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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: kaluk em 22 de Abril de 2019, 17:19 pm
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Boa tarde.
Estou aqui para tentar saber se já aconteceu esta avaria a alguém, (nota o carro já foi visto por um tecnico Renault)
Vinha na A1 a cerca de 130kmh e derrepente senti o carro dessacelarar, olhei para o quadrante e não vi nenhuma luz acessa, temperatura a menos de meio, depósito quase cheio... (repsol)
O carro "desligou" o motor, não fez fumo nem nenhum barulho anormal... Agora não pega, nem com o spray milagroso na admissão.
Na oficina:
Ligado a maquina de diagnóstico não apresenta qualquer erro, liga sem erro á ECU
Verificações feitas:
- Ponto do motor - ok
- Bomba de alta persão -ok
- Captor Da arvore de cames - OK (mas trocamos por um novo)
- Captor da cambota - OK ( mas trocamos por novo) parece que é o responsável pela detonação.
- Veio de excêntricos - OK
- Fuziveis e caixa de fuziveis d compartimento do motor - OK
- Fusivéis por cima da bateria OK
- Centralina alimentada - OK
- Embraegem é nova tem cerca de 3 meses
- Bateria foi testado com NOVA
- EGR testada e já foi limpa - OK
- Medidor de massa de ar testado com novo - OK
- Turbo sem folga e a rodar OK
- Retorno da bomba sem particulas no gasóleo - OK
Falta ver injetores só, mas continua a não apresenta erro nenhum.
Hoje vamos tirar o carter par ver se não tem algo errado...
Alguém já teve algum problema semelhante?
è que nem na Renault viram um problema idêntico até hoje
(já procurei no fórum e niguem teve problema igual, já googlei e nada)
PS este motor conta quase com meio milhão de km, e foi todo reparado á cerca de um ano, não consome óleo, liquido de refriregeração sempre OK, òleo Elf 20/40 norma RN0400 mudado há duas semanas
Agradeço desde já a vossa ajuda.
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onde diz (è que nem na Renault viram um problema idêntico até hoje)
É Na renault nunca tiveram problema semelhante.
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Qual é o óleo mesmo? 20w40?
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Assim a primeira vista sobra os injetores não sendo os injetores não faço ideia ...quando parou não apresentou nenhum erro no quadrante?
Se não for injetores/bomba com isso tudo mudado e experimentando só mesmo problema interno no motor (mas aí faria barulho em princípio) .
Catalizador/escape está livre? Não tem nada a obstruir o tubo e a abafar o motor ?
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Não terá sido a Centralina que avariou?
Partindo do princípio que foi no final de semana ou final da semana passada e com a chuva que tem estado mais velocidade pode fazer com que a água se infiltre onde não deve mas como está a ser reparada na Renault presumo que a clip descobria se a ecu tinha entregado a alma ao criador .
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Já viram a compressão do motor?
Óleo 20w40???? Andas com o carro no equador?
Isso é óleo para motores a gasolina e dos antigos...
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Quem usa esse óleo, mais um bocado usa banha de porco.
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Injeção. Um colega meu com o mesmo motor e mesmos sintomas foi injeção. Já não me lembro se injectores ou bomba ou tudo....
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Peço desculpa, erro meu, o oleo é o 10/40w elf evolution 700st
A centralina está ok, se desligar o cabo da maf ela deteta o erro
Os injetores já ja foram testados em uma casa de injetores hoje e estão ok, a bomba esta com 3600 kpa (mais coisa menos coisa)
O gasóleo chega bem á bomba.
Começamos a desmontar a admissão, e logo no tubo que vai do filtro para o turbo aparecem bocados de plastico, existe algum óleo dentro do turbo, começamos a desmontar o turbo a admissão tida, amanha ja dou notícias
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UPDATE.
Tiramos o turbo, ele ralmente roda á mão e não apresenta folga :huh:... mas tem o veio partido.. roda de um lado e do outro não
Pelo que o mecanico da renault explicou ele estava a passar do escape para a admissão, tinha oleo na saida....
O turbo vai ser substituido, ainda hoje ou amanhã... depois vamos ver se ele já "vive"
Conclusão, com o veio do turbo partido o carro não pega e não dá erro nenhum!! (estranho)
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Ele não pega, não deve ser por causa do turbo partido, mas sim por outra razão.
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UPDATE.
Tiramos o turbo, ele ralmente roda á mão e não apresenta folga :huh:... mas tem o veio partido.. roda de um lado e do outro não
Pelo que o mecanico da renault explicou ele estava a passar do escape para a admissão, tinha oleo na saida....
