Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Carlos_98 em 13 de Fevereiro de 2018, 19:06 pm
-
Boas a todos, tenho um clio 1.2 energy de 92, e hoje ao dar à chave pela primeira vez o ponteiro reagiu de uma maneira que eu nunca tinha visto.
O que aconteceu foi que ao ligar ignição o ponteiro subiu logo para o meio (carro frio e temperatura ambiente de uns 5ºC), dei à chave e deixei aquecer o motor, ele foi até ao penúltimo traço e depois disparou a ventoinha.
Agora o que faço? Vejo do sensor, ou do quadrante? Alguém tem conhecimento desta matéria?
O meu quadrante é igual a este da foto.
Obrigado.
([url]http://s12.postimage.org/yx3xi1vjx/Quadrante_do_meu_Renault_Clio.jpg[/url])
-
Á partida deve ser do sensor de temperatura , no bloco do motor/caixa do termostato.. verifica a ficha e se o comportamento se mantiver tens de mudar, isso é barato..
-
Isso nunca me aconteceu. Tive um R19 que o quadrante é quase igual e ele assinalava a temperatura incorrecta mesmo após troca de sensores.
Troquei de quadrante e deixei de ter esse problema.
P.S - Onde deu para notar que realmente estava errado foi depois na leitura do combustível onde com o depósito cheio o indicador ia além do máximo e a luz de reserva acendia a meio do último quarto.
Como disse, troquei de quadrante e o problema foi-se.
Mística Jaeger. Os Veglia não costumam dar esses problemas, pelo que soube.
-
Antes de trocar seja o que for, é ver os valores com o multímetro do sensor de temperatura. Ver se a frio e Às varias temperaturas têm os valores de resistência indicados para a temperatura em questão.
-
Obrigado a todos,
Antes de trocar seja o que for, é ver os valores com o multímetro do sensor de temperatura. Ver se a frio e Às varias temperaturas têm os valores de resistência indicados para a temperatura em questão.
E sabe dizer quais os valores normais de resistência do sensor?
Isso nunca me aconteceu. Tive um R19 que o quadrante é quase igual e ele assinalava a temperatura incorrecta mesmo após troca de sensores.
Troquei de quadrante e deixei de ter esse problema.
P.S - Onde deu para notar que realmente estava errado foi depois na leitura do combustível onde com o depósito cheio o indicador ia além do máximo e a luz de reserva acendia a meio do último quarto.
Como disse, troquei de quadrante e o problema foi-se.
Mística Jaeger. Os Veglia não costumam dar esses problemas, pelo que soube.
Vou verificar qual é o meu, a nivel da gasolina, quando lhe meter já vejo, mas parece estar bom nesse aspecto.
Á partida deve ser do sensor de temperatura , no bloco do motor/caixa do termostato.. verifica a ficha e se o comportamento se mantiver tens de mudar, isso é barato..
Como disse irei testar, se verificar as leituras mais altas do que o normal sei que é o sensor, se estiver bom vejo se a cablagem está em condições e não faz massa. Agora só precisava então dos valores de referência do sensor de temperatura. Alguém sabe?
Obrigado.
-
Segundo o autodata:
20ºC - 3060-4045 ohm
40ºC - 1315-1600 ohm
80ºC - 300-370 ohm
90ºC - 210-270 ohm
Se o sensor em frio já está a meio , pode mesmo ser do sensor, mas verifica também se o termostato está a funcionar bem, ou seja enquanto o carro está frio não circula agua pelo radiador e quando aquece começa a circular. Consegues ver isso verificando se o tubo que vai do termostato ao radiador aquece ou não. Vai comparando com os tubos que vão à sofagem.
-
O meu actual tinha um problema no ponteiro da gasolina. Cheio ficava antes do indicador máximo.
Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk
-
Segundo o autodata:
20ºC - 3060-4045 ohm
40ºC - 1315-1600 ohm
80ºC - 300-370 ohm
90ºC - 210-270 ohm
Se o sensor em frio já está a meio , pode mesmo ser do sensor, mas verifica também se o termostato está a funcionar bem, ou seja enquanto o carro está frio não circula agua pelo radiador e quando aquece começa a circular. Consegues ver isso verificando se o tubo que vai do termostato ao radiador aquece ou não. Vai comparando com os tubos que vão à sofagem.
Obrigado, de qualquer forma, testei hoje o manómetro, retirei a ficha e dei à ignição e o ponteiro foi para o meio, coloquei um clip a fazer de chante e subiu. Assim deduzo que é o manómetro, pois com a ficha desligada deveria ficar no minimo, mas fica a meio. Agora a minha questão é: Será que não consigo arranjar aquilo? Há alguém que perceba destes quadrantes renault?
Cumprimentos.
-
Aquilo é um voltímetro praticamente, consoante a voltagem assim o ponteiro mexe. Ou seja, quando varia a resistência à massa. Quanto menor for a resistência, mais ele marca.
É preciso ver também se não será um curto circuito na cablagem que provoca isso.