Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: usilva em 30 de Março de 2018, 01:51 am
-
Boas pessoal, tenho um clio 2 de 99 1.2 8v motor d7f 720 +251 mil km, tem tido problemas os chamados "misfire"
O carro sobreaquecia quando a temperatura chegava aos 90 começava a transbordar no depósito do refrigerante, mandei vir bomba de água e termostato novo ( a bomba já não tocava na correia devido ao desgaste), e o problema ficou resolvido.
O carro era ligado de vez em quando ligado para manter a bateria, agora que estava a finalizar o "restauro", fiz seguro e tudo para devolve lo à estrada e ele agora não quer.
Funciona mal, o motor engasga e treme e a seguir ouve-se um "pop" e um cheiro forte a gasolina no escape se carregar no acelerador lentamente ele vai subindo a rotação se carregar rápido ele quase morre e depois acelera, mesmo em estrada experimentei e em terceira por exemplo acelerador a fundo ele abafa quase desliga e uns segundos depois dá um solavanco e acelera a fundo
mudei os filtros, o filtro da gasolina nunca tinha sido mudado portanto no minimo + de 50 mil km limpei a borboleta e colector de admissão mas continuou igual, meti velas e cabos novos melhorou ligeiramente a frio e no abafo ao acelerar e deixou de tremer, mas a quente vai piorando cada vez mais misfires.
Ontem liguei o cerca de três vezes deixei aquecê-lo e desliguei-o, ainda com o carro a 60 graus, dei a chave 5 vezes seguidas assim que ele pegava eu desligava-o e volta a liga lo, á 5 vez já meio encharcado ligou com muito custo a engasgar mas após uns segundos recuperou.
O que me deixou a toa é que durante cerca de 15 minutos funciou 5 estrelas nem um engasge, após os 15 minutos começou a ouvir-se de vez enquando o tal tiro no escape, foi então que dei uma aceleradela, assim que tiro o pé do acelerador dá dois tiros no escape e começa a falhar denovo á grande.
Produz algum fumo branco e pinga pelo escape mas não gasta refrigerante, o fumo tem um cheiro intenso a gasolina e ao preço que ela está o carro não pode manda-la assim pra fora :laugh:
Desde que foi comprado que usa 98 aditivada já conta mais de 50 mil km nas mãos dos condutores cá de casa, só nos últimos 5 mil é que começou a levar 95 simples da repsol, nunca levou gasolina dos supermercados, sempre óleo e peças de qualidade, de referir que pouco antes de ser encostado fez uma viagem ida e volta a santarem e outra a lisboa sem dar problemas, entretanto chegou outro carro (a gasóleo) e roubou-lhe as viagens e o lugar na garagem :sad:
Se alguém puder ajudar e souber o que pode ser desde já agradeço a ajuda...
-
à quanto tempo tens essa gasolina no deposito? se for À mais de 3 meses, atesta com 98.
É monoponto, certo? se for existe um diy a explicar como dar um jeito no corpo de injecção, se não me engano tem a ver com um problema de falta de força numa mola.
A diferença das gasolinas 95 e 98 é o octano, é a propriedade que estabiliza a gasolina em relação à auto ignição, isto numa maneira simples de explicar, a 95 tem a ignição mais cedo que a 98.
O que pode causar a ignição antes do momento exacto, provocando essas falhas. Se a gasolina já tiver mais de 3 meses, estes efeitos notam-se mais.
-
Este é mulltiponto, a gasolina está no depósito há 2 semanas, basta liga-lo que ele parado bebe como se andasse, de qualquer maneira vou ter que meter mais e vai ser 98 para testar.
-
Verifica se não há entradas de ar pela admissão a seguir À borboleta, e verifica a folga das válvulas também.
-
obrigado pela dica, quanto a entradas de ar já testei com fumo e a seguir a borboleta não há fugas, o único local onde sai fumo é na própria borboleta na valvula de regulação do ralenti, quanto as folgas ainda tenho de mandar vir um apalpa folgas, o scan obd não conecta á ecu portanto não consigo ver se tem erros
-
Um update:
Troquei o óleo estava a levar BP visco 3000 na oficina, decidi trocar em casa e meti o elf evolution10w40, (já tinha passado o prazo de troca), ficou a soar melhor menos engasgues, mas comecei a ouvir aquele bater de válvulas do lado esquerdo do motor, a cada 35 segundos tem um misfire
-
Verifica a folga das velas, e se estão todas a fazer bem faisca.
