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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: MRU em 01 de Junho de 2018, 23:45 pm

Título: Travão de mão
Enviado por: MRU em 01 de Junho de 2018, 23:45 pm
Boas pessoal,

Desculpem a ignorancia e abrir um topico apenas por isto, mas não sabia em que topico podia colocar.

Sabem me dizer se na revisão da renault, costumam afinar o travão de mão?

Pergunto isto porque o meu carro passou pela revisão onde foi trocado o oleo do motor, etc, no entanto parece-me a mim que o travão continua ligeiramente desafinado. Inicialmente parecia que estava melhorzinho, no entanto continuo a notar que em subidas se puxar por ele não trava a 100%, pelo que com a caixa engatada acaba por travar a 100%, mas sem isso não...

Cumps.
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: Sls a GPL em 02 de Junho de 2018, 00:26 am
Os travões atrás são de discos ou tambor?


Título: Re: Travão de mão
Enviado por: MRU em 02 de Junho de 2018, 11:36 am
Tambor (Clio IV)
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: MRU em 02 de Junho de 2018, 13:00 pm
Boas,

Levei o carro a afinar o travão de mão hoje e agora até 1 mm antes do primeiro clique / no primeiro clique do travão de mão (se tiver com o carro a deslizar) já sinto o carro a travar um pedaço, e 2 / 3 cliques são suficientes para o imobilizar completamente em subidas bastante igremes.

Antes os 3 primeiros cliques não travavam basicamente nada....

Suponho que agora esteja bem afinado :P

Cumps
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: Sls a GPL em 03 de Junho de 2018, 02:19 am
Os travões de tambor têm afinação automática. Por isso não se afina.  Ao retirar folga ao cabo quando fores trocar de maxilas vão ter que ir mexer novamente na afinação do cabo. Dá 2 trabalhos e pode não ficar bom.
Quando o travão de mão deixa de travar bem é sinal de que as maxilas estão gastas
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: MRU em 03 de Junho de 2018, 03:40 am
Ai é?

Agora fiquei baralhado. O mecânico andou para lá a mexer nos tambores e em 10 minutos já tava "afinado" e de facto agora está a travar. Não o vi a mexer em cabo nenhum apenas nos tambores.
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: MRU em 03 de Junho de 2018, 03:46 am
Digo nos tambores porque o vi a mexer em ambas as rodas traseiras, a afinação do cabo é ai?

Título: Re: Travão de mão
Enviado por: MRU em 03 de Junho de 2018, 04:06 am
Sorry pelo 3º post, mas não consigo editar os anteriores.

O mecanico levantou o carro e tirou um parafuso ou algo de cada uma das rodas traseiras, suponho que diretamente nos tambores, e andou para lá a mexer e a pedir-me para ir travando com o travão de pé e tambem de mão quando ele me indica-se.

Existe algum problema com isso? :(

Cumps.
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: MauroTM em 03 de Junho de 2018, 20:05 pm
Pode parecer um pouco arrogante mas e que tal perguntar ao mecânico que está a mexer na altura?

Nada melhor que quem sabe no que está a mexer para informar :laugh:

Um abraço!
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: rodrigopt em 03 de Junho de 2018, 20:10 pm
Sim, a afinação é feita pelas rodas traseiras...


Se reparares na peça que fica baixo do bombito, tem um género de uns dentes do lado esquerdo, e é por aí que se dá a afinação...  :wink:

(https://i.ytimg.com/vi/FWc-kGYzKBM/maxresdefault.jpg)

Título: Re: Travão de mão
Enviado por: MRU em 03 de Junho de 2018, 21:34 pm
@MauroTM Não foste arrogante e percebo completamente o que dizes, mas eu gosto sempre de ter uma segunda opinião. No caso deste topico nem foi uma segunda opinião, pois quando o abri ainda não tinha levado o carro ao mecanico. Fiquei foi assustado com o feedback do Sls por causa do travão de mão não dever/poder ser afinado manualmente.

@rodrigopt thanks! já tinha andado a procurar pela internet e por acaso já tinha uma pequena ideia disso :P

Agora a real pergunta é: como o Sls disse que o travão de mão não se afina, este tipo de afinação directamente nos travões de tambor tem algum risco / problema associado? É prejudicial para o carro?

É claro que fiz este tipo de perguntas ao mecanico mas ele respondeu me que isto é completamente normal, portanto gostava de saber outras opiniões :)

Obrigado a todos uma vez mais pelo feedback.
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: rodrigopt em 03 de Junho de 2018, 23:10 pm
No meu ex-Clio ainda foi afinado uma vez ou outra e nunca causou qualquer problema...  :wink:

Ja agora, quantos quilómetros tem o teu carro?

