Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Clauduxo em 28 de Agosto de 2018, 00:42 am
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Boas,
Adquiri recentemente uma Megane III de 2012, 1.5 110cv. Procurei resposta à minha questão no forum, mas sinceramente não encontrei.
O problema é o seguinte, quando vou em estrada (velocidade não é importante) o AC começa gradualmente a reduzir mesmo que o tenha no máximo, quase como se o carro estivesse a utilizar toda a sua energia exclusivamente para o motor.
Isto acontece em viagens maiores.
Se depois disso, desligar o carro e voltar a ligar, já não há problema, continua a fazer frio e já trabalha normalmente. Pelo que tenho sabido, do compressor não será, se não não fazia frio nunca e falta de gás também pelo mesmo motivo. Disseram-me que poderia ser um fusível.
Alguma ideia? Já aconteceu a alguém?
Obrigado
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Boa noite,
Estou exactamente com o mesmo problema num Megane 3 1.5 dci 2010.....
O carro já esteve na Renault 2 vezes e dizem não acusar nada e como funciona não sabem o que é.
Se alguém tiver uma dica eu também agradeço!!!!
Obrigado
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Mas o que deixa de fazer, o frio ou a velocidade em que o ar sai?
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Deixa de sair ar da ventilação e não dá frio nem quente simplesmente nada....
Se parar o carro algum tempo quando se liga fica funcional de novo mas se fizer uma viagem acima de uma hora +/- volta ao mesmo....
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nao estaras a usar a opcao automatica? É que se assim for é normal que chegando a temperatura ele reduza a velocidade da ventoinha
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Tanto faz em automático como em manual a ventilação começa a reduzir até que não sai mesmo nada mas continua-se a ouvir o ar tipo no tablier.....
Não está fácil.....
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No meu, no lado do condutor não arrefece.... ouve-se um barulho estranho na saída de ar. à espera que o electricista venha de férias para ver que se passa!!!
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Isso pode ser algum selector das condutas de ar avariado, e fecha. em vez do ar ir para os ventiladores superiores, é direccionado para outro sitio qualquer.
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Já me aconteceu exactamente isso. Aliás isso está publicado algures por aí.
Eu pensava que seria algo mais complicado, mas falei com um vizinho que é eletricista na Renault, e ele disse-me logo que o gas deveria precisar ser carregado.
Levou-me o carro carregou e ficou impec. Alias disse-me que estava a 60%
Este verao andei em viagem naqueles dias de mais de 40º e nunca falhou.
Outra coisa que ele me disse, é que existe uma nota qualquer na Renault em que nestes carros, o AC deve ser carregado de 4 em 4 anos, para prevenir esse problema.
Nos anteriores nao era assim, pois tenho 2 carros um com 15 e outro com 11 e nunca precisaram carregar o AC.
Cumptos
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PS-Cheguei a pensar que seria este problema:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/49824-ar-condicionado-da-xj-fica-fraco-apos-muito-tempo-de-uso.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/49824-ar-condicionado-da-xj-fica-fraco-apos-muito-tempo-de-uso.html)
Aqui está o post que eu tinha feito a queixar-me do mesmo: https://www.renaultpt.com/index.php?topic=22251.0 (https://www.renaultpt.com/index.php?topic=22251.0)
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Álvaro obrigado pela dica!!!!
Eu não carrego o meu desde 2012......
Mas como disse o carro já esteve na oficina e não disseram nada ou talvez nem tenham verificado a carga do ac.
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O meu é de Agosto de 2013 e quem deu conta foi meu filho.
Emprestei-lhe o carro em Maio de 2017 para ir a Leiria e quando chegou queixou-se disso.
Ele é dependente do AC e faz as viagens sempre com ele ligado.
Eu sou do género, ligo durante um bocado, desligo, ligo e desse modo eu não me tinha apercebido totalmente do problema.
Mas depois eu fiz viagens de mais de meia hora e realmente o AC ficava com o problema descrito no inici9 do tópico.
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Agradeço as respostas.
De qualquer forma, não é estranho ser falta de gás uma vez que quando está “a frio” o AC funciona na perfeição?
Ainda assim, o meu AC foi carregado quando comprei o carro, ou seja, há menos de 15 dias. Pode ser uma fuga...mas lá está, faz frio, só não faz em viagens grandes.
É uma avaria estranha...
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Não será o motor da sofagem a dar as ultimas? Escovas ou assim?
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Agradeço as respostas.
De qualquer forma, não é estranho ser falta de gás uma vez que quando está “a frio” o AC funciona na perfeição?
Ainda assim, o meu AC foi carregado quando comprei o carro, ou seja, há menos de 15 dias. Pode ser uma fuga...mas lá está, faz frio, só não faz em viagens grandes.
É uma avaria estranha...
Eu pensava como tu. E questionei o meu vizinho eletricista na Vesauto Cacem, tal como tu o fazes.
A verdade é que ficou bom depois de ser carregado.
Se fores da zona eu posso-te dar o contacto dele por MP.
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Acredito que possa ser...quando estive de férias passei numa oficina onde me disseram que poderia ser o motor do AC ou uma reisistência,, mas como não tinha forma de testar o motor disse que era preferível ir à marca.
