0&size=1280x960&size_mode=3) (https://www.dropbox.com/s/6iuj9ifysguw1z4/2017-06-28%2021.05.05.jpg?dl=0)
Na imagem abaixo apesar de não se ver muito bem As válvulas já se encontram fora da cabeça e Já comecei a (rectificação Manual da mesma ) sim estou a fazer o trabalhinho todo a maneira antiga, tudo a mão.
(https://photos-2.dropbox.com/t/2/AABnS6ECgyB6lZFVm2psMgmq7ZzyKZS46bfNtOb-mJZTTA/12/687211328/jpeg/32x32/3/1500588000/0/2/2017-07-04%2020.04.27.jpg/EJ6bn9IFGEIgAigC/F2oMbAj3Z_j3jzGx8AUGh9kcC4FnqdjgOPOcUWeSi9w?dl=0&size=1280x960&size_mode=3) (https://www.dropbox.com/s/i5rvcwaev38jvv6/2017-07-04%2020.04.27.jpg?dl=0)
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Boa continuação!
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Boa noite Pessoal,
Antes de mais obrigado a todos.
Seguem aqui mais umas fotos, demorei mais do que queria mas tive que procurar algum material para o teste que queria fazer.
Como o aquecimento que teve, acho que foi elevado tinha que me certificar de que a cabeça não tinha nenhuma fissura, pelo exterior não se notava nada, mas podia existir alguma rachadela interna e se assim fosse era escusado estar com mais trabalho, mais valia procurar outra. Para tal tapei todos os orifícios de passagem do liquido de refrigeração com umas borrachas e coloquei umas placas de acrílico por cima presas com varas roscadas e barras de aço, pressurizei a coisa com um compressor dentro de um aquário velho com agua quente. Nada de bolhas de ar até aos 70 PSI, a partir dai começaram a surgir alguma bolhinhas em algumas borrachas que começaram a ceder devido ao acrílico não ser grosso o suficiente para não vergar.
https://www.dropbox.com/s/8k21rmadmhj5eha/2017-07-08%2019.34.20.jpg?dl=0 (https://www.dropbox.com/s/8k21rmadmhj5eha/2017-07-08%2019.34.20.jpg?dl=0)
Dado que a cabeça não se encontra estalada continuei com o árduo trabalhinho de rectificação.
Eis o resultado final
https://www.dropbox.com/s/z13iacelsyuxbdu/2017-07-11%2021.06.06.jpg?dl=0 (https://www.dropbox.com/s/z13iacelsyuxbdu/2017-07-11%2021.06.06.jpg?dl=0)
https://www.dropbox.com/s/5bi83wf0pf5xdv5/2017-07-11%2021.06.15.jpg?dl=0 (https://www.dropbox.com/s/5bi83wf0pf5xdv5/2017-07-11%2021.06.15.jpg?dl=0)
Neste momento, o palpa folgas so passa mesmo no meio dos dois cilindros centrais mas a palheta que passa é a de 002
acho que não me vou preocupar com essa folga, ajunta deve corrigir uma folga tão pequena.
Vou começar a tratar de limpar polir e rodar Válvulas, espro conseguir postar mais alguma fotos amanhã.
Grande abraço a todos.
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O prometido é devido e como consegui algum tempo sem os miúdos, deu para avançar mais um pouco com o serviço só tenho mesmo algum tempo pós laboral e ao fim de semana.
Mas as válvulas já estão limpinhas e polidas, tirando algumas marcas do uso que tiveram parecem novinhas, 6 já estão rodadas com massa grossa e fina, vamos ver se amanhã apesar de sair mais tarde do trabalho consigo passar na garagem e tratar das 2 que faltam para poder dar mais uma limpeza geral na cabeça e começar a montagem e verificação das mesmas (verificar se ficaram bem assentes não vá o :evil: tecê-las ) hehehe.
chega de paleio aqui vão as fotos das válvulas.
https://www.dropbox.com/s/fkj21ikmk9k8446/2017-07-30%201.jpg?dl=0 (https://www.dropbox.com/s/fkj21ikmk9k8446/2017-07-30%201.jpg?dl=0)
https://www.dropbox.com/s/v96y003dyzixewh/2017-07-30.jpg?dl=0 (https://www.dropbox.com/s/v96y003dyzixewh/2017-07-30.jpg?dl=0)
Por agora é tudo, espero conseguir postar mais qualquer coisa em breve
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Grande obra que vai aí.
Fico a espera dos resultados :wink:
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Bom dia, a todos
Ontem foi o dia da verdade, depois de uns mesinhos a trabalhar no bicho sempre que me era possível, carreguei no botão START pela 1ª vez.
Voltou á Vida :dance: mas nem tudo parece estar bem, o rallenti está incerto faz muito fumo, na minha máquina não vejo nenhum erro que possa influenciar tal comportamento.
Algum entendido aqui pode dar uma ajuda, suspeito que os injectores estejam entupidos ou algo assim pois estiveram 5 meses a seco mas gostava de ter mais alguma dica
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Que tipo de fumo? consegues por um vídeo para se perceber melhor quer o barulho do trabalhar do motor quer para ver o fumo.
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Ok
Logo passo na garagem e faço um Video
o fumo é claro parece nevoeiro hehehe :grin:
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Aquele fuminho que até queima os olhos? rectifica o ponto do motor, mais ate o ponto da bomba injectora.
