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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: casota em 21 de Setembro de 2010, 21:02 pm
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Boa Noite,
mais uma vez acerca do meu avião, a minha espace 1.9dci de 120cv, tenho falado com várias pessoas ligadas á parte da Renault, sobre a possibilidade de acrescentar mais 30 cv á minha carrinha,
a opiniao deles é que não altera em nada no desgaste da minha carrinha, pelo contrario, até poderá vir a consumir um pouco menos.
Gostaria de saber a vossa opiniao por favor!
obrigado!
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quem disse que não altera nada no desgaste não sabe o que diz
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Isso é como os jogadores de futebol.
No inicio tudo lindo, a não ser numa caso ou outro um que dá uma dorzinha.
Mas a médio prazo, as coisas complicam-se e as lesões aparecem.
Ainda por cima 30cv sem mexer em mecanica? :wink:
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quem disse que não altera nada no desgaste não sabe o que diz
Concordo em pleno com o Artur, o desgaste de material será maior, agora resta saber o quanto maior será e se será que compensa?! Na minha opinião 30 cv a mais nesse motor é um bocado, apesar de haver user com esse motor com 150cv. ainda não tirei essa ideia da cabeça para fazer na minha break com o mesmo motor, mas apenas mais 10cv para combater o peso do carro. Apesar de tudo temos que interiorizar que quer a laguna quer a espace são carros familiares, o forte é a segurança, o conforto e o espaço. A ideia custa a aceitar, mas não á muito a fugir disso! mais 10 cv eu sou a favor, mais que isso é andar a estragar, a não ser que gostes de ir com mais frequencia á oficina!?
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o problema não é meter os 30 cv . o problema começa logo quando se diz uma afirmação completamente errada dessas . Em 2º , meter 30 cv nesse motor é das coisas mais faceis do mundo , mas atenção que os 30 cv não existem sempre , vão existir num pico que vai ser criado . O mais importante é criar uma faixa de binario maior e mais regular , isso sim é que é tirar partido de um motor . Se tem 100 cv ou 200 cv , o que interessa se depois caem a pique ? interessa é ter sempre binario suficiente em qualquer regime do motor .
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o problema não é meter os 30 cv . o problema começa logo quando se diz uma afirmação completamente errada dessas . Em 2º , meter 30 cv nesse motor é das coisas mais faceis do mundo , mas atenção que os 30 cv não existem sempre , vão existir num pico que vai ser criado . O mais importante é criar uma faixa de binario maior e mais regular , isso sim é que é tirar partido de um motor . Se tem 100 cv ou 200 cv , o que interessa se depois caem a pique ? interessa é ter sempre binario suficiente em qualquer regime do motor .
Nisso estou totalmente de acordo. O que adoro no clio dci é ter em baixas sempre bastante binário para o peso do carro, coisa que não se encontra em muitos outros carros de outra marca. Consigo no dia a dia ter boa prestações e recuperações mesmo andando em regimos baixos reflectindo nos consumos.
Chego aos 120/130 e a força já não é a mesma mas também já são velocidades que no dia a dia não me adianta.
Isso tudo para chegar à conclusão que em vez de aumentares x cavalos, é preferiveil ajustares o binário ao teu andamento.
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Por isso acho fantastico esta familia da renault
agradeço os comentarios, tb fui da mesma opiniao que a vossa, achava muita fruta para o meu camiao,
vou levar em conta estes comentarios
obrigado
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o que noto na minha carrinha é que com 5 ou 6 pessoas, em arranque é bastante lenta, atenção, não quero nem sou de loucuras, de peões, aceleradelas, nem arranques a patinar, estimo mt a minha maquina, apenas achava que para a carrinha que é poderia ser mais explosiva, a combinar com ela mesma,
acham que é melhor ver a parte binário, mais importante que os cv??
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O binário está sempre interligado com os cavalos, o melhor é em primeiro lugar arranjar um preparador de confiança, vê o que anda no mercado e vai vendo os comentarios ao mesmo, depois com esse preparador esclareces todas as tuas duvidas, ninguem melhor que ele para te indicar o melhor.
