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Àrea Tecnica => Som / In Car Entertainment => Tópico iniciado por: mingos em 03 de Outubro de 2017, 12:57 pm
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Boas pessoal
Sei que há aqui umas almas caridosas que talvez me possam ajudar. :grin:
Preciso de retirar o forro da mala da minha carrinha, para não partir aquilo tudo, preciso de ajuda para saber como se retira a tampa interior para poder instalar a câmara de estacionamento traseira. Sei alguns passos, mas faltam-me algumas indicações e para não fazer asneiras...
Já está a instalação quase toda feita para a câmara de marcha-atrás, cabos no lugar, alimentação, falta só meter a câmara.
Agradeço desde já a atenção.
Cumprimentos
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isso é uma JK0E ?
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JK0 sei que é.
A matricula é de 6/2003.
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bom dia,
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Já é a segunda vez que me safas, fico-te a dever mais outra.
Obrigado.
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(https://s1.postimg.org/19hnvez9bz/image.jpg)
Scenick obrigado, grande abraço camarada.
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DaaaaaaaaHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
ganda mariquice, se soubesse que era para isso tinha ficado quieto.....
agora a sério: isso merece um grande DYI
pela minha parte mereces desde já uns grandes parabens.
Abraço
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Eu pergunto para que é que servem os espelhos :laugh: :laugh:
Ficou porreiro, mas no tablier não há nenhum espaço para por o visor, ficava mais "clean" ;)
O ideal seria ficar o mais perto possivel da versão de fabrica, mas acredito que dê mais jeito olhar para o local onde colocaste o visor.
Como tem sido a experiência com a câmara?
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No tablier ficava mal, muito mal e dava demasiado nas vistas, é uma treta barata mas podia atrair amigos do alheio, assim fica quase impossível de ver. É muito prática a localização, tanto em termos de passagem de fios, como de utilização.
Eu meti porque não tinha sensores, avariaram e meter uma nova centralina não resolveu. A verdade é que num carro de quase 5 metros, dá jeito. Estacionar agora é sem ser "a olho", dá para ficar a um palmo sabendo o que se está a fazer.
Eu aconselho vivamente. Não é por vender o material, mas na verdade acho que é um investimento bem melhor que os sensores.
Ainda ponderei também colocar câmara à frente (até a tenho), mas em versão wireless (para não andar a passar fios do motor para o habitáculo). Na verdade não o fiz porque implicaria mais conhecimentos de electricidade que eu não tenho. Conseguir encontrar o positivo da marcha-atrás, já foi bem bom para um leigo.
Scenick, o DYI posso fazer (não tirei fotos disto, mas posso explicar o processo), mas isto é simples, se eu o fiz com sucesso, qualquer faz. Mais uma vez obrigado pela tua ajuda, assim não parti nada. É que andar a mexer em plásticos de carros velhos, é para partir os apoios e plásticos com uma facilidade...
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As 4 localizações que ponderei:
(https://s1.postimg.org/8a73l0b7cv/renault-espace-interior-1.jpg)
Avaliando este factores cheguei à localização que mostrei:
- facilidade de utilização quando se faz marcha-atrás
- obstrução da visão na condução "normal"
- segurança em relação aos amigos do alheio
- facilidade para fazer a instalação
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Se não fosse pelo trabalho que dá, eu colocava dentro do portaluvas, mas assim funciona com espelho retrovisor :laugh:
Quando um dia andares com um de 12 metros, deixas logo de precisar dessas ajudas electrónicas :laugh: :laugh:
Parabéns pela realização desse trabalho ;)
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12 metros já é para profissionais, é outro nível que não o meu.
Quanto à instalação, eu fiz por dois motivos: tinha o forro do tejadilho para trocar (aproveitei para passar os fios) e porque já tinha o material em stock. Se não fosse por isso, se calhar não o fazia. Não é que seja complicado, mas dá um certo trabalho.
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Sim, imagino, mas ficas com uma espace altamente, com isso já podes procurar estacionamentos mais apertados :laugh:
Agora só falta fazer o diy ;)
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E agora pergunto eu; e para meter na frente? é que a minha carroça também é comprida e nunca sei onde anda a ponta da frente e se calhar uma gaitada dessas dava jeito.
fácil? demorado? esquece lá isso?
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A maior dificuldade é sempre a passagem de fios do compartimento do motor, para o habitáculo, dificuldade que não acontece quando se trata da câmara traseira.
Consoante os carros, há mais ou menos facilidade na passagem de fios do compartimento do motor para o habitáculo.
Nalguns modelos mais antigos, cujas versões tinham acelerador por cabo, o chassis mantém essa abertura apesar de terem passado a usar aceleradores por potenciómetro.
É começar por ver se na zona junto ao servofreio, se existe a passagem do cabo do acelerador. No meu clio tinha lá uma borracha com uma bola na ponta (local por onde passou a cablagem do kit de gpl)
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Há 3 dificuldades quanto a mim:
- passar cabos (como disse o SLS). Mas, pode-se solucionar com o sistema wireless (embora não seja tão fiável pois por vezes perde sinal de vídeo)
- fazer a ligação a um positivo que apenas ligue com a ignição (pode ser simples para muitos, mas para um leigo como eu seria mais complicado, mas faz-se)
- arranjar sistema para activar e desactivar a câmara da frente (não faz sentido ir a conduzir e a câmara estar ligada, portanto teria de se instalar um interruptor para ligar e desligar e isso acaba por também não ser muito prático de usar)
Instalar atrás é muito mais fácil. Mas, à frente também se faz, dá é mais trabalho.
Uma última nota, estes kits que se arranjam por aí, têm duas entradas de vídeo, ou seja, dá para ligar duas câmaras, o que é porreiro e quando se está a estacionar pois elas permutam automaticamente.
O que vos posso dizer é que este sistema é soberbo, até de noite funciona bem, pois as câmaras são de visão nocturna. Aconselho a qualquer um.
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Só para referir que tudo tem estado impecável. A câmara de estacionamento que meti é um investimento fabuloso. Aconselho.
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epa excelente. Recentemente fiz o mesmo para a minha Renault Master e é um mimo mesmo!
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Vou fazer isto numa Citroen Jumper e quero ver se meto aqui um DIY.
É tão simples que qualquer gajo faz. Porra se eu que não sabia sequer o que era um multímetro consegui fazer...