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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: renaultlaguna2ph2 em 19 de Junho de 2019, 19:13 pm
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Boas, tenho um problema no meu laguna II, comprei o carro a pouco tempo nas duas primeiras semanas que adquiri o carro tudo porreiro, motor um pouco perro, pois tinha andado apenas 2000km desde o ano passado de resto sem qualquer tipo de problema. Um dia (domingo) vou a ligar o carro de manhã tudo normal ando cerca de 1km o carro da um coice e aparece um erro no quadrante "Verificar caixa de Velocidades" e entra em safe mode fiquei preocupado desliguei o carro voltei a ligar e não apareceu mais(quando o carro está a 90 graus não aparece nenhuma mensagem). Na segunda-feira desloquei-me logo para uma Oficina Renault mais perto, o erro que apresentava era "Falta de Pressão de Óleo" (não sei o número do erro), também detectaram que o nível de óleo valvoline estava em baixo e disseram-me que esse podia ser o problema. No dia seguinte passado 1km aparece a mesma mensagem, falei com a oficina e disseram que só trocando a Caixa de Velocidades Automática resolvia, o facto é que cada dia tem vindo a piorar ás vezes aparece 2/3 vezes até o motor aquecer os únicos sintomas são: com o carro em peso (4/5 pessoas) tem dificuldade em trocar de velocidades como que quando vai a trocar de velocidade as rotações deslizam (exemplo: tá a 2500rmp e a trocar chega ás 2800rmp) e então ai é que mete a mudança.
Com este post queria saber se alguém já teve este problema, se existe reparação ou é preciso mesmo trocar a caixa.
Já tive um Laguna II ph1 2.2dci automático que também tinha a mesma dificuldade em trocar de velocidades mas nunca apareceu nada no quadrante.
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Sabes qual é a caixa que tem? É de 4 ou 5 velocidades?
Se for a DP0 (4 velocidades) só resolves o problema reparando, o que por cá é difícil de arranjares quem faça isso. É que as DP0 têm o filtro interno, portanto tem que se abrir para mudar.
Podia dizer-te para mudares o óleo, mas só irás notar pequenas melhorias e rapidamente fica igual.
Também não vale a pena comprar usada pois pode estar pior do que a que tens.
Boa sorte.
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Desde já obrigado por responderes, a minha caixa e de 4 velocidades, se mudar o filtro o problema acabava?
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Mais uma pergunta, o erro por ficar guardado na memória do carro, afeta o funcionamento da caixa? E que só a partir do momento que começou a aparecer o erro é que a caixa começou a funcionar mal, o tal deslizamento de rotações na troca de mudança e alguns coices de vês em quando.
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Não é só mudar o filtro, a caixa tem que sair fora e ser aberta pois o filtro é interior. Existe um kit de reparação (7701473222) onde se inclui o filtro e uma série de discos e afins e um outro que básicamente só tem o filtro, uns retentores e pouco mais (323582718R).
Não te sei dizer se só com a mudança do filtro do óleo, que chega um dextron II, te elimine essa sensação de arrastar. Tem tudo também a ver com o desgaste e a quantidade de quilómetros que a caixa tem.
Antes de mais, convinha ligar o carro à máquina da renault para ver se não será alguma electroválvula que esteja danificada.
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Mais uma pergunta, o erro por ficar guardado na memória do carro, afeta o funcionamento da caixa? E que só a partir do momento que começou a aparecer o erro é que a caixa começou a funcionar mal, o tal deslizamento de rotações na troca de mudança e alguns coices de vês em quando.
Os coices normalmente devem-se à já má qualidade do óleo que tem.
Sinceramente não te sei dizer se o erro afecta o funcionamento, mas acredito que sim.
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A caixa encontra-se com 107,000KMs, e o problema da falta de pressão de óleo também da para arranjar?
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Sinceramente não sei. :sad:
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Tou a ver que tenho um problema sério!
Já ouvi falar sobre apagar o erro "verificar caixa de velocidades" do ECU do carro, para não aparecer a mensagem para não estar sempre a ligar e desligar o carro achas que devo ou não?
Só estou a perguntar porque a situação tem vindo a piorar chega a aparecer 4 vezes o aviso por dia!-
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Uma coisa sei e é certa, quanto mais andar pior vai ficar. Imagina que por não ter óleo, a pressão fica baixa e dá erro.
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Na Renault verificaram e completaram o nível de valvoline da caixa de velocidades, por isso acho que a caixa tem o óleo normal mas o erro que dá é de pressão baixo de óleo, por isso é que estou confuso e não sei o que fazer!