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:afro:obrigado
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Boas ate agora concordo com tudo o que disseram aqui em especial que quem diz que nao desgasta mais nao sabe o que ta a falar mas a dias tambem reparei no site do pke (que por ignorancia ou apenas por nunca me ter interessado por este tipo de coisas nao conhecia) e teem la tudo muito bem explicado os pros os contras para alem de que a reprogramaçao tem garantia vitalicia e garantia satisfaçao devoluçao do dinheiro. Vai a esse link escolhe o teu motor e ve o que achas por exemplo se for o 2.2 de 150cv podes-a meter com 175 e um binario de 390 Nm o que nao é nada mau. Tens 3 opçoes de repro e uma delas como referist no post é para manter a potencia inalterada e diminuir os consumos:) De qualquer maneira ve tu mesmo:)
http://www.pke.pt/index.php?option=com_content&view=category&id=42&Itemid=63 (http://www.pke.pt/index.php?option=com_content&view=category&id=42&Itemid=63)
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Não recomendo a PKE. Ha bem melhor que esses que apenas usam mapas ja pre feitos e inserem. Cada carro e um carro, logo e melhor ires a alguem que perceba e te edite o teu mapa em conformidade com o que pretentes, com testes pelo meio que usar algo ja pre definido.
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Vou dar a minha opinião, que tal como a dos outros vale o que vale e só espero ajudar numa decisão ponderada e acertada.
O regime em que o motor se faz notar mais molengão, não deve ser muito diferente dos restantes motores, em particular com um só turbo, i.e. antes do binário máximo, abaixo das +/-2000rpm, isto independentemente da potência máxima. E quando a carga do veículo é maior é normal que isso seja ainda mais notório e penalizante nos consumos, com particular agravamento abaixo da temperatura óptima (isto costuma ocorrer quando saímos de manhã do estacionamento... quantos de nós não tem que subir logo uma rampa para o piso -1 e piso 0, antes de chegar à rua ?)
Pelo que consegui apurar em várias casas de reprogramação e alguma pesquisa na internet, neste regime pouco ou nada se consegue melhorar. Aliás, tem acontecido que quanto maior a cilindrada do motor mais "preguiçoso" é para alcançar as tão desejadas 2000rpm, embora, claro, se tenha conseguido bastantes progressos nos últimos anos, mas não à custa de reprogramações ou kits de potência, foi mesmo na concepção dos motores.
A partir destas rotações tudo pode acontecer ao gosto do cliente e do risco que está disposto a correr. E não falo só de risco em turbos, injecção ou taxas de compressão, falo também da embraiagem. É que recentemente tem acontecido que "simples" aumentos de 15Nm já fazem notar-se pela negativa na embraiagens de série, começando a patinar e a desgastar-se prematuramente. Note-se que o cliente que normalmente procura um aumento de potência não é o que tem o carro novo ou muito recente, é alguém que procura dar um novo alento ao que já tem e tentar dar um novo fôlego ao usado por se achar a perder o "comboio" da performance.
Em resumo, para se conseguir melhorar o consumos é sempre preciso mais binário e mais binário trás desgastes prematuros e nunca se consegue reduzir substancialmente quando ele é realmente elevado, em arranques sucessivos, dentro da cidade abaixo das 2000rpm. O aumento de potência moderado é sempre bem vindo, mas o que é moderado para uns é pouco para outros e cada motor é um motor e o caso em concreto do 1.9dCi de 120cv aqui em causa, está longe de ser um exemplo de fiabilidade que permita pensar que "mexidas" de potência vão ser naturais e sem consequências indesejadas mesmo a curto prazo.
Atenção, que não quero com isto dizer que todos os 1.9dCi de 120cv dão problemas, mas apenas que a frequência com que os deram e continuam a dar é elevada quando comparada com a maioria dos restantes, pelo que talvez não seja o melhor "candidato" para alterações, ainda para mais num veículo com mais de 1700Kgs...
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Não recomendo a PKE. Ha bem melhor que esses que apenas usam mapas ja pre feitos e inserem. Cada carro e um carro, logo e melhor ires a alguem que perceba e te edite o teu mapa em conformidade com o que pretentes, com testes pelo meio que usar algo ja pre definido.
Na zona de Lisboa... a MB? Mas pelo que ouvi dizer MB=fumo.....se tiver enganado k me corrijam
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Não recomendo a PKE. Ha bem melhor que esses que apenas usam mapas ja pre feitos e inserem. Cada carro e um carro, logo e melhor ires a alguem que perceba e te edite o teu mapa em conformidade com o que pretentes, com testes pelo meio que usar algo ja pre definido.
Na zona de Lisboa... a MB? Mas pelo que ouvi dizer MB=fumo.....se tiver enganado k me corrijam
nao tou dentro destes assuntos mas isso posso-te garantir porque conheço carros que foram la reprogramados...MB = muito fumo.
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Vou dar a minha opinião, que tal como a dos outros vale o que vale e só espero ajudar numa decisão ponderada e acertada.