-
São novas da ngk dois eléctrodos, sempre usou deste tipo, este tipo já vem com a folga certa?
Hoje fui meter gasolina, e depois de meter o carro não pegava foi preciso insistir bastante, já é a segunda vez a primeira pensei que fosse coincidencia
-
A luz do imobilizador como se comportou? Teve o comportamento normal ou pisou muito rápido?
Sendo dos primeiros clio 2 é possível que ainda seja dos que tem o filtro de gasolina no exterior do deposito, pondera trocar.
Se for dos que estão dentro do deposito, tens que medir a pressão de combustível para ver se está dentro dos valores normais.
-
Teve o comportamento normal
Sim ainda tem o filtro fora, já foi tudo trocado por mim filtros velas cabos das velas oleo, já esta a andar com 98
Vou manda lo pra oficina pra ver se sabem o que é se for como de costume vão por palpites até acertar
-
Já a cerca de dois anos deu erro no sensor da temperatura do liquido de refrigeração o carro funcionava mal apagaram o código.
Trocaram velas que estavam quase novas e mais umas quantas coisas.
Ate quelo carro deixou de ligar desliguei o sensor fui la pedi para trocarem o sensor e problema resolvido, fora a trafulhice nos travões resumindo perdi a confiança e não sei onde levar o carro
-
Se estivesses em lisboa, já tinhas sitio onde o levar ;) ao caçoilauto.
Quando às falhas, eu também já passei por problema semelhante, e foi sempre complicado encontrar o problema, mas acima de tudo é preciso perceber se o motor está em condições, se as velas e bobines estão ok, verificar a folga das válvulas e depois medir a compressão do motor. Se tiver um cilindro com compressão a menos pode ser o que leva a haver uma má queima.
-
Pode ser a sonda de oxigénio que não esteja a ler bem :wink:
-
Já vi muito feedback positivo acerca do caçoilauto no forum é pena não ter aqui no norte também.
Pois o que me preocupa é o motor porque desconheço totalmente pois nem sei quantos km tem,
foi trocado pelo antigo dono.
O carro é o 16v está com o motor de 8v, mas sempre andou sem problemas, troquei a distribuição e tudo na altura da compra por desconhecer os km, a bomba de agua avariou a pouco ele deve ter os km que uma bomba dura mais ou menos.
A sonda deve estar com os 250k ja deve ter soldado :laugh:
Vou ter que entrega-lo ao mecânico, que ele tem de ir á inspecção e com o cheiro a gasolina que tem aposto que não passa nas emissões :sad:
Alguem sabe algum dispositivo que seja compatível com o obd2 deste carro para tentar ler os erros?, tenho daqueles baratos lê no mégane mas neste não
Obrigado pelas dicas quando ficar resolvido posto aqui a resolução
-
Eu no meu uso o elm327 e consigo ler os dados da centralina do motor.
Com o multímetro, consegues ver se as sondas estão a funcionar ou não. Se for o 16v, deve ter 2 sondas, uma antes e outra após o catalisador.
Mede a resistência entre os 2 fios brancos da sonda, com ela desligada da cablagem do carro. Verifica se não há fugas À massa nos 4 fios das sondas.
Na cablagem do carro verifica se chega 12V aos fios correspondentes aos fios brancos da sonda.
Depois com as sondas ligadas verifica se À variação de voltagem entre os outros 2 fios das sondas.
Agora de cor não me lembro quais os valores de resistência dos Fios brancos À temperatura ambiente, julgo que falei nisso no meu db à pouco tempo, ou então num tópico .
Podes experimentar trocar as sondas de posição para ver se faz diferenças.
