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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: ijesus em 25 de Julho de 2017, 11:52 am
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Boas malta,
Tenho um megane II Break 1.5 dci de 86cv de 2007.
O carro quando está no ralentim tem umas quebras aleatórias na rotação.
Não faz o carro ir abaixo mas nota-se claramente a vibração, e com o leitor OBD dá para ver a oscilação.
Se tiver com o AC ligado, como a rotação sobe ligeiramente, o problema continua presente mas é atenuado quase ao ponto de se tornar imperceptível.
Está neste momento com 240 mil km. Já tentei usar um produto de limpeza de injectores mas não resolveu.
Alguma sugestão?
Já li que poderia ser ar nos tubos do gasóleo ou problemas com algum injector.
Uma coisa que me apercebi foi que o filtro do gasóleo está "ligeiramente solto", ou seja, se lhe puser a mão ele não está fixo como eu achava que deveria estar, mas não sei se é suposto ter folga ou não e tenho medo que essa folga possa estar a provocar a entrada de ar algures no sistema.
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primeiro que tudo é ver se há ar nas tubagens, ou agua.
Se não houver anomalias visíveis, é fazer um teste de retorno dos injectores a ver se há grandes diferenças.
Há um user que fez um teste caseiro para ver o retorno. Pesquisa no forum sobre o assunto ;)
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Vou tratar de fazer o teste ao retorno dos injectores.
No tubo de retorno há sempre uma bolhas pequenas mas segundo o que tenho lido é normal e que o preocupante era se houvesse ar no tubo de gasóleo aos injectores.
O problema é que o tubo de retorno é transparente mas o de admissão não, há alguma maneira de ver se tenho ar num tubo opaco?
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No caso de ser opaco não. Junto ao filtro não há nenhuma secção que seja transparente?
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Já fiz o teste de retorno dos injectores, fotos abaixo:
(https://preview.ibb.co/gq5RAQ/20170730_175832.jpg)
Estão na ordem igual à ordem dos injectores quando olhamos para o motor de frente.
O mais curioso é que quando estava com os tubos para testar os injectores, a oscilação no ralentim desaparaceu por completo.
Mal voltei a ligar os tubos do motor a oscilação no ralentim voltou imediatamente. Sugestões?
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Acrescento que durante o teste o carro estava com um barulho estranho, não sei se era normal.
Podem ver aqui no vídeo:
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=p5uQ1HJruxM#)
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Novidades:
- velas substituidas;
- EGR toda limpa;
- injectores "calibrados" através de uma máquina qualquer".
Estas foram as intervenções do mecânico, mas o problema continua.
Lembrei-me de uma outra coisa, poderá ser o filtro do gasóleo já em fim de vida?
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O ideal seria testar o retorno usando a clip. Só assim se sabe se o retorno excede os valores máximos indicados
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Na certeza que o 1 e 4 estão abaixo de 80% da performance.
Mas fidedigno seria o teste com os comandos dados pela clip
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Atualização:
Já estive com o Caçoila, 5 estrelas de pessoa.
Tudo aponta para ser a bomba injectora nas últimas. A máquina acusava uma quebra de pressão no sistema de injeção e um erro qualquer do tipo "falhou o reinicio" ou lá como era.
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Mais info:
Drenei o filtro de gasóleo e não encontrei limalhas nenhumas.
Se alimentar a bomba de combustível diretamente (sem ser alimentada através do filtro), o motor fica com o ralentim impecável.
Reparei que o tubo que traz gasóleo do depósito não tem bolhas de ar mas, depois de passar no filtro, e a caminho da bomba já apresenta bolhas de ar.
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Experimenta abrir a tampa do deposito a ver se faz bolhas na mesma.
e o filtro é novo ou é o que tinhas inicialmente?
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O carro não era meu, veio do meu pai.
Neste momento já comprei o filtro para trocar mas agora vim de férias.
Em relação a abrir a tampa do depósito, há dias ao abrir ele estava a criar uma espécie de vácuo porque as pirou ar mal abri. O que pode querer dizer?
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Pode ser o respiro do deposito entupido, como não deixa entrar ar, o que vai acontecer é que com o trabalhar do motor vai criar vácuo dentro do deposito, e a bomba deixa de ter força para puxar o combustível.
Depois pode acontecer várias coisas, uma delas é ir abaixo por não ter combustível, outra é entrar ar pelas juntas do circuito, normalmente no copo do filtro de combustível.
Com o deposito aberto, não cria vácuo e por isso a seguir ao copo do filtro, não deve aparecer bolhas de ar.
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Vou verificar. Onde fica o respiro do depósito?
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Actualização:
Fiz o teste de alimentar directamente a bomba de alta pressão e o problema desapareceu.
Ou seja, arranjei um recipiente com gasóleo, desliguei o tubo que vai do filtro de gasóleo à bomba de alta pressão, e passei a alimentá-la directamente.
Ao fazer isto o problema despareceu e o ralentim ficou impecável.
Poderá ser alguma ligação rota?
Ligado ao OBD, com o carro a trabalhar com tudo ligado normalmente, é visível que a pressão de combustível ao ralentim está entre os 240 e os 260 bar, mas sofre quebras e chega a atingir os 150 bar.
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Resumindo:
Continuo com o carro com quebras acentuadas no ralentim. Em andamento não noto nenhuma diferença.
Após vários testes, o problema desaparece quando umas das duas condições abaixo acontecem:
- se alimentar a bomba de alta pressão directamente, sem ser com combustível vindo do depósito;
- quando fiz os testes ao retorno de combustível, estando o tubo de retorno desligado da bomba.
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E com o deposito aberto mas com tudo ligado normalmente, o problema mantêm-se?
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Com o depósito aberto e tudo ligado normalmente o problema mantém-se.
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Nesse caso o problema não está relacionado com o respiro do motor.
Verifica se os tubos que vão ao deposito não estão entupidos ou com fugas.
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Isso terá que ser verificado com o carro num elevador, não?
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O filtro de gasóleo estará em bom estado?
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Para ver se não está entupido não é preciso, soltas os tubos junto À bomba e ao deposito e fazes passar ar para retirar todo o conteúdo do interior do tubo.
Para ver das fugas, isso terá que ser visto por baixo do carro, não terá que ser obrigatoriamente em cima de um elevador, basta haver espaço e em segurança para que se possa observar a parte de baixo do carro.
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O filtro de gasóleo já foi substituído. Não mudou nada.
O problema tem vindo a piorar, ou seja, as quebras no ralentim estão cada vez mais evidentes e cada vez passa menos tempo entre elas.
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Atualização
Ontem o carro ligou mas ficou com um ralentim muito baixo mesmo e sem potência nenhuma. Devia andar nas 600 rpm sempre quase a desligar.
Depois desliguei e voltei a ligar o carro e já consegui ter potência e ralentim como antes.
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E não tinha nenhuma luz de erro acesa, quando tinha o relantim fraco?
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Nova actualização.
Ontem pela primeira vez acendeu-me a luz de injeção deficiente no painel.
Fui ver o motor e tinha o distribuidor de gasóleo (common rail?) com fuga. Foi outra vez para o mecânico.
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Pode ser isso, perda de pressão por fuga no circuito.
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Muito tempo e dinheiro depois, o problema era a válvula reguladora de pressão.
Uma peça que encaixa na bomba de alta pressão e que custou 170€ na renault.
Atenção que o problema foi detetado por um mecânico independente e não na Renault.