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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: L_Amador em 17 de Agosto de 2017, 13:52 pm
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Boas tardes.
Como na apresentação referi, queria se possível a vossa ajuda para um problema do meu Clio.
Tenho o veiculo com 189000 Km, o carro andava me a beber o óleo, coisa que não se no motor. recentemente tinha o turbo babado de óleo e a EGR toda cheia de carvão e avariada, já não tinha força pra fechar e o carro andava a fazer uma fumaça preta e andava sem resposta nas velocidades baixas, custava a andar, recentemente levou um turbo novo e ficou resolvido esse problema. Pensei mesmo que o óleo poderia estar a "ficar" no turbo como se verificava avaria no turbo, mas Hoje verifiquei que o tubo da admissão esta com vestígios de óleo.
Será que alguém me poderá ajudar ??
cumprimentos
Amador :facepalm:
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Depende da quantidade, umas pequenas babadelas de óleo no tubo é normal, até podem ser restos que ficaram nas tubagens. Agora se for quantidades grandes de óleo, é preciso perceber se são restos que já lá estavam ou não.
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Ele levou o turbo novo. depois ficou com egr desligada... :huh: :huh: :huh: :huh:
agora esta tudo normal no turbo nao se ve babado como o outro, a andar faz o assobiar que no outro nem se ouvia nada pois.. e o que se nota é óleo no tudo da admissão..
o que me diz disso!? falaram me nos segmentos também,mas não verifico fumo branco!!!
o que poderá msm seR? :cry:
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O carro tem intercooler? se sim, foi limpo? o óleo que aparece pode ser só sujidade, desde que não haja consumos, é normal.
A egr devia ter sido substituída e não eliminada. Ela está lá para alguma coisa ;)
O importante agora é perceber se o carro gasta ou não óleo.
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Em relação a válvula egr vou efectuar a compra de uma nova e montar é o melhor que faço pois eu perguntei ao mecanico disse me que não iria haver problemas mas...
agora em relação ao consumo de óleo, o carro tem 2000 km -+ desde que montei o turbo novo e levou óleo novo já levou ai um litro desde disso.. agora na ultima vez apareceu me no painel - 3 bolhas no nivel +- meio litro levou ele ontem.. não consigo perceber onde e que isso vai parar pois. que acha?
intercooler, não tenho...
cumps
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Isso de ver pelas 'bolhas' o nível do óleo não há nada melhor do que a vareta.
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então na vareta apresenta se a meio do nivel.. desculpa esqueci me de mencionar isso então.. :embarrassed:
cumps
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1L em 2 mil km, vai lá vai. Tens a certeza que o turbo esta bom? retira o tubo e vê a quantidade de oleo que lá está. Depois, um teste de compressão ajuda a perceber se anda ou não a passar óleo também pelos segmentos
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Pois é bastante, e agora como é que faço esse teste de compressão?
cumps
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Esqueci me de perguntar, o turbo tem sempre vestígios de óleo certo?? mas em quantidades pequenas?
cumps
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O teste de compressão é feito com um manómetro próprio que regista a pressão que o cilindro consegue gerar, só se consegue fazer em oficina com o equipamento adequado.
É natural haja vestígios de óleo, e não mais que isso. Em qualquer dos casos tens sempre a garantia da reparação para no caso de não ter ficado alguma coisa bem feita..
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ah ok. em relação ao turbo vou ver..
Se mais alguem tiver alguma coisa a dizer que me posso ajudar agradeço imenso, sou novo aqui não contribui no forum e só quero é informação mas não levem a mal ok..
agradeço mais alguma resposta..
Tony se houver mais alguma coisa que me possa ajudar diga ok!
cumps
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bom dia..
hoje de manhã tive a verificar o tubo que esta por baixo do filtro de ar que vai ao turbo e verifico que tem vestígios de óleo é normal?
Em relação a valvula EGR que estava desligada por estar avariada, agora voltei a ligar e obtenho a perda de potência e a fumarada preta no escape.
mais uma coisa, a válvula EGR desligada o turbo anda em esforço?? Faz mal andar desligada?
cumps
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Em relação ao óleo tem 10w40.. será o mais aconselhado?? ou 15w40?
cumps
amador
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15W40 nunca num DCI, isso leva um bom sintético 5W40
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ok . wd40 e 15w40 não..
mas em termos de 5w40 não é um óleo fino?? o veiculo esta com 189000 Km.
cumps
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Perda/consumo de óleo , nunca é culpa do óleo , é sinal de fuga ou seja probl€ma a corrigir e nunca a "engrossar" a viscosidades do óleo para servir de "tapa fugas".
