Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: Baltazar em 27 de Outubro de 2017, 11:12 am
-
Bom dia,
De há uns meses para cá ando com um problema no carro (Renault Clio 2002 Diesel): de vez em quando não pega.
O problema começou em Julho, depois de sair de casa de um amigo ele não pegou e só depois de esperar alguns minutos e depois de algumas tentativas é que ele pegou. Voltou a acontecer-me no início de Setembro, no parque de estacionamento do Colombo, com a mesma solução.
Entretanto no fim do mês voltou a acontecer-me duas vezes no mesmo fim-de-semana. Depois disso fui com ele ao mecânico e ele não conseguiu perceber o que se passava, esteve lá dois dias e nunca teve problemas em pegar. Depois disso comecei a usar só gasóleo do mais caro e misturei no depósito um liquido para limpar os injectores, etc. Disseram-me que podia ser um problema numa bomba no tanque do combustível, que quando atingia o meio deixava entrar ar nos tubos, também tive cuidado para nunca atingir o meio do depósito.
Ainda assim, voltou a acontecer. Já aconteceu mais 3 vezes, ou seja, a frequência tem sido maior. Para piorar, já não basta esperar e insistir para ele pegar, é preciso empurrar o carro ou metê-lo numa rampa para pegar. Mas nunca pega de empurrão, é sempre a dar à chave depois de insistir enquanto se empurra ou está numa descida. E para juntar à festa, na última semana tem acontecido ele ir abaixo em andamento. Começa a perder velocidade/potência, até que se desliga.
Disseram-me que isto pode ser um problema no canhão da ignição e que basta ir à Renault, mudar o canhão e mudar o código das chaves. Mas nesta altura do campeonato já não tenho a certeza de nada, sobretudo depois destes episódios dele ir abaixo.
Desculpem o testamento, pessoal.
João Baltazar
Modificar mensagem
-
Verifica se no compartimento do motor existe alguma das tubagens do gasóleo, que seja transparente para ver se a seguir ao filtro aparece bolhas de ar.
Outra questão é a quanto tempo é que o filtro não é substituído?
Verifica se ao abrir o deposito, sentes uma entrada de ar repentina para dentro do deposito (deposito com vácuo)
Qual a cor do fumo quando tentas por a trabalhar?
Depois não é o preço do gasóleo que vai fazer assim alguma diferença ;)
Depois diz qual é o motor, porque diesel há muitos ;)
-
Sim, aparecem bolhas nos tubos do gasóleo de vez em quando. O filtro foi mudado há coisa de um ano, talvez mais. Quanto ao depósito nunca senti essa entrada de ar repentina, mas já me tinham alertado para isso.
Claro, gasóleo do mais caro acaba por ficar mais barato, tens razão.
O carro é um Renault Clio 1.5 DCI Authentique, infelizmente não lhe consigo dar mais informação sem ver o livrete.
-
Não foi bem isso que quiz dizer lol se puderes do gasóleo mais caro, gastas mais € e o que gastas a mais não vai fazer assim grande diferença.
Se aparece bolhas não é normal.
Quantos km fizeste desde a última troca de filtro? Pode ser o filtro sujo.
Se existir ar dentro das tubagens, o carro só pega quando o ar sai dos tubos.
Esse carro tem bomba manual? Se tiver verifica se está boa, e antes de por o carro a trabalhar dás umas quantas bombadas
(http://www.pmautopecas.com/2001165-4627-thickbox/mt-4036-bomba-manual-de-gasoleo-peugeot-citroen-04036-4036-157973-8029066-60677088-.jpg)
A válvula desta bomba manual, as vezes avaria e deixa que o combustível retorne para o depósito fazendo com que os tubos fiquem com ar. Depois é preciso dar muito a chaves para o motor rodar o tempo suficiente para voltar a ferrar o circuito. Se deres umas bombadas antes de por o motor a trabalhar ajuda a ferrar o circuito.
-
Pode ser o respiro do depósito entupido.
-
boas.
e onde se situa exatamente esse tudo de respiro do gasoleo no clio 2?
obrigado
-
alguem me pode ajudar?
-
Experimenta abrir a tampa do deposito a ver se o motor trabalha bem.
Se pesquisares no forum, julgo que já está explicado isso.
Nalguns casos é a própria tampa que tem uns pequenos orifícios com sistema de válvula que deixam entrar o ar e não deixam sair o liquido. Não sei se é o caso.
Verifica se a tampa do deposito da para desmontar e ver se não tem esses ditos orifícios.