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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: ljdiasc1960 em 19 de Junho de 2018, 09:43 am
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Bom dia todos.
O problema é o seguinte.
A luz da reserva do combustível acende mesmo com o deposito a 1/4, ou a um risco antes da reserva.
Alguém pode dar alguma dica do que pode ser s.f.f.
Obrigado
Megane scenic 1.4 75Cv 2002
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Bóia do combustivel marada, substitui que á partida fica resolvido :)
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Eu também ja pensei o mesmo.
Mas é estranho acontecer so a partir do 1/4 deposito.
Se estivesse realmente marada, penso que dava a informação seja ela qual fosse o estado do deposito.Penso eu.
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Quando atestas o ponteiro fica no maximo?
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Tambem tenho o mesmo problema no meu clio 2002 1.4
Quando tem menos de um quarto de deposito ja nem sequer sobe nada o ponteiro... a reserva so acende por norma quando ele ja nem sobe...
Um dia destes tirei a bomba fora do deposito mas foi um trabalho tao marado que nem imaginam... a rosca do deposito estava tao agarrada que tive que andar as marteladas... acabei por lascar algumas partes... tirei a bomba e limpei... depois voltei a meter... mas aquilo é muito dificil de colocar no lugar para alem que que me disseram que o deposito pode deformar se e a anilha tambem... sei que meti a minha a pressao novamente... ficou igual mas nao atesto o deposito com medo que me verta gasolina por lá...
Tenho que comprar nova rosca e nova bomba e vedante... mas so a bomba fica em cento e tal euritos... coisa cara para compor para ja...
Ja agora essa historia de o deposito e da rosca deformar se é verdade ou mito ?
Tambem já vi no ebay umas chaves proprias com 2 astes que encaixam na rosca e a tiram... tambem ja pensei em comprar... é u. Investimento para mais tarde...
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Gonçalo,raramente atesto o deposito.
Eu não duvido da tua opinião.
Mas a boia a estar marada,tanto acendia a luz com 1/4 ,como cheio,penso eu.
Quando meto gasolina,o ponteiro fica mais ou menos a meio,e só quando chega a um quarto acende a luz,depois faço mais uns kilometros e a luz apaga,e volta acender a um risco da reserva.
Ate agora andando apagou.
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Tive isso no R19 e era quadrante. Quadrante diferente e começou a indicar bem.
Mais um opção para ver.
Convém atestar uma vez a ver se o ponteiro fica no máximo ou passa do mesmo.
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O ponteiro mexe bem,sobe e desce sem problemas.
Tambem ja pensei se não é do quadrante.
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Recomendo novamente o atestar. Aferes se está a medir bem quando cheio.
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Para quem não sabe, a boia usa um potenciómetro, que varia a resistência consoante a posição, caso uma pista ou varias estejam danificadas e a dar valores fora do normal a centralina acusa uma anomalia, neste caso a luz da reserva, como salvaguarda para não se ficar sem combustível.
No meu caso em concreto, sempre que o deposito chega a 2/4 acende a luz da reserva, porque como ando a gpl, ele detecta que o carro está a fazer consumo, mas o nível de combustível não varia, por isso assume por salvaguarda que há um problema na boia e acende a luz da reserva.
Se fizer um reset ao cb a luz da reserva apaga, mas volta a acender após uns quantos km. Se andar só a gasolina, tem o comportamento esperado.
Por isso experimenta fazer um reset ao cb a ver se a a luz apaga.
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Sls a GPL
Bom dia.
Este problema começou a surgir desde que meti o GPL,porque antes so acendia a luz quando entrava na reserva.
O que se passa com o teu carro ,passa-se exactamente com o meu.
Então quer dizer que não existe nenhuma anomalia com a luz da reserva do meu carro?
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Isso do gpl era um dado importante. Atestares o carro era para verificar se nao era erro de quadrante, nada mais que isso. Necessitas de um potenciómetro para corrigir essa situação, não sei ao certo como isso se instala nem como se faz, mas tive o mesmo problema no carro que tive a gpl.
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Onde instalas esse acessório?
Onde se compra isso?
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Na altura foi o meu instalador que o colocou. Não tens ninguem que te faça manutenção a isso de confiança?
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Gonçalo,fazer manutenção ao quê?ao gpl?
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Para quem não sabe, a boia usa um potenciómetro, que varia a resistência consoante a posição, caso uma pista ou varias estejam danificadas e a dar valores fora do normal a centralina acusa uma anomalia, neste caso a luz da reserva, como salvaguarda para não se ficar sem combustível.
No meu caso em concreto, sempre que o deposito chega a 2/4 acende a luz da reserva, porque como ando a gpl, ele detecta que o carro está a fazer consumo, mas o nível de combustível não varia, por isso assume por salvaguarda que há um problema na boia e acende a luz da reserva.
Se fizer um reset ao cb a luz da reserva apaga, mas volta a acender após uns quantos km. Se andar só a gasolina, tem o comportamento esperado.
Por isso experimenta fazer um reset ao cb a ver se a a luz apaga.
Não sei como se faz um reset,podes explicar como se faz,s.f.f.
Achas que um potenciómetro resolve o problema,ou se andar assim não faz mal?
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Sim ao gpl.
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Falei com o instalador do gpl sobre este assunto.Diz que normalmente com o kit GPL vem os acessórios todos,incluindo o potenciómetro se for caso que o carro precise.No meu caso,diz que não veio nada com o kit,mas que ia falar com a loja para ver se o meu carro precisa de levar um ou não.
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Teóricamente nenhum precisa, na prática a maioria precisa, até porque quase todos já têm eletrónica associada. Tive uma Fiat Tempra que não precisava, mas de eletrónica só tinha a centralina para o motor e o rádio, de resto não tinha nada de nada, funcionando a bóia em pleno. No teu caso isso vai contabilizar tudo e mais um par de botas, se o carro está a fazer km's ou não, se existe circulação de gasolina (que é permanente), etc etc, e com isso até o ponteiro vai descendo e isso fica tudo baralhado. No meu clio o ponteiro estava sempre na reserva, como se não tivesse gasolina nenhuma mesmo. Com esse potenciómetro ou relé, que confesso não saber ao certo o que é, aquilo fazia reset sempre que ligava o carro e ficou a funcionar em pleno :)
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No meu só acende a luz, e quando me farto faço o reset ao cb. De resto continua a marcar bem.
O reset fazes assim, carregas no botão do cb e sempre a carregar ligas o carro sem rodar o motor de arranque.
Depois o quadrante fica em modo de teste. Se carregares no botão do cb podes navegar nos menus do cb (facultativo) , um deles até deve indicar o número de litros no depósito.
Depois carregas no botão de colocar os km a 0 e o quadrante sai do modo de teste e a luz da reserva deve apagar-se.
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Bom dia a todos.
A questão da luz de reserva acender esta resolvida.
Ha carros que quando sao transformados para GPL tem que levar um medidor,outros nao.
No meu caso o problema ficou resolvido com o medidor.
Obrigado pelas dicas.