Muda sem medo , 5W40.
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ok.. w40 Chegou a ler msm o tópico desde o inicio?? o que me diz desta anomalia? para eu perceber se leu e se esta dentro do que o carro me faz.. :grin:
5w40 será um caso a ponderar, e qual seria o melhor??
cumps
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Pesquisa no forum por EGR, e vais ver qual a razão para a necessidade do bom funcionamento da EGR, esse fumo e essa falta de desempenho é sinal de que a EGR não está a fazer o seu trabalho.
Sem saber se a compressão está dentro dos parâmetros normais, dificilmente sabe-se se o consumo de óleo que tens é devido ao turbo ou não. Como já tinha dito, vestígios de óleo é normal.
Tira umas fotos para se ver ;)
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ok.
Amanhã vou a Renault comprar a EGR e vou colocar logo..
Tony e em relação ao óleo qual é a sua opinião acerca disso?? 5w40 ?
cumps
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Então vamos lá a ver, eu meti o turbo novo e a egr ficou desligada , será que o consumo do óleo vem dai? o andar com ela desligada terá influencia nisso??
estava a pensar levar a Renault para ir a máquina depois de meter a EGR , este tipo de anomalia será que acusa? saber o porque do consumo do óleo??
cumps
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Se há consumos de óleo, convém manter para já o que tens usado antes, neste caso julgo ser o 10w40.
Entretanto é preciso saber qual a causa do consumo de óleo e resolver essa situação.
No caso de fuga de óleo, usar o 5w40 é contra-producente porque a frio é menos viscoso, e no caso de fuga pelos segmentos ou pelo turbo, a frio é mais susceptível de se perder óleo que o 10w40.
Em relação à egr, é colocar a nova e fazer a calibração da mesma com a clip, e depois aproveitar a leva e verificar a compressão do motor, para perceber se a fuga de óleo é dos segmentos ou do turbo, ou de outra coisa.
A clip não consegue adivinhar o que causa a fuga de óleo, pode é ajudar a perceber onde possa ser, tendo em conta os valores que são dados pelos vários sensores.
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com a clip ? por acaso vou montar a EGR agora a tarde!
mas isso da clip o mecânico não me falouo que é isso tony..
abraco
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É a maquina de diagnóstico especifica da renault, as universais também dão, mas sendo a da renault é sempre preferível ;)
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ele disse me como a egr era igual não era necessario fazer isso...
cumps
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bem, mas posto isto já tenho a egr no veiculo e já me parece bem, puxa e não faz fumo. Isto não terá nada a ver com os consumos de óleo?
Turbo novo , egr nova, tudo limpo... fumo não faz ... onde e que estas tu óleo!!!!
estou aberto a ouvir qualquer esclarecimento vosso! Ajudem me!! :smiley:
cumps
Um obrigado ao pessoal!
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Convém sempre calibrar a egr, eliminar erros e coisas do género.
Se o óleo sai do motor só pode sair por retentores e juntas , segmentos, valvulas, permutador caso tenha (mistura-se na agua de refrigeração), tubagens e turbo. Por isso é procurar nesses sítios ;)
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Na opção da agua de refrigeração acho que não, o liquido não tem vestígios de óleo.. no caso de ser no permutador é onde
-Poderá ser na junta de cabeça?
-Que válvulas é que falas tony?
-No turbo como foi novo também duvido.
Desculpa tony também estar sempre a perguntar coisas, tou um bocado a zero e aflito...
cumps
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Nas válvulas da cabeça do motor, as válvulas de admissão e escape, por isso é importante fazer um teste de compressão.
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ok, vou ve se faço isso então! agora vou andar com ele assim para ver o comportamento.. mas enfim.. fazendo o teste de compressão do cilindro sabe se se e segmentos , válvulas cabeça, admissão e escape??
cumps
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Com um teste de compressão bem feito (2 fases) consegue-se saber se a falta de compressão está nos segmentos ou nas válvulas.
Depois é preciso ver se há óleo a ser queimado ou não. Depois há coisas que só se sabe depois de abrir o motor.
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ok.
tou a ver que é reparação de motor praticamente! isso já me fica caro já tou a ver.. opa :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad:
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Boas tardes!
Visto que falei com varias pessoas acerca do meu veiculo, obtive varias respostas que posso usar um óleo 15w40, visto ser um carro com algum desgaste no motor... e não usar um óleo 5w40.
Gostaria que me explicassem melhor esta situação, até porque com quem tive a falar usa o 15w40 num DCI igual ao meu, aqui foi me dito que num DCI nunca óleo 15w40.
