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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Gonçalo Miguel em 10 de Maio de 2017, 08:48 am
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Boas pessoal..
Pois é.. no Domingo a minha laguna fez os 305mil e decidiu presentear-me com uma dor de cabeça..
Fui a santarém, e no regresso pela A1 decidiu dar erro na injecção..
Fiquei sem acelerador e entrou em safe mode.
Encostei, desliguei a ficha que liga na borboleta (potenciómetro?), voltei a ligar, ligo a carrinha e na boa, tudo normal, não se passava nada, lá segui viagem a 120KM/h.
Nem 5 minutos depois, novamente o mesmo problema..
Encostei, repito o processo e novamente na boa, não se passa nada..
Arranco, decido ir a 80KM/h e ela volta ao mesmo passado um bocado, mas desta vez a indicar que verifique o anti-poluição (em momento algum desde que tenho a carrinha vi isto)..
Bem, lá encostei e chamei o reboque.
Cheguei a casa, ligo a maquina e os erros que deram foram :
DF328 Circuito potenciómetro borboleta
DF121 Binário pedido não exequível
DF122 Ausência informações multiplexadas de injecção.
Após limpeza dos erros, desapareceram os alertas de injecção e anti poluição (como seria de esperar).
Ligo a carrinha, pegou ao relantim, sem problemas, quando acelera-se entre as 2000 e as 3000 dá logo erro de injecção e entra em safe mode.
Volto a ligar a máquina e os erros que daí deu foram os seguintes :
DF328 Circuito potenciómetro da borboleta
DF095 Circuito potenciómetro da borboleta pista 1
Tentei procurar estes erros, mas sem grandes resultados.
Uma vez que é borboleta electrónica, suponho que o problema esteja na borboleta.
De salientar que o problema se manifesta tanto a gasolina como a GPL..
O motor é o 1.6 16v K4M ..
Faltam 6000km para a próxima revisão..
Acho que vou tentar arranjar um corpo da borboleta novo e potenciómetro novo , a dúvida está se será efectivamente problema dele , mas perante ler no erro pista 1 do potenciómetro, sabendo que ele tem 3 pistas, suponho que seja dele o erro, mas queria uma opinião vossa...
Procurei na pesquisa mas não encontrei resultados pelos erros em específico..
Grato desde já pela vossa atenção e ajuda
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Não tenho a certeza absoluta do que vou dizer, mas tenho a vaga ideia que esses potenciometros trabalham com resistencia variável. Liga um multímetro e tenta ler a resistência entre as pistas à medida que mexes na borboleta.
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Verifica também se o pedal do acelerador tem lá o potenciómetro. Se tiver verifica a ficha.
Depois verifica a ficha que vai ao calculador de injecção.
Usa spray de limpa contactos.
Verifica a possibilidade de entradas de ar na admissão após a borboleta.
Isso parece um típico mau contacto.
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Obrigado pelos auxílios..
A questão do multímetro não testei, a questão do pedal do acelerador, já me ocorreu que possa ser a ficha que lá está..
Quanto ao limpa contactos, foi a primeira coisa que fiz aquando do erro (mesmo na A1)..
Limpei o contacto do potenciómetro da borboleta, do medidor de temperatura de ar da admissão, e de uma peça que existe espalmada logo a seguir ao potenciómetro da borboleta (ao lado, colocado no colector)..
Pode no momento resolver, mas volta logo ao mesmo assim que subo às 2000Rpm..
Já pensei na questão de alguma entrada de ar no colector, mas efectivamente, uma vez que o relantim por vezes oscila um bocado e quase cai às 500Rpm (ou caía vá).. vou aproveitar para limpar e colocar o'rings novos no colector etc..
A ver se amanhã consigo dar uma vista de olhos na ficha do pedal do acelerador (na ausência da laguna tenho de andar com a Audi, que em cidade bebe que até dói.. faz falta o Laguna)..
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Se o relantim está instável também pode ser um problema nas velas e bobines.
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Mas o relantim sempre esteve assim.. Por vezes ao desembraiar o ponteiro das rotações descia para as 500Rpm, ou em pára-arranca poderia acontecer o mesmo..
Bobines à 1ª vista parecem OK mas não sei, as velas pelo que me disseram à 9000Km aquando da ultima revisão, estavam ok.....
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E a borboleta está suja? Pode também ser dos vedantes, por isso é que deves verificar se há entradas de ar.
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Boas ,
A Borboleta está limpa.
Fui verificar a ficha do pedal do acelerador, sem problemas aparentes. após desligar, limpar e ligar, o problema mantém-se..
