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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: mafgod em 13 de Dezembro de 2017, 10:42 am
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Ora viva a todos.
A minha esposa tem uma Megane de 2013, com cerca de 155.000km, 1.5DCi que compramos com 2 anos e cerca de 130.000km... nestes dois ultimos anos connosco, fez uns 30.000km.
Diariamente faz cerca de 50km, 25km por trajeto.
Na semana passsada apareceu a indicação "Verificar Injeção" e entra em safe mode.
Consegui ver que tem um alarme tipo: "sensor ... filtro particulas..." e consigo limpa-lo.
Fica ok, e passado um ou dois dias volta ao mesmo.
Na oficina (não oficial), indicaram que poderia ser o filtro "cheio" e que o carro já não conseguia fazer as regenerações e para isso sugerem uma limpeza ao dito (~400/500€).
Mas também pode ser o sensor...
Resumindo, como estamos a falar de um componente relativamente caro (filtro e/ou sensor)... não pretendo andar a fazer tentativas disto e aquilo.
Não sei se poderá ter a haver, mas junto alguns sintomas estranhos passados:
- há uns meses, a carrinha indicou bateria fraca e que estava a carregar, vi uma vez mas como não a conduzo regularmente não sei se apareceu alguma vez mais
- o stop/start nem sempre funciona.... tanto pode ser poucos kms após iniciar a marcha como muito depois....
- quando paramos o carro, e o stop/start funciona, se sairmos do carro e voltarmos a entrar, acho que temos de tirar e voltar a por o cartão/chave, obtemos o erro "perigo gripagem motor" quando o tentamos por a trabalhar. Tiramos/pomos a chave e ok.
Alguns destes sintomas estão de algum modo relacionados com este problema da injeção?
Ou seja, se a bateria estar fraca pode dar este erro?
A bateria fraca (mas sem indicação ao condutor) pode fazer com que as regenerações não sejam feitas?
Há alguma maneira de saber se o problema está no sensor ou no filtro ou em outro coisa? Tipo, se o alarme for este ou aquele.
Há alguma maneira de saber se o problema está no filtro que está cheio e o carro por alguma razão não consegue fazer as regenerações?
Falei com a TurboTec para fazer a limpeza e em conversa, deu a entender que o filtro na Megane deve estar em fim de vida tendo em conta os kms.... é mesmo assim? Tinha a ideia que duraria mais uns kms... ou é conversa para sugerirem a substituição/remoção?
Li algures que há uns aditivos que se colocam no combustível para ajudar a regeneração. Valerá a pena ou é banha da cobra?
Agradeço qualquer ajuda.
Mário!
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A bateria fraca normalmente causa problemas estranhos do género de dar erros que não existem.
Há um tópico a falar do fap que explica bem o seu funcionamento, e vais ver que percursos curtos não lhe dão saúde.
O que podes fazer é fazer uma viagem maior, e a andar bem (autoestrada por exemplo) para que se gere calor suficiente para facilitar a regeneração.
Pesquisa no forum sobre FAP
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Injetores?? Bomba de pressão a desfazer-se?? Eu começava por verificar se existem limalhas no filtro de combustível.
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Ontem quanfdo fui limpar o alarme registei o número do dito.
São dois que existiam:
DTC1453 - Circuito do sensor de pressão do dif. filtro de particulas
DTC1525 - Interruptor do controlo de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade variável; valroes improváveis
Creio que o que fez aparecer a mensagem é o DTC1453.
Sabem se há alguma APP para android que dê para ler e limpar estes alarmes?
Será que o Torque dá?
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Acho que, mais que importante que limpares os erros constantemente, é resolveres a origem deles.
Daí terem aconselhado a leres os tópicos em questão.
Relativamente ao filtro de partículas, podes mandar limpar ou até anular o mesmo.
Vai do bolso de cada um.
Mas o apagar e "esquecer" que o problema existe, a curto prazo, pode tornar-se num problema maior.
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Percebo, o problema é que o agendamento para a limpeza é só daqui a duas semanas... e perciso do carro entretanto...
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E DTC1453 ou P1453 é o mesmo erro?
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Em principio não, mas tudo depende da maquina de diagnostico.
O ideal seria fazer com a maquina da renault que é mais precisa na identificação dos erros.
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Hoje de manhã reparei que o nível de óleo do motor está um pouco acima do máximo, tipo 0,5 a 1cm. Será esta a causa ou consequência do alarme?
Ou, nada tem a ver?
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Metes sempre combustível no mesmo local?