-
Também tenho o elm327 mas diz que não consegue conetar á eco mas no megane liga logo assim que a abro a app já tentei varias apps
Vou testar isso já devem estar mais que velhas as sondas, vou procurar os valores
-
* á ecu :assobio:
-
O meu é USB e ligo ao PC. Tens que ver as definições da ligação e os protocolos que estão a ser usados. Nas definições do software de scanner costuma dar para configurar essas definições.
-
o meu é por bluetooth já vi que a maior parte diz que só dá em carros europeus a partir de 2001, o meu é de 99, comprei pelo ebay, mas se funciona então mando vir um usb, porque este funciona 5 estrelas no mégane
-
O meu é de 2003. qual é o calculador de injecção do teu? o meu é um magneti marelli.
-
Não tenho certeza mas acho que é sagem
-
A voltagem normal das bobines é os 12v?
Entre o polo do 4 do 1 da 8.44 e entre o 2 e3 8.61
-
Correção não era v que queria dizer era Ω
-
Quanto á sonda só tem 3 fios 2 castanhos e 1 roxo, que ligam ao carro a um branco um preto e um verde, os três recebem pra cima de 12v, quanto á resistência tinha o carro quente vou tentar medir amanha com ele parado e frio, suponho que seja entre os dois castanhos estavam com 7 Ω fixos
-
As sondas de 3 fios não sei como se faz a medição. O meu é de 4, mas nessas deve ser semelhante, tens que ver se mede valores entre os 3 fios e entre os fios e a massa.
Quanto À bobine, o que tenho lido é que a diferença entre os 2 elementos não deve ser superior a 0,4. Se for, um dos elementos esta a debitar mais energia que o outro, o que causa faiscas diferentes entre as velas.
Na ficha da bobine também se mede a resistência, entre o pino 1 e o 3 se não me engano, mas se verificares a resistência entre todas as combinações a variação também não deve ser superior a 0,4
-
Muito obrigado pela dica com essa dica provavelmente descobri o problema, estava a medir só nos pólos da bobine que dava 7 e 7,10, pouca diferença agora medi na ficha como disseste,
Em todas as combinações tirei valor de 1,1 excepto entre os pinos 1 e 2 com 1,5 e pinos 3 e 4 apenas com 0,5.
A sonda está com 4,5 de resistência á temperatura ambiente, os fios correspondentes na ficha recebem 12,36v
o 3º fio do sinal recebe 11,88v e não a fugas a massa.
Com os resultados acho que vou mandar vir uma bobine
-
Na sonda senão me engano está dentro dos valores normais.
Eu também estive a testar a bobine do meu clio, mas não me lembro se cheguei a colocar os valores aqui no forum, estava para fazer um diy mas não cheguei a terminar as gravações. a ver se um dia destes consigo concluir aquilo.
Agora de cor não me lembro quais eram os valores e as diferenças em relação À bobine velha e À nova.
Lembro-me que a resistência entre os cabos de vela 1-4 era diferente do 2-3 (se não me enganei na sequencia) superior a 0,4.
Nos cabos das velas mede-se com o multímetro nos 200k ohm e na ficha na posição 200 ohm
-
Actualização: Medi a folga das válvulas na admissão 14 14 14 15 e escape 30 25 30 26
Ajustei-as para 10 admissão e escape 25 (estão estes valores correctos?).
Continua a trabalhar mal e continua com o barulho de bater de válvulas.
Quanto a bobine na encomenda que fiz chegou tudo excepto a bobine por isso ainda estou a espera dela.
Também não tive t€mpo paro o levar ao mecânico porque entretanto bati com o mégane e vou ter que gastar uns euros então a "recuperação" do clio vai ter de abrandar
-
Sexta feira já confirmo os valores das folgas das válvulas.
-
Se conseguires agradeço mesmo, porque ele ficou a trabalhar pior , ou eu fiz mal mas acho que não e nada de outro mundo e segui as indicações ou os valores não eram estes.
Mas tenho uma duvida com as tuches que afinam sozinhas mesmo ajuste aquilo não vai desafinar outra vez pra compensar o desgaste?
Não gostei muito do que vi em termos de desgaste na árvore de cames
-
Tira fotos para depois se ver. A afinação das válvulas tem que ser feita pela ordem indicada pelos manuais para garantir que estão na posição de descanso.