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Boa noite é isso mesmo scenick um fuminho espesso que se entranha nas narinas mas aqui vai o video que fiz hoje depois de sair do trabalho
https://www.dropbox.com/s/41tmcayt75an4wy/video-2017-10-25-19-14-55.mp4?dl=0 (https://www.dropbox.com/s/41tmcayt75an4wy/video-2017-10-25-19-14-55.mp4?dl=0)
mas já agora quano dizes para avançar o ponto para o lado da bomba injectora, existem 2 marcas de ponto a de baixo na polia da cambota e a de cima da polia da arvore de cames (ou veio de balanceiros das valvulas) avanço as duas? Ou só a da cambota?
Eu coloquei ambas as marcas como mostra no Autodata
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Esse fumo, é gasóleo que nem chega a ser queimado, pelo menos é o que me parece. como o scenik disse, deves ter a bomba injectora fora de ponto e injecta o combustível na hora errada.
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:huh: Desculpem a ignorância mas como faço para colocar a bomba injectora no ponto ?
Nem sabia que isso se fazia, quando a montei não reparei se tinha alguma marca e no Autodata também nada é mencionado sobre isso.
Mas também quem manda o técnico de informática pôr-se a mexer em mecânica :laugh:
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Esse fumo, é gasóleo que nem chega a ser queimado, pelo menos é o que me parece. como o scenik disse, deves ter a bomba injectora fora de ponto e injecta o combustível na hora errada.
A bomba injectora faz injectar o combustível num dci? Incrivel
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Não reparei no dci lol essa bomba envia combustível para a linha de injecção e por isso não tem ponto lol
Ao dar a tensão À correia verificaste se por acaso ela não saiu do ponto?
Verificaste se o funcionamento das valvulas ficou correcto quando voltaste a montar tudo?
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Então mas ajudas sem saber que motor é?
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Sair do ponto quando dei tenção a correia não dava porque tinha o perno enfiado no motor aquele que fica junto ao volante do motor, pode ter uma pequena folga que na marca onde encaixa a polia da correia do alternador pode ir até 3 ou 4 mm.
A marca da polia das Válvulas também está no local indicado naquela janelinha da capa de cartão (ou que raio é aquilo ) que tapa a correia de transmissão. Montei tudo seguindo as indicações do Autodata o certo é que quando pega o Rallenti fica ok durante meia dúzia de segundos, depois começa o sobe e desce.
Realmente o que parece é que está descomandado com aquelas flutuações de rotação, o que pensei em 1º lugar é que tinha Ar na tubagem.
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Sim, mas para eliminares essa possibilidade, sangra o circuito de injecção. Desapertas ligeiramente os tubos que vão aos injectores, o suficiente para que possa sair o ar, uma volta ou duas deve ser suficiente, e dás à chave, até sair todo o ar que possa existir.
Depois de montares tudo mediste a compressão do motor?
Aproveita e faz um teste de retorno dos injectores, a ver se está tudo por igual.
Pedrob, é isso mesmo, a bomba injectora faz injectar o combustível, mas no dci têm bomba de alta pressão, e não bomba injectora. A bomba injectora necessita de estar a ponto.
Se tivesses lido o tópico com atenção, falou-se em bomba injectora, por isso o que eu e os outros intervenientes disseram estava correcto tendo em conta os sintomas e os componentes indicados, alias quem falou no ponto da bomba injectora foi o scenic ;)
E não ter reparado no facto de ser um dci, não é nada comparado com a teoria térmica da injecção dos dci :laugh:
Mas obrigado pela chamada de atenção ;) para estar mais atento :laugh:
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Boa noite e muito obrigado a todos
Infelizmente não tenho com que medir a compressão, mas não deve estar mal de todo pois tinha tapado os buracos dos injectores com papel (daquele de cozinha) e estava tipo rolha, depois de montar a correia rodei o motor pela polia da cambota para ver se não havia nada prezo ou a bater e " as rolhas" foram saltando uma a uma tipo garrafa de champanhe :grin:
quanto ao teste de retorno dos injectores existe alguma explicação de como se faz aqui no forum???
se não houver la vou eu pro youtube ver se encontro algum video que faça sentido.
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Sim, o manel já fez uma, é simples, ligas uns tubinhos tipo aqueles dos aquarios a cada uma das saídas dos injectores e coloca-as a despejar para dentro de uns copos ou algum outro tipo de recipiente, desde que sejam todos iguais.
Depois pões a trabalhar durante 2 ou 3 minutos, depois medes as quantidades de cada copo. Se for transparente consegues a olho nu perceber se há algum com retorno a mais ou a menos.
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11996.msg332057#msg332057 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11996.msg332057#msg332057)
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Obrigado pela dica Sls a GPL
Também já vi na net com seringas sem o embolo posto, a minha duvida é como vou prender os tubos nos injectores
tenho receio de que se for só enfia-los no buraco saltem fora.
Mas logo quando sair daqui do trabalho já vou passar na garagem a ver o que consigo fazer.
bom 1º que tudo purgar a tubagem depois logo se vê.
Grande abraço
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boas, os tubos tipo aquario servem perfeitamente, na saida do injector para o tubo de retorno quase não há pressão por isso não saltam fora com facilidade.
Ps: pelo que escreveram mais atrás há ai alguém que percebe mais disto que eu mas também não deve ter vontade de ajudar nem que seja para te dar um apoio :cool: