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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: alexmarrocos em 09 de Outubro de 2017, 01:27 am

Título: Aquecimento do motor.
Enviado por: alexmarrocos em 09 de Outubro de 2017, 01:27 am
Boa noite. eu preciso de ajuda. eu tenho um renault clio II 1.2 rn e desde que mudei a bomba de agua o motor aquece muito rapido. S o que antes de mudar a bomba de agua o carro aquecia e quando ia ver o reservatorio da agua ele estava vazio, e agora depois de ter mudado a bomba o motor aquece na mesma so que o reservatorio em vez de estar vazio fica a transbordar agua.
 ALguem sabe o que pode ser ?

Cumprimentos
Título: Re: Aquecimento do motor.
Enviado por: MauroTM em 09 de Outubro de 2017, 03:17 am
Qual é o estado do termostato?
Título: Re: Aquecimento do motor.
Enviado por: Sls a GPL em 09 de Outubro de 2017, 13:13 pm
Começa por fazer o seguinte teste.
Com o carro frio, com o circuito de refrigeração devidamente atestado e sangrado.
Coloca o motor a trabalhar e vai verificando o aquecimento dos tubos e se ganham ou não pressão.

À saída do termostato saem 2 tubos, um diretamente ao radiador (tubo mais largo) e outro que vai ao radiador da sofagem (tubo mais estreito).
À medida que o motor vai aquecendo, o tubo mais estreito vai aquecendo, o tubo que regressa do radiador da sofagem também deve aquecer.
Vai controlando a temperatura do motor no manómetro.
Quando atingir a temperatura normal de trabalho,  o tubo mais largo, deve começar a aquecer. A superficie do radiador também deve aquecer (verificar se toda a superficie do radiador aquece) e o tubo que sai do radiador em direcção À bomba de agua, deve ficar quente também, mas mais frio que o de entrada do radiador.
Quando a temperatura subir acima da temperatura normal de trabalho, a ventoinha do radiador arranca.
Muita atenção para evitar acidentes com um arranque inesperado da ventoinha.


Este será um comportamento normal.
Se o tubo que vai ao radiador não aquecer quando a temperatura normal de trabalho for atingida, significa que o termostato está avariado na posição de fechado.
Se os tubos ganham pressão antes de estarem quentes ou quando tem demasiada pressão a quente, é a possível passagem de pressão por causa da junta da cabeça queimada.
Título: Re: Aquecimento do motor.
Enviado por: alexmarrocos em 09 de Outubro de 2017, 16:39 pm
muito obgd.acho que foi mesmo o termostato que foi a vida. 
Título: Re: Aquecimento do motor.
Enviado por: Blurr em 13 de Outubro de 2017, 10:03 am
Ou tens ar no sistema ou então tens a junta da cabeça queimada. Porque mudaste a bomba de agua??