A ver se agora de fim-de-semana vem o bom tempo para me debruçar sobre este problema..
Vou aproveitar para vedar possíveis entradas de ar, mas será isso que depois causaria o erro colocando o carro em safe mode? :huh: :huh:
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Se entrar ar sem ser pela borboleta, vai obrigar a centralina estar a corrigir a mistura, porque os gases não correspondem à mistura que supostamente está a ser feita.
Quando ocorrem uma sequência de erros, a centralina assinala o erro e entra em safe mode
A centralina não tem a capacidade de perceber se existe uma fuga ou se é a borboleta que não esta a abrir ou a fechar o suficiente, ou se a quantidade de ar medido corresponde ao real, etc
O problema para ser bem identificado, tem que ser analisado os valores registados pelos vários sensores e perceber se é o sensor que está avariado e a dar valores errados, ou se está correcto e há algo que provoca o valor errado.
Por isso o melhor é começar pelo mais fácil, que é procurar fugas, há sprays próprios para isso.
Depois é verificar os sensores da alimentação e escape a ver se os valores estão dentro do padrão ou não e quais as divergências encontradas.
Testar a borboleta.
Só depois de um diagnóstico correcto, e caso seja realmente necessário parte-se para a substituição/reparação dos componentes que provocam isso.
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Obrigado pela ajuda.
Na semana anterior foi à inspecção e foi a minha sorte a avaria ter sido depois hehehe
Sim vou tratar dessas entradas de ar caso existam.
Obrigado , darei novidades assim que tenha :)
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Boas,
Novidades :
Colector da admissão removido após verificar que tinha entradas de ar através do mesmo.
Verificada a ficha que liga ao pedal do acelerador.
Corrigidas as entradas de ar, voltei a ligar o carro, pega, mas aponta logo o erro do potenciómetro da borboleta..
E confirmo ser do potenciómetro da borboleta pois ele apontou erro do pedal do acelerador, porque eu liguei a bateria e esqueci-me de ligar a ficha do acelerador.
Após ligar e procurar erros, desapareceu, apenas apontando para erro do potenciómetro da borboleta..
Ao ver a descrição, indica que existe uma coerência entre a pista 1 e 2..
Procurando na internet, encontrei um forum ingles com uma pessoa com o mesmo problema mas no motor 2.0 e que só resolveu após a substituição da borboleta.
Indicou pelo que percebi que tinha um problema num dos pinos da ficha, mas do lado do corpo da borboleta e não do cabo em si..
Alguma ideia ou avanço com a substituição?
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Se for só mau contacto, inclinar ligeiramente o pino para fazer mais pressão quando a ficha está encaixada costuma dar resultado.
Verificar se não é nenhum problema na soldadura dos terminais ou algo do género.
Se nada disso resolver, há a possibilidade de comprar uma nova, mas também há casas que vendem e reparam borboletas.
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Pois, Realmente procurando na net, o que falam é o pino 5 que deixava de fazer contacto.. a ficha por vezes ao desligar e ligar o erro desaparece, passado um bocado surge logo.. só não sei se o problema está na ficha na borboleta, ou na ficha fêmea que liga na borboleta.....
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Se perceberes alguma coisa de electricidade, olha para as fichas com olhos de ver e verifica se há problemas na cablagem.
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Boas,
Fiz isso precisamente ontem ao fim do dia.
A ficha está em bom estado, não apresenta sujidade.
Os fios também, estão sujos mas não aparentam estar partidos e nenhum está descarnado.
Olhando para a ficha na borboleta, não está suja, e tocando levemente pino a pino, não se nota nenhuma irregularidade ou que estejam soltos..
A verdade é que o erro desapareceu após isto, mas mal o motor roda e pega, o erro surge logo e fica logo em safe mode...... :angry: :angry:
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é porque é um erro permanente. Algum fio partido, ou algum problema na borboleta.
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A borboleta a ter erro daria erro no motor dela.....
Que já vi esse erro antes ;
Segundo o teu raciocínio , que faz sentido, há uma coisa eu não percebo..
Se fosse fio partido, o motor ao rodar, com a oscilação o fio poderia fazer efectivamente mau contacto e acusar o erro logo ao pegar do motor, que é o que acontece..
Mas, se fosse a borboleta, o erro nunca deveria desaparecer. Ou quanto muito, deveria aparecer na hora, mal se coloca o cartão.. uma vez que ele faz o diagnóstico aos componentes, e um deles é a borboleta correcto?
Ou estarei a pensar mal?
