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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: asi em 10 de Dezembro de 2018, 00:56 am
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Tenho uma ST 1.5 dci de 2012 e tenho que mudar as 4 velas de incandescência, como não gosto de me meter em aventuras sem me certificar de como fazer o trabalho corretamente, pedia a quem tem conhecimento de como fazer a mudança corretamente passo a passo se me podia ajudar, é que já fiz uma busca mas as respostas não são unanimes, uns dizem que tem que ser com o motor quente, outros dizem a frio, outros que tem que meter óleo na cavidade da vela e andar 5 dias até o óleo se infiltrar para não partir, não havendo unanimidade nas respostas é arriscado fazer o trabalho, eu pessoalmente acho que deve ser mudado com o motor frio, em quente os materiais dilatam, mas sou eu a pensar porque cada marca tem as suas manhas e é por aí que eu pedia a vossa ajuda se for possível, e já agora o código das velas.
Os meus agradecimentos
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Tive um Clio 1.9d em que o mecanico esteve mais de 1 hora só a desenroscá-las...o carro estava morno.
Era W40, enrosca-desenrosca-enrosca-desenrosca, W40, enrosca-desenrosca-enrosca-desenrosca, -W40 e assim sempre até tirá-las.
E eu a olhar, á espera que partisse alguma...lol
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Pois é precisamente para evitar partir que eu queria saber o método correto de as tirar, é que se parte tem que se tirar a cabeça fora e a conta aumenta significativamente.
Cumpms
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convém quente e mesmo assim retirar com calma podem partir.
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Isso, no meu Clio também foi a quente as 4.
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Bom até ao momento pelas respostas parece que o motor não estava frio, já é um principio.
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Mas faz isso sem stress.
O carro é recente, isso vai sair facil. O Clio era de 1999 e ainda eram as de origem!
Antes eu tive uma Laguna de 2005 e mudei por duas vezes e nao custou nada. Nem W40 foi necessario.
Foi como mudar as velas de um gasolina.
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Isso depende do estado das velas, se têm a cabeça dilatada ou não e se têm muito carvão agarrado.
Eu também já mudei as velas a uma mitsubishi l200 com mais de 17 anos e foi facilimo.
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E as velas tambem tinham mais de 17 anos?
Ou era só a Mitsubishi...
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Mas ainda falta saber o método correto, apesar das boas indicações dos ilustres colegas do fórum.
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E as velas tambem tinham mais de 17 anos?
Ou era só a Mitsubishi...
De origem, lol ainda tem os pneus se origem e tudo, tem pouco mais de 100 Mil km a data de hoje.
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Não aparecendo mais comentários se calhar vou optar por um que anda no Youtube, que é dizer um pai nosso antes de começar o trabalho.
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ve lá se é isto:
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Tens que mudar porquê? O carro pega mal?
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Fiz um Diagnostico e acusou uma vela morta, o mecânico aconselhou a mudar as 4, a carrinha tem 6 anos o que quer dizer que esta na hora, as outras não vão durar muito mais e assim fica o trabalho bem feito.
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A carrinha pega 5*****
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Tens que mudar porquê? O carro pega mal?
Nunca tinha visto este sistema mas pela aparência parece mais adaptado para profissionais.
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A carrinha pega 5*****
Então deixa estar como está. :wink:
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Pelo que eu tenho investigado certas marcas recomendam a mudança entre 80.000 e os 100.000 , na minha humilde opinião se calhar tem uma certa logica, as velas com o tempo vão criando carvão ao redor da resistência e também pode ficar inchada e depois dificultar a saída e quanto mais KM fizer mais difícil vai ser a substituição, mas é só a minha opinião claro.
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Sim, fazes bem mudá las.
Quanto mais tempo pior para as tirar e alem disso, isso é uma coisa relativamente barata
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Pode valer-te um bloco partido :smiley:
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As velas estão lá para alguma coisa, se estão estragadas é trocar e mais nada.
Lá pelo facto da carrinha pegar bem as velas para alem de facilitarem o arranque fazem com que o motor atingia a temperatura ideal mais rapidamente, resultando numa maior eficiência do motor..
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Viva Rodinhas.
Deves saber que as velas de aquecimento são uma relíquia do passado,
Do tempo das bombas injectoras mecânicas. :wink:
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Não é assim tão linear.. As 2.0 dci por exemplo sofrem bem com as velas. Além disso tenho um colega que trocou as velas do seu 1.5 105cvs e notou melhorias no arranque....
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Nos cilindros em que as velas não funcionam possivelmente até o motor atingir a temperatura ideal poderá passar mais lixo para o filtro de partículas, não sei se têm a mesma opinião.
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Existem motores essencialmente com filtro de particulas onde as velas influenciam mais do que apenas no arranque.
As minhas velas (megane 2), mudei as da seguinte forma, na noite anterior deitei wd40 nas roscas das velas e no dia seguinte de manha com o carro a frio tirei as velas, chiaram um pouco a desenrroscar, mas sairam com ferramentas do lidl inclusive
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Concordo com este metodo.
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Gosto de fazer esses trabalhos com eles bem quentinhos
.
Enviado do meu P8 através do Tapatalk
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Se for no inverno dá um certo jeito o motor quente trabalhamos no quentinho, agora mais a sério sabemos que os metais dilatam com o calor portanto desenroscar uma vela a quente em principio será mais complicado, mas pode ser que apareça alguém que saiba a técnica que a Renault recomenda para a substituição da mesma.
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Ás vezes vejo na internet quando um parafuso não quer sair,
o pessoal a dar-lhe calor de maçarico, para o desapertar e resulta.
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Enviado do meu P8 através do Tapatalk
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Carros com FAP convém as velas estarem em excelente estado, as mesma têm influência.
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Também tenho a mesma opiniao
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O sistema FAP ao entrar em funcionamento o aquecimento das velas acontece por isso se estiverem em mau estado não ajuda.