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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: zerosanity em 18 de Janeiro de 2018, 17:33 pm
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Boas a todos.
Comprei recentemente um clio 3 de 2008 motor 1.2 TCE com 140000km para a Maria,
Ainda me estou a habituar ao carro mas tenho algumas duvidas que gostava de esclarecer:
1º
Temperatura, demora muito a chegar ao ponto ideal, e maior parte das vezes está abaixo.
Tipo, o normal da temperatura em andamento é no 1º traço e demora bastante a lá chegar, tipo 15min a conduzir, só depois de andar com o carro bastante tempo e parar em ralenti é que sobe para o traço do meio, que é supostamente a temperatura ideal.
Se continuar a andar a temperatura baixa do traço do meio? Será que o termostato está colado na posição aberta, ou é panca minha???
2º O ralenti em frio, fica acelerado por volta das mil, depois de aquecer um pouco fica entre as 700 e as 500rpm, embora as 500rpm sente-se um pouco o carro a vibrar. é normal? ou deveria estar sempre por volta das 700 depois de quente?
3º Até a data tenho andado pouco, mas os consumos andam a rodar os 8, 9l só em cidade.
De verificar que quando comprei, fiz revisão ao carro, em que mudou todos os filtros, oleo motor, travões e caixa., verificou velas tudo ok, limpeza de admissão, e mandei fazer também afinação de válvulas. reparar fugazitas de juntas... entre outras coisas Os sintomas já faziam antes da revisão. A limpeza de admissão resolveu a situação de o carro ficar bastante acelerado em frio.
Obrigado a todos desde já.
Cumprimentos.
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1- é típico dos sintomas de termostato aberto
2- verificar a velas é um bom procedimento, mas convém saber à quanto tempo é que foram colocadas no carro e se têm a folga correcta, elas ao fim de uns 60 mil km devem ser trocadas.
O relantim baixo pode estar relacionado com as velas e as bobines.
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Muito obrigado, tmb tinha ideia que sim.
Já agora alguém me pode indicar, ou onde posso saber os part-numbers originais correctos para as peças acima:
Termostato
Velas
cabos velas / bobines
Nº chassis:
VF1BRCP0********
Cumprimentos.
Hélder
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No software da renault, mais logo posso ver se vejo isso.
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OK, muito obrigado, agradecia.
Já agora uma pergunta as tantas estúpida, mas porque "apagaram" os últimos números do meu VIN que postei?
Não convém colocar?
Cmps.
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Por segurança mesmo, tua :wink:
Assim como matrículas, etc. Nunca se sabe quem é que poderá estar a ver o fórum.
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já agora um pequeno reparo.
O ralenti do carro é baixo mesmo. por norma 600 / 650 rpm.
A Renault orgulhava-se por ser o motor com o ralenti mais baixo.
Inicialmente fica sempre nos 1000 ou acima e depois de aquecer, baixa para esses valores.
Os consumos no meu andavam sempre nos 6.6 / 6.8 sem grandes cuidados. Andava sempre entre Sintra e dentro de Lisboa.
Se tivesse cuidado, poderia baixar bastante.
É mesmo controlar o pé, vai lá com o hábito :)
Podes trocar os cabos e velas preventivamente... por norma por volta desses km costuma já pedir a substituição. Os sintomas são normalmente alguns soluços ao acelerar ou mesmo falhas no motor.
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termostato - 8200660882
velas - 8200587901 - ILKAR7A7 - ngk 91432
bobine - 7700274008
cabo de velas -8200575895
São as referencias para o d4f786 No entanto deves confirmar sempre a referencia dos componentes que estão instalados no carro, pois as referencias mudam ao longo do tempo.
Sim, retirei o resto dos números por uma questão de segurança.
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Viva,
Os consumos tenho mesmo que me habituar, é o meu primeiro carro a gasolina turbo, a Maria ainda está a aprender a conduzir por isso deve andar devagarinho.... :)
Obrigado mas penso que o código do meu motor é o D4F-784, serão as referencias iguais?
O carro não soluça, nem engasga... mas quando quente ao ralenti, treme um pouco.
Quando enviei a oficina a TIAGOROCHAUTO, ele viu velas e disse que estavam boas não era preciso trocar, mas vou re-confirmar.
Já agora, já me falaram para colocar um pouco de massa de cobre na rosca das velas, para não agarrarem.
Qual a vossa opinião sobre isto?
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Nunca coloquei nada disso :)
As velas saíram sempre bem.
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Se forem apertadas como deve de ser, saem bem, se forem apertadas como quem aperta os parafusos das rodas do carro, é natural que depois não saiam :laugh:
Já verifiquei as referencias e são iguais, no entanto confirma com as que estão no carro.
O vibrar pode ser algum apoio do motor a dar sinais de desgaste.
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Ok muito obrigado pelos esclarecimentos.
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Boa compra!!
1º problema, termostato avariado em aberto, troca o termostato e a caixa dele que normalmente costuma ter fuga por lá...
2º problema, manda limpar a borboleta de admissao e reiniciar a mesma e fazer uma reinicializaçao no calculador de injeçao, costuma resolver...
3º problema, esses consumos estao um bocado elevados... Pode muito bem ser da borboleta suja, ou entao, velas, filtro de ar, bobine...
Atencao ao óleo, sempre 5w40 RN710 !!!!