Se ficou pior é possível que tenhas desafinado as válvulas em vez de afinar lol
-
Assim um exemplo rápido não é do meu mas esta parecido no meu ainda estão mais marcados e está assim em todo o lado
[/img](https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/924/viAEvx.jpg) (https://imageshack.com/i/poviAEvxj)[/img]
Quanto a afinação segui este esquema
(http://[URL=https://imageshack.com/i/pogcetPEp][IMG]https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/924/gcetPE.png)[/URL][/img]
-
(http://[URL=https://imageshack.com/i/pogcetPEp][IMG]https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/924/gcetPE.png)[/URL][/img]
-
ok a imagem do esquema não quer entrar, aqui fica em texto
Válvula aberta ------------------- Válvulas a ajustar
Pistao nº 1 (escape) ------------------- Pistao nº 3 (admissão) e nº 4 (escape)
Pistao nº 3 (escape) ------------------- Pistao nº 4 (admissão) e nº 2 (escape)
Pistao nº 4 (escape) ------------------- Pistao nº 2 (admissão) e nº 1 (escape)
Pistao nº 2 (escape) ------------------- Pistao nº 1 (admissão) e nº 3 (escape)
-
A bobine chegou é diferente da original mas tem o mesmo numero oem, quando coloco a nova o carro nem pega
original sagem
(http://[URL=https://imageshack.com/i/pmifqbwPj][IMG]https://imagizer.imageshack.com/v2/640x480q90/922/ifqbwP.jpg)[/URL][/img]
Aftermarket NGK
(http://[URL=https://imageshack.com/i/pnAz0bp4j][IMG]https://imagizer.imageshack.com/v2/640x480q90/923/Az0bp4.jpg)[/URL][/img]
-
https://imageshack.com/a/img923/3853/3LnmC5.jpg
https://imageshack.com/a/img923/9761/Az0bp4.jpg
os conetores são iguais e encaixa tudo no sitio mas não liga
-
O esquema está correcto e os valores são admissão 0.10 e escape 0.20.
E os cabos colocaste pela ordem correcta? Basta enganares-te a colocar os cabos para ficar logo tudo engatado.
No meu clio a bobine já tem os cabos, e a ordem é da esquerda para a direita cabo 1 cilindro 1, cabo 2 cilindro 2, cabo 3 cilindro 4, cabo 4 cilindro 3.
No teu caso tens que colocar os cabos pela ordem correcta, por isso basta medir-se com o multímetro a resistência entre os pólos da bobine para saberes a ordem da posição dos cabos usando a bobine velha como guia.
Apesar de normalmente vem marcado na bobine a numeração dos pólos.
-
Obrigado pelos valores tenho de abrir outra vez para ajustar, vá la não desafinei muito, pelo contrario as de escape já iam em 0.30 algumas.
A Bobonine vem numerada 1 2 3 4 e contando os cilindros da direita para a esquerda, é tirar uma e colocar outra, por descarge de consciência inverti a contagem mas o resultado foi o mesmo, meti a antiga e arrancou logo, ou veio estragada ou não e compatível apesar de ter o mesmo número OEM só no peso nota-se a nova pesa metade da antiga.
-
Válvulas afinadas como deve ser :happy:
Tudo montado acabei agora, carro ligado um trabalhar mais bonito mas assim que começou a aquecer la vieram os "tiros" :angry:
Velas com 20km e algum ralenti apenas, e já estão carbonizadas, o topo dos pistões também cheios de carvão, as paredes dos cilindros não apresentam nenhum desgaste.
O óleo quando fui verificar tem pequenas partículas pretas, espero que não seja metal :cry:
Uma bateria velha a pedir troca pode provocar os engasgues? Já tem quase 5 anos já foi carregada e já descarregou tanta vez só neste inverno quase todas as semanas tinha de ligar ao outro carro
-
Com 5 anos carregada e descarregada está para entregar a alma ao criador, após numa boa bateria e tens menos chatices :smiley:
-
O relantim está certo ou oscila? Podes ter entradas de ar na admissão e provocar isso.
