Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: Rafael Alexandre em 23 de Julho de 2017, 23:19 pm
-
Exmos:
Tenho uma CLIO III 1.5 DCI Break (80CV) de 2008, com 87.000 kms.
Há aproximadamente uma semana que noto um espécie de arrastamento da rotação quando carrego na embraiagem para troca de mudança; a situação não acontece em reduções de caixa, nem ao ralenti.
Não me parece ser problema na embraiagem, visto não existir quaisquer ruídos na mesma nem dificuldades em engrenar.
Além do mais, essa (pequena) demora em baixar a rotação, sucede ao pisar a embraiagem e não quando se larga a mesma.
Agradeço opiniões.
Cumptos
-
Verifica o sensor do pedal da embraiagem.
-
Boa tarde,
Ok, irei pedir para ser verificado.
O seu palpite também vai nesse sentido, ou seja, o problema não estar na embraiagem.
-
Boas.
Passei numa oficina da minha confiança.
O responsável foi dar uma volta com a carrinha e confirmou a situação.
Sendo que nunca acusou no computador de bordo qualquer anomalia, ele sugeriu que apenas me dirija novamente à oficina quando tal suceder.
Isto porque o problema pode ter várias origens, e não vamos começar a mudar peças até acertar!!!!
Uma coisa é certa; segundo ele não se trata da embraiagem a dar as últimas mas sim uma questão eléctrica.
Por uma questão de ter mais uma opinião, passarei numa oficina da marca, pois melhor que ninguém têm a "obrigação" de juntar algo mais à análise já efectuada.
-
Tal como já foi dito, isso é do sensor do pedal da embraiagem!
Até pode nem estar avariado, mas sim o picolete de afinação estar todo metido pra dentro e como tal nem toca no pedal. Como tal o sensor não detecta nenhum movimento no pedal da embraigem e faz com que a centralina produza esse sintoma quando se muda de mudança
-
Já me aconteceu exactamente a mesma coisa e é disso que referi!
-
Ok, isso parece ser uma boa noticia, ou seja, pelo menos esclarece o problema.
E esse picolete de afinação (como a palavra indica) dá mesmo para afinar ou impreterivelmente terá de levar um sensor novo??
Tal como já foi dito, isso é do sensor do pedal da embraiagem!
Até pode nem estar avariado, mas sim o picolete de afinação estar todo metido pra dentro e como tal nem toca no pedal. Como tal o sensor não detecta nenhum movimento no pedal da embraigem e faz com que a centralina produza esse sintoma quando se muda de mudança
-
Puxando o picolete pra fora ao máximo e ele depois afina sozinho assim tocar no pedal . Se não for daí com um multímetro testa se bem se o sensor propriamente dito está a funcionar
-
Ok Pedro,
Muito obrigado pela informação.
Logo que tenha noticias, informarei.
Cumptos
-
Caro Pedro,
No caso de termos de usar o multímetro, sabe se é em watts ou ohms?
Quantos terminais tem? E qual deles é para medir?
Obrigado.
Puxando o picolete pra fora ao máximo e ele depois afina sozinho assim tocar no pedal . Se não for daí com um multímetro testa se bem se o sensor propriamente dito está a funcionar
-
Não há nada a medir :) é na continuidade. Ou está ON ou está OFF ;)
-
Ok, darei noticias.
-
Caro Pedro,
Já retirámos o sensor.
Verificámos com o multímetro que não tem avaria.
O picolete não está partido nem com danos visíveis.
Puxámo-lo para fora, colocámos novamente com o pedal no fundo, libertando-o até afinar.
Entretanto fui dar uma volta, e "voilá", problema resolvido.
Depois fui fazer meia dúzia de kms em trajecto misto, e tudo ok.
Após duas horas parado, voltei e a situação voltou a suceder.
