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		Àrea Tecnica  => Mecânica Geral  => Tópico iniciado por: ricardo8reis em 25 de Fevereiro de 2019, 10:59 am
		
			
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				Bom dia,
 
 adquiri recentemente um clio 2, 1.2 a gasolina de 06/2001.
 O carro está em muito bom estado geral mas em aceleração engasga-se. Em frio após ligar o relantim ficava tão baixo que parecia que o carro queria desligar-se. O relanti estava várias vezes instável, mas não sempre...por vezes fixava nas 900rpm.
 
 Já esteve no mecânico alguns dias a fazer uma revisão geral, falei do problema e o que fez foi: troca da bobine, velas novas, sistema de admissão foi todo limpo, liquido de refrigeração trocado e trocado um sensor de escape ou no escape que segundo o mecânico estava a apresentar erro de diagnóstico.
 
 O Carro veio melhor, o relanti continua instavel, mas varia muito menos...anda ali sempre proximo das 900rpm mas oscila na mesma.
 O engasgar também é muito menos mas a verdade é que continua. tenho notado que acontece acima de tudo quando acelero abaixo das 2000rpm, pelo menos é a ideia que me dá... dá um soluço e lá vai ele sem problemas. Volto a travar até baixar das 2000rpm, acelero dá uma engasgo e vai lá vai ele bem outra vez...
 
 Alguma ideia do que poderá ser? poderá ser dos cabos das velas?
 
 Obrigado a todos
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				Deve ter sido a sonda lambda, que dá erro de diagnostico mas possivelmente está boa  :laugh: verificaram as folgas das valvulas? se calhar está ai o problema, folga a mais e a queima não se dá correctamente, provoca os solução e erro na sonda lambda.
 Pode também ser devido à ignição da gasolina acontecer antes de tempo. Quando o deposito estiver quase no fim, experimenta por gasolina 98 a ver se melhora, visto ter mais octanas, reduz a auto-ignição da gasolina.
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				Obrigado desde já.
 Essa folga nas velas e auto-ignição explicariam o relanti instável também?
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				Sim, se a ignição da gasolina não se der no momento exacto, o relantim vai andar incerto, em andamento não se nota tanto, mas quando o motor esta a baixa rotação nota-se.
 O que acontece, é quando o cilindro esta a fazer o movimento ascendente (compressão), a ignição da gasolina acontece, antes do cilindro chegar À posição descendente, e o cilindro acaba por ser travado ainda no movimento ascendente.
 Outra situação é perder compressão pelas válvulas, e ai quando se dá a ignição da gasolina, parte da energia gerada perde-se pelas válvulas.
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				E essa folga que refere, tem afinação? é possível corrigir isso?
 
 Obrigado!
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				A folga das válvulas, sim. Alias de vez em quando deve ser verificada, tipo 60 em 60 mil km para ai.
			
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				Desenterrando aqui o tópico, foram verificadas potenciais folgas nas velas e está tudo bem, o carro na máquina não apresenta erros mas o problema mantém-se.
 Outra coisa que reparei é que, enquanto o carro não atinge a temperatura normal (90º), anda impecável, só depois de a temperatura estabilizar é que o relanti fica instável e surge a situação do engasgar em aceleração... poderá estar de alguma forma relacionado como sensor da temperatura?
 
 obrigado a todos
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				Termostato?
			
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				poderá vir daí o problema? faz sentido? acredito que deva ser uma peça barata, talvez valha a pena meter um novo para testar...
			
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				Depois de substiruires o termostato liga a máquina e verifica o valor da temperatura do ar do motor e vê se os valores são coerentes com a temperatura exterior (vai sempre apresentar uma temperatura um pouco superior) , já uma vez num Toyota a gasolina andei assim com problemas no relanti (disparava para as 1400rpm como se estigesse a arrancar pela primeira vez em dias frios e húmidos) e uma limpeza ao sensor e fichas do mesmo ajudou muito a minorar os problemas que sentia.
			
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				Faria sentido este problema advir do sensor de rotação do motor?
 Li que pode provocar estes sintomas de relanti instável... vale a pela fazer limpeza dos contactos? Faz algum sentido isto?
 
 Obrigado
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				É também uma possibilidade sim, aqui tens
 
 (http://www.renaultclube.com/wp-content/uploads/2008/10/sensor-rotacao-01.jpg)
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				Vou tentar fazer isso, obrigado
			
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				boas amigo, arranjou solução? estou com o mesmo problema, para alem dos soluços perde potencia, tenho que reduzir acelarar para recuperar a potencia