Título: Re: Travão de mão
Enviado por: MRU em 05 de Junho de 2018, 09:07 am
40K

Tenho um amigo com um CLIO IV com 17k e sofre do mesmo mal, o travão não trava o suficiente em subidas... Suponho que seja algo "habitual" nestes carros.
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: Sls a GPL em 07 de Junho de 2018, 02:24 am
Desculpa não ter vindo cá mais cedo explicar.
Este vídeo já é antigo e tenho um melhor que demonstra bem como não se afinam manualmente os travões de trás, pois essa afinação é feita automaticamente. No entanto julgo que neste vídeo também mostro isso.
https://youtu.be/kTexl_B5x0k
Como o Rodrigo disse, isso tem uma roda dentada e um mecanismo que sempre que carregas no pedal de travão,  vai rodando a roda dentada, que não é mais do que uma porca. Ao rodar no parafuso vai alargando as maxilas para estarem sempre justas.
Por vezes o mecanismo deixa de funcionar bem, porque se desencaixa ou o lixo acumulado faz atrito a mais para conseguir rodar a porca.
Nessas alturas é necessário dar uma ajuda, mas em regra não é necessário mexer  nada que ele afina sozinho.
Como o ajuste é só feito de um lado, há mais desgaste na zona mais perto do bombito do que na base,  pois as maxilas quando abrem não fazem uma circunferência perfeita. Chega a um ponto que o desgaste é  tal que deixa de travar e a afinação já não se consegue fazer.
Ao fazer uma afinação à mão podes ficar com uma roda a travar mais que outra ou ficar com uma roda mais travada mesmo com o carro destravado.
Por isso é que não se deve afinar manualmente os travões.
Há quem seja mais prático e ajusta os cabos porque da menos trabalho, outro erro que também não deve ser feito ;)

Rodrigo, essa foto não tem o mecanismo de afinação automática, provavelmente é de um modelo mais antigo ou então ainda não estava colocado. E nesse caso é que é necessário ir fazendo afinações, mas nos modelos actuais já vem equipados com os afinadores automáticos.
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: MRU em 07 de Junho de 2018, 09:39 am
Boas,

Obrigado pela explicação!! :)

Eu até fiquei a pensar se não seria possível estar tão apertado ao ponto de apenas travar as rodas de trás ao carregar no pedal, e não travar tanto à frente? (Digo isto porque após a afinação noto o travão de pé também mais duro e a trava mais em cima, pois antes travava bastante em baixo).

Em relação ao travar mais de um lado do que de outro, o mecânico já mexeu na afinação, portanto suponho que agora seja complicado voltar a repor de forma a garantir que isso não aconteça. Existe alguma forma de eu próprio sem ferramentas, testar isso?

Em relação ao afinamento automático, como disse, tenho um amigo que também comprou um clio IV à pouco tempo, tem 17k e sofre do mesmo mal, queixa-se que muitas vezes não deixa o carro em certas subidas porque o travão de mão não trava o suficiente. Imagino que ai no continente não seja um problema muito notável, mas cá na Madeira acabamos por parar o carro em subidas dia sim dia não, e algumas delas até são relativamente inclinadas. Eu antes tinha de puxar o travão de mão ao máximo e nas subidas mais inclinadas não era suficiente, agora puxo 2 cliques em chão e 3 em subidas e sinto o carro mesmo travado.

Alguma recomendação? Não quero ter problemas mecânicos com o carro nem agora nem no futuro.
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: alvaro carvalho em 07 de Junho de 2018, 17:18 pm
Para mim o travao de estacionamento nos meus carros, tem que travar tal como tu dizes. Eu afino-os sempre assim.

A direito no segundo clique e no terceiro aguentar as subidas/descidas.
No quarto dente só em casos excepcionais.
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: rtxs em 08 de Junho de 2018, 08:21 am
No proprio travao de mao existe uma porca nao é possível  afinar por ai também?
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: alvaro carvalho em 08 de Junho de 2018, 17:52 pm
Simé possivel.

É assim que eu costumo fazer.

Ainda ha dias o Polo da minha filha só travava no 7º dente e eu afinei na porca para travar no 2º/3º.

Título: Re: Travão de mão
Enviado por: MaNeL em 08 de Junho de 2018, 23:51 pm
se bem me lembro quando o gonçalo desmontou o clio dele e ele falou dessa porca o caçoila disse que não se devia afinar por aí... não sei se tinha a ver com as compensações Frente/trás ou assim...
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: Sls a GPL em 09 de Junho de 2018, 00:53 am
Para testares os travões, colocas as 2 rodas de trás no ar, e vais puchando o travão de mão um dente de cada vez, e vais verificar o atrito em cada roda. Deve ser igual nas duas rodas.
Verifica também se o atrito nas rodas é igual quando destravado.
Não se faz a afinação no cabo porque depois quando colocarem maxilas novas, o cabo é demasiado curto, e tem que ir desapertar o cabo. Além disso o cabo que prende a alavanca tem só alguns centímetros até ao suporte dos cabos que vão as rodas, e ao mexer aí pode-se alterar as folgas dos cabos.
Os travões já trazem um sistema de afinação automático, por isso não vale a pena vir com invenções.
Se não está a travar bem é porque o sistema por alguma razão não está a funcionar bem ou já há desgaste e necessita de se trocar os travões.

O risco de afinar isso assim ao mínimo toque de travão de mão, é ficar com as rodas travadas mesmo com o carro destravado. O que provoca aquecimento, desgaste e aumento de consumo.

