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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: manganao em 10 de Junho de 2018, 18:56 pm

Título: Problema na chauffage
Enviado por: manganao em 10 de Junho de 2018, 18:56 pm
Boas ando com 1 problema no meu Megane II 1.4 98cv , já reparei que o problema só acontece quando ando mais devagar se for a 120 numa auto estrada ou estiver com um andamento mais rápido não acontece! o problema é o seguinte no meu carro tenho ar condicionado automático , eu selecciono a chauffage sem o ar condicionado para o quente nos 27º max.  e em andamentos mais lentos o carro aquece mas , tem quebras de  aquecimento da intensidade e notamos que baixa ainda alguma coisa a temperatura no interior como se por momentos se desliga -se a chauffage, ele continua a dar quente mas não tão quente , mas na auto estrada não acontece isso   . que poderá estar a causar isso ?
Título: Re: Problema na chauffage
Enviado por: MauroTM em 10 de Junho de 2018, 20:54 pm
Possivelmente o motor da chauffage nas lonas. Em autoestrada não deverás notar tanto pois como o veículo se desloca a uma velocidade mais elevada a circulação de ar é também maior e só com o movimento aquece por si.
Título: Re: Problema na chauffage
Enviado por: manganao em 10 de Junho de 2018, 23:27 pm
mas se eu aumentar a velocidade da ventilação , ela aumenta sem problemas o pior e as quebras momentâneas de temperatura que acontecem , se fosse o  motor da chauffage a morrer dava para aumentar a  velocidade da ventilação  ?
Título: Re: Problema na chauffage
Enviado por: Sls a GPL em 11 de Junho de 2018, 07:51 am
Com ac automatico, o controlo do ar que entra é feito de forma automática.
A  selecção de quente e frio é controlada a partir do sensor de temperatura do habitáculo.
1º verificar se o sensor está bom ou não.
2º verificar se o motor eléctrico que controla a comporta seleccionadora de ar quente/frio, está bom e a funcionar bem.

Não percebi lá muito bema explicação das situações que levam a vir ar frio, mas verificaste se ao mesmo tempo que vem ar frio, a temperatura do motor também baixa?
Título: Re: Problema na chauffage
Enviado por: manganao em 11 de Junho de 2018, 10:45 am
As situações em que o ar deixa de vir quente passando a vir morno é quando estou a andar em regimes tanto de rotações como de velocidade baixos, se por exemplo andar em 3 as 4000rpm ou puxar pelo carro já vem ar bastante quente se vou para velocidades mais baixas ou rpms baixas já tenho quebras de temperatura
Título: Re: Problema na chauffage
Enviado por: manganao em 11 de Junho de 2018, 11:54 am
o que também já notei é o consumo de gasolina antes andava nos 6.8 agora anda nos 7.7
Título: Re: Problema na chauffage
Enviado por: Sls a GPL em 11 de Junho de 2018, 14:16 pm
E o ponteiro da temperatura do carro não baixa também?
Seria de esperar o contrário, em velocidades mais baixas, quente e em velocidades mais elevadas frio.
Se o termostato estiver avariado em aberto, é o que acontece. Á medida que se aumenta a velocidade do carro a temperatura baixa, independentemente do regime do motor. Quando se para ou anda a velocidades mais reduzidas a temperatura aumenta.
No entanto o problema pode estar mesmo no termostato, que em vez de abrir ou fechar com suavidade conforme a temperatura da agua sobe ou desce para manter a temperatura do motor constante, está a abrir e a fechar abruptamente causando esse efeito que notas.
Por isso toma especial atenção ao ponteiro da temperatura a ver se mantém estável ou se tem alterações durante uma viagem normal.
Título: Re: Problema na chauffage
Enviado por: manganao em 11 de Junho de 2018, 16:23 pm
À cerca de 2 anos queimou a junta e andava óleo na água, depois com os produtos agressivos de limpeza talvez tenha lixado o termóstato
Título: Re: Problema na chauffage
Enviado por: manganao em 11 de Junho de 2018, 16:54 pm
Há aqui uma diferença de preço qual é diferença?

http://m.mister-auto.pt/pt/termostato-de-agua/gates-th40289g1_g316_a033TH40289G1.html (http://m.mister-auto.pt/pt/termostato-de-agua/gates-th40289g1_g316_a033TH40289G1.html)

http://m.mister-auto.pt/pt/termostato-de-agua/gates-th23389g1_g316_a033TH23389G1.html (http://m.mister-auto.pt/pt/termostato-de-agua/gates-th23389g1_g316_a033TH23389G1.html)
Título: Re: Problema na chauffage
Enviado por: andresilvac4 em 11 de Junho de 2018, 21:28 pm
A diferença é que um é o termostato apenas (mais barato) o outro é o termostato e a tampa do mesmo ou apenas a caixa/tampa...caso não tenhas fugas de liquido nessa zona so precisas do termostato desmontas a caixa que está no teu carro tiras o termostato velho metes o novo e voltas a fechar a caixa /tampa ligas os tubos e está feito.
Título: Re: Problema na chauffage
Enviado por: andresilvac4 em 11 de Junho de 2018, 21:30 pm
É quase quando se muda a bomba de água geralmente só se compra a bomba de água porque o corpo da antiga ainda está bom e Fica mais barato assim.
Cumprimentos
Título: Re: Problema na chauffage
Enviado por: Sls a GPL em 12 de Junho de 2018, 01:15 am
Mas antes de trocar seja o que for, é preciso testar primeiro para ter a certeza que é dali, para não estares a gastar dinheiro em vão.

E se o termostato está bom e o problema é causado por outra coisa? Sem fazer testes de temperatura, dificilmente ficas a saber.

Eu sou da opinião que devemos fazer todos os testes possíveis e imaginários antes de começarmos a trocar seja o que for.
Título: Re: Problema na chauffage
Enviado por: Caçoilauto em 13 de Junho de 2018, 09:14 am
É quase quando se muda a bomba de água geralmente só se compra a bomba de água porque o corpo da antiga ainda está bom e Fica mais barato assim.
Cumprimentos

??? Essa não percebi.
Só o corpo da bomba de água??

Enfim pela descrição há fortes possibilidades de ser o termostacto, substituí, circuito bem ferrado sem ar e problema resolvido
Título: Re: Problema na chauffage
Enviado por: manganao em 17 de Junho de 2018, 00:36 am
com a mudança do termostato devia era mudar o liquido de refrigeração porque o que está no carro não cumpre a norma Type D , na altura comprei um qualquer e não sabia disso