Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: jpereira89 em 14 de Novembro de 2018, 10:07 am
-
Bom dia a todos,
Num Clio 2 1.5dci com 317.000 km, tenho tido os seguintes problemas:
1. De à um tempo para cá, quando carrego no acelerador a fundo são bastante mais fundo preto que o habitual e nessa altura e outras, ao ligar a sofagem, sinto cheiro a óleo queimado dentro do carro. À uns meses atrás o tubo que liga de um sensor ao motor junto ao filtro de ar derreteu e vi que por ali sujou aquela zona toda de óleo e pelo que me parece todo o turbo.
2. Ontem ao fim de perto de 6000km coloquei mais óleo, estava quase no mínimo. Hoje de manhã estava na vareta a "meio" e coloquei mais. Só ontem e hoje foi quase 1 litro de óleo que coloquei (Elf Evo STI 10W40).
Ajudas do que já vi:
- Não vejo qualquer pinga de óleo no chão nem fugas aparentes no motor.
- Não há óleo no líquido de refrigeração;
- O turbo faz o mesmo barulho que na primeira vez que andei com este carro (desde 2012);
- Não tenho qualquer aviso no painel, nem quando o tubo derreteu;
- Faz fumo preto quando carrego a fundo em 3ª e 4ª a partir das 3500rpm, se carregar lentamente ou circular "normalmente" não vejo qualquer fumo.
Alguma ideia do que poderá ser? Se conseguirei eu arranjar ou se terei mesmo que o levar ao mecânico urgentemente para não danificar / danificar ainda mais o motor ou outros componentes?
-
os tubos do intercooler tem muito oleo? se sim aponto para turbo com passagem...
-
Ou segmentos que não cumprem a função
-
os tubos do intercooler tem muito oleo? se sim aponto para turbo com passagem...
Peço desculpa mas da parte de motor / turbo não conheço muito bem as ligações.
tubos no exterior ou no interior do tubo? É o que liga à EGR?
Peço desculpa pela resposta tardia mas não recebi notificação no email como achei que deveria receber.
Obrigado.
-
São os tubos que vão do turbo ao radiador do intercooler e por sua vez do intercooler à admissão.