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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Martins SDI em 19 de Janeiro de 2018, 16:02 pm
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Boas pessoal,
Venho aqui solicitar a vossa ajuda.
O meu Clio 3 1,5 DCI 68cv anda com um sintoma meio estranho. Quando o ligo pela primeira vez, por vezes fica um ralenti instável, ou seja, as rotações oscilam e o carro chega a desligar-se. Parece que fica com o motor a engasgar-se. Depois de dar umas voltas com ele fica tudo normal e não volta a fazer. Estive a ver os erros com a Can Clip e tenho o seguinte erro no calculador UPC (modulo 1337):
DF008: Rede multiplexada 1.DEF
O erro aparece como registado, mas não está ativo. Já o tentei apagar, mas volta sempre a aparecer. Alguém já teve alguma situação parecida? Qual poderá ser o problema?
Eu já tive uma situação parecida noutro carro e o problema era originado pelo sensor da temperatura do liquido anticongelante. Alguém sabe se no Clio este problema poderá ser originado por este sensor, ou outro equivalente?
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Verifica as fichas dos injectores ou da egr, não estou a ver mais nada que possa causar isso.
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Esse erro é : incoerência entre a pista 1 e 2 do pedal do acelerador
No entanto esse sintoma pode ser algum injector que a frio esteja com muito retorno.
Aconselhava fazer teste retorno dos injectores
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Eu estou desconfiado que possa ser a válvula que controla o gasóleo na bomba. O que acham? Poderá justificar os sintomas que o carro tem?
Pedro, sabes se o acelerador costuma ser problemático nestes carros? realmente jáá tinha encontrado esse erro associado ao pedal do acelerador, mas achei estranho ser identificado como "Rede multiplexada". Fiz este diagnóstico com uma Can Clip Chinoca.
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Mais um update. Estive a fazer umas leituras aos valores do carro e parece estar tudo bem, excepto a temperatura do ar da admissão que marca sempre 0°C. Penso não ser normal. Alguém me confirma se esta leitura é feita no sensor de massa de ar? Poderá vir daí o ralenti instável ao ligar o carro?
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Pode. No dci 85 é feita na maf, no teu não tenho certeza.
Acerca do pedal, eu já tive de trocar o meu. Uma pista começou a falhar. Novo na Renault são 50€,nada demais
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Que sintomas tinha Pedro?
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Nenhuns dos que referes. Apenas as vezes a fazer ponto de embraiagem o carro dava uma aceleração a mais do que carregava no pedal
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Eu não sei porquê mas parece-me que a tua reparação da injecção não correu muito bem... Já tentaste levar a uma casa especialista em diesel?
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Sim, a reparação da injeção foi problemática, mas depois da 2a troca de injetores não voltei a ter problemas. Desta vez não tenho erros de injeção, o que me leva a descartar essa parte.
Pedro, estive a ver os valores do pedal com a Clip e parecem-me consistentes com a posição dele. Penso que o meu problema não venha daí.
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Sendo UPC, não tem nada a ver com injecção. Seria injectores, EGR e etc caso o erro estivesse no campo de diagnostico "injecção"
Essa UPC nunca foi trocada ou mexida? Será a que veio com o carro? Sendo 1.Def e estando a amarelo não te precisas de preocupar. Só para um descargo de consciência verifica se as fichas estão todas impecáveis na upc.
erro "Rede multiplexada", aparece em muitos clios 3 na secção de airbag que também não dá para tirar, apaga-se mas depois volta a aparecer e está sempre a amarelo.
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Boas Carlos,
Que eu saiba esta UPC nunca foi trocada e se foi trocada foi na Renault. Comprei este carro seminovo na Renault.
Agora que referes, também tenho outro erro no módulo do airbag. DF060 - Rede multiplexada - 1.DEF. Deve ser mesmo algum bug na rede como referiste, que nada tem a ver com este problema. Já apaguei os erros mas voltam sempre a aparecer. A primeira coisa que fiz foi verificar todas as fichas na UPC. Parece estar tudo OK.
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Voltando ao problema da leitura da MAF, hoje experimentar fazer uma leitura dos valores no módulo de injecção com o carro desligado e ligado. O valor da temperatura do ar na admissão não se alterou. Está sempre a 0. têm aqui a leitura dos valores. O que vos parece? A MAF precisa de ser substituída?
Motor desligado e frio:
(https://s19.postimg.org/43hzd10f7/Leituras_motor_desligado.jpg)
Motor ligado após uma viagem:
(https://s19.postimg.org/f336omj4j/Leituras_motor_ligado.jpg)
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Bem pessoal,
Não sei se é coincidência ou não, mas com a vinda destes dias mais quentes o problema do ralenti instável desapareceu. Contudo, verifiquei que a temperatura da água do meu carro nunca atinge os 90ºC. Fica-se sempre pelos 81 a 85ºC (o ponteiro encosta ao 2º traço no quadrante). Como há uns tempos o sensor de temperatura do anticongelante andou a marcar abaixo do 2º traço, tendo depois normalizado, vou começar por troca-lo, porque desconfio que está com falha intermitente. Daqui por uns tempos dou feedback se resolveu o problema ou não.
Segundo o manual técnico a temperatura da àgua deveria ser de 90ºC em quente:
(https://postimg.org/image/6kw67wgj3/)
https://postimg.org/image/6kw67wgj3/
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Boas pessoal, tenho mais um sintoma novo. Descobri ontem que com o carro parado, se acelerar o carro até as 1500 RPM's o ralenti fica a oscilar nessa rotação. Aqui vai um vídeo que fiz:
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=rLuWYA7reto#)
Alguém tem alguma ideia do que poderá estar a provocar isto?
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Ele não dá erro do shitch do pedal ou algo do género? pode ser alguma incoerência entre o valor da pista 0 e 1 do potenciómetro do acelerador.
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Não tenho erro, mas já ponderei essa hipótese. Os erros que ficam registados são apenas os que coloquei acima e estão relacionados com a rede multiplexada. Pelo que já li, é um erro comum nestes clios.
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Venho fazer mais um update neste tópico. O ralenti instável normalizou sem fazer nada. Contudo, Reparei nestes dias mais frios que a temperatura do motor baixava ligeiramente, quando fazia uma descida grande. Então experimentei fazer um percurso a descer, com o motor desengatado. Resultado, a temperatura do anticongelante desce meio traço num espaço de cerca de 2km. Isto é sintoma de termostado com mau funcionamento. Como esta semana o carro foi trocar a distribuição, aproveitei e troquei o termostato+sensor (que veio acoplado). O problema da temperatura ficou resolvido. As fichas do motor foram todas revistas e a ficha do sensor de pressão da admissão estava com um pouco de verdete. Foi limpa também com spray de contactos.
Para já ao ralenti deixei de ter problemas. A oscilação às 1500rpm mantém-se. O que acham que poderá causar essa oscilação?
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Isso aí já poderá ser do pedal como já foi falado