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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: magnastik em 04 de Julho de 2017, 10:33 am
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Ora bem,
antes de mais nada vou só fazer uma pequena introdução para contextualizar a situação.
Tenho um Clio 2 Ph2 de 2003 que originalmente era 1.5DCI de 80cvs.
No ano passado fiz um swap para 1.9DTI que fui buscar a um clio 2 Ph2 espanhol.
Comrei motor e eletronica, nomeadamente, ecu + uch + chave + cablagem do motor e da ficha grande que tem por baixo do parabrisas para a centralina.
Desde que montei o motor o carro tem um comportmento estranho que é o facto de entre as 1500 e 2500/2750 se for com o pé numa posição constante ou acelerando muito devagar ele começa a soluçar.
Se pisar logo de baixas não faz isso, e se quando estiver numa faixa de rotação que esteja a soluçar também pisar ele para de soluçar.
O carro tem turbo de geometria variavel que está controlado por um sistema de vácuo com torneira e a funcionar bastante bem.
Ultimamente decidi-me a resolver o problema de uma vez por todas e fiz o seguinte:
1º fui a uma bosch car service onde encontrei um tipo que trabalha em bombas que foi bastante prestável e que me trocou a parte eletronica da minha bomba por uma de um laguna dti que lá tinha e o problema manteve-se
2º troquei o sensor de posição do acelerador e o problema mantém-se
3º tenho a EGR com uma rela a tapar mas ligada na ficha. Mas com a ficha ligada ou desligada o problema mantém-se.
4º MAF ligada ou desligada o problema mantém-se
Estou a começar a esgotar as possibilidades.
Alguém aqui que esteja na área que possa ajudar com alguma dica, ideia, seja o que for para tentar perceber o que causa isto?
Eu pensei no seguinte:
- algum problema na instalação elétrica? (mas se fosse não deveria sempre e não apenas numa faixa de rotação específica)
- poderá ser bomba fora de ponto?
- alguém sabe onde posso ver valores padrão de coisas tipo, valores de MAF, EGR, etc que possa monitorizar na CLIP?
Agradeço qualquer tentativa de ajuda.
Vídeo do comportamento do carro:
https://www.youtube.com/watch?v=VvRxe_DVajw (https://www.youtube.com/watch?v=VvRxe_DVajw)
Abraços
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Já verificaram o estado dos injectores?
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Desculpa, esqueci de mencionar, jogo novo de injetores com bicos race520 e faz o mesmo que com o outro jogo de injetores e com bicos originais.
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Ar no circuito? E que com pressão nao se note? Esquesito. A bomba tá boa? Nao dá para testar isso ligado à clip em andamento?
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Tenho que ver a questão do ar no circuito, eu acho que durante o tempo que está parado o gasoleo recua, porque de manhã custa a pegar e vê-se bolhas. Já pensei em meter uma válvula anti-retorno.
"E que com pressão nao se note?" -> não percebi a frase :assobio: :assobio:
A bomba já é a segunda testada e inclusivé, neste foi mudada a parte eletrónica de uma terceira bomba e mantém-se.
Eu posso ligar à clip em andamento e fazer o log, o problema é que não sei valores padrão para depois poder comparar, mas posso dar uma volta e fazer um screencast enquanto conduzo e depois upar para o youtube e deixar aqui para ver se algum entendido possa ajudar.
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Ao pisar pode o gasoleo passar com mais pressao e não se notar. Nao tem nenhum tubo furado ou estalado a deixar entrar ar? A bomba manual está boa?
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Que me tenha apercebido não encontro nenhum tubo furado, mas realmente pode ser a bomba manual que esteja marada e deixe recuar e faça com que fique ar.
E daí que de manhã o carro custe a pegar.
Acho que vou montar a valvula anti-retorno e ver o que acontece.
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Boa hipótese. Testa.
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Não será o respiro do depósito entupido? Costuma acontecer muito no clio 2
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Já tentaste falar com o eduardinho?
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@Pedrob, onde raio fica situado o respiro do depósito? Vale sempre a pena verificar.
@Rui_ferreira, o eduardo é pior que o presidente da república. Já ando a tentar falar com ele à umas semanas e nunca o apanho.
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Fica perto do bocal onde pões gasóleo. O depósito como não respira faz vácuo e o carro custa a pegar.
Ao certo onde fica só mais logo vendo no dialogys
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Nalguns depósitos é a própria tampa que tem um mecanismo que permite a entrada de ar. Verifica se a tampa não tem algum orificio que faça essa função, não costuma ser maior que o diâmetro de uma agulha.
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Obrigado pelas dicas.
Eu estive a falar com um conhecido da bosch diesel e vou fazer um teste:
meter duas válvulas anti-retorno, uma antes da bomba manual e outro logo depois da saída do filtro de gasóleo.
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Valvulas anti-retorno montadas e agora já não recua nem tem bolhas de ar no circuito, mas o comportamento de soluços mantem-se.
Fiz um log com a CLIP.
Se alguém perceber se há algo de errado, por favor, opine.
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=eivqUkkte9Q#)
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Porra,
quase 1 ano depois o problema foi descoberto.
É o cabr@o do sensor de posição da cambota.
:happy: :happy: :happy: :happy: :happy: :happy:
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Obrigado pelo Feedback