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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: parfuar em 02 de Março de 2019, 02:17 am
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Boas pessoal.
Eu comprei a minha clio usada (1.5 dci 65cv de 2004). Depois passei pela fase de bomba ir á vida e matar os injectores junto com ela. Como ficava tudo um balurdio e a minha carrinha já tinha 340 mil, a solução até comprar outro carro foi tirar a bomba e os injectores de um motor e meter na minha carrinha. Ok ficou a funcionar, em frio "batia" (não muito) e depois mais ou menos a quente ficava estável a trabalhar. Agora passando um tempo.
Detalhes dos problemas:
Com o tempo o relanti começou a mudar para pior, e as vezes o motor acelerava para as 1500 rotações sozinho passando uns dias aparece um barulho (um tac tac tac) estava o motor a bater, como se fosse a correia da distribuição ou assim, se acelerar a fundo não se ouve o barulho, e se estiver numa rotação mais baixa e forçar o motor a recuperar tambem não faz, caso de ande na boa la vem o barulho. Comprei o kit original e mandei meter e pedi para ver o relanti. Com isto estou a descobrir porcarias no carro.
Porcarias:
Primeiro o motor na minha clio é o k9kd722 ou k9k722 (Megane 2 80 ou 82cv).
Segundo, com o motor no ponto, acho que tem diferença de meio dente na correia para a bomba injectora (o primeiro mecanico deve ter dado fé, digo eu, e nada disse)
Terceiro o tac tac tac ficou pior ao mudar a correia e agora dizem que é injector ou é a bomba outra vez.
Estado da carrinha:
A carrinha mesmo com o barulho puxa super bem nao falha e nao dá luz nenhuma, regista erro no injector 4 apenas.
Perguntas:
1 - É possível que a bomba tenha essa diferença, tinha-me dito que eram todas iguais (com motor de motor de arranque atrás), vou ter que a mudar?
2 - Agora que injectores meto? Os de 80cv ou de 65cv, o puxar dela era de 65cv. (Os meus injectores são 2 de cada, vinha assim do motor velho e ninguém viu ao programar)
3 - Este TAC TAC será que é mesmo injecção? Ou não ver outra coisa qualquer?
Por favor deêm uma ajuda e já estou arrependido mais valia ter mandado para sucata aquilo. Tenho estado a ler, penso que o motor em si é igual ao de 65cv se assim for, é como se tivesse o motor original, a questão é a tal meia volta e que injectores que lhe posso meter, a meu ver posso por os de 65cv visto que o software é o de origem. Digo eu.
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Boas tens aí umas boas perguntas para fazer ao teu mecânico...agora sem grandes conhecimentos de causa vou fazer algumas perguntas.
Os injetores Estão bem programados no teu motor?
Não tens 1 injetor que consigas usar para testar no cilindro 4 e ver se o tal tac tac não é do injetor que está avariado?
Li atentamente e fiquei sem perceber se desde que trocaste bomba e injetores sempre bateu a frio agora dizes que bateu mais quando mudaste a Correia pode ser um caso de a polie da bomba ser ligeiramente mais pequena que a original e dar a diferença de meio 1 dente se pudesses seria interessante ver a polie da antiga medir e ver se a mesmas são iguais e caso não sejam podes tentar mudar as polias (não sei se é possível assim com 2 tretas).
Mais sensato seria ires a uma casa que trabalhe com injetores e bombas pois esses são as pessoas indicadas para te tirar as dúvidas todas.
Última hipótese o bater do motor não será nenhuma capa da biela a ir a vida comum nesses motores e não referes já ter feito a mudança preventiva das mesmas ou até a avaria da injeção anterior ter feito danos no motor.
Carros são assim não desanimes os 1.5 dci são bons motores andam que se fartam e fazem consumos óptimos.
Tens e que perceber onde tens que mexer nesse .
Cumprimentos
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nunca fiz a muda preventiva de que falas... e tambem sempre achei que o motor era dela é que assim nem sei que kilometros tem sequer, no entanto mas nao vejo fugas, gastos de oleo, falhas no puxar nada... para o motor esta mesmo bom.
O problema são os gajos do injectores também ontem fui a um e ele disse que poderia colocar agora os dela... acho que a referencia é EJBR02101z - 65cv para o clio mesmo.
