Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: mingos em 05 de Agosto de 2017, 03:17 am

Título: Como aceder à tubagem do radiador da sofagem de uma Espace 4
Enviado por: mingos em 05 de Agosto de 2017, 03:17 am
Boas

Aqui um pedido de ajuda simples.

Tenho uma vontade enorme de limpar o circuito de refrigeração da minha carrinha, mas por mais vezes que mude o líquido, mesmo com a sofagem ligada e a "água" a circular por todo o circuito, volta sempre a ficar sujo.

Ora, sabendo que há essencialmente 3 componentes a limpar no circuito, motor, radiador e radiador da sofagem, resta-me saber como limpar o último. Saber até sei como se faz, o problema é aceder às tubagens. Nem sequer as consigo ver por mais que espreite não vejo onde entram e saem as mangueiras para o radiador da sofagem.

Se tiver de desmontar partes do motor, fica como está o circuito. Porco e sem hipótese de voltar a ver-se a cor do anti-congelante, só ferrugem...

Alguém pode dar uma dica? Basicamente preciso de saber como aceder a essas "magueiras" do radiador da sofagem, depois com um flush e um back flush ponho aquilo limpinho e a probabilidade de me livrar da ferrugem no circuito aumenta.

Obrigado desde já.


PS: para quem se interessar, fiz uma porrada de updates ao meu diário de bordo, tem inclusive 2 updates bem porreiros para os engenhocas DIY'ers aqui do sítio. Passem lá e deixem os vossos comentários :)
Título: Re: Como aceder à tubagem do radiador da sofagem de uma Espace 4
Enviado por: Sls a GPL em 05 de Agosto de 2017, 07:12 am
Tira o motor fora  :laugh: :laugh:

Os tubos que vão ao radiador da sofagem estão ligados o de entrada ao termostato e o de saída ao tubo de retorno à bomba.
Como na espace é tudo concentrado, o mais fácil a fazer é limpares a partir do tubo que sai do termostato em direcção à sofagem com o tubo que vai à bomba de agua solto.
Título: Re: Como aceder à tubagem do radiador da sofagem de uma Espace 4
Enviado por: mingos em 05 de Agosto de 2017, 14:07 pm
Obrigado Tony, vou ver isso hoje à tarde.

O mais certo é nem conseguir ver nada pois trabalhar naquele motor, com a falta de espaço é muito complicado. Dizia um amigo meu um destes dias "ah e tal devias limpar a tua EGR", comecei-me a rir que nem um tolinho, pois aceder à EGR só desmontando o carro. Eheheh...

Vamos lá ver se consigo fazer alguma coisa útil com essas dicas.

Título: Re: Como aceder à tubagem do radiador da sofagem de uma Espace 4
Enviado por: mingos em 06 de Agosto de 2017, 03:03 am
Só para que quem leia isto no futuro saiba, é praticamente impossível aceder aos tubos de que falei. Está fora de questão limpar o radiador.
Título: Re: Como aceder à tubagem do radiador da sofagem de uma Espace 4
Enviado por: Sls a GPL em 06 de Agosto de 2017, 10:18 am
Tens que por a água a circular. Não consegues fazer isso?
Nem que ponhas o carro a trabalhar com a mangueira no caso de expansão com a água ligada e deixas assim por um bocado. Depois esvazias o circuito e colocas o anti-congelante.
Título: Re: Como aceder à tubagem do radiador da sofagem de uma Espace 4
Enviado por: scenick em 06 de Agosto de 2017, 20:43 pm
1ª parte : nâo tens 1 mas sim dois (2) radiadores de sofagem.
2ª parte : não te ponhas a mexer nos tubos que ligam aos radiadores porque aquilo é uma grande bosta e se partes algum  tens de desmontar o tablier para os conseguires desmontar. É um enorme pincel para não falar de um pincel com montes de pelos o chamado " alfinete de peito"

sei que há por ai algures no mercado uns produtos que ajudam a remover o calcario e a ferrugem das tubagens, se faz bem ou não não sei porque felizmente nunca precisei.
Título: Re: Como aceder à tubagem do radiador da sofagem de uma Espace 4
Enviado por: mingos em 07 de Agosto de 2017, 01:07 am
O circuito nunca ficara limpo por mais "produto" que lá meta sem limpar a gosma que está incrustada nos radiadores.

Eu pergunto-me apenas, como é que alguém no seu perfeito juízo mete água da torneira no radiador? Mais vale por lá ácido sulfúrico, com o tempo terá praticamente as mesmas consequências... corrosão, juntas, fugas...

Pessoal, obrigado pela ajuda, mas vai ficar assim, não há pachorra para complicações. E se é possível estragar, mais vale estar quieto...

Na melhor das hipóteses vou dar mais umas "lavadelas" ao circuito, atestar de líquido e pronto, esperar que não haja mais corrosão e problemas anexos.