Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Pedrofmg em 23 de Outubro de 2017, 19:41 pm
-
Boas
O meu laguna 2 1.6 16v de 2002 esta fazer picos de aceleração ate as 2000 rpm sempre que carrego na embraiagem por exemplo para meter velocidade ou mesmo para parar mas so me faz isto quando as temperaturas ambiente estao assim baixas como agora, temperatura de verao nao me faz nada, foi ao electricista auto e a maquina acusa erro na segunda sonda lambda, acham que poderia causar esta situação ?
-
Sim, ela ajuda no ajuste da mistura e pode estar a ler mal. Ajusta o relanti para as leituras.
Com multímetro pode-se ler os valores absolutos e se confirmar que está defeituosa, aí sim troca-se.
Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk
-
pode interferir então no gasto do combustível certo? e no desenvolver do carro ?
-
Sim.
Ajuste na mistura influencia tanto no desempenho como no consumo.
Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk
-
o mecânico também me falou no catalisador, que podia estar danificado e originar isto na sonda, mas ele no verão foi a inspecção e passou na boa, e já antes da inspecção ele me fazia isso, e que o catalisador ainda são umas croas boas
-
Por isso a necessidade de fazer testes À sonda. Até pode ser um fio partido ou a fazer mau contacto.
A primeira opção por muito boa gente é começar a trocar peças sem primeiro fazer um diagnóstico correcto, o que leva a que se gaste dinheiro desnecessariamente.
-
Boas pessoal
Já levei o carro ao eletricista e o problema estava no massa pelos vistos da segunda sonda, pelos vistos e um fio que vem direto da centralina e esse mesmo fio foi testado para ver se não tinha corte e o fio tava ok,foi colocada uma nova sonda e mesmo assim tá igual, resumindo o eletricista disse que o problema era na centralina. Que só arranjar outra.
Só que isto são umas croas boas.
-
Isso é o típico de não fazer o diagnóstico da forma correcta.
1° a sonda foi testada para ver se estava a funcionar bem antes de ser trocada?
Provavelmente não e se calhar, até está boa e o problema não está na sonda, mas foi substituída na mesma.
2° fizeram teste de gazes para ver se a sonda não está realmente a ler valores fora do padrão e por isso deu erro?
Se calhar não fizer, e os valores dos gases dão uma ajuda para perceber o que pode estar a causar isso.
Se ele acelera quando não está em esforço, pode ser devido a gasolina a mais, não por um erro na injeção, mas sim por um problema num injector que debita mais gasolina do que deve, que por sua vez irá dar valores de gases fora do padrão.
Eu presentemente também estou com um problema na sonda lambda do meu Clio, e pelo que vi com o elm a sonda não está a dar valores. Mas irei fazer uns testes a sonda Andes de a pensar em substituir, além disso também sei que provavelmente tenho um injector danificado, que debita mais gasolina do que deve.
Como ainda não tive tempo para olhar para a coisa com olhos de ver ainda não cheguei a uma conclusão.
Mas antes de ir gastar dinheiro a trocar peças, vou fazer os testes necessários para descobrir a origem do problema.
-
Boas,
A sonda que ele colocou nova foi só para uma questão de testar melhor , não troco sem realmente ver onde é o problema . as linhas foram medidas e um fio que vem direto da centralina não tem sinal, essa mesma linha foi testada com voltímetro e tem continuidade , só para desviar possibilidade de fio traçado. O que ele me disse é que a centralina tá com algum problema .
-
Um amigo meu tambem tem um laguna 2 fase 1 de 2002 tinha o mesmo problema de o carro acelerar sozinho entre as 2000rpms e as 3000 rpms mesmo com a mudança engrenada.
Disseram-lhe que era a centralina berrada. Já foi reparado com uma em segunda mão e reprogramação... 320€.
Como foi buscar o carro à 3 dias atrás, ainda é muito cedo para perceber se está realmente bom ou não.
-
OBRIGADO,vou ver isso entao