O turbo vai ser substituido, ainda hoje ou amanhã... depois vamos ver se ele já "vive"
Conclusão, com o veio do turbo partido o carro não pega e não dá erro nenhum!! (estranho)
Eu por acaso parti um turbo com esse motor e também parti o veio além de perda de força(quase não anda em subidas) e consumo abusivo de óleo confirmo que não apresenta erro (apresentou nos dias antes erro de performance turbo) no entanto o carro sempre trabalhou ainda fez 8km depois de partir até casa e no dia seguinte ainda foi para cima do reboque e sempre pegou com o se nada fosse...O carro tem muito óleo no Carter?
Das duas uma ou o motor "agarrou" ou entraram peças do turbo na admissão para dentro do motor e estragou alguma coisa...
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Para já estamos a desmontar tudo para ver se não há nada dentro do motor, o motor roda bem.
O problema de não pegar é façil de explicar, o veio partiu, o lado da admissão roda, mas do lado do escape ficou colado e obstruido, pelo que explicaram as vavulas de escape ficam abertas com a pressão, dai não pegar.
O oleo está mais ou menos a nivel, (falta us 4 milimetros na vareta) no mostrador apresenta falta de duas bolinhas ( :embarrassed:) existe óleo dentro dos tubos, pelo que tem que ser tudo limpo e verificado.
Confesso que não entendo muito de mecânica, mas a pessoa que está a ver repara muitos motores renault e diz que é normal o carro não pegar se tiver a saida do escape no inicio obstruida.
Já se tirou a tampa devaulas e carter para ver se não havia nada de anormal, parece tudo bem.
Só é estranho o carro não ter entrado em modo de segurança. bem estamos a falar de um motor com 480 mil km... tudo é possivel.(digo eu)
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Se o motor roda e as valvulas de escape mantem se abertas, é mau sinal. Devem ter empenado.
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Para já estamos a desmontar tudo para ver se não há nada dentro do motor, o motor roda bem.
O problema de não pegar é façil de explicar, o veio partiu, o lado da admissão roda, mas do lado do escape ficou colado e obstruido, pelo que explicaram as vavulas de escape ficam abertas com a pressão, dai não pegar.
O oleo está mais ou menos a nivel, (falta us 4 milimetros na vareta) no mostrador apresenta falta de duas bolinhas ( :embarrassed:) existe óleo dentro dos tubos, pelo que tem que ser tudo limpo e verificado.
Confesso que não entendo muito de mecânica, mas a pessoa que está a ver repara muitos motores renault e diz que é normal o carro não pegar se tiver a saida do escape no inicio obstruida.
Já se tirou a tampa devaulas e carter para ver se não havia nada de anormal, parece tudo bem.
Só é estranho o carro não ter entrado em modo de segurança. bem estamos a falar de um motor com 480 mil km... tudo é possivel.(digo eu)
Não é nada estranho na minha megane 2 o ano passado também parti o turbo nesse exato motor (K9K 732) e não deu aviso nenhum simplesmente ia a subir a 120/130 E simplesmente deixou de puxar soube logo que era do turbo pois o mesmo começou a verter mesmo muito óleo já tinha tudo marcado com o mecânico para o reparar mas teve de ir de reboque mas de resto sem luzes ou funcionamento anormal tirando a força que era quase nenhuma
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Já desmontamos quase tudo que era provavel ter avaria, e até agora está tudo OK, estamos a limpar os tubos vamos montar o turbo, tavez sexta acabamos isto... estretanto tiro uma fotos do interior do turbo partido, os atudadores da GV do lado do escape desapareceram menos 1, devem estar dentro do catalizador. mais logo já tiro fotos.
O que intriga era mesmo ele não pegar, por isso estamos a verificar tudo, ainda á pouco mudamos um turbo num Megane 3 e o carro trabalhava, fazia muito fumo e não puxava nada, mas partiu do lado da admissão., por norma não obstrui, portque o tubo de saida é para cima, mas do lado do escapamento o tubo de saida é para baixo... e manda a gravidade.
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Com a pressão dos gases, qualquer objecto que esteja na linha de escape, tem tendencias a caminhar para a saida e não para dentro do motor.
No lado da admissão já é provável que se encaminhe para dentro do motor.
Por isso se no lado da admissão não há nada partido é provável que não tenha entrado nada para dentro do motor.
Agora, uma coisa fundamental no motor diesel para alem do ar e combustível é a compressão.