O excesso de carvão também, pois pode causar deflagrações antes de tempo.
Já verificaste a compressão do motor? Uma compressão muito baixa também provoca esses problemas.
-
Quanto a bateria vou troca la apesar que o carro pega a primeira mas as luzes estão fracas.
O ralenti e certo só oscila quando se da a falha e volta ao normal ate voltar a acontecer isto apenas ligar o carro, se tocar no acelerador e largar fica a oscilar e falha com mais frequencia.
Ainda não medi a compressão porque ia deixar isso para o mecânico para não estar a gastar em mais uma ferramenta.
Ao acelerar ouço um sopro na zona da admissão mas já fiz o teste com fumo e nada, também com limpa carburador e não afeta , só se for no servo freio que ao pisar o travão ele abafa um bocado e se carregar várias vezes rápido as rpm sobem
-
A vela do cilindro 2 sai encharcada com oleo na ponta, vou mandar medir a compressão, motor estará nas lonas?
-
Pode haver uma passagem de óleo ou perda de compressão. O tempo também pesa e já não é um motor assim tão novo. Mas também se já tiver algum desgaste é aproveitar e fazer uma revisão como deve de ser e fica novo.
Os segmentos também se desgasta, por isso não é de estranhar que algum dia precisem de ser trocados, tal como os vedantes das válvulas, válvulas, juntas, etc. Não há nada que dure para sempre.
Não percebi qual foi o cilindro que colocaste com o cabo 1, mas por via das dúvidas, o cilindro 1 é o do lado da caixa e o 4 o do lado da distribuição.
Antes de mais, verifica se os injectores debitam por igual e se esse que está mais húmido, na está a pingar.
-
Os cabos foram ligados como disses te cilindro 4 do lado da distribuição cabo 4 e ligado ao 4 na bobine, pedi para devolver a bobine até agora nada.
Já marquei para este sábado o check up.
O trabalhar do motor tem piorado, parece que a compressão está a passar para o cárter, hoje liguei o carro por acaso tirei a vareta para ver o óleo e aquilo começa a salpicar óleo para todo o lado, tirei a tampa do óleo estava branca com condensação, mas o óleo esta limpo sem liquido do radiador.
Sendo junta ou segmentos, será melhor trocar o motor ou reconstruir este, tendo em conta que mesmo este desconheço os km?
-
Depende dos custos e do que queres no final, comprar um motor e ficares outra vez na ignorância ou reparar esse é ficas a saber o que tens.
-
Ainda não tenho os detalhes todos porque ainda não fui buscar o carro mas o diagnostico indica que não preciso mexer no motor esta a funcionar mas apresenta desgaste, tenho de trocar a bobine, os injectores estão nas lonas e a caixa de velocidades está mesmo nas ultimas :rolleyes:
-
Resumindo e concluindo depois de tanta dor de cabeça e já dois mecânicos envolvidos para descobrir o problema e depois de gastar mais ao comprar injectores, hoje quando troquei os injectores o carro ficou a trabalhar a 3 cilindros e depois de testar os vários injectores sem sucesso.
Bati sem querer na ficha que da energia aos injectores e o carro começou a trabalhar bem tudo se resume a um mau contacto e a trocar a ficha um problema de 20€ que ficou por 200€ :angry: pelo menos ficou com a manutenção toda em dia :laugh:
-
O mau contacto é lixado :laugh:
-
Ficha reparada, coloquei o carro na estrada cheguei a casa parei o carro e la está o soluço, conforme o carro aquece vai sendo mais frequente se der uma aceleradela da logo 3 soluços seguidos
A nível de faisca esta tudo trocado novo, revisão completa, troca de injectores e tudo, compressão do motor dentro dos parâmetros normais segundo o mecânico, válvulas afinadas e tudo em ordem, o que não foi trocado foi testado, foi á inspecção e passou.
Mas ninguém sabe a causa do problema, nem mesmo os mecânicos, fica o mistério do que poderá ser :lipsrsealed:
Ele anda bem, o meu único receio é estar a estragar alguma coisa ao andar assim ...
-
https://youtu.be/MbtHCRh578c