Eu já montei e desmontei os travões do meu e sei bem a dificuldade que é tentar afinar os travões à mão para que fique a travar por igual e não ficar com as rodas presas quando destravado. Quando o desgaste já é grande a solução é trocar.

Diz as boas práticas da condução que estacionar em planos inclinados que se deve engatar a 1a ou a marcha atrás, consoante se trate de uma subida ou uma descida respectivamente.
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: alvaro carvalho em 09 de Junho de 2018, 08:16 am
Claro que assim o trabalho é mais bem feito.

Mas no meu caso, ele estava a travar bem no 7º dente, portanto nao era um problema de travar mal, e agora ficou exatamente a travar igual, mas no 3º dente.

Tenho um compadre mecanico que ha mais de 30 anos me dizia: "para mim o travao de mao tem que travar no 3º dente".
Nos carros dele era assim, e eu fiquei com essa "mania" tambem.  lol




Título: Re: Travão de mão
Enviado por: MRU em 09 de Junho de 2018, 17:47 pm
Para testares os travões, colocas as 2 rodas de trás no ar, e vais puchando o travão de mão um dente de cada vez, e vais verificar o atrito em cada roda. Deve ser igual nas duas rodas.
Verifica também se o atrito nas rodas é igual quando destravado.
Não se faz a afinação no cabo porque depois quando colocarem maxilas novas, o cabo é demasiado curto, e tem que ir desapertar o cabo. Além disso o cabo que prende a alavanca tem só alguns centímetros até ao suporte dos cabos que vão as rodas, e ao mexer aí pode-se alterar as folgas dos cabos.
Os travões já trazem um sistema de afinação automático, por isso não vale a pena vir com invenções.
Se não está a travar bem é porque o sistema por alguma razão não está a funcionar bem ou já há desgaste e necessita de se trocar os travões.

O risco de afinar isso assim ao mínimo toque de travão de mão, é ficar com as rodas travadas mesmo com o carro destravado. O que provoca aquecimento, desgaste e aumento de consumo.

Eu já montei e desmontei os travões do meu e sei bem a dificuldade que é tentar afinar os travões à mão para que fique a travar por igual e não ficar com as rodas presas quando destravado. Quando o desgaste já é grande a solução é trocar.

Diz as boas práticas da condução que estacionar em planos inclinados que se deve engatar a 1a ou a marcha atrás, consoante se trate de uma subida ou uma descida respectivamente.

Não consigo testar isso porque não tenho forma de levantar o carro a não ser com o macaco (1 roda de cada vez nesse caso). Os travões estarem gastos penso que não seja o caso por causa da quantidade de KM's, e como comentei antes, um amigo meu tem apenas 17k e o dele está a travar tanto quanto o meu estava antes da afinação.

Com o travão completamente destravado não me parece que o carro esteja a travar, pelo menos ele desliza normalmente se tiver num piso com alguma inclinação mínima.

Em relação a usar a caixa, eu deixo sempre o carro engatado, a questão aqui e como acho que referi no primeiro post, é que não me parece correcto que o carro sem estar engatado não tenha capacidade de se aguentar, basicamente em todas as subidas estava sempre a esforçar a caixa, porque sem estar engatado muitas vezes o travão de mão não era suficiente. À uns tempos tive de parar o carro numa das subidas mais inclinadas que já tive de parar e recordo-me que nem com o travão de mão + engatado o carro ficava bem travado... (e o que não faltava era outros carros mais velhotes, lá parados, e a se aguentar perfeitamente).

Obrigado uma vez mais pelo feedback!
Título: Re: Travão de mão
Enviado por: Sls a GPL em 09 de Junho de 2018, 22:54 pm
MRU, evidentemente que não notas se uma roda está mais presa que outra assim, só mesmo rodando a roda À mão é que consegues perceber isso.

Se o mecânico fez isso espera-se que ele tenha tido os cuidados devidos, para não haver problemas.


Alvaro, o que a legislação diz é que o travão de estacionamento deve manter imobilizado o veiculo com carga num desnível de 18% e que é admissível vários accionamentos até ser obtido um resultado satisfatório e que a força exercida não pode ser superior a 400 N nos sistemas manuais.
Se é no 3 ou 4, ou 5 dente  pouco importa.
Também é importante ter em conta que o sistema de travagem tem que ter as folgas necessárias, para garantir que com o aquecimento o sistema continua a travar eficazmente.
Se as folgas forem reduzidas, com aquecimento há o risco de não serem suficientes.

Eu quando substitui as maxilas do meu clio também fiquei sem travão de mão, e tive que retirar alguma folga no afinador das duas rodas, e foi quase como trabalho de relojoeiro, a rodar, dente por dente da roda dentada do afinador, até obter uma travagem satisfatória e conseguir colocar os tambores, como já têm desgaste, têm menor diâmetro na extremidade do que no interior. Para travar nos primeiros dentes, depois o tambor não entrava.

Alvaro, eu também gosto de sentir o carro bem travado, sem ter que puxar a alavanca do travão até acima, mas acima de tudo garantir que não deixo o sistema em risco.