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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: emanuelp em 25 de Julho de 2019, 09:34 am
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Boas,
Tenciono daqui a uns tempos fazer a revisão do meu Clio III (1.5 dCi 68cv, de 2008). Até agora tenho levado ao mecânico, mas acho que já tenho conhecimentos suficientes para fazer isto em casa (com alguma ajuda, claro :angel:)
No entanto, tenho algumas dúvidas em relação ao material. Pretendo fazer uma revisão "básica" com bom material (relação qualidade/preço) e também trocar os calços + discos.
A lista de material que vou encomendar é a seguinte:
- Óleo: ELF Evolution 900 SXR 5W40 - 5L - quantos litros leva o Clio?
- Filtro de ar: WIX WA9469
- Filtro de habitáculo: Filtro de carvão ativado WIX WP6991
- Filtro de óleo: MAHLE OC727
- Filtro combustível: Não sei se vou encomendar, existem duas opções - with water sensor level preparation e without sensor level preparation - não sei qual é o meu
- Pastilhas de travão: Jogo de pastilhas para travão de disco FERODO PREMIER ECO FRICTION, ref FDB1617
- Discos: Disco de travão FERODO PREMIER (cheio), ref DDF1369
- Spray de limpeza de travões
- Massa de cobre Liqui Moly 3080
- Amortecedores da mala: Monroe ML5725
Brevemente irei também trocar toda a suspensão (amortecedores e apoios (não sei se é preciso trocar mais alguma coisa) - excepto molas, em princípio - só se for mesmo necessário), por isso se quiserem dar a vossa sugestão, estão à vontade :afro: Para os amortecedores, ando a equacionar os Sachs.
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Não esquecer o plastilube para as guias das pinças de travão.
-Não me recordo ao certo mas são cerca de 3,75 litros para o motor. Qualquer das formas vai colocando e verificando na vareta até que fique a nível. A vareta não falha :smiley:
Amortecedores são de origem certo? Os guarda-pós quase de certeza que estão todos ressequidos (coloca na lista).
-Verificar se os cabeçotes têm folga.
Qual o motivo de troca da suspensão? Quantos KMs têm a máquina?
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Obrigado pelas dicas.
Sim, tanto quanto sei são de origem. Tem neste momento 225.100 kms.
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Discos e pastilhas optaria por ATE. No meu Clio era a marca que vinha de origem. Mas as que tens também sao de boa qualidade. Amortecedores da mala se existir para este carro mete STABILUS são superiores aos Monroe.
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oleo do motor são 4.5L
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Discos e pastilhas optaria por ATE. No meu Clio era a marca que vinha de origem. Mas as que tens também sao de boa qualidade. Amortecedores da mala se existir para este carro mete STABILUS são superiores aos Monroe.
Não podia estar mais de acordo em relação aos ATE. Eu coloquei disco e pastilhas de cerâmica e estou super satisfeito.
Eu tenho 2 más experiências com Ferodo, os discos ao fim de um tempo ficam empenados sem se fazer nada de especial.
Não esquecer no meio disso tudo a distribuição e bomba de água.
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Obrigado pelas sugestões, então se calhar opto pelos ATE.
Os amortecedores da mala apenas existem da Monroe, naquela loja (autopartslogistic).
Relativamente à distribuição e bomba de água, comprei o carro ao meu irmão e ele não sabia quando tinha sido trocado (apesar de saber que foi trocado, mas não registou os kms), então decidi trocar bronzes e distribuição, para andar mais descansado :afro:
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Eu costumo comprar daqui:
https://m.autopecasonline24.pt/renault/clio-iii-caixa-sb-sr/6882/10926/amortecedores-da-mala
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Acho que vou aproveitar a revisão completa e vou trocar também toda a suspensão.
Podem-me dizer se estou a encomendar o material correto?
Acho que sim, mas nunca tenho a certeza.
Amortecedores frente:
(https://i.imgur.com/if6MZiV.jpg)
Amortecedores trás:
(https://i.imgur.com/QVO289C.jpg)
Kits de protecção contra o pó:
(https://i.imgur.com/0fTyhIE.jpg)
Só tenho uma enorme dúvida, nos cabeçotes:
Que marca recomendam? Sachs?
Qual a diferença entre estes dois? Há forma de saber?
(https://i.imgur.com/e7Ls5on.jpg)
Agradeço a vossa ajuda 0:))
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Pelo que percebo deste esquema, o único compatível é o da LEMFORDER.
https://partsouq.com/en/catalog/genuine/unit?c=Renault&ssd=%24%2AKwEYLD0VZWJcaxpNeF4SLEBUdHNtHBMeHw0eE2obUkRHTGweQk1SHhIVFFRGSUAGHg5OTmxgGRkfHDIDDE9FWU5FT0l8HBIVamYfHxkZbVAdEhFYax0eEh5SXhIPBERfbGAZGVJbEBIFT2tiHhgbHh9DAxRDT2wdVFxFHDNMVxgYFRkYHhkYAAAAALyIxL4%24&vid=1385&cid=2041882922&uid=25200&q= (https://partsouq.com/en/catalog/genuine/unit?c=Renault&ssd=%24%2AKwEYLD0VZWJcaxpNeF4SLEBUdHNtHBMeHw0eE2obUkRHTGweQk1SHhIVFFRGSUAGHg5OTmxgGRkfHDIDDE9FWU5FT0l8HBIVamYfHxkZbVAdEhFYax0eEh5SXhIPBERfbGAZGVJbEBIFT2tiHhgbHh9DAxRDT2wdVFxFHDNMVxgYFRkYHhkYAAAAALyIxL4%24&vid=1385&cid=2041882922&uid=25200&q=)
(https://i.imgur.com/XFCsctQ.jpg)
Que confusão :rolleyes:
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Não há confusão nenhuma. Um é para a esquerdo e outro pra direita lololol
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LEMFORDER a nível de borrachas é uma excelente marca. Do melhor que anda no mercado aftermarket.
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Obrigado a ambos pela ajuda.
Última questão, juro :laugh:
Relativamente ao filtro de gasóleo, tenho duas opções: com ligação para sensor de água ou sem ligação para sensor de água. Sabem qual é o correto?
Obrigado.
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Depende se o teu carro tem a ligação pro sensor ou não.
No meu caso não tem
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Pois, e para confirmar isso, só mesmo desmontando tudo, certo?
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Roda frente direita e cava da roda...
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Obrigado a ambos pela ajuda.
Última questão, juro :laugh:
Relativamente ao filtro de gasóleo, tenho duas opções: com ligação para sensor de água ou sem ligação para sensor de água. Sabem qual é o correto?
Obrigado.
Tens de ver se o teu filtro tem. Se tiver fiaçao ligada ao filtro é porque tem. Contudo, alguns filtros vêm com o burado do sensor tapado, mas trazem uma peça para abrir o buraco. Aconselho a comprares um filtro de combustível de qualidade. O último original Renault que comprei era da marca SOGEFI, que é do grupo da Purflux.
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Obrigado, vou investigar isso.
Em relação à marca, estava a ponderar os MAHLE, porque considero ser uma boa marca de filtros (e não só).