EDIT:
Outra coisa, ao ser erro permanente, supostamente ele nunca apagava e daria sempre erro mesmo antes de ligar o motor.. que é o que acontece. Mas após tirar a ficha uns minutos e colocar, por vezes, o erro desaparece, não indicando nenhuma anomalia no C.Bordo. Outras vezes, a anomalia mantém-se registada no C.Bordo, mesmo após o desligar da ficha etc.. Logo parece que é mesmo um mau contacto.. só gostava perceber onde... só não olhei ainda a centralina.... era a ultima coisa que queria mexer.....
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Por exemplo, quando ligas a borboleta está na posição 0 e não dá erro. A centralina manda a borboleta para a posição 1 e ela mantém-se na 0 - quando ligaste não tinha erro e depois acende o erro.
Ligas o carro e a borboleta está na posição 1 dá logo erro.
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Assim já percebi.. Pensei que um dos testes fosse abrir e fechar a borboleta de forma a verificar o correcto funcionamento da mesma..
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Ela ate pode estar boa, mas o sensor que dá a posição da borboleta, estar avariado. Por isso é que disse que tinha que ser analisado para ver qual o tipo de problema e se tem reparação. O mais prático será substituir a borboleta ;) e confirmar se o problema fica resolvido.
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Falta encontrar uma borboleta então...
Acho que será a melhor opção efectivamente, só espero é não estar a trocar a borboleta para depois o problema se manter.. mas tem de se começar por algum lado, obrigado :)
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Pois é pessoal, Houve desenvolvimentos neste tema..
Arranjei uma outra borboleta, mas em alumínio (a minha era totalmente em plástico e sem uma única referência em relação à borboleta)..
A de Alumínio encaixa na perfeição, e até mesmo a ficha de ligação à mesma, fica em melhor estado do que a de plástico..
Segundo percebi, as de plástico vieram nas primeiras viaturas da Laguna, e serão da Sagem (?) , já as de alumínio são da VDO, diferenças além da marca e do aluminio/tamanho, não verifiquei quais são..
Montei, o erro desapareceu.. O carro pega na perfeição, mas como há sempre ou quase sempre um senão, ao fim de 3 ou 4 desligar e ligar o carro, ela entra em safe mode, mas desta vez não acelera sozinha, simplesmente não passa das 2500/3000 RPM.
O curioso é que ontem, após leitura dos erros e apagar os mesmos, ela andou 15km, esticou bem, e nada de problemas, e após 4 pega e desliga após chegar aos 90º..
Após isto, desligou-se, passado 1h foi-se a usar, e safe mode, subidas é para esquecer, não tem força..
Fui verificar novamente erros, e está relacionado com os dados de abertura e fecho da borboleta..
Verifiquei na internet, dizem que precisa ser reprogramada com a ECU para ver os novos parâmetros da borboleta (no entanto, eu vejo lá os ângulos de abertura e fecho etc)..
Alguém consegue elucidar como fazer isso com a Can Clip?
Quanto à antiga borboleta, a ver se consigo tirar umas fotos ao potenciómetro para verificarem o porquê do erro (sobreposição de pistas) e como é a borboleta na zona do potenciómetro..
Obrigado
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Ao colocares uma borboleta nova vais ter que a calibrar ;)
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Boas, pois eu sei, mas não consigo encontrar a opção para o fazer na renault can clip..
Fui ligar a clip, diz que tem la um erro na borboleta nos valores dela, apaguei o erro, liguei o carro e desliguei varias vezes, no quadrante não surge nenhum erro.
Acelerei, andei com ela, toda cheia de força , sem problemas, desliguei e liguei várias vezes, sempre sem problemas.
Entretanto ligo a clip e identifica lá o dito erro, nos valores, mas no quadrante nada, mas já sei que vai acabar por surgir..
Não consigo é descobrir como vou configurar a borboleta.. faço os testes dela, os registos dela, e obtenho os valores de abertura e fecho etc..
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Tens um parceiro no forum que sabe fazer isso, já falas-te com ele?
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Boas,
Ao fim deste tempo, apenas para dar nota..
A menos troquem por uma borboleta exactamente igual, que no meu caso não foi possível pois tinha uma de corpo de plástico e passei para uma de corpo em alumínio (as de plástico deram muitos problemas), ao comprarem a borboleta, se for nova, deverá trazer um cd com as configurações correctas da borboleta, que deverá ser carregado para a centralina..
Fica a dica para caso seja necessário trocarem a borboleta nestes carros..
