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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Dre79 em 01 de Outubro de 2010, 01:14 am
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Olá!
O meu Clio de 93 começou a aquecer até acender a luzinha vermelha, levei-o à oficina e perdia água por uma rela, esse problema foi resolvido.
Passado 1 ou 2 meses começou outra vez a aquecer até acendeu a luzinha.
Não tinha água no depósito e ela desaparecia misteriosamente.
Andava sempre a pôr-lhe água até que reparei que saia um pouco de fumo branco... ''O que é esta cena meu!?'' pensei eu. Aquilo era vapor de água com fumo ou lá o que era aquilo, sei é que a água desaparecia, mas o óleo não.
Passado uns dias uma fumarada desgraçada e berrou. Junta da cabeça queimada.
Depois de algumas horas de observação, meti mãos à obra.
Tirei o óleo,que já tinha assim uma cor leitosa, e abri aquela tampa por onde se introduz o óleo do motor, que está cheia de óleo leitoso...
...mas cheguei a um ponto em que, sinceramente, não sei por onde começar...
Podes dar alguma dica?
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Boas!
Leva o carro a um mecanico!
Isso é relativamente simples de reparar, mas por alguém que saiba o que está a fazer.
Abraço!
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Exactamente, leva a um mecânico.
Com a substituição da junta, a cabeça terá que ser rectificada e esse tipo de trabalho é melhor ser feito por quem sabe do assunto.
A foto que mostras é da parte superior da cabeça, com árvore de cames, balanceiros e válvulas. A junta da cabeça é mais abaixo.
Boa sorte com a reparação. :wink:
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isso ainda tem muito trabalho pela frente . desmontar é facil , mas depois tem de ser apertado por ordem ( os parafusos ) com chave dinamometra e com aperto especifico , a cabeça convem ser testada para ver se não tem fugas / estaladelas , etc . Isso é trabalho mesmo para quem sabe , tem tambem de ser tirada a distribuição e colocar novamente a ponto , afinar valvulas , etc . Para aventurar sozinho é quase missão impossivel . E se nesse ponto já não sabes o que fazer , o melhor se calhar é pensar em não fazer mais ....
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É mesmo preciso uma chave dinométrica ou poderei usar uma soquete torx numa chave roquete?
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A chave dinométrica é para assegurar que a força de aperto é uma pré-definida e igual para todos os parafusos (normalmente medida em N), pois diferentes apertos nos vários parafusos ou aperto excessivo/insuficiente iriam originar danos.
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Ora viva,
Pelo que descreveste, tens passagem de liquido de refrigeração para o sistema de lubrificação... não parece coisa que possas reparar, sem ter de se rectificar convenientemente a cabeça do motor... e sejamos sinceros... se nem sabes se terás de utilizar uma chave dinamométrica ou um roquete... :undecided: deixa-te de aventuras e entrega o carrito nas mãos de quem sabe... :evil:
Para pequenos bricolages todos nós damos um "jeitinho", mas quando toca a mexer no coração da máquina, é mesmo melhor confiá-lo a quem sabe da coisa :wink:
boa sorte com isso!!
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É mesmo preciso uma chave dinométrica ou poderei usar uma soquete torx numa chave roquete?
poder podes . Mas depois nao consegues dar o aperto correcto , a junta pode nao ficar bem apertada ou apertada demais . Alem disso , precisas de saber os valores de aperto bem como a ordem de aperto . Alem disso , quem te garante que seja apenas a junta ? Isso e um trabalho muito tecnico e que obedece a certos requisitos , conhecimentos e experiencia . Ao fazeres uma pergunta deste tipo , lamento dizer te mas nao tem conhecimentos sufecientes para efectuar esse trabalho . E ate podes montar tudo outra vez , mas duvido que trabalhe pois de certeza que nao vais conseguir por a distribuiçao a ponto . Aconselho te vivamente a nao mexeres mais e entregares isso a quem sabe
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Isso é trabalho para mecânico profissional, trabalhos desses em casa em vez de dar lucro vai dar muito prejuizo.....
Outra coisa, quando resolveres o problema do motor, troca esse quadrante e mete um com conta rotações e ponteiro da temperatura, que assim resolves o problema da luz que quando acende ja é tarde demais.....
Cumps
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boas,até podes ter muita paciençia para fazer determinadas coisas,mas isto não é para ti.desculpa que te diga. mais vale perderes o amor a algum dinheiro e chamar um mecânico do biscate,e fazer isso.sempre fica mais barato do que numa oficina.ou não. eh eh. se gostas do carro,não o estragues,abraços
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O que te tem aconselhado é mesmo o mais correcto.
Não vale a pena metermo-nos em coisas que não temos o know-how necessário.