Resumindo e concluindo:
Ou terei de comprar outro sensor, do qual não faço ideia do preço, ou então, voltar a tirá-lo, colocá-lo novamente no sítio e afinar, e pôr cola conforme está afinado, fazendo com que ele não recolha mais que o devido.
À partida parece uma solução.
O que lhe parece??
Obrigado l
-
Tenho seguido este assunto pois o meu Clio tem tido este comportamento ultimamente. Não acontece sempre e até ler este post, ainda pensei que estava a ser "pézudo". :grin:
Esse sensor fica onde? É de acesso fácil? Tens fotos?
-
O meu quando não dava para afinar porque ia sempre pra dentro passado pouco tempo, coloquei uma rolha de cortiça cortada a medida no pedal só até arranjar outro sensor e funcionava :)
Depois arranjar um sensor usado na sucata e já lá está à anos. Novo na Renault não sei o preço
-
Boas Pedrob,
De facto parece uma boa alternativa "a bela da rolha de cortiça" :)
Quanto à situação da cola, parece-lhe também uma opção válida, ou poderei ter problemas??!
-
Caro pmcb,
O acesso é fácil; por cima da zona dos pedais existe uma protecção preta, simples de retirar; aliás basta baixar o lado esquerdo.
Hoje verifiquei com o pedal da embraiagem a fundo que se consegue puxar o picolete de afinação sem tirar o sensor do sitio.
Após afinar mais uma pequena volta, e rapidamente voltou ao mesmo.
Não tirei fotos mas é muito idêntico a este ou mesmo igual.
(https://http2.mlstatic.com/D_Q_NP_401805-MLB25070014804_092016-Q.jpg)
-
Boas,
Depois da indicação da rolha por parte do Pedrob, e após puxar e afinar novamente o tal picolete, experimentei não embraiar a fundo, e a verdade é que não voltou a acontecer o problema.
Efectuei uns quantos kms,, com várias paragens pelo meio, sem sintomas.
Entretanto já tinha programado passar na Renault, e encomendei o sensor.
O preço é baixo, dezanove euros e tal + iva,.
Mão de obra é minha, pelo que não vale a inventar, com " rolhas ou colas".
Quarta feira já vou buscar.
Hoje e amanhã vou rolar uns kms, tentando não embraiar a fundo para ver se a situação se mantêm assintomática.
Direi coisas 😁
-
Rafael, obrigado pelos esclarecimentos. :smiley:
Vou dar uma olhadela na coisa e ver como aquilo está.
-
pmcb,
Estamos cá para ajudar e ser ajudados.
Diga coisas sobre o seu sensor.
Qualquer dúvida, disponha
-
O problema não é embraiar a fundo porque o picolete só vai pra dentro quando se larga o pedal, foi coincidência
-
Pedrob,
Sem dúvida, tem toda a razão.
Ou seja, quando referiu a situação da rolha, esta era colocada na parte da frente do "braço" do pedal para que o picolete não entrasse em demasia.
Idem se utilizasse a cola.
Uma coisa é certa; desde ontem de manhã, quando afinei o picolete sem tirar o sensor do sitio, não voltou a acontecer o problema. E já fiz uns bons kms e com muitas paragens pelo meio.
No entanto amanhã passo na Renault para adquirir o sensor, o qual foi encomendado.
Enquanto o "velho" continuar sem manifestações, vou deixar rolar,
-
Exactamente, resolvido
-
Ora boas,
Ontem estive a ver o dito sensor e aparentemente tudo está bem.
O picolete funciona perfeitamente sem ficar preso.
Tentei rodar o picolete para ver se tinha algum tipo de afinação, mas não rodou, assim de repente até parece que é fixo, só se for mesmo a ponta mas não forcei.
-
Boas,
A afinação tem a ver com o pedal da embraiagem.
Pressionas a embraiagem a fundo, colocas o sensor com o picolete todo para fora, depois soltas a embraiagem devagar até ao fim. Pelo meio vais ouvir uns estalidos, o que significa que está a afinar .
Depois de toda solta, está pronta, está no ponto.
