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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: pmcb em 29 de Abril de 2018, 14:36 pm
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Boas.
Já alguém teve ou sabe o que é este erro que me possa ajudar?
INJECÇÃO DCM 1.2
Calculador injecção DCM 1.2
DF859 - Ciclo de inicialização injectores não efectuado
:huh: :huh: :huh:
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Ora bem, depois de alguma pesquisa encontrei isto:
https://1drv.ms/u/s!Agvr4ZvRqCbq9TJM7km32NiIHzx8
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CONCLUSÃO
Segundo o que percebi, é um erro relativamente comum nos K9K com injecção Dephi.
O que acontece é que, grosso modo, os injectores perdem a sua sincronização por andarmos sempre em cidade que é o meu caso, os meus últimos 5000 kms foram feitos em cidade.
Não é que se note nada de especial, o relantim está normal e sem irregularidades, o motor está certinho, onde se nota é em aceleração, parece existir um matraquear nos injectores.
Hoje fiz o procedimento descrito no post anterior e o que é certo é que o erro não voltou a aparecer. Uma outra coisa notei, o carro parece mais silencioso e quando se acelera não faz o matraquear ficando muito mais suave.
Satisfeito. :smiley:
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Totalmente errado. Nada tem a ver com a utilização! Onde leste isso?
Esse erro aparece quando se faz o reset com a clip à aprendizazem dos injectores, ou seja, não acontece sozinho! ahahah
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Até acredito que esteja errado, li num forum francês, mas lá está, foi o que li e por aí fora pode dizer-se o que se quiser que nem tudo é mentira nem tudo é verdade.
De qualquer modo, no documento do 2º post diz o seguinte:
Special notes:
This fault is activated if the injector recalibration has not been carried out since
1800 miles (3000 km).
Mas isso não importa.
Como é que se faz esse tal reset à aprendizagem dos injectores? Eu nunca fiz isso. As únicas coisas que fiz foi quando a comprei ver se tinha erros e agora depois da revisão para apagar um erro que tinha que era sobre as velas de incandescência e claro hoje este procedimento que fiz e eliminei o erro que não voltou a aparecer.
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Totalmente errado. Nada tem a ver com a utilização! Onde leste isso?
Esse erro aparece quando se faz o reset com a clip à aprendizazem dos injectores, ou seja, não acontece sozinho! ahahah
E como corrigir?
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Teste de estrada: colocar a 5 velocidade, depois sem mudar a mudança fazer 5 vezes a fundo dos 50 kmh até aos 90 kmh. Depois... Deixar o carro ao relantim durante 10/15m e só depois desligar.
Desta maneira os injectores ficam "calibrados" e o erro desaparece.
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Dá para fazer em cima de preguiças? Fazer isso em estrada é sempre complicado
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Não, claro que não. Em estrada faz se bem
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Já agora é fazer com o erro presente ou posso apagar com a clip sem problema?
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Podes apagar o erro, mas da próxima vez que ligares o carro o erro vai aparecer outra vez por isso é indiferente
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Só me aparece ao fim de alguns kms...
Ele costuma vir acompanhado de erro de limite mínimo do injector 4
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Hum então o problema poderá estar relacionado com o injector. Se fizeres o procedimento que disse, se o injector tem problema o erro vai voltar
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Erros que costuma dar...
Dava no 3, mas como estava em garantia eles na oficina limitaram-se a trocar o 3 pelo 4 e recodificaram as injectores
(https://i.imgur.com/jlM7RjK.jpg)
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Mas não há nada que refira o injector 4 pois não?
O dci85 do meu pai quando tinha um injector na sucata tb gerava o df859
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Há. Dá o mesmo erro que na próxima foto mas no injector 4...
(https://i.imgur.com/VqGb53k.jpg)
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O injector deve estar marado. (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190915/fe691a2a85bc8e4eee01a75278c6b03a.jpg)
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Não é fácil arranjar estradas com pouco trânsito para fazer a calibração lol
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Qualquer ic pouco movimentado ou estrada municipal à noite da para fazer. Não é preciso fazer as 5 acelerações dos 50 aos 90 kmh seguidas. Fazes uma vez, voltas pra trás fazes outra vez, etc
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Já fiz esse procedimento e é facil
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Depois da "calibração" de estrada tens de deixar o carro ao relantim 15m e só depois desligas. Esperar 30 segundos com a chave desligada e só depois usar o carro.
No entanto como provavelmente tens um injector na sucata esse erro vai voltar a aparecer.
No meu caso tive de fazer a calibração porque fiz reset aos adaptativos de injecção
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Também já fiz esse procedimento e foi fácil, fiz num IC ao sábado.
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A ok, como tinha lido num fórum inglês que não era aconselhável usar o travão pensei que tivesse que ser feito tudo de seguida. Sendo assim é mais fácil mesmo...
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O travão?
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Sim, travar para abrandar por exemplo...
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(https://i.imgur.com/IQtLd2J.jpg)
O report do erro do injector se servir para alguma coosa
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Isso não percebo nada. Mas ainda tens garantia no injector?
Na Renault, um injector reconstruído com entrega do velho custa 236 já com iva
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Eu por acaso fiz tudo de seguida e sem travar. Tive extensão suficiente e quase nenhum trânsito.
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Isso não percebo nada. Mas ainda tens garantia no injector?
Na Renault, um injector reconstruído com entrega do velho custa 236 já com iva
A injeção foi toda reconstruída à 2 anos numa bosch especializada em diesel. Este erro apareceu ainda em garantia e eu fui lá e eles o que fizeram foi trocar de posição. O problema é que eles já estavam a querer fugir da última vez... E eu já sei que vou ter chatices...
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Pois vais...devias ter pressionado na altura
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Já foi lá outra vez e desta vez voltaram a atribuir um novo código ao injector com a respectiva codificação.
Eles andam é a dar com as velas... Dizem que o problema pode ser delas porque como não ajudam na estabilização da combustão é daí que aparecem os erros 😂
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Treta. Esse código é gerado quando o injector é calibrado, se não o fizerem simplesmente andam a assucatar ao atribuir um código aleatório ao mesmo
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Sim, todos eles tiveram códigos novos atribuídos na reconstrução. A desculpa deles é que por vezes o injector pode "perder" a codificação.
De qualquer forma eles estão a descartar uma próxima reparação devido às velas 😂
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Nenhum injector perde a codificação, pode é perder com o uso a calibração a que foram sujeitos. Alterar a codificação não resolve nenhum defeito
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Isso é simples andam a engonhar a ver se livram as costas deles, o trabalho ou foi mal executado ou tiveram azar independente disso tu não tens culpa disso...esse injetor tem de ser reparado como deve ser pois claramente não está a 100%.
E a desculpa das velas vem agora? Se as velas na opinião deles fariam avariar os injetores (falso porque o meu laguna anda com elas queimadas a 10 anos) porque não as substituíram? Foste avisado no orçamento que seria preciso mudar as mesmas? Se não o erro volta a ser deles já que são os "especialistas" deviam ter avisado e incluído as velas na reparação...
Quando virem que a desculpa das velas não colou vão dizer que foi do gasóleo que tem que ser da BP que os outros todos não prestam se disseres que meteste simples da BP também não serve desculpas e mais desculpas.
Queres o problema resolvido com velas ou sem velas pagas a substituição das velas como eles querem se nao resolver teem que reconstruir o injetor como deve ser desta vez...
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Já agora, fiz o comando ac007 que fala na nota técnica mas no injector 4, depois de apagar o erro, e ele faz os 10 ciclos normais...