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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: varsousa em 02 de Abril de 2018, 11:34 am
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Boas
O meu carro (1.5 dci 65) tem andado com um problema intermitente.
Em andamento faz "poço" não desenvolve e do nada sai uma fumarada e anda normalmente, actua o turbo e anda bem.
Liguei a máquina e deu 3 erros.
DF084 - circuito sensor de posição da válvula de EGR, abaixo do limite mínimo.
DF084 - circuito sensor de posição da valvula de EGR, circuito aberto ou curto-circuito á massa. - intermitente
DF061 - circuito velas pre-aquecimento, circuito aberto - permanente
Já procurei pela net, pois a minha egr levou uma limpeza a uns quilómetros ainda nao abri mas não deve estar muito suja, e vi que já alguém teve um problema parecido, e pelo que percebi pois foi em Itália, que era os fios ou ficha que ligam a EGR.
Alguém teve algo parecido? Como resolveram?
Obrigado
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boas
como tive fora e utilizei muito pouco o carro ainda não fiz nada, vou tratar do carro agora. ninguem me consegue dar nenhuma ajuda?
obrigado
cumprimentos
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Boas.
Também tenho o erro do circuito do sensor de posição da EGR abaixo do limite mínimo na minha Mégane 2. Fiz uma limpeza à EGR a pensar que era isso e tentei limpar o erro mas o erro continua.
Depois quando resolveres isso posta aqui o que era sff
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acabei por nao fazer ainda nada.
ja conseguiste?
ja ouvir falar do sensor tdc
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Boas.
Também tenho o erro do circuito do sensor de posição da EGR abaixo do limite mínimo na minha Mégane 2. Fiz uma limpeza à EGR a pensar que era isso e tentei limpar o erro mas o erro continua.
Depois quando resolveres isso posta aqui o que era sff
Boas
Este fim de semana andei de volta do carro para tentar perceber o que pode estar a causar o “poço” ou “engasgar” e por vezes não tem turbo.
Então desmontei a EGR que não estava muito suja mas fiz uma limpeza, e do tubo que esta ao lado, também não estava muito sujo.
Verifiquei todas as fichas de ligação e fiz limpeza com spray de contactos, da EGR, dos sensores do ar e da MAF (se não me engano é este o nome do sensor que esta na lateral da caixa do filtro do ar), não aparenta qualquer fio partido.
Fiz também a limpeza da ficha do pedal do acelerador.
Depois de montar tudo fui testar o carro e em poucos metros acendeu a luz do SERV, que apagou passado uns minutos, o carro andou normalmente, e não posso afirmar mas pareceu-me que baixou a rotação, ou seja antes desta “limpeza” a 120 a rotação ia um pouco acima das 3000 e agora a 120 não chega as 3000.
Parei o carro e retirei o cabo da bateria, numa tentativa de apagar algum erro.
Fiz a viagem de Santarém a Lisboa e o carro não fez qualquer poço ou engasgou e correu tudo as mil maravilhas
Em Lisboa parei o carro uns 15 minutos e quando voltei a pegar no mesmo não com tanta intensidade como antigamente mas voltou a engasgar, exemplo: uma segunda metida a baixa rotação e desenvolve muito pouco a rotação vai subindo e o turbo não atua, e do nada atua o turbo sai fumo preto e o motor ganha força.
Não noto qualquer diferença ao abrir o deposito de gasóleo, não noto vácuo nenhum.
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continuo com a mesma situação.... uma ajudinha por favor!!
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Isso parece ser sintoma de MAF nas couves se pudesses ir a uma sucata buscar uma nem que fosse só para experimentar ou até una nova limpeza...
Agora o carro tem algum erro registado?
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boas, antes de mais obrigado, o erro que dá é o DF084 conforme mencionei, que é relativamente a EGR, ou é raro e esta mesmo avariada, ou os fios, mas não tenho maneira de testar.
já pensei tb é se será o MAP ou o tubo que liga ao mesmo que embora não veja possa ter alguma fissura.
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O meu tem o mesmo problema descrito... como ja estou farto do carro e gastar gito... pah confesso desliguei a EGR... tirei a ficha
nao faz fumo nenhum agora... nao sei se é bom ou mau mas acabou o stress á 2 semanas
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Eu ando à muito para comprar uma EGR usada para ver como reage, mas de á uns tempos para cá, ja nao perde força, tenho é sempre a luz do servi ligada.
Eu lembrei-me que uma das vezes que desliguei a ficha para limpar a egr a ver se era dai o problema, custou muito para voltar a encaixar, não prendia. tb pode ser dai o problema, uma mão contacto.
Como tem andado sem perdas, e não tenho muito ou nenhum tempo para ver do carro tem andado assim.
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No caso do meu tem a luz do motor ligada... mais nada... esta a trabalhar muito bem para já... queria era anular de vez isto... estava a ver se algum user com mais experiência poderia dar uma ajuda, não queria abrir um topico novo :)
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Olá boas também estou com o mesmo problema,alguém já deu com isso?
Sinceramente no passado já tinha tido o mesmo problema e na altura era o corpo electrónico que tinha queimado,comprei uma nova na altura e resolvi agora aconteceu de novo e tirei para limpar egr e tubo,montei ficou na mesma pensei bem morreu o corpo electrónico e comprei uma nova,mas nada continua luz do motor acesa já limpei as fichas com spray de contactos e nada......
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E já apagaste os erros com uma maquina de diagnóstico?
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Sim após a limpeza,da válvula velha e posteriormente após montar a nova
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Amanhã irei verificar a instalação e respectivas fichas como deve ser e tentar verificar se existe algum fio trilhado.... Isto só pode ser electrónico.....
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É o mais provável.
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Andei a ver a instalação parece tudo ok,estou a espera que um amigo electricista me traga o esquema de voltagem da instalação para medir e ver os valores,para confirmar se a instalação está a debitar os valores corretos..... Obrigada pela ajuda de todos desde já se alguém tiver feedback da mesma situação agradeço a partilha
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Problema resolvido,fui a Renault para ir buscar uma material que lá tinha encomendado,e após falar lá com o mecânico pedi para ligar o carro a máquina e calibrar a válvula egr e ficou tudo bem!
O que aconteceu foi que em ambas as vezes que liguei o carro a máquina só me apagaram mesmo o erro e a válvula não foi calibrada e que acontecia após andar um bocado e desligar o carro a luz voltava a acender e ficar fixa pois a válvula não assumia os valores corretos!
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Obrigado pela partilha da solução. Pode ser que seja a mesma dos outros.