O regime em que o motor se faz notar mais molengão, não deve ser muito diferente dos restantes motores, em particular com um só turbo, i.e. antes do binário máximo, abaixo das +/-2000rpm, isto independentemente da potência máxima. E quando a carga do veículo é maior é normal que isso seja ainda mais notório e penalizante nos consumos, com particular agravamento abaixo da temperatura óptima (isto costuma ocorrer quando saímos de manhã do estacionamento... quantos de nós não tem que subir logo uma rampa para o piso -1 e piso 0, antes de chegar à rua ?)
Pelo que consegui apurar em várias casas de reprogramação e alguma pesquisa na internet, neste regime pouco ou nada se consegue melhorar. Aliás, tem acontecido que quanto maior a cilindrada do motor mais "preguiçoso" é para alcançar as tão desejadas 2000rpm, embora, claro, se tenha conseguido bastantes progressos nos últimos anos, mas não à custa de reprogramações ou kits de potência, foi mesmo na concepção dos motores.
A partir destas rotações tudo pode acontecer ao gosto do cliente e do risco que está disposto a correr. E não falo só de risco em turbos, injecção ou taxas de compressão, falo também da embraiagem. É que recentemente tem acontecido que "simples" aumentos de 15Nm já fazem notar-se pela negativa na embraiagens de série, começando a patinar e a desgastar-se prematuramente. Note-se que o cliente que normalmente procura um aumento de potência não é o que tem o carro novo ou muito recente, é alguém que procura dar um novo alento ao que já tem e tentar dar um novo fôlego ao usado por se achar a perder o "comboio" da performance.
Em resumo, para se conseguir melhorar o consumos é sempre preciso mais binário e mais binário trás desgastes prematuros e nunca se consegue reduzir substancialmente quando ele é realmente elevado, em arranques sucessivos, dentro da cidade abaixo das 2000rpm. O aumento de potência moderado é sempre bem vindo, mas o que é moderado para uns é pouco para outros e cada motor é um motor e o caso em concreto do 1.9dCi de 120cv aqui em causa, está longe de ser um exemplo de fiabilidade que permita pensar que "mexidas" de potência vão ser naturais e sem consequências indesejadas mesmo a curto prazo.
Atenção, que não quero com isto dizer que todos os 1.9dCi de 120cv dão problemas, mas apenas que a frequência com que os deram e continuam a dar é elevada quando comparada com a maioria dos restantes, pelo que talvez não seja o melhor "candidato" para alterações, ainda para mais num veículo com mais de 1700Kgs...
há muito tempo que não lia algo tão correcto e acertado
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Aliás, tem acontecido que quanto maior a cilindrada do motor mais "preguiçoso" é para alcançar as tão desejadas 2000rpm, embora, claro, se tenha conseguido bastantes progressos nos últimos anos, mas não à custa de reprogramações ou kits de potência, foi mesmo na concepção dos motores.
Em vez de maior é menor...
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bem, de facto só tenho a agradecer mais uma vez a todos, pelas sinceras opinioes.
acho que esta ultima explicação para pessoas como eu, que nada têm a ver com carros e deixo-me levar um pouco pelo que me dizem, foi excelente.
Creio que não irei mesmo mexer na minha lindona (espace),
um grande obrigado
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bem, de facto só tenho a agradecer mais uma vez a todos, pelas sinceras opinioes.
acho que esta ultima explicação para pessoas como eu, que nada têm a ver com carros e deixo-me levar um pouco pelo que me dizem, foi excelente.
Creio que não irei mesmo mexer na minha lindona (espace),
um grande obrigado
Faço minhas as tuas palavras. Pois eu era um dos que penssava também aumentar o binário por causa das baixas.
Artur, tu és o verdadeiro "Saramago", com o devido respeito pelo sr., da mecânica.
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bem, de facto só tenho a agradecer mais uma vez a todos, pelas sinceras opinioes.
acho que esta ultima explicação para pessoas como eu, que nada têm a ver com carros e deixo-me levar um pouco pelo que me dizem, foi excelente.
Creio que não irei mesmo mexer na minha lindona (espace),
um grande obrigado
Faço minhas as tuas palavras. Pois eu era um dos que penssava também aumentar o binário por causa das baixas.
Artur, tu és o verdadeiro "Saramago", com o devido respeito pelo sr., da mecânica.
mas atenção , não disse que não se possa aumentar o binario por causa das baixas , disse apenas e quis contradizer que aumentar a cavalagem não estraga em nada o carro . claro que quando se fala em mais 30 cavalos num motor com 120 , estamos a falar de um incremento de mais de 20% . E obvio que isso ira produzir um maior desgaste na viatura e nao vai ser pouco . estamos a falar de retirar cerca de 50% de vida util a uma embraigem . Nao sou contra reprogramações , sou apenas contra que as façam da forma como são feitas e com os abusos que sao feitos e dando informaçoes erradas