Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Edgarneves em 04 de Setembro de 2018, 12:57 pm
-
Bom dia a todos.
Recentemente o meu clio 2 ph1 de 98 (motor de 58cv 1.2) começou a portar-se de forma estranha. Volta e meia lembra-se dede acender a luz do líquido de refrigeração juntamente com a de STOP. Já verifiquei o nível e está ok, não encontro nenhuma fuga nem pingas no chão e a temperatura do motor está sempre estável. A ventoinha dispara normalmente mas acho que fica em funcionamento mais tempo que antes (quando a luz não acendia ela ligava e desligava conforme a temperatura do motor) e penso que possa ser algo electrónico que não consegue parar a ventoinha e por isso dá este erro.
O que acham?
Obrigado a todos
-
Tens a certeza que o motor não aquece demais? Se não aquecer pode ser o sensor de temperatura que tenha entregue a alma já me aconteceu no laguna mas ai foi fácil de diagnosticar inverno (2 graus negativos) viagem de 3 minutos liquido a nível, motor morno ponteiro da temperatura colado ao máximo resolvido com a mudança do sensor vai na volta e a mesma coisa
-
Eu acho que não aquece demais. O ponteiro parece dar a temperatura certa, ou seja, vai subindo e se chega a mais de meio ( no pára/arranca) a ventoinha entra em acção e percebe- se que o ponteiro desce até à medida normal. E assim fica. Vale a pena ir à marca fazer um check up?
Só não queria pagar rios de dinheiro para depois limparem qualquer coisa e dá cá 100 paus.
Até me safo um bocado na mecânica. Se fosse algo simples até eu faço.
-
Não sei se nesse carro a luz de aviso temperatura é dado por um segundo sensor deixa vir aqui alguém mais entendido no assunto caso seja só um parece ser um problema nos cabos já que a temperatura está normal...
-
Começa por perceber primeiro se a agua circula normalmente, ou seja se À medida que aquece, a agua vai circulando pelo radiador, e se este fica quente por igual ou se fica com zonas frias. Cuidado com a ventoinha que pode ligar a qualquer momento.
Depois é verificar se a resistência dos sensores de temperatura está dentro dos parâmetros normais.
Se não me engano, e como esse motor é mais antigo, deves ter um sensor na cabeça do motor e outro no radiador, que é o que comanda o funcionamento da ventoinhas. Se não é só um, que é o que está na cabeça do motor.
Se o circuito funciona normalmente bem, e o radiador aquece por igual, e não souberes ver se os sensores estão bons, então ai podes trocar por um novo a ver se resolve.
Depois não esquecer de purgar bem o circuito de refrigeração.
-
Obrigado pela dica.
Vou experimentar fazer isso. Reparei também que por vezes, quando faço uma curva mais apertada ou travo com mais força, a luz apaga e depois volta a acender mais tarde. Daí achar que poderia ser alguma coisa a fazer mau contacto.
-
Ainda não fui ao mecânico. A parte boa é que a luz já não acende, a má é que agora a ventoinha do radiador não pára de funcionar, mesmo com o motor frio. Amanhã vou ver o que me diz o mecânico.