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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: RenUser em 25 de Fevereiro de 2019, 16:59 pm
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Boas pessoal,
Desta vez venho colocar uma duvida "mecanica".
À 1 mes e pouco mandei mudar as pastilhas do meu CLIO IV pois ainda estava com as originais, que além de estarem perto de acabar começaram a fazer um barulho estranho e incomodo. Segundo o mecanico as pastilhas já estavam "vidradas".
Mudamos as pastilhas para umas Textar, teoricamente muito boas, no entanto além de me parecer que perdeu algum poder de travagem, o mais preocupante é que aquecem muito facilmente.
Quando faço percursos nos quais tenha de usar mais os travões (montanha), costuma deitar um cheiro a queimado muito rapidamente e sem grandes abusos. Não mudei o meu estilo de condução, e no entanto fazia os mesmos percursos com as pastilhas de origem, sem notar perda de eficácia nem grande cheiro a queimado, já com estas textar em pouco tempo está a cheirara queimado e começo a notar perda de eficácia.
Alguma ideia?
Cumps.
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Os discos são ventilados?
Podem ter defeito. é uma questão de veres junto da textar se tem havido reclamações.
Eu uso textar mas no clio 2, não sei se serão maiores que a do clio 4, mas não tenho razão de queixa. As minhas noto o contrario, depois de fazer umas travagens mais fortes, nas travagens seguintes, sente-se a travar com mais força. E em termos de desgaste aguentam bastantes km. Se não estou equivocado, as ultimas fizeram mais de 70 mil km. Mas tenho isso tudo no meu db, é uma questão de consultares.
Eu tenho uma condução semi agressiva, e muitas vezes com bastante peso, por outro lado, só uso travão quando é realmente necessário. Por isso quando preciso o carro trava a serio, e nunca dei conta de tal comportamento como descreves.
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Não te sei responder à pergunta com precisão, mas acho que não (são os de origem).
As pastilhas deste CLIO são maiores do que as do CLIO IV até 2015 (a renault mudou o tamanho a partir de um certo mês, para maior).
Não sei o tamanho das pastilhas do teu CLIO 2, mas estas são umas Textar ref. 2252501:
- Altura (mm): 49 ;
Largura (mm): 155,2 ;
Espessura (mm): 16,9;
Será que apesar de já ter feito 1,200 km com estas pastilhas, como 95% do meu percurso é auto estrada + muita cidade, ou seja, travagens pontuais na auto estrada (normalmente apenas nas saídas) e travagens a baixas velocidades na cidade, as pastilhas ainda não ajustaram?
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Em tempos numa viagem grande e com o carro carregado depois de descer o IP3 tambem me aconteceu isso.
A sorte foi que nao tinha deitdo fora as pastilhas velhas e tinha ferramenta, parei numa area de servico e tive que trocar as novas pelas velhas.
Depois comprei outra marca e nao voltou a acontecer
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O estranho é que o meu mecanico diz andar a por textar noutros carros e até agora o feedback tem sido muito positivo. Além disso, tenho um amigo com o mesmo carro, mesmo sistema de travagem, e mesmas pastilhas da textar, e diz que são excelentes....
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como referiste as pastilhas velhas ja faziam barulho... será que os discos não sofreram com isso... alguma incompatibilidade de materiais.... segundo dizem as pastilhas vidram os discos não podem acontecer o mesmo ou empenar por causa disso... ou esse lote das textar pode vir com defeito... eu num corsa com uma marca de pastilhas cada vez que punha o pe no travão parecia que tinha um gato agarrado as rodas a miar... comprei outra marca deixou de fazer..
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Sim, as pastilhas velhas estavam "vidradas" e ainda eram as originais da Renault.
Talvez precisem de mais uns "aqueços" para acamar?
Epah é que travar elas travam, mas não tão bem como as originais, e tem a tal questão de aquecerem facilmente...
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Já sou utilizador de textar há muitos anos uso num renault e num Toyota sem razão de queixas aliás mesmo num jogo de discos vendidos completamente empenados sempre travaram ultimamente no caso dos discos empenados com muita tremedeira no volante mas travava.
Ou e questão de um jogo com defeito ou de outro problema no carro porque a qualidade da Textar a meu ver e inquestionável.
Ps amigos que trabalham no ramo automóvel dizem que a textar equipa muitas marcas de origem embora com marca disfarçada mas com as referências iguais às da Textar embora em caixas da origem.
Cumprimentos
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Pois...
Se for defeito vai ser complicado provar alguma coisa, porque ele travar trava... Agora que tem uma boa diferença em relação aos originais (textar inferior) tem...
Obrigado pelo feedback malta :)
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Boas.
mudaste as pastilhas, e os discos?
Depois de mudar as pastilhas, tem que pelo menos fazer,se, 200Km, sem travagens bruscas, até as pastilhas acamarem ao disco, isto mesmo sendo o disco novo.
Se meteste só as pastilhas, provavelmente o disco, já devia de estar estriado, o que provoca, um tempo ou distancia, mais elevados, ao acamarem.
Tambem, as pastilhas podem vir com defeito, no material, já me aconteceu, com umas TRW DTEC, entreguei de volta.
Montei umas ATE, de ceramica, que diferença.
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Boas pessoal,
Os travões parece que começaram a normalizar, mas agora começou outro problema que parece associado à roda da frente direita. Acontece sempre que não estou a travar, e é muito aleatório, posso andar 10km sem o barulho, como andar 30km com o barulho constante. As vezes faz a curvar, outras em reta...
