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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: miggas em 19 de Junho de 2019, 13:15 pm
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Boa tarde malta
Já ando com este problema a muito tempo.
Tenho o phase 2 1.2 16v 75cv, e por vezes começa a trabalhar a 3 cilindros
A primeira vez, na maquina acusava falha de ignição nos 4 cilindros. substitui a bobine e velas
Ficou a trabalhar bem durante 2 dias, ate voltar a piscar a luz de motor, e ai começa a deitar fumo cinzento com cheiro a óleo e gasolina
Medi os cabos da bobine, tenho 1.2ohm no enrolamento, e 12Kohm nos cabos das velas.
Ligado a maquina, acusa falha ignição no cilindro 4
Tenho óleo na admissão, comprei ficha nova para a unidade motor, esta babado de óleo atrás
Ele começa a tremer antes de dar o problema, se der uma aceleração, ele consegue contornar isso e ficar a trabalhar
O mais engraçado nisto tudo, a 2 dias, ligou a luz de resistência das velas e não apaga
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Junta da colaça queimada...manda ver isso rápido...
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Viva
Realmente a junta já estava no lixo.
Assim decidi reconstruir o motor todo, levou capas, segmentos, junta cabeça, cárter, vedantes, foram rodadas as válvulas e levou juntas novas também.
Aproveitou o andamento e levou bobine, injectores e velas novas, kit distribuição.
(https://i.imgur.com/HRtWnOJ.jpg)
levou sonda lambda logo na saída do colector, que estava a dar valores muito errados
Não resolveu, medimos a entrada da bobine e saída a velas com o ohmímetro, tudo dentro dos valores do autodata
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Não resolveu como assim? Depois dessa reparação continua a trabalhar a 3 cilindros?
Verificaram, antes e depois da reparação, a compressão do motor?
O sensor de detonação está em bom estado? experimenta com outro.
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Sim, depois de levar está grande reparação, do nada, continua a desligar o cilindro 4, como podem ver na imagem
Usamos para teste compressão uma Facom 912, tudo óptimo.
Já se pensa em mandar a ecu oara teste
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catalizador entupido
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Não resolveu como assim? Depois dessa reparação continua a trabalhar a 3 cilindros?
Verificaram, antes e depois da reparação, a compressão do motor?
O sensor de detonação está em bom estado? experimenta com outro.
foi visto, esta a trabalhar bem, assim como da cambota, também bom
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catalizador entupido
não acredito que seja, a sonda a saída esta a ler valores coerentes
para alem disso, ele só desliga o cilindro 4, todos os outro trabalham
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Foquemos então no cilindro 4.
A cambota foi medida? Biela? Pistão? Há equilíbrio?
Injector? Vela?
O knock sensor foi lido?
O motor não tem desactivação de cilindros portanto pode haver é corte se combustível para o cilindro então só comprime ar.
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Também. Há que ver a parte elétrica e verificar se a ficha que liga ao injector está boa e se não há nenhuma interrupção de de sinal que cause isso.. Por exemplo um fio partido ou algum mau contacto
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Em ultimos dos ultimos caso pode ser o calculador ko.
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Neste momento enviamos a ECU para teste.
Vimos se tínhamos interrupção ao cabos, desde a ficha da ECU ao respectivos sensores, ate agora tudo bem. Estou seriamente a pensar fazer uma cablagem toda nova, não seja uma pequena trepidação que esteja a provocar isto e nos não demos por ela.
A régua de injecção esta desobstruída, os injectores testados em bancada para ver o solenoide abrir e fechar, tudo bem
O sensor detonação foi testado em bancada, para ver a sua resistência variar, assim como o sensor de posição cambota sofreu os mesmos testes
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Novidades
Passado uma semana, sem qualquer tipo de contacto por quem entregamos a unidade, fomos na sexta lá buscar informações.
Qual o nosso espanto, não tinham sequer tocado nela ainda, não sabemos se por falta de interesse ou se por outro motivo, também pouco nós importa.
Trouxemos a unidade que iremos entregar amanhã a oficina
Mas até lá fomos fazendo alguns testes.
Chegamos a conclusão que afinal o carro quando acende a luz não está a trabalhar a 3 cilindros, mas sim a 2.
Testamos da seguinte forma.
4 leds 10mm
4 resistências 180ohm
10m de fio unificar
Placa perfurada
Fizemos da seguinte forma
Fomos busca 4 fios directos da unidade, referentes ao 4 injectores
O fio que encerra o circuito injector, vem do L3 ficha A, que vai as 2 sondas lambda.
Assim que ligamos o carro, os leds começaram a piscar, cada vez que acelera a oscilação reduz quase para fixos.
Passado algum tempo o led do 4 desliga, logo de seguida desliga o 2, é quando o carro começa a trepidar todo
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Trabalhar a 3 cilindros,já o deixa manco, se ficar só com 2, dificilmente se consegue manter a trabalhar.
Provavelmente, deves ter os fios danificados, pois não é normal isso acontecer, provavelmente estão a fazer mau contacto nas fichas ou o fio está partido, e À medida que aquece deixa de fazer contacto.
Verificaste se mexendo nos fios, eles voltavam a deixar passar sinal?
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Foram feitos cabos e fichas novas nos injectores
Ja abrimos a unidade e descobrimos o integrado responsável pelos injectores, vamos encomendar, aquilo fica por volta de 5e