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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Rodrigues1994 em 24 de Agosto de 2018, 17:34 pm
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Olá pessoal,
Chegou a altura do meu clio 1.4 98cv de 2002 receber a desejada revisão caseira by home made :)
e porque podemos sempre poupar alguns trocos vou mostrar-vos como uma boa revisão pode ser feita por menos de metade dop preço de uma oficina e provavelmente com material melhor.
Foi comprado
Oleo Elf 900 sxr 5w40 5l
filtro de oleo MAIN FILTER
filtro de ar MAIN FILTER
filtro de habitaculo MAIN FILTER
Filtro de Gasolina MAIN FILTER
4 x Velas NGK
bujão
anilha
2 x rolamentos dos topos dos amortecedores FEBI
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Tudo isto por incriveis 59,00€
Agora pergunto-vos se haverá algo mais que possa ter de olhar na revisão dos 150mil KM (Exepto por todos os outros fluidos a nivel.
A distribuição está em fase de estudo para mudar :)
a correia de acessorios também..
já agora a correia de acessorios leva ums roletos certo? convem mudar tb?
Obrigado pela vossa ajuda e atenção pessoal.
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Já confirmaste se o clio tem o filtro de gasolina fora do deposito?
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Hey :)
Vi montes de pessoal no youtube a mudar por isso a partida sim tem...
mais algo a que deva dar atenção?
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Sim, é que há clio a gasolina que o filtro está dentro do depósito, por isso não se muda. Fiz essa questão para saber se compraste uma peça sem te certificares que era a correcta.
Verifica por baixo do carro na zona junto a roda de trás do lado direito, se logo a seguir ao depósito, nos tubos que vão para a parte da frente do carro, se realmente está lá o filtro.
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Tirando o que aí está lembro me de:
Oleo travões, quando foi a ultima vez trocado?
Calços, Discos e cintas como estão?
De resto é isso, mas coisas como filtro de ar e habitáculo mesmo que supostamente seja altura de trocar, nem sempre é necessário...
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O filtro de ar/habitaculo mudo intercaladamente com as revisões.
O filtro da gasolina nunca lhe mudei desde que esta nas minhas mãos.. nao faço a minima de como esta...
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Então tirando o que eu disse é isso.
Agora quando for fazer vai vendo o resto das coisas a ver se precisa de algo. Tipo folgas na direcção, folgas na roda. As vezes um casquilho mais seco, ver o estado dos pneus e aproveitar ver a pressão de pneus também. Existencia de fugas enquanto se está por baixo do carro é mais fácil de ver
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Sim eu sei :)
Obrigado!
Vou tratar do assunto daqui a nada mesmo!
Depois digo como correu :)
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Boas pessoal
Assunto resolvido
Tudo mudado e posto a ponto
Credo que é sempre uma dor de cabeça tirar aquele filtro de oleo
Tudo posto no sitio parece um relogio.
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so espero que a mudança de 10w40 para 5w40 seja benefica e nao se ponha a gastar oleo :lipsrsealed:
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Boas pessoal
Assunto resolvido
Tudo mudado e posto a ponto
Credo que é sempre uma dor de cabeça tirar aquele filtro de oleo
Tudo posto no sitio parece um relogio.
Se for igual ao meu entendo perfeitamente a dor ahah
Ainda bem que tudo correu bem
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Motor 1.4 gasolina..acho que mais apertado nao ha!! XD
Mas com paciência e carinho tudo se resolve
So uma questao. Dei lhe um ligeiro aperto com a chave de filtro nao ha stress pois nao ? É que o local é tao apertado para o deixar apertado à mão que fiquei com medo
Ja agora tenho tambem um punto evo 2011 e vou fazer lhe tambem a revisão... motor fire 1200cc a coisa maos facil que ha para mexer xD
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Por norma estes filtros metálicos o aperto é encostar a mão e 1\4 de volta
Mais ao menos, por isso em principio está bom
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Bem ha novidades..
Apos a troca do oleo dei uma volta com o carro hoje.. parei e deixei o acentar uns 15 min...
Fui a vareta e o oleo desceu um bocado...
Indo ao cb vejo que lhe falta um traço ontem estava (000000000) e hoje esta (oooooo_)
Falta lhe um Ponto... eu meti aproximadamente 4.8 litros de oleo sendo que ele leva 4.9... é normal ?