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Boa tarde, desculpa de estar a desenterrar um tópico antigo, mas estou com um problema idêntico do qual passo a explicar:
Há cerca de 1 ano e meio tive a mensagem para a dizer deficiência de injeção, e o carro entrar em safe mode e fica nas 2 mil rotações e não acelera mais, e quando está a andar e se ponho o pé na embraiagem sobe até às 3 mil rotações, foi ao mecânico ligou há máquina, e acusou borboleta, trocou-se a borboleta e passado uns dias voltou a dar o mesmo erro, foi lá e tiveram de programar a borboleta mesmo na Renault, passado uns 2 meses voltou a dar o mesmo erro do qual foi programada novamente, passado 6 meses mais ou menos, voltou a dar erro e a programar de novo e agora teve algum tempo sem acusar nada, este fim de semana veio novamente o erro de deficiência de injeção, levei ao mecânico ligaram a máquina e agora acusa o potenciometro do pedal do acelerador. O potenciometro do pedal do acelerador pode fazer os mesmos sintomas da borboleta? Há alguma maneira de poder verificar o potenciometro do pedal? Obrigado
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Sim, pode causar erros semelhantes.
O potenciómetro do acelerador é composto por duas pistas independentes com valores de resistência diferentes entre si, e o teste consiste em verificar se a alteração de resistência em cada pista é gradual e consistente ao longo do curso do pedal.
Que é o que a centralina faz. Analisa a variação de resistência das 2 pistas em simultâneo e acelera em conformidade.
Normalmente esse tipo de anomalias é frequente, mas o mais comum costuma ser apenas maus contactos nas cablagens / fichas. Eu começava primeiro por ai antes de trocar peças, provavelmente a troca da borboleta foi desnecessária, visto que depois voltou a acontecer o mesmo problema. Provavelmente a causa continua no veiculo.
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Obrigado pela sua resposta. Pode ser uma pergunta parva, mas se o problema supostamente é do pedal quando acusa a mensagem, e desligo o carro, e quando ligo novamente a mensagem não devia continuar lá? É que se desligo o carro e tiro o cartão e usando o ponho novamente a mensagem desaparece. E noto que quando aparece a mensagem é quando vou entre as 2500 e as 3000 é rotações. Para verificar mais contactos de cablagem e ficha, tenho de retirar o pedal certo? E qual a melhor maneira de verificar?
Mais uma vez obrigado pela sua resposta.
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Não é preciso tirar o pedal, basta ter um ficha com as pontas dos fios e saber quais as pistas a testar e com o multímetro medir a resistência dos fios correspondentes. Depois muito lentamente ir pressionando o pedal a ver se há alguma pista que dá um valor fora do normal.
Por outro lado, apesar do erro ser o do pedal do acelerador, o problema do mau contacto pode estar em qualquer uma das fichas que vai do pedal até ao calculador de injecção.
Normalmente retirar as fichas do calculador de injecção, usar spray de limpeza de contactos elétricos (não usar wd40 porque é um óleo e isola) e voltar a colocar, costuma resolver, fazer o mesmo na ficha do pedal e verificar se ela fica bem fixa. Por vezes da-se pontapés nos fios nessa zona o que ajuda a provocar isso.
Isso dos erros, só regista quando é um erro permanente. Os erros internitentes não costumam aparecer no inicio, a não ser que sejam de determinados componentes.
Quando ligas o carro ele faz uma leitura a todos os sensores e dispositivos, se não estiverem a reportar problemas , o erro não aparece.
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Para passar com o spray limpa contatos, tenho de desligar o carro da bateria? Sabe dizer mais ou menos aonde se situa o calculador de injecção da laguna?
Penso que o calculador da injecção seja está peça: https://images.app.goo.gl/mfZJToyiAC91S34w9
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E agora há noite aconteceu, que quando liguei o carro, e ele estava a fazer o diagnóstico, apareceu logo a mensagem, desliguei e voltei a ligar e continuava a mensagem, desliguei novamente, esperei uns 2 minutos e lá consegui ligar mas passado uns 30 segundos de começar a andar voltou a dar mensagem. Mas nas primeiras vezes nem estava a carregar no pedal do acelerador. Amanhã irei limpar esses contactos, e logo vejo o que acontece, só tenho receio de andar a comprar mais peças e não ser.
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Sim, o calculador de injecção é essa peça. É ver se não está ao pé da bateria, ou junto a uma das cavas da roda.
Pois a ideia é mesmo essa, despistar primeiro possíveis maus contactos para não andar a gastar dinheiro em peças.
Não há qualquer problema em usar o spray, basta ter o carro desligado na chaves.