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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: Martins SDI em 22 de Fevereiro de 2018, 16:43 pm
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Boas pessoal,
Venho aqui pedir ajuda para tentar solucionar um barulho do meu Clio 3 1,5 DCI de 68cv. Recentemente tenho estado atento a um ruído na frente, que parece vindo da suspensão do lado esquerdo, na zona por baixo do filtro do ar/caixa de velocidades.
Fiz uma revisão recentemente, onde foi mudada a correia de distribuição e kit acessórios + poli do alternador (também fazia brulho na poli do alternador). Para além disto, foram verificadas folgas nas rodas, casquilhos da frente, apoios de motor mas aparentemente estava tudo ok.
O carro faz barulho que parece um bater/chocalhar ao fazer ponto de embraiagem, especialmente quando arranco o carro sem o parar completamente (em 2ª velocidade, por exemplo ao entrar numa rotunda) . Faz tipo um bater, parece que há folga em qualquer coisa, mas não sei o que será.
Alguém pode dar uma ajuda? Há algum ponto critico conhecido e que possa estar a originar este barulho?
Obrigado
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Não será nenhum apoio do motor?
Já viste se as proteções térmicas da linha de escape não estão soltas?
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Boas, as proteções do escape não têm folga, já verifiquei e o apoio da caixa, aparentemente está bom. Não tem borracha rompida, nem abana excessivamente.
Na linha de escape só não consegui descartar a porcelana do catalisador ou a união na falange do catalisador. Já abanei o escape, mas também não parece haver folgas ou barulho.
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Esse barulho faz em andamento ou parado também faz?
Experimenta fazer ponto de embraiagem parado a ver se faz barulho.
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Faz ao fazer ponto de embraiagem como referi atrás e também quando o motor vai mais a morrer (em baixa rotação). Hoje experimentei engatar a 5a velocidade com o motor entre as 1200-1500 rpm e faz o barulho. Experimentei travar e o barulho desaparece ao travar. Estive a ver a travagem frontal e a bomba do lado do condutor tem folga no veio. Acho que vai ser daí.
Sabem-me dizer onde a folga normalmente ocorre? Será que trocando o veio resolverá a folga?
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Pode ser folga na guia da pinça, não sei se há essas peças para substituição.
Eu perguntei se fazia barulho ao fazer ponto de embraiagem, porque podia ser o rolamento de encosto ou as molas da embraiagem a fazer barulho.
Tens que pedir a alguém que tente identificar a origem do barulho enquanto fazes ponto de embraiagem com o carro parado.
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Se for as guias das pinças que é o mais provável, podes comprar 2 kits novos, ou então resolver o problema de vez num torneiro como eu fiz no clio 3 phase 2.
O torneiro abre duas fissuras nas guias e coloca um gênero de vedantes tipo segmentos que vai colmatar a pequena folga. Acaba o barulho e ficam as guias a trabalhar certinhas.
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Conseguem-me arranjar uma foto dessas tais guias?
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Obrigado SLS. Vou começar por resolver o problema das pinças para ver se é daí que vem o barulho.
Pedro, já andei a ver esses kits, e existem algumas variantes para outras marcas com essas borrachas que aplicaste, mas para a Renault não encontrei nada. Desconfio que se substituir apenas as guias por outras originais, o problema se irá manter, porque também deve haver folga nos suportes das pinças. Por acaso não me sabes dizer onde posso arranjar as borrachas? Se tivesses umas fotos das guias que fizeste também ajudava bastante.
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Tenho pena penso nao ter tirado foto. Posso te mostrar uma guia como é que tenho aqui em casa. Os vedantes sao metalicos e preenchem a folga tipo um segmento. O torneiro onde vou faz isso. Ficam a trabalhar bem e acaba o barulho. Nao meti um kit novo com medo de voltar ao mesmo. E apenas por 10€ fiz o serviço no torneiro.
Tem é que se levar as guias e os suportes das pinças para ficar certinho
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Eu estava a pensar adaptar nos pinos originais borracha. Algo deste tipo:
(https://preview.ibb.co/g7EkX5/Caliper_Pin_3.jpg)
Que te parece? Já se vendem alguns kits adaptados para algumas marcas, mas só encontrei de 10mm. As guias do clio 3 são de 8mm.
Outra coisa que tinha pensado era arranjar um kit de 10mm de outro carro e mandar alargar os buracos nos suportes originais.
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Acho que o mais simples é o que fiz e fica a trabalhar certinho sem estragares ou alargares nada.
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Vou passar num torneiro a ver se me faz isso então. Não me consegues fazer um esquema explicando mais ou menos como foi aplicado no teu? Até pode ser um desenho à mão e depois colocas aqui uma foto. Assim era mais fácil explicar ao torneiro o que pretendo. :wink:
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Pelo que já li pela net este problema é muito comum e transversal a várias marcas e modelos.
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De onde és?
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Sou de Oliveira de Azemeis.
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Acho que vou comprar dois kits de guias novos e adaptar esta solução no meu Clio:
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=mwbl7lF7rRI#)
Parece-me simples e eficaz. Entretanto digo se resultou.
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Sou de Oliveira de Azemeis.
Es de perto. Se precisares indico te o torneiro. So tens de levar suportes das pinças e guias.
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Obrigado Pedro. Hoje vou buscar os pinos guia que já os encomendei. Pensei que fossem mais caros. Ficaram em 8,5€ cada kit de reparação. Depois vou passar num torneiro aqui na zona para ver o que ele me aconselha. Se não conseguir resolver o problema peço-te o contacto.
Obrigado pela ajuda.
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Pinos guia já adaptados. Amanhã vou montar tudo no sitio a ver se resulta:
(https://s19.postimg.org/k4ktop90j/WP_20180305_16_19_24_Pro.jpg)
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Problema resolvido. A adaptação que fiz nos pinos guia eliminou o barulho. Para além deste chocalhar, esta adaptação eliminou muito barulho de rolamento e o barulho que fazia em paralelo e ao passar em buracos, ao qual já me tinha acostumado.
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Ideia a implementar quando tiver que voltar a mexer nos travões :lamp:
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Porreiro
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Sim, é uma boa solução. Agora vamos ver se vai ser duravel. Aconselho a quem fizer este trabalho mandar as pinças e pinos guia ao torneiro, assim o torneiro acerta a profundidade do rasgo conforme o desgaste.
Entretanto vou colocar as fotos da obra mo meu projeto. :grin:
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No post anterior queria dizer suportes da pinça e não pinças.
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Bom trabalho. Resolvido!
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Obrigado Pedro. acabei por não seguir a tua dica, mas ficou resolvido namesma. Contudo, obrigado pela ajuda.