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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Rodrigues1994 em 07 de Fevereiro de 2019, 23:50 pm
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Ola. Tenho um clio 2 de 2002 com direção eletrica.
Acontece que desde que o comprei que me parece que a direção é extremamente pesada para o carro em questão... ligando a maquina não aparece nenhum erro... nao há luzes avisadoras.. será o que ? Falta de lubrificação da caixa? Motor cansado? Bateria? Por onde posso comecar por ver ? A pressão dos pneus esta boa alias ate subi um pouco para ajudar...
Ja pensei em retirar o motor e ver se esta tudo ok mas tenho receio de desprogramar algo...
Alguma dica ?
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Compara primeiro, com o carro ligado e com ele desligado. Se notares muita diferença é porque está a trabalhar tudo bem, se não é porque algo pode não estar bem.
Por exemplo os rolamentos dos amortecedores.
Eu ando com um problema no abs e desde ai que notei a direcção muito pesada, agora só quando reparar a bomba do abs é que posso confirmar se faz ou não influencia a direcção saber a que velocidade o carro vai.
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Ela dessligada quase nao movimento o volante...
Os rolamentos dos amortecedores é uma possibilidade mas mandar trocar nao fica nada barato vista a mão de obra necessaria..
Será da bateria ? Ele pega bem mas por exemplo noto nas luzes a noite que quando carrego no botao do vidro para subir e ele esta fechado quando forço as luzes afeouxam... se ligar a ventilação no maximo ao ligar tambem afeouxam um pouco... será possivel?
Também ja ouvi falar em reprogramação da centralina da direção.. mas fica algo muito caro..
É que as vezes ela parece mais leve que outras... e se virar o volante com mais velocidade sinto que ela assiste mais e depois volta ao normal...
Tava a pensar lubrificar o cardan da direção e zona onde entra o motor a ver se ajuda mas nao sei ate que ponto posso desligar o motor da direção ira desprogramar algo ?
Outra coisa que me faz espécie é um sensor que se encontra no fundo na caixa de direção ele influenciará alguma coisa ?
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Antes de substituir os rolamentos é ver se estão bons ou não.
Basta levantares o carro e com a mão ver se no topo do amortecedor, o rolamento roda bem ou não.
Quanto ao desligar as fichas do motor da direcção, não tens problemas nenhuns, com o carro desligado podes mexer À vontade, o ideal é desligares a bateria primeiro.
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Podes explicar melhor como consigo ver os rolamentos dos amortecedores?
Sera que lubrificar os veios e o cardan ajuda?
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Pegas no macaco e levantas o carro como se tivesses um furo, na roda da frente, tiras a roda, para teres mais espaço, depois colocas a mão no topo do amortecedor que fica dentro da cava da roda. depois rodas a borracha que se encontra ai. Por baixo dessa borracha, trabalha o rolamento do amortecedor.
Se a borracha rodar bem sem ruídos, e leve é porque o rolamento está bom, se sentires que fica presa, ou que já faz algum ruído é porque o rolamento já está gasto.