O mais fácil e rápido é puxares o picolete todo para fora mesmo sem retirares o sensor do sítio.
Ao mesmo tempo que pressionas a embraiagem, efectuas a operação.
-
Boas,
Na realidade foi o que fiz, puxei o picolete mas aparentemente estava todo para fora e depois larguei a embraiagem devagar, mas desde sábado que não ando de carro e por isso ainda não sei dizer como está. Já agora, fizeste isso com o carro a trabalhar ou desligado?
-
Isso é indeferente lolol
-
Boas,
Embora seja indiferente, fiz sempre com o carro desligado.
Após a compra do sensor, deixei andar o velho mais uns três dias.
Afinava mas pouco depois estava na mesma ou ainda pior.
Hoje já coloquei o novo.
Agora sim, parece outro 😁
-
Obrigado pela ajuda.
Para já e depois de algumas tentativas (tive situações em que ficou bem pior e depois da última não mexi mais) passou a funcionar melhor e deixei de ter aquele arrastamento.
-
Boas,
Pode ser que tenhas sorte e se aguente uns bons tempos.
No meu caso, tive mesmo de trocar.
Após a troca, já fiz mil e picos kms, e já nem me lembro do problema.
Cumptos
-
Boas Rafael, Também vou ter que trocar o meu, já afinei, desafinei, puxei, rodei e só fica bom umas quantas embraiadelas...sai novo. :D
Já agora, a referência do teu é a 8200276359?
Obrigado.
-
Boas pmcb,
Pois, não há remédio. É comprar outro e fica novo :)
Ainda para mais é uma peça barata.
A referência não sei. Poderei verificar mais tarde. pois o velho ainda por lá dentro da carrinha.
Cumptos
-
Boas pmcb,
A referência é essa mesmo.
Confirmado !!!
-
Boas!
Obrigado Rafael, para a próxima semana já vou comprar isso, já chateia.
Já agora, aquilo para tirar é só rodar, certo?
-
Boas pmcb,
Sim, é rodar um pouco e já está.
É melhor comprar a peça. O problema não é grave mas acaba por incomodar; ficas com aquilo na cabeça e chateia.
Mesmo depois de trocar a peça, ainda andei uns dias a lembrar-me do "arrastar".
Depois passa :)
Cumprimentos
-
Boas Rafael,
Pelo formato do encaixe, calculei que fosse de rodar ligeiramente.
Amanhã vou comprar isso e montar ASAP, até já me ando a passar.
Cumps.
-
Ora boas,
Que diferença...afinal não sou "pesudo" :laugh: :laugh:
Obrigado a toda a informação aqui disponibilizada.
Abraço
-
Boas pmcb,
Fizeste bem em trocar.
Fica outra louça !!!!
Não tens que agradecer :)
Disfruta !!!
Cumprimentos
-
Boas,
Antes de mais peço desculpa por desenterrar um tópico tão antigo, mas como tenho um problema igual ao que aqui anunciam, aproveitei para colocar algumas questões:
O meu carro é um Clio II de 2007... Será problema do mesmo sensor? Alguém pode partilhar fotos com a localização do mesmo, ou dar umas dicas sobre como trocar o mesmo?
Já agora, gostava de experimentar a técnica da rolha :angel:. Será que me podiam dar uma luzes?
Grande abraço e obrigado desde já pela ajuda!
-
Se espreitares para os pedais deves ver o sensor. se não me engano é de cor verde
-
Bom dia,
Não consigo encontrar o sensor (Clio II)
:huh: :embarrassed:
(https://www.dropbox.com/s/i7ml4njkkrc9mrz/IMG_20190703_092748.jpg?raw=1)
-
Não consegues, porque não têm. O teu tem cruise control?
Se não me engano o sensor é colocado na parte superior do pedal da embraiagem e no teu não tem lá nenhum.
-
Sem cruise control... É um comercial.
Ou seja, estou fo****! :)