Antes de desmontar a cabeça deviam medir a compressão do motor. quase de certeza que está ai o problema.
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Com a pressão dos gases, qualquer objecto que esteja na linha de escape, tem tendencias a caminhar para a saida e não para dentro do motor.
No lado da admissão já é provável que se encaminhe para dentro do motor.
Por isso se no lado da admissão não há nada partido é provável que não tenha entrado nada para dentro do motor.
Agora, uma coisa fundamental no motor diesel para alem do ar e combustível é a compressão.
Antes de desmontar a cabeça deviam medir a compressão do motor. quase de certeza que está ai o problema.
Já medimos a compressão, está tudo bem...
O curioso é que quando a saida do escape estava obstruida rodamos o motor e rodava mais leve, depois de tirar o turbo, rodamos o motor e estava mais preso, custava mais a rodar.
Pelo que me explicaram com a obstrução do escapamento o motor ficava todo passado...
Amanhã (sexta dia 26-4) iremos acabamar de montar tudo no lugar... e rezar para que o motor pegue 0:))
NOTA: não precebo muito de mecânica, gosto de ajudar ou acompanhar as reparações na oficina, pois faço serviço de eletrónica e reparo algumas coisas em automóveis a nivel de eletrónica (centralinas, quadrantes, chaves/imobilizadores e outros modulos eletrónicos). Neste caso é bom saber como funciona o resto da mecánica para ter noção do que a eletrónica faz nos automóveis.
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Realmente o que seria de esperar era o comportamento ao contrário, dificuldade a fazer o movimento do motor quando faz escape, e se este estiver obstruído. Pois o ar dentro do motor não tem para onde ir.
Agora com o escape entupido, ai é natural o motor não pegar, e até ter ido abaixo sozinho.
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Boas amigos.
Já esta tudo montado e a funcionar.
Parece que não é comum este comportamento mas fica a dica para os caros colegas...
Já tirei fotos do core destruido, logo á noite ja coloco no fórum.
O carro pegou á segunda tentativa, o mecânico avisou que vai fazer mais fumo que o normal agora nos primeiros km, avisou para nao puxar pelo carro agira de inicio.
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Sim e provável que tenhas enchido o intercooler de óleo e agora vai limpando (a minha andou a escurecer a traseira durante 1 semana ou 2 ainda por cima era cinza o que fazia com que se visse tudo na traseira umas boas limpezas depois ficou ok) agora é deixar andar ainda bem que não foi nada demais a nao ser o turbo agora é andar uns dias nas calmas ver se os níveis não baixam (óleo e água) e bons km...Já agora o turbo que colocaste era usado ou compraste reconstruído?
Cumprimentos
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aconteceu o mesmo no meu 1.5 dci e deixou de pegar também. Agora roda uns kms nas calmas e depois carrega no pedal que isso passa :laugh:
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Sim e provável que tenhas enchido o intercooler de óleo e agora vai limpando (a minha andou a escurecer a traseira durante 1 semana ou 2 ainda por cima era cinza o que fazia com que se visse tudo na traseira umas boas limpezas depois ficou ok) agora é deixar andar ainda bem que não foi nada demais a nao ser o turbo agora é andar uns dias nas calmas ver se os níveis não baixam (óleo e água) e bons km...Já agora o turbo que colocaste era usado ou compraste reconstruído?
Cumprimentos
Tiramos tudo e lavamos tudo, nada tem oleo...
o Turbohttps://ibb.co/f4tNDP0 (https://ibb.co/f4tNDP0)
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O mecânico aconselhou a trocar óleo e filtro, pois pode conter limalhas que não dão saúde ao motor... e trocamos, apesar de o óleo que la estava só ter 1300km... Jogar pelo seguro.
Obrigado a todos pelas dicas..
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Sim e provável que tenhas enchido o intercooler de óleo e agora vai limpando (a minha andou a escurecer a traseira durante 1 semana ou 2 ainda por cima era cinza o que fazia com que se visse tudo na traseira umas boas limpezas depois ficou ok) agora é deixar andar ainda bem que não foi nada demais a nao ser o turbo agora é andar uns dias nas calmas ver se os níveis não baixam (óleo e água) e bons km...Já agora o turbo que colocaste era usado ou compraste reconstruído?
Cumprimentos
O turbo, foi trocado o core completo da borgwarner, pré-calibrado, depois foi afinado o wastgate para os valores de fabrica. Ou seja é como fosse um turbo novo.