Agora fui de manha falar com outro, ele já me disse que tenho de ter o que é do motor e depois o software manda.
Assim fica dificil. Ajuda por favor para gastar bem o dinheiro.
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Ah o bater em frio que eu dizia... é do genero notas que o motor "abanava" um bocadinho em frio, mas pouco nem notavas no conta rotações nem nada, algo que não acontecia antes, era o que eu queria dizer, mas depois de aquecer ficava estável a funcionar bem.
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Vou actualizando isto a ver se o povo ajuda.
O meu motor é um k9k 722.
a minha bomba injectora que tenho montada é uma 9303z110d (compatível com o meu motor).
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A distribuição foi comprada pela matricula o que no meu caso corresponde a um motor K9K 700 (65cv). Como é o mesmo fui ver, o meu agora é um K9K 722 (82cv).
Distribuição:
Numero de dentes 123
Largura (mm) 27
Comprimento(mm) 1171
Codigo do Motor: K9K 700, K9K 704
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Distribuição:
Numero de dentes 123
Largura (mm): 27
Comprimento(mm) 1172
Codigo do Motor: K9K 722 - K9K 728 (100 cv)
O meu dente já está explicado.
Alguem me sabe dizer se posso meter injectores de 65cv tipo estes EJBR02101Z no motor de 82 cv que está lá montado? é que a centralina está para 65cv.
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Há uma coisa que não entendi.
Se a correia tem o mesmo numero de dentes, que diferença é que faz para a bomba de alta pressão? O milímetro a mais, é que pode influenciar o tempo de resposta das válvulas e por isso notares diferença no trabalhar do motor.
Quando fizeste a troca de bomba e injectores, fizeste também uma limpeza ao circuito de combustível, incluindo o deposito?
Se não foi feito, voltaste à estaca 0.
Recomendo a colocação da correia correcta para o teu motor e a fazeres uma limpeza ao circuito de combustível e verifica se aparecem limalhas.
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A distribuição era nova quando comprei o carro... Agora com o barulho decidi trocar... O barulho ficou pior perguntei e ele disse que havia diferença. Agora já sei o que é amanhã vai levar a correia daquele motor.
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Respondendo ao resto... O gajo diz ter limpo tudo quando meti tudo. Mas lá está coisas usadas é sempre um problema. Bom a bomba está boa. O motor é 82cv do megane com a bomba injetora do 82cv. Ou seja o motor está original. A centralina está como 65cv. A questão é posso meter injectores de 65cv lá? Ou tem de ser tudo 82cv?
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A carrinha tem distribuição no sitio... Circuito limpo... Bomba ok... Injectores novos... Relanti estável a trabalhar bem...
Só tem 2 senãos... Primeiro em primeira e segunda ao arrancar faz fumo... Acho muito até depois deixa de fazer...
O rolanti apenas de estável nota-se que não está mesmo mesmo 100%.
Alguma ideia?
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unidade de 82cv e injetores de 65 só pode dar problemas,
alem de que li na diagonal que a correia não tinha sido bem identificada e blá blá blá ; já deves ter um toque de empeno nas válvulas de escape/ admissão
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Não... é o contrario... Neste momento o motor é todo 80cv - bomba, injectores.. A centralina é 65CV. A medida que se foi mexendo no carro fui colocando aqui...
Neste momento tem a correia original renault e era mesmo aquela que estava montada... É igual nos dois motores, confirmado na renault (Gasta a correia antiga), sendo confusão minha.
Ate agora levou, injectores, bomba, limpeza do circuito, filtro novo - ja fiz 2000 kmls e o recuo nos injectores é muito baixo.
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A minha unica queixa é as vezes faz o tal fumo negro. Mas desta vez noto que é muito menos e dou conta de uma ligeira perda de força, quando volta ao normal a nivel de disponiblidade do motor o fumo desaparece.
Outra coisa engraçada é que se eu desligar o sensor que esta apertado no filtro de ar, nunca tenho essa fumo, e anda na boa... Alguma ideia?
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ah o rolanti tambem nao é certinho, certinho, mas esta a trabalhar bem....
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O fumo era a válvula EGR...