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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: RR Megane em 11 de Dezembro de 2018, 11:05 am
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Bom dia a todos,
Tenho uma dúvida, tenho uma megane 3 1.5 sport tourer 90cv com caixa de 5 velocidades. Neste momento tenho problema nos rolamentos da caixa e não compensa a reparação, segundo o mecânico. Visto que já tenho de trocar, tenho ideias de por a caixa de 6 velocidades que equipa as carrinhas com o mesmo motor mas com 110cv. Alguém me pode ajudar relativamente ao material que tenho de trocar ao fazer esta mudança ?
Desde já um obrigado.
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Houve já quem tenha feito essa experiência num clio, e não tenha corrido lá muito bem, mas ai tampem havia o problema do volante do motor ser originalmente mono-massa e a caixa de 6 usar um bi-massa.
No caso do megane, já pode ser diferente, à partida deves precisar da caixa, cabos e a manete das mudanças e verse o apoio do lado caixa é igual ou não.
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Pois, o de 110cv a embraiagem ja tem bimassa, o de 90 nao.
Se der provavelmente tera que levar a embraiagem do de 110 tambem, digo eu que nao percebo grande coisa de mecanica so curiosidade...
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Houve já quem tenha feito essa experiência num clio, e não tenha corrido lá muito bem, mas ai tampem havia o problema do volante do motor ser originalmente mono-massa e a caixa de 6 usar um bi-massa.
No caso do megane, já pode ser diferente, à partida deves precisar da caixa, cabos e a manete das mudanças e verse o apoio do lado caixa é igual ou não.
Obrigado. A minha questão também é se terei de fazer alguma reprogramação para o carro “aceitar” a caixa ou ele através dos sensores fará logo a leitura ?
Abraço.
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Pois, o de 110cv a embraiagem ja tem bimassa, o de 90 nao.
Se der provavelmente tera que levar a embraiagem do de 110 tambem, digo eu que nao percebo grande coisa de mecanica so curiosidade...
Obrigado mas no caso destas meganes já vêm com bimassa. Quando trocei a embraigem falaram-me em meter o bimassa também.
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Nops.
OmMegane III nao tem bimassa
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...o de 90cv claro.
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A caixa é mecânica por isso não é preciso fazer nenhuma programação.. O que pode ser feito é uma reprogramação ao calculador de injecção para melhorar as prestações do motor, bisto haver uma alteração da relação da caixa.
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...o de 90cv claro.
Se for esse o caso o antigo dono colocou bimassa nele porque quando fiz a troca da embraiagem isso foi visto e tinha bimassa. Obrigado
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A caixa é mecânica por isso não é preciso fazer nenhuma programação.. O que pode ser feito é uma reprogramação ao calculador de injecção para melhorar as prestações do motor, bisto haver uma alteração da relação da caixa.
Obrigado pela ajuda, depois digo como correu.
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Se for esse o caso o antigo dono colocou bimassa nele porque quando fiz a troca da embraiagem isso foi visto e tinha bimassa. Obrigado
Ok. Poderá ser possivel...
Os Meganes3 de 90cv, nem bimassa nem turbo de geometria variavel.
P.S.- Vou contar uma que se passou comigo acerca do bimassa.
Há cerca de ano e meio comprei um Vw Polo 1.4tdi comercial, e quando fazia ponto de embraiagem ou em baixa velocidade o carro tremia.
Havia quem dissesse que era normal por ter só 3 cilindros, mas eu na duvida vou á Volkswagem no Cacem e o funcionario chamou o chefe da oficina.
Assim que ele tentou arrancar saiu e disse logo:"isto é o bimassa". Ao que eu retorqui, "mas este modelo que é o de 70cv nao tem bimassa"
"Tem tem, é isso de certeza" disse ele.
Ok. Fui-me embora e passados ceca de 1 mes a embraiagem deu o berro e eu fui ao meu mecanico para fazer a reparaçao e como era um carro de 2007 e ele tambem achava que tinha.
Quando deu os dados corretos para a loja de peças para comprar o material, disseram logo que NAO TINHA BIMASSA!. Enfim...
É o que temos.
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Tem razão. Liguei para uma loja de peças e disseram me que era monomassa. Mas o mecânico disse que já tinha bimassa. Confusão.
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A menos que faças muita auto estrada, nao te aconselho a pores a caixa de 6
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Faço um misto de autoestrada e cidade. Mas nestes carros dá muito a sensação que lhe falta a 6 velocidade.
A caixa de 5 é mais fiável que a de 6?
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Possivelmente precisas de transmissões novas porque o comprimento das mesmas são diferentes. São tipos de caixas diferentes. A de 5v é uma JR, a de 6v deve ser TL