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Esses sensores que dão a indicação do nível do óleo avariam bastante... nada como ver na vareta :wink:
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Vi na vareta e vi que baixou um pouco ele estava no ponto maximo e baixou meio centimetro... é normal ?
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A questao e que troquei do 10w40 para o 5w40...
Sera que vai influenciar ?
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Constante que o filtro de óleo precisa de ser cheio após a muda?
1 - Filtro de óleo
2 - Colocar óleo
3 - Deixar 30 segundos para preencher o filtro
4 - Atestar até ao nível
5 - Verificar nível novamente e atestar se necessário para verificar a ponto.
E por favor, vareta sempre... esses 000000000000000000000000000000000 são uma treta.
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A mudanca de graduação nao influencia?
Ele nao consumia gota de oleo...
Segui esses passos...
Se me continuar a aparecer assim vou ter de comprar 1lt de oleo...
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Já confirmaste se o clio tem o filtro de gasolina fora do deposito?
E sempre tinha o filtro fora ou não?
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O filtro ficou bem apertado e nao verte acho... amanha de manha ja volto a ver a vareta
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A mudanca de graduação nao influencia?
Ele nao consumia gota de oleo...
Segui esses passos...
Se me continuar a aparecer assim vou ter de comprar 1lt de oleo...
Ai acho que fizeste asneira era preferível encurtar os prazos de mudança que mudar assim de óleo se não tinha dado problemas não vejo razões para mudar... Em teoria mudar para o 5w40 é mais fino pode haver um aumento do consumo mas isto é em teoria verificaste o nível depois de ligares o carro é que só o filtro de óleo come com uma quantidade considerável...
Cumprimentos
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Boas. Eu só coloquei 10w40 o ano passado porque nao consegui saber que oleo levou o carro...
Em teoria o 5w40 é melhor.. agora já marca novamente cheio no cb e amanha de manha vou ver como esta a vareta... sim eu pus o oleo a ponto na vareta mas nao o pus a trabalhar... logo o filtro de oleo e demais tubagens pode ter feito o nivel descer... :huh:
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Como é óbvio, se não encheste i filtro primeiro com óleo,é normal o nível baixar na primeira utilização.
Então,vejamos, se o nosso amigo tivesse que se mudar para a russia, onde tem temperaturas de -20ºC, deixava de andar de carro porque não devia de mudar de 10w para 5w. que a única diferença, para alem de ser sintético, é a viscosidade a frio, recomendado pela marca para temperaturas inferiores a -20ºC ou superiores.
Fizeste bem em trocar, pois o motor vai andar com um óleo melhor.
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Obrigado pelo esclarecimento sls a gpl :)
Vou fazer uma viagem hoje vila real-porto-vila real a ver como ele se porta ;)
Obrigado a todos pela opiniao ;)
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Ligaste o motor após a muda de óleo? Se não ligaste, essa quantidade foi o óleo que enche o filtro.
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Então foi o filtro de óleo que fez a diferença eu queria dizer que 10w40 de boa qualidade nesse motor atendendo a que não temos sequer 4 graus negativos prolongados com mudança de 10 em 10 mil não ias mal servido e já que o carro se estava a dar bem com ele mas obviamente 5w40 e melhor em tudo pode e as vezes não compensar em carros sem turbo...
Cumprimentos
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É quase o mesmo que andar com uns sapatos de marca xpto e outros de marca xpt, o xpto, é mais caro, é de melhor qualidade e dá para andar, o xpt é mais barato, é igualmente bom, e dá para andar, a unica diferença é que um é ligeiramente melhor que o outro e é mais caro.
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Simceramente e depois de andar com o carro 3 dias apos a mudança a unica coisa que noto quase impercetivel é o motor mais solto...
Mas nada que se sinta ..agora sei que este oleo fara melhor ao motor que um 10w40...
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Em teoria fará sempre melhor que o 10w40 podem é ser mínimas... Desde que não gaste óleo 5w40 é melhor que 10w40 embora já tenha dito que se for um bom 10w40 a cada 10 mil km não te faz mal nenhum ao motor.
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Simceramente e depois de andar com o carro 3 dias apos a mudança a unica coisa que noto quase impercetivel é o motor mais solto...
Mas nada que se sinta ..agora sei que este oleo fara melhor ao motor que um 10w40...
Isso é do oleo ser novo e ainda conter todas as propriedades do óleo. A unica diferença do 5w40 relativamente ao 10w40, é que vai lubrificar melhor o motor quando está frio. A nível de ruído do motor não é percetivel.