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Só por curiosidade, eles completaram com que óleo/valvolina? Já agora, quanto te levaram por isso?
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Já aqui pessoas mais informadas que eu disseram que provavelmente é um problema interno na caixa...mas vou sugerir e perguntar até porque em caixas automáticas sou praticamente ignorante...em modo semi automático (empurrar a manete para mudar a mudança) o funcionamento é normal ou também arrasta?
Cumprimentos
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Boa noite André, bem no modo “manual” da minha 2.2dci automática as mudanças também se arrastavam um bocado mas no modo automático era pior no meu 1.9dCi sinceramente nunca experimentei!
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Pergunto isto para despitar algum erro eletrônico de alguma válvula que não esteja a funcionar totalmente bem...como disse não estou familiarizado com caixas automáticas (quando comprei a minha laguna 2 ainda vi uma mas toda a gente me aconselhou a fugir) sempre achei que me iria arrepender por não ter a caixa manual além da sempre despesa extra de manutenção.
Cumprimentos
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Vou ser sincero, ainda acredito que possa ser alguma válvula, qualquer coisa electrónica. Depois da minha 2.2dCi com problemas de caixa prometi-me a mim mesmo que não comprava Lagunas com caixa automática .
Mas como apareceu este a venda com 98,000km o 1.9dCi de 130cv que supostamente já não da problemas pensei que a caixa ainda estivesse nova, sendo que a da minha 2.2dCi só deu problemas com 300.000km, mas estava enganado e desconfio que quando me venderam o carro (1.9dCi) ja tinha problemas de caixa mas conseguiram ocultar o erro de alguma maneira! :cry:
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Isso é relativo tenho a minha com 120cv e nunca me deu nenhum problema dos mais badalados por aqui ou pelas pessoas em geral.
Tem se desmontado um motor fiável com as suas manhas é certo mas fiável apenas não consigo resolver uma fuga de óleo que não sei ao certo por onde venha o mecânico resolveu todas mas existe uma que umas vezes mais outras menos vai vertendo para o chão não lhe tenho dado muito tempo para resolver isso mas também já verte 10x menos que o que vertia quando a comprei tem se revelado um carro muito melhor que o que paguei por ela .
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Já aqui pessoas mais informadas que eu disseram que provavelmente é um problema interno na caixa...mas vou sugerir e perguntar até porque em caixas automáticas sou praticamente ignorante...em modo semi automático (empurrar a manete para mudar a mudança) o funcionamento é normal ou também arrasta?
Cumprimentos
É uma boa pergunta, mas nessa caixa, que me parece ser uma DP0, quando começa a arrastar é porque algo já não está bem apesar de só ter pouco mais de 100K.
A própria Renault não tem previsto só a mudança de óleo ou valvolina e respectivo filtro, dizendo que é lubrificante para a vida útil da caixa :huh: quando todos sabemos que não existem fluidos vitalícios.
Se fosse eu não andaria mais com o carro e procuraria que me pudesse fazer essa manutenção. Pelo que vi na net, tem algumas oficinas/garagens que fazem manutenção e reparação de caixas auto, mas não conheço nem tenho feedback para te aconselhar.
Sei que no Brasil estão demais preparados para fazer a manutenção nessas caixas pois até a Citroen as usa com outro nome (All4).
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Acredito que sim, durante 3 meses desde que adquiri o carro, só tive dois problemas, o primeiro foi na injecção levou um sensor por volta de 130 Euros, teve de vir de frança porque tinha de ser especifico para caixa automática, e o segundo que ainda não resolvi foi este da caixa de velocidades automática. De resto ja fiz 9,000 Km´s com o carro, muito confortável tem um aspecto muito elegante e muito atual a nível de interiores também não desaponta o meu é a versão Dynamique com bancos em pele e alcantra preta.
A meu ver é um carro fabuloso é contava ficar com ele durante vários anos, agora com este problema não sei quanto tempo vai durar o carro. :cry:
Mesmo só tendo 107,000km´s o erro "verificar caixa de velocidades" têm se tornado mais recorrente e não posso gastar 5 mil euros numa caixa reconstruida da Renault, quando o valor comercial do carro é 5,500 euros devido ao km´s que apresenta.
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Pois, eu entendo.
Tens alguma garantia onde compraste o carros?
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O carro foi dado em troca na Citroen de Aveiro, e foi me vendido por um gajo comerciante de automóveis da zona de Águeda, sinceramente não sei se tenho a garantia de 1 ano por lei!
