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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: vascolopes em 13 de Novembro de 2018, 23:36 pm

Título: Temperatura
Enviado por: vascolopes em 13 de Novembro de 2018, 23:36 pm
Boas sabem me dizer onde dispara a ventoinha do clio 1,5 van de 2002 o meu chega ao meio e nada.
Título: Re: Temperatura
Enviado por: Sls a GPL em 14 de Novembro de 2018, 08:05 am
A ventoinha dispara quando a temperatura sobe acima do meio.
Só o consegues verificar, se tiveres parado e a acelerar, porque a deslocação de ar com o carro a andar é suficiente para manter a temperatura do motor baixa.
No entanto é necessário ter o cuidado de verificar se a agua está a circular bem pelo radiador (ver se aquece uniformemente. Atenção com as mãos e a ventoinha para não haver acidentes), ver se a agua circula bem pelo circuito de refrigeração (ver temperatura dos tubos, principalmente o que vai do termostato até ao radiador) e verificar a temperatura do motor se corresponde ao valor apresentado no indicador do quadrante.
Título: Re: Temperatura
Enviado por: vascolopes em 14 de Novembro de 2018, 14:07 pm
Pois, os tubos os únicos que aquecem são os que vau para dentro do carro para a souflagem, de resto estão frios  não aquecem
Título: Re: Temperatura
Enviado por: Caçoilauto em 14 de Novembro de 2018, 14:22 pm
Provavelmente problemas no corpo do termostacto
Título: Re: Temperatura
Enviado por: vascolopes em 20 de Novembro de 2018, 08:06 am
Pois... O carro esteve 1 hora a trabalhar os tubos estão todos quentes a temperatura não passa do meio mas a ventoinha não dispara e o engraçado é que o ponteiro da temperatura vai descendo ... Estranho  alguém me pode dizer como posso testar a ver se está td bem tanto com a ventoinha como o termostato sem trocar pois pode estar td bem.
Título: Re: Temperatura
Enviado por: Sls a GPL em 20 de Novembro de 2018, 08:46 am
Se a agua passa pelo radiador, só depois de estar quente, ou seja, tens os tubos da sofagem quentes e o que vai ao radiador frio, e depois de aquecer mai um bocado, o que vai ao radiador começa a aquecer, é sinal que o termostato está a trabalhar bem.
Se o radiador aquece todo por igual, está bom.
É natural a temperatura baixar ligeiramente quando o termostato abre, porque o radiador liberta calor, mesmo com o carro parado.
Se o carro esteve só ao relantim, é normal que uma hora não tenha sido suficiente para atingir temperaturas altas.
O ideal é ter um termómetro para ir verificando a temperatura do circuito.
Mas só consegues atingir temperaturas altas ao ponto de a ventoinha disparar se tiveres a acelerar (2000 - 3000 rpm)
Podes verificar isso, após uma viagem, pois o motor já está quente e poupas tempo e combustível.
Título: Re: Temperatura
Enviado por: vascolopes em 20 de Novembro de 2018, 10:35 am
Ok , obrigado vou fazer isso hoje ao fim do dia a ver.
Título: Re: Temperatura
Enviado por: vascolopes em 23 de Novembro de 2018, 14:11 pm
Bem depois de todos os testes acho que o problema é só sensor que está no termostato, pois acho que é ele que faz disparar, pq se desligar a a ficha a ventuinha liga logo, só pode ser disso, o estranho mesmo é que a temperatura mesmo em esforço não passa do 5 tracinho do painel e nada
Título: Re: Temperatura
Enviado por: Sls a GPL em 23 de Novembro de 2018, 17:45 pm
Um sensor novo, não é tão caro quanto isso que não possas comprar um para substituir esse.
No entanto não se perdia nada, ver se o sensor está bom ou não. É ver a referencia do sensor e ver qual a variação de resistência vs temperatura e ver se está dentro dos valores normais.
Título: Re: Temperatura
Enviado por: vascolopes em 26 de Novembro de 2018, 11:46 am
Bem mais uma tentativa, sensor novo e nada de ventoinha, o carro chega ao meio e nada não passa esforço e nada o raio da ventoinha não lhe apetece  :angry:
Título: Re: Temperatura
Enviado por: Sls a GPL em 26 de Novembro de 2018, 12:34 pm
É mesmo assim, se ficares para ai uns 5 minutos ou mais a acelerar a 3 mil rpm  com o carro parado vais ver que a temperatura sobe e ela dispara. A ventoinha dispara quando sobe um ou dois traços depois do meio (para ai 89º a 98º C conforme seja o tipo de sensor, não tenho a certeza do valor exato).
Título: Re: Temperatura
Enviado por: vascolopes em 26 de Novembro de 2018, 13:46 pm
Ui isso fiz eu 10m as 3000rpm e nada ela não passa do meio, quando avança um pouco desce logo meio traco não passa do 5 traco tipo meio
Título: Re: Temperatura
Enviado por: Sls a GPL em 27 de Novembro de 2018, 13:24 pm
Isso é normal, o radiador está quente?  O meu clio 1,2 16v também demora muito a aquecer.
Título: Re: Temperatura
Enviado por: vascolopes em 27 de Novembro de 2018, 13:39 pm
Sim td quente, tubos e radiador
Título: Re: Temperatura
Enviado por: Sls a GPL em 27 de Novembro de 2018, 17:58 pm
Tens que espera qrue aqueça, o próprio radiador liberta calor, o que faz com que demore mais tempo.
Por isso é importante ter um termómetro para ir verificando a temperatura dos tubos, e ver se a temperatura está ou não a aumentar e em que valor está para saber se a ventoinha devia ou não estar a trabalhar
Título: Re: Temperatura
Enviado por: vascolopes em 27 de Novembro de 2018, 19:42 pm
O máximo que tive foi 20 ou 30m ao relantim entre as 2 e 3m rpms e não dispara tenho medo de dar cabo do motor pois estou a esforçar em vão  ao sei...
Título: Re: Temperatura
Enviado por: Sls a GPL em 28 de Novembro de 2018, 13:06 pm
Isso é pouco tempo, o motor demora muito a aquecer, por isso é que tinha dito para fazer depois de uma viagem , onde já está com alguma temperatura, de preferencia, uma viagem carregado para ser mais rápido a atingir a temperatura devido ao esforço.
Como o motor com o carro parado, não está em esforço, demora mais a aquecer. O motor sofre mais desgaste quando está a exercer trabalho, do que quando tens o carro parado e está só a rodar sem exercer trabalho.