Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: jmss em 05 de Agosto de 2017, 12:13 pm
-
Viva,
O meu Clio de 1998 perde já há largos meses líquido refrigerante: faço a verificação de 3 em 3 meses e encontro o nível do vaso de expansão perto do mínimo e atesto. Na última intervenção de manutenção encontrei o líquido muito abaixo do mínimo e ele levou mais de 1 L, muito provavelmente. Uma semana depois fiz uma verificação extra e ele estava novamente perto do mínimo. No entanto, não vejo gotas de líquido refrigerante no chão da garagem (mas só o tive lá durante cerca de meia-hora). Atualmente, este carro faz uma viagem de 4 km (ida e volta) aos dias de semana.
O que vejo pingar é óleo, algumas gotas do tamanho de moedas, e parece que pinga mais com movimento (manobras). Será do motor ou da caixa de velocidades?
Na última intervenção o nível de óleo do motor chegou abaixo do mínimo e tive que atestar (ainda não tem 1 ano o óleo que lá estava, mas na oficina eles nunca enchem até cima).
Será que as duas perdas estão associadas?
O óleo será da caixa de velocidades? Dá-me ideia que a zona do tabuleiro está muito suja de óleo, mas por cima não vejo muita sujidade.
Vou levá-lo à oficina, mas desejava saber mais sobre o que poderá ser.
Obrigado.
-
O melhor mesmo, é ver de onde surge o óleo que aparece no chão. Provavelmente até é da caixa de velocidades pois o retentor do veio do seletor dá raia com frequência.
Em relação ao líquido de refrigeração verifica se os tapetes junto aos pés do pendura e condutor, estão húmidos, pois é comum o radiador da sofagem ficar roto.
-
Hoje fui ver o carro outra vez.
Não usei nada para o elevar, mas estive a ver por baixo e reparei nos seguintes pontos cheios de óleo:
- saída do cabo do acelerador (é tipo uma rosca de onde sai o cabo propriamente dito)
- tabuleiro inferior
- zona envolvente da rosca por onde se atesta o óleo da caixa de velocidades
- zonas próximas que parecem que têm molas
- foles da transmissão que ligam às rodas
Estou em crer que haja dois ou mais problemas distintos.
Em relação ao "retentor", estive agora a ver os meus registos e ele foi trocado em 2011 e em 2015. De 1998 a 2011 funcionou sempre com o mesmo retentor. Em 2011 leva um novo, em 2015 outro e será que agora, 2 anos depois, já precisa de outro? Haverá algum outro problema que faça destruir o retentor? Ou há mais que um retentor no carro?
Em relação ao líquido refrigerante isso já me aconteceu num outro carro. Neste não vejo pingar para dentro, mas suspeito que a fuga possa ser aí, pois o cheiro a líquido refrigerante é muito intenso quando se liga a chofagem.