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Boa tarde pmcb, como disse já tive e tenho uma Renault Laguna II ph1 2.2 150cv de 2003 Initiale Paris com todos os extras sem excepção desde GPS a Teto de Abrir panorâmico, comprei-a com 210,000km´s, bem a carrinha mandava um disparo dos 0-150km/h de arrepiar, depois de 2/3 viagens de Aveiro a Lisboa começou a apresentar no quadrante "Deficiência na injecção" e começou a assobiar quando se acelerava falem com o meu mecânico é disse que era o turbo mas disse-me para deixar andar que não tinha problema nenhum, continuei a andar até que um dia chego a casa e quando vou a desligar o carro ele começa a auto-alimentar-se óleo e só parou quando o óleo acabou (não tinha como desligar o carro porque era de Caixa Automática).
Ficou 3 meses parada e levou 1 turbo reconstruido, 4 injectores da sucata e deve ter levado mais qualquer coisa que não me lembro sei que o arranjo ficou por 2000 euros isto para ai com 250,000km´s. A carrinha nunca mais ficou igual, mas andando mal ou não parecia um tanque de guerra nunca me deixou na mão, em agosto do ano passado rebentou-me a correia do distribuidor tinha uma fuga de óleo nos injectores. Levou umas 4 bombas de direcção assistida, por serem mal instaladas ( nunca foi a renault com a minha carrinha, eram tudo mecânicos de esquina).
A partir dos 300,000km´s começou com o tal arrastamento de mudanças, quando andar com o carro eu gravo um vídeo e coloco aqui. (neste caso caixa automática de 5velocidades) Portanto penso que possa ser problema cronico das caixas!
Agora com 330,000km´s gripou uma biela do pistão, pega normal mas quando acelero faz baralho os gajos da Renault disseram ser uma biela, com não posso gastar mais dinheiro com o carro não vou arranjar, ta parada a espera que alguém a queira aproveitar!
Resumo: é um carro de guerra super confortável :laugh:
Só não mando arranjar porque não posso gastar mais dinheiro no carro!
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Aparecesses aqui uns meses antes e tínhamos conversado pelo preço certo o meu mecânico punha esse motor num trinco e sempre te perguntava pelo histórico da mesma etc assim comi com uma de stand (não correu muito mal até) embora o 2.2 seja outra conversa (1.9 já é limite para o carro em questão ).
Voltando ao assunto já vi e falaram me que o mecânico ao qual vou faz milagres em caixas de velocidades (pessoas com orçamentos de milhares ) e ele com poucas dezenas de euros reconstroi e ficam tão boas ou melhores que antes mas no que toca a caixas automáticas a conversa deve ser diferente (não é usual em Portugal) mas tudo tem reparação basta ir ao sítio certo tens sempre a hipótese de sucata se aceitarem devolução só perdes a mão de obra embora isso me pareça falta de pressão da valvulina (como dizes só acontece a frio) se fosse alguma coisa gripada quanto mais quente pior...
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É uma boa pergunta, mas nessa caixa, que me parece ser uma DP0, quando começa a arrastar é porque algo já não está bem apesar de só ter pouco mais de 100K.
A própria Renault não tem previsto só a mudança de óleo ou valvolina e respectivo filtro, dizendo que é lubrificante para a vida útil da caixa :huh: quando todos sabemos que não existem fluidos vitalícios.
Se fosse eu não andaria mais com o carro e procuraria que me pudesse fazer essa manutenção. Pelo que vi na net, tem algumas oficinas/garagens que fazem manutenção e reparação de caixas auto, mas não conheço nem tenho feedback para te aconselhar.
Sei que no Brasil estão demais preparados para fazer a manutenção nessas caixas pois até a Citroen as usa com outro nome (All4).
A Renault e os seus planos de manutenção tem que se lhe diga (já nem falo do 10w40 para 30mil km...) Sempre ouvi dizer que caixa automática era mudar óleo quando muda o do motor nao sei se é verdade ou exagero mas é a ideia que tenho .
Isto para dizer que pouco ou nada ligo aos planos da Renault da manutenção faço oleo e filtros de 10 mil em 10 mil distribuição 80 ou 90mil no limite estico aos 100 nunca aos 120 ou 140 que eles dizem
Cumprimentos
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Boas, vou mandar o vídeo do meu 1.9dCi, para veres ele a mudar as mudanças.
Estava com o motor quente, troca relativamente bem!
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https://youtu.be/y4Xp5R_I8M0