Video: https://cld.pt/dl/download/277a0162-f1b7-4b97-97ac-fb8d50bc8272/VID_20190309_205253_636.mp4
Factos:
- Travar para o assobio
- Virar o volante mais um pouco também por vezes reduz o barulho (ele por vezes faz o barulho com os pneus direitos, outras vezes a curvar).
Peço desculpa pelo barulho do vento no video, mas a ginchada de que falo é bastante audível!
Alguma sugestão do que possa ser???
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Falta de fita cola especial que prende as pastilhas Às pinças da bomba
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Boas, obrigado pela resposta.
Nunca ouvi falar de tal coisa, mas de facto quando o mecanico trocou as pastilhas, não o vi colocar qualquer tipo de fita cola... Isso é comum a todos os carros? É que nunca tinha ouvido falar de tal coisa :o
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Não, alguns modelos, se não me engano, foi no clio 3 que começou a notar se essa folga nas pastilhas. Como alguns clio 4 partilham o mesmo sistema de pastilhas, a necessidade de usar essa fita cola mantém se.
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O estranho é que já mudaram as pastilhas em janeiro, e só esta semana começou este barulho nojento :(
Tou a ver que terei de mandar desmontar esta porcaria para ver essa questão :cry:
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@Sls a GPL consegues me dar mais alguma informação sobre isso da fita que comentas?
Já falei com varias pessoas e ninguém sabe do que se trata. Entretanto o problema tem vindo a piorar, sendo que os ruídos são cada vez mais intensos e frequentes, agora é o dia todo nisto... Já não sei o que fazer sinceramente :cry:
Já me disseram para trocar de pastilhas, de discos, etc.. Sinceramente não queria estar a entrar no caminho de mudar tudo e mais alguma coisa sem perceber exatamente o que se está a passar.
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https://www.renaultpt.com/index.php?topic=259.msg322992#msg322992 (https://www.renaultpt.com/index.php?topic=259.msg322992#msg322992)
https://www.renaultpt.com/index.php?topic=17782.msg324295#msg324295 (https://www.renaultpt.com/index.php?topic=17782.msg324295#msg324295)
Nestes dois topicos, falam na dita fita, um pouco mais a frente ou mais atrás, é uma questão de leres os tópicos e ver qual é a dita fita.
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Obrigado!
Pelo que tive a ler, fiquei com a impressão que o barulho derivado dessa questão da fita é outro, tipo "chocalho" ou estou enganado? É que no meu caso é mesmo ginchada como se tivesse alguma coisa a arranhar o disco, similar ao que acontece a muitos carros quando travam e têm pastilhas de má qualidade.
De qualquer forma, pelo que vejo, no CLIO IV essa questão da fita não se coloca (pelo menos não encontro ninguem que tenha usado no seu carro), e as pastilhas originais não vinham com nenhuma fita (e nunca fizeram qualquer barulho).
É possivel ter os discos empenados e não ter outros sintomas sem ser o ruido? O volante não treme ao travar, nem sinto nenhum comportamento estranho, apenas o ruido a arranhar quando em andamento, principalmente a baixas velocidades.
Obrigado
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Viva, ainda é o 1º jogo de pastilhas originais?
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Não, são o 2º jogo de pastilhas que o carro leva, e são da Textar.
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Tira a roda fora e vê em que estado estão as pastilhas e o disco, roda o disco À mão e observa bem as pastilhas a ver se notas oscilações (disco empenado) ou alguma impureza entre o disco e as pastilhas, ou riscos na superfície do disco
https://www.youtube.com/watch?v=T_kHOCZuGY8 (https://www.youtube.com/watch?v=T_kHOCZuGY8)
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Boas,
Levei a outra oficina e desmontaram tudo. Ao que parece é desgaste dos discos que fazem com que as pastilhas não fiquei "uniformes", para tirar a duvida lixaram as pastilhas e discos e por enquanto não há qualquer ruido...
Como as pastilhas tão novas vou andar com elas assim mais uns bons tempos e depois será mandar trocar discos e pastilhas tudo de uma vez.
Que marcas aconselham?
Cumps.
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O barulho voltou, mas o facto é que andei com o carro ontem durante um bom pedaço, e algumas voltas pequenas hoje sem quaisquer ruidos... Portanto é provavel que as pastilhas já estejam novamente "deformadas" e a causar o ruido. É a unica explicação que encontro...
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Discos textar, brembo, febi, Meyle, ATE(mas está e muito cara ) embora por experiência própria ponha apenas em questão Textar e brembo(já usei/uso) Febi nunca usei material de travagem mas utilizo bastante em outras coisas sem razão de queixas.
Pastilhas textar que é as que uso sempre .
Cumprimentos
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Não recomendam Bosch? A mim foi me recomendado discos + pastilhas Bosch. Eu sinceramente estou com má impressão da Textar, pois além dos problemas referidos no topico que nunca tive antes da troca de pastilhas, e partindo do suposto que é coincidência e a culpa está nos discos, o facto é que as pastilhas da Textar mancham as jantes todas... Tenho de andar lá a esfregar, pois nem com um banho normal se a sujidade sai :(
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Por acaso trocai a cerca de um mes as minhas Pastilhas e discos, discos meti ebc ultimax e como nao tinham as pastilhas do tamanho correcto foi para umas TRW já com o tamanho certo, nao fazem barulho nada nem nem sequer fita de anti vibração.
As pastilhas que a renault tinha la faziam um estalo quando andava para trás e travava e de seguida andava para a frente e travava mais uma estalo e ja faziam de origem carro novo.