Digo isto porque a minha laguna embora seja outra motorização uma altura deu esse erro umas 3 ou 4 vezes, entretanto experimentei a mudar de marca de combustível e local de abastecimento e até agora nunca mais fez.
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Sim, a minha mulher costuma colocar sempre no mesmo local.
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Será que este pouco óleo acima do máximo pode provocar este alarme?
Ou seja, tendo mais óleo irá sujar ainda mais o filtro/sensor particulas originando o erro?
Ou, ter mais óleo é a consequência da tentativa de fazer regenerações?
Mudei óleo e filtro em agosto... deste ano.....
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mafgod disse:
..."Ou, ter mais óleo é a consequência da tentativa de fazer regenerações?"...
Boas.
Neste sistema do 5º injetor dedicado á regeneraçao, nao existe o problema de o gasol invadir o carter quando nao ha regenaroes conseguidas.
cumptos
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Sobre o óleo era o que suspeitava, mas como li aqui informações contraditórias...
Hoje de manhã deu o aviso "verificar filtro antipartículas" ou algo parecido.
Deve ser o filtro que precisa de ser limpo.
Para a semana vai à turbotec para uma limpeza.... Esperemos que resolva!
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Atenção que o nível de óleo a cima do máximo não é bom, é preciso ver se foi colocado óleo a mais ou se este está a ser contaminado com água ou com gasóleo.
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Hoje de manhã deu o aviso "verificar filtro antipartículas" ou algo parecido.
Essa mensagem não existe, assim como não aparece nenhuma que indique anomalia no filtro de partículas.
O que deve ter aparecido é o "verificar antipoluição" e essa não "pede" que se limpe o FAP.
O mais provável é ser uma deficiência em algum sensor ou mesmo algum injector a armar-se em parvo.
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Resumindo, a ideia de gastar uns 350€ numa suspeita para limpar o filtro não me estava a convencer.
E depois se nada resolvesse?!
Depois de ler na Net, ainda fiquei mais na dúvida.
Por exemplo aqui http://www.renaultforum.nl/forum/foutcode-p1453-storing-verschilduk-sensor-roetflt-t21248.html (http://www.renaultforum.nl/forum/foutcode-p1453-storing-verschilduk-sensor-roetflt-t21248.html) e com ajuda do google translator... até referem que a reparação é básicamente mudar uns tubinhos!? WTF!
Enfim.
Nada como ir a quem sabe, e neste caso, a uma oficina Renault :smiley:
Consegui agendar para hoje de manhã uma ida à dita para um diagnóstico.
Depois de ligar o CLIP, desligar/ligar a ficha do sensor de pressão do filtro, desligar um tubo de respiração do motor, e com a ajuda preciosa de um espelho (!) eis o veridito final..... um dos tubinhos da treta está danificado!
WTF! Um simples tubinho!?
Espero que realmente seja apenas o dito.
Em conversa com o mecânico, estes filtros de particulas duram muito mas mesmo muito.... logo... quando eu referi que tinha um problema no filtro e que provavelmente teria de o limpar ou mudar ele disse logo..... "quase de certeza que não é".
Também em conversa com ele, o diagnóstico foi rápido porque parece que é "problema" relativamente normal.
E quem sabe, sabe!
Para o ano, direi se realmente ficou resolvido.
A saber então, nas Meganes, verificar os tais tubinhos que ligam ao sensor de pressão!
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Essa mensagem não existe, assim como não aparece nenhuma que indique anomalia no filtro de partículas.
O que deve ter aparecido é o "verificar antipoluição" e essa não "pede" que se limpe o FAP.
O mais provável é ser uma deficiência em algum sensor ou mesmo algum injector a armar-se em parvo.
É essa a mensagem que dizes... e de fato..... parece que nada tem a var com a limpeza de filtro.
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Ainda bem que não foi nada de grave. Só é pena a Renault não fazer recall destes casos em que os problemas são mais que conhecidos.
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Recall? Quer dizer que é um defeito de fabrico?!
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Se na oficina reconhecem como um problema relativamente normal, cheira-me a defeito no fabrico.
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Defeito de fabrico num tubo de borracha que se detiora com a temperatura e o contacto com o óleo e combustível? quanto muito ser considerado material de desgaste ;)
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Planned obsolescence at it's finest.
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Após vários dias de uso, penso que posso afirmar que realmente o problema era o tal tubinho do sensor.
Ficou por pouco mais de 100€, com IVA e diagnóstico incluído.
5 estrelas.
Obrigado a todos os que tentaram ajudar.