Acho estranho!! Não estou a perceber bem as coisas :huh: :huh: :huh:
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15W40, mesmo nunca , só 5W40
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15W40 num 1.5 dci? :lipsrsealed:
É a mesma coisa que eu estar a colocar azeite no lugar do sangue, o coração deve adorar :smiley:
5W40 nesses motores.
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Então mas qual é a explicação pra nunca um óleo mais grosso num DCI?
cumps
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É o que a marca diz
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Como já foi explicado, o 15w40 não vai lubrificar eficazmente a frio por ser menos fluido que um 5w40 recomendado, logo se o motor já tem algum desgaste só vejo que vai aumentar ainda mais esse desgaste com essa opção de óleo, apesar de possívelmente passares a verificar menos 'consumo' de óleo á vareta..
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ok. obrigado por mais esta explicação..
cumps
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A diferença entre os dois óleos, como já foi explicado, a viscosidade a frio.
Se um tem 5 o outro tem 15.
No arranque a frio o de 15 tem mais dificuldade em atingir os vários pontos de lubrificação, enquanto o de 5 tem mais facilidade por ser mais "líquido", ou seja, o arranque e o trabalhar enquanto o motor está frio será mais suave enquanto no óleo de 15 será mais seco.
A diferença é que a frio haverá menos perdas de óleo ao usar o de 15.
A solução mais viável será reparar o motor em condições, pois não é o óleo que vai dar saúde ao motor se este já não a tiver.
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Como te compreendo Tony.. fez hoje 190000 km a minha bomba, mas então esta a custar me tanto ter de largar mais dinheiro no motor... foi o turbo e a EGR e talvez o turbo não tivesse nada pelo que me tenho vindo a aperceber !!! :(:(:(:(
Pela oportunidade que me deram em esclarecer algumas duvidas sobre o clio, a todos aquele que me ajudaram Agradeço. OBRIGADO.
cumprimentos
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boa tarde.
Apareci por aqui para voz perguntar uma coisa, o meu clio continua com a mesma avaria pois, 2000 Km 1.5Litros de oleo. :sad: :sad: :sad:
Visto que o carro não faz fumo nem perde potencia não será segmentos certo?
Falaram me aqui das válvulas de escape de e admissão? onde se encontra elas? Como posso saber se é daqui o mal??
cumprimentos
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O teste de compressão já foi feito?
Verificar se no coletor de escape se aparece óleo.
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Boa tarde!! Não Ainda não fiz o teste, o carro até não me faz fumo, parece me ser o fumo normal, não é branco, dai pensar que não seria isso.. falaram me que poderia ser válvulas!!! Será ? Isso é simples de ver??
Cumprimentos
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Fumo: - branco = agua
azulado =óleo
preto = gasóleo mal queimado e/ou óleo
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Tenho andado a pensar ir mesmo a renault, e tentar ver se me fazem os testes ao carro!
Alguém tem conhecimento desses valores?? Na marca deve ser melhor.. Já estou a ficar aborrecido com o carro!
cumprimentos!
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Outra coisa! O carro pega bem e tudo!! se fosse compressão não iria influenciar a pegar?
cumprimetos
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Depende da perda de compressão, pode não ser o suficiente para o carro não conseguir pegar bem, mas o suficiente para se perder óleo.
Também pode ser dos vedantes das válvulas, que deixam passar óleo, mas ai implica ter que desmontar muita coisa só para diagnosticar e reparar. Por isso deve-se começar sempre por verificar o mais fácil.
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Ou seja aconselha-se vivamente a fazer o teste de compressão primeiro que tudo?
Cumprimentos!
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Sim, primeiro devemos começar por o mais fácil e de menor custo.
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Então e que custos mais ou menos poderei ter nisso??
Cumprimentos !!!
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Será que me poderiam dizer mais ou menos os valores disso!!?? :huh: :huh:
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Valores depende sempre de oficina para oficina. E passares por uma e pedir orçamentos
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Boas noites!!
Ainda ando aqui com as dúvidas, Ainda não fiz nada ao carro e o facto de aparecer os consumos do óleo continuam..
É normal quando joguei a mão ao tudo que vai do turbo a admissão ficar com a mão com óleo??
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Depende da quantidade. Se for só vapores é normal, se for mais, não é normal e pode ser o turbo com perdas.
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Pois. É que na entrada do tudo da admissão ao turbo joguei a mão e fiquei com óleo na mão que até achei demais!!
É normal um gajo ouvir o assobiar do turbo ???
Cumprimentos