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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: malaquias em 30 de Setembro de 2018, 14:35 pm
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Boas pessoal. O meu laguna 2 faz um barulho muito alto ao travar em marcha atrás tipo um gemido muito alto. A única coisa que posso comparar é aquele barulho dos autocarros ou camiões quando travam, faz aquele gemido alto.
Isto só acontece em marcha atrás e no início do curso da travagem, se travar mais a fundo não faz. Para a frente não faz e ele trava bem.
Será pastilhas ou outra coisa? O barulho também parece ser das rodas atrás.
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Rolamentos das rodas de trás. Sofro do mesmo mal. Se levantares a roda de trás com o travão de mão desengatado vais ver que a roda tem folga
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Então tenho que ir à renault reclamar porque o antigo dono foi lá trocar os rolamentos. Tenho o carro há pouco tempo e a troca foi em maio.
É melhor ir lá apertar com eles não? Foi na renault telheiras, será que falham assim tanto?
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Não é questão de falhar, até pode ser a peça que tenha vindo com defeito, pode acontecer... assim como também pode acontecer acertares num buraco e o rolamento gripar...
Outra coisa, uma jante empenada é o suficiente para rebentar com rolamentos.
De qualquer forma sugiro que te desloques lá para eles verificarem... :wink:
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Pois lá terá que ser, o homem ainda gastou 300 e tal euros nisto..e provavelmente depois dá anotação outra vez na IPO.
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Agora é que cai em mim, o que foi trocado não foi os rolamentos, foi os sinoblocos traseiros :laugh:
Haverá grande stress de andar com isto assim? Ou depende da folga? De qualquer forma vou ver se faço o teste com o carro no macaco a ver se abana muito ou não que isto pelo que vejo é coisa que ficar cara.
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O problema além do incômodo será um maior ruído à medida que piora, maior resistência ao rolamento que contribui para consumo, folgas no cubo para desgaste de pneu ou o rolamento prender de repente e causar acidente.
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Não seria expectável ouvir o barulho do rolamento em andamento? É que eu não oiço nada de anormal no carro, não tem qualquer barulho em andamento nem em piso irregular neste momento, apenas faz aquele barulho em marcha atrás e quando o travão é calcado ligeiramente, se pisar mais no travão não se ouve.
Vi também que a frio não faz, apenas a quente.
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Se trocaram as maxilas recentemente pode ser que tenha ficado demasiado justa, e ao andar para trás a maxila prende e fica a travar, dai o ruído.
Vê também essa possibilidade.
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Que eu saiba não trocaram as maxilas mas na factura da troca dos sinoblocos vejo que houve necessidade de trocar o óleo dos travões e respectiva purga. Se mexeram lá para trás é que já não sei, isso tem afinação certo?
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tem travão de mão automatico?
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O laguna 2 é de travoes de disco atrás.
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Não tem travão de mão automático nem eléctrico e tem discos de travão atrás, mas independentemente de ter discos também costumam ter umas maxilas para o travão de mão que funcionam à parte. Tenho que tentar ver isso no manual haynes a ver se está lá algo sobre isso.
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Se esse carro tiver maxilas para o travao de mão eu atiro-me da ponte 25 de abril para o rio e sem para-quedas.
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Vê se com a roda no ar ao rodar para trás a roda fica presa.
Pode ser folga nas guias ou as guias gripadas, dos estribos dos travões atrás.
Anteriormente não tinha reparado de que carro se tratava, por isso julgava que eram de tambor, mas sendo de discos, o problema pode estar na mesma no sistema de travão.
São coisas que tem que ser analisadas com a roda no ar, a verificação de folgas do eixo do disco (rolamentos) ou folgas ou falta delas no sistema de travão.
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Pois realmente não tem nada disso e são as pastilhas que fazem o trabalho com o travão de mão.
Em relação ao barulho eu já não entendo o que será isto na realidade mas ainda não testei nada concretamente, o que vi foi que se tiver os travões e o carro frio não faz nada, se for depois de andar algum tempo já faz e mesmo assim não é sempre.
Tendo em conta que as pastilhas dilatam com o calor, não será que elas ficam mais "presas" e como o calo é feito para a frente e não para trás, fará com que faça barulho?
Tenho que de qualquer forma subir o carro e ver se está tudo a rodar bem e aproveitar e ver o desgaste delas.
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No meu anterior carro parecia uma traineira quando andava para trás solução começou as pastilhas a virem com autocolante para não mexeram lol.