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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: quico em 03 de Abril de 2018, 11:48 am
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Bom dia a todos,
Tenho um Clio 2, Fase 1 1.2 8v RXE do ano de 2000.
O quadrante apresenta algumas anomalias:
1) Os ponteiros todo tremem ligeiramente para baixo quando rodo a chave para a 2ª posição. Parece que querem ir para baixo além da posição 0;
2) O ponteiro da gasolina está completamente doido. Já experimentei metê-lo à mão no 0, funciona bem durante 1 dia, depois volta ao mesmo, dá a sensação que o facto de os ponteiros estarem a querer ir para baixo, descalibra o mesmo. Todos os outros, apesar de terem o mesmo comportamento do tremer ao rodar a chave, funcionam bem.
Já cheguei à conclusão que o melhor será substituir o quadrante. O problema é que este quadrante, saiu em poucos carros e durante muito pouco tempo. É um Sagem P8200057247 com CB (X65 ADAC EU). Já fui a sucatas, experimentei vários quadrantes e apenas encontrei um que funcionava o CB, mas tinha mais 30 mil km que o carro
As minhas dúvidas:
1) É possível acertar os km nestes quadrantes? Se sim, onde e quanto custará fazê-lo?
2) Dado que é muito raro encontrar quadrantes com CB do fase 1, será possível adaptar um quadrante de um fase 2 com CB?
Se tiverem outras sugestões, chutem!
Obrigado desde já!
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E esses 30 mil km fazem alguma diferença ? Se não cloca esse conta km e só precisas de te preocupar em saber quando é a próxima revisão e fazer as contas para saber quando mudar a distribuição.
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A ideia é vender o carro e estou a arranjar estas pequenas coisas pois não gosto de enganar ninguém.
Por isso queria um com a quilometragem o mais próximo possível...
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Nesse caso é preferível não montares para já. Caso não consigas encontrar nenhum melhor sempre podes questionar quem estiver interessado em comprá-lo de que tem o conta km avariado e que tens um para trocar mas que tem mais km que os reais. Fazes a troca sem custos para o "cliente".
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Vou aproveitar o tópico para uma questão.
Clio II também de 2000 com CB.
O velocimetro tanto dá como deixa de dar. Rotações, temperatura e nível de gasolina tudo a funcionar.
Além disso, agora acende também a luz da resistência. Quando o velocimetro volta, a luz apaga. Não tem perdas de potência.
Será do quadrante ou pode ser algo mais? Algum sensor no pedal p.ex.
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Cada manómetro tem um motor de passo independente. No meu caso e em relação ao problema que aqui relatei, comprei um motor de passo novo, desoldei o motor antigo da placa e experimentei este novo, que se revelou incompatível.
Entretanto voltei a soldar o motor antigo só naquela, e magia, começou a funcionar sem problemas.
Portanto o único conselho que te posso dar é experimentares desoldar o motor e voltar a soldar, no meu caso resultou.
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Devias primeiro ligar à maquina para ver se é detectdo algum erro a nível dos componente que dão a indicação da velocidade. pode ser apenas algum mau contacto nas cablagens.
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Considerando que estamos a falar de um Clio de 2000, julgo que essa hipótese não se aplica pois não existe qualquer registo em termos de centralina a esse nível.
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Pois, e isso depende se tem abs ou não, é que a velocidade é dada pelo abs, e nos que não tem, pelo sensor da caixa ;)
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Pois, e isso depende se tem abs ou não, é que a velocidade é dada pelo abs, e nos que não tem, pelo sensor da caixa ;)
Não estou 100% seguro, mas tenho quase a certeza que nem saiu Clio 2 Ph1 com ABS.
Estamos a falar de um carro com muito pouca eletrónica...
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Chegaram a haver Clios II fase I com ABS.
Do que me recordo da altura da compra, era um dos poucos extras da versão RXE (de cabeça os restantes eram tecto de abrir, rádio CD/caixa de CDs e JLL).
Era de série em versões desportivas (e talvez nos 1.6 Initiale), no resto da gama praticamente ninguém optava por esse extra. Este não tem.
Ainda não voltei a este tema, mal tenha novidades digo o que era.