Sou da zona sim (Amadora) mas o carro tem garantia de 1 ano. Já falei com o stand e eles é que vão resolver. Abri o tópico porque queria perceber se já teria acontecido e perceber se era grave ou não.
Eu uso o AC praticamente sempre...não ter em viagens longas é complicado.
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É assim.
Quando o AC nao funciona bem e nao se sabe do que é, a primeira coisa a fazer porque é a mais simples e porventura a mais barata, é carregar o AC.
Essa oficina nao tinha nada que alvitrar que seria do motor, etc.
Se está na garantia, força. Nao sei se o carregamento do AC estara coberto...
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Boas,
Carreguei o meu ac mas o problema mantém-se.....
O electricista diz que se trata de um sobreaquecimento de alguma peça e aponta para o comando de abertura/fecho das portas de ventilação.
Vamos ver se é desta que se descobre o problema.
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O meu Megane é de 2009 é teve o mesmo problema, na Renault em Famalicão carregaram o AC reinstalaram o controlador do AC é funciona agora na perfeição tal e qual como saiu em 2009 do stand!
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Boas,
Carreguei o meu ac mas o problema mantém-se.....
O electricista diz que se trata de um sobreaquecimento de alguma peça e aponta para o comando de abertura/fecho das portas de ventilação.
Vamos ver se é desta que se descobre o problema.
O meu AC foi carregado quando comprei o carro...portanto há cerca de 1 mês. Já levei ao stand, ao abrigo da garantia, mas não é uma avaria fácil de perceber. Pelo que li noutros foruns e pelo que tenho falado com amigos mecânicos, pode ser muitas coisas.
Perde força na ventilação, manda fumo ou vapor pelas saídas do ar, faz mais frio do lado do pendura do que do condutor (estando na mesma temperatura)...mas só acontece quando se anda mais alguns km...bastam 40 ou 50km...se puxarmos pelo carro a 130 ou 140km/h começa logo a notar-se.
Quem ande poucos km com o carro, nem notava o problema porque dá sempre frio. Eu faço algumas viagens e começa a ser desconfortável estar constantemente a ficar sem AC...
Se entretanto alguém resolver a questão...que me diga para tentar verificar a mesma coisa.
Obrigado pelos feedbacks!
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Clauduxo o que descreve é exactamente o que se passou com o meu, tem a certeza que lhe carregaram o AC?
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Certeza, certeza...não tenho. Deram-lhe um relatório da revisão quando comprei o carro e constava lá o recarregar do AC, no entanto poderá não ter sido bem feita ou poderá existir uma fuga.
Posso sempre passar numa Norauto para ver o nivel de gás...eles conseguem ver isso. Se estiver baixo...será esse o problema, certo?
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O gás quando aquece deixa de conseguir fazer frio porque o sistema por segurança para.
O que significa que não arrefece como deve de ser, e as razões podem ser varias.
Desde o circuito entupido a problemas no compressor.
Visto que isso só acontece em viagens grandes, ou a grandes rotações do motor, o que eu sugiro é levares isso a uma casa especializada em ac e não a uma nourato ou afins para não gastar dinheiro duas vezes.
Isso tem que ser verificado de fio a pavio, se o filtro está em condições, se o compressor está a trabalhar bem, se não há entupimentos, se o radiador e o condensador estão bons, se o nível de óleo é o correcto, etc.
Para mexer, mexe-se de vez, em vez de andarem as apalpadelas.
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Certeza, certeza...não tenho. Deram-lhe um relatório da revisão quando comprei o carro e constava lá o recarregar do AC, no entanto poderá não ter sido bem feita ou poderá existir uma fuga.
Posso sempre passar numa Norauto para ver o nivel de gás...eles conseguem ver isso. Se estiver baixo...será esse o problema, certo?
[/quoste]
Certo, vai lá e verifica a quantidade de gás, de certeza que não te carregaram o gás.
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Tive esse problema exactamente. Frio do lado do pendura e ar normal do lado do condutor. no meu caso era o radiador (não sei se se chama assim) que estava com fuga. Paguei 110€ pelo radiador, 65€ por um enchimento de gás e a mão de obra.
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Poderá ser esse também o problema. Tenho notado que o carro perde liquido de refrigeração...muito devagar, mas nota-se que está mais baixo.
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Pessoal, situação resolvida e venho dar o feedback, caso aconteça a mais alguém.
O problema, no meu caso, era o sensor de temperatura. Estava avariado e quando era colocado no frio fazia mais frio que o mínimo que conseguimos definir no carro. Acabava por congelar e deixar de enviar ar. Havia alturas que mandava pela ventilação uma espécie de fumo branco, que era gelo...
Ao que parece é bastante comum este sensor avariar nestes modelos, tanto que quando cheguei à oficina de ar condicionado a pessoa disse-me logo que sabia o que era.
Fica a nota e agradeço os vossos feedbacks!
Bem haja.
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Obrigado pelo feedback!!!!
Por acaso pode indicar a casa onde foi?
Obrigado