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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: T.D.C em 05 de Setembro de 2017, 18:43 pm
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Olá a todos,
Adquiri uma Megane Break II 1.5 dci 105 cv de 2007 com 176000Kms à umas semanas, não sei o tipo de intervenções que levou com o antigo dono, apenas que trocou as capas das bielas aos 120000Kms juntamente com a distribuição.
Inicialmente notei uma perda de óleo bastante elevada, 1L em menos de 1000Kms, e de anticongelante. Decidi levar o carro a uma oficina conhecida e eles detectaram problemas no termostato (este foi substituído e resolveu o problema da perda de anticongelante) e óleo nas tubagens do intercooler, após uma análise mais detalhada verificaram que realmente o turbo precisava de ser substituído. Aproveitei e já que tinha de ser feito, pedi para fazerem também uma revisão com troca de óleo e filtros. Quando fui buscar a carrinha avisaram-me que a respiração do motor estava um pouco elevada e de facto quando paro o carro, as rotações entre as 950rpm e as 800rpm demoram a baixar. Avisaram-me que poderiam ser os segmentos que necessitam de ser trocados porém não me aconselham apenas a fazer isso porque dizem que os cilindros poderão já estar ovalizados e que segmentos novos vão deixar passar ainda mais óleo, após isto aconselharam-me antes de fazer uma nova intervenção no carro, a fazer 5000kms e ver os níveis de óleo durante esse período, caso perdesse 1L em menos de 5000Kms que seria aconselhado mandar desmontar o motor e em último caso, rectificar o bloco do motor, o problema é que após a troca do turbo e feitos 1100kms ele perdeu 1L de óleo.
Já corri diversos fóruns e as causas podem ser várias, desde vedantes de válvulas, capas de bielas, segmentos, entre outros. Já li também que é aconselhado a fazer primeiro um teste de compressão aos cilindros.
Neste momento a carrinha não perde água, não aquece, não deita fumo, apenas perde óleo. Fiz aquele teste da vareta e sai algum vapor mas nada de espirros de óleo, já me disseram que esse teste não é fidedigno.
Gostaria de saber se alguém já passou por esta situação e qual foi a resolução para o problema.
Obrigado.
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Queima óleo devido a = segmentos
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O teste de compressão é essencial, para perceber se é ou não dos cilindros (situação mais provável) é caso esteja dentro dos parâmetros normais, o que duvido que esteja, verificar novamente se não é do turbo que foi colocado.
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E ainda para mais é um teste simples e acessível.
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Desde já obrigado a todos os que responderam.
Eu também acredito que sejam segmentos infelizmente. Já fui à oficina marcar o teste de compressão. Perguntei orçamentos para a rectificação do bloco, disseram-me que é muito difícil dar um valor em concreto, só depois de abrir é que sabem o que precisa, mas que pode rondar entre 2000 a 3000 euros. Aconselharam-me a trocar aquele motor por um usado com garantia de 6 meses dum fornecedor deles, esta segunda opção é mais barata que a anterior, quanto a valores em concreto só saberei no dia em que for fazer o teste de compressão.
Vou esperar pelos resultados do teste e o feedback do mecânico e logo decido o que fazer.
De qualquer das maneiras vou actualizando este tópico.
Obrigado.
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Eles não podem logo assumir que os cilindros estão ovalizados quando nem sequer um teste de compressão fazem... primeiro faz-se o teste de compressão, se estiver bom tem de haver outra causa, se não estiver